Assinar Newsletter
Gestão

Compartilhe:

Cultura de feedback: O que é? Qual sua importância? Como aplicar?

É impossível pensar no sucesso de uma empresa sem associá-lo a um eficiente trabalho de equipe. Afinal de contas, o capital humano é o maior bem de qualquer organização, e os gestores devem sempre buscar formas de criar um ambiente saudável, produtivo e de confiança para os seus colaboradores. 

Para que isso aconteça é fundamental, dentre outras ações, a aplicação e a promoção de uma cultura de feedback. Mas você sabe o que significa isso, e como ela impacta na vida de uma organização, independente de seu porte?

Neste artigo vamos conhecer esta prática estratégica que tem o poder de construir uma relação saudável, de confiança e de evolução mútua entre empresa e equipe de colaboradores, que tende a culminar no sucesso de todos.

Vamos compreender a importância que a cultura de feedback tem para líderes e para liderados, e também mostrar formas para aplicar esta prática no dia a dia de um negócio. Vamos começar?


O que é feedback?


Apesar do nome ser em inglês, o termo feedback foi incorporado ao nosso idioma e é muito difícil existir alguém que não tenha ouvido esta palavra em algum momento da vida.

Podemos definir o feedback como: 

  • A análise de um acontecimento;

  • Comentário sobre alguma ação feita por outra pessoa, empresa, etc;

  • Opinião sobre o comportamento de alguém;

  • Demonstração de um ponto de vista a partir de alguma situação.

No universo corporativo, onde o termo tem uma importância estratégica, o feedback pode ser entendido como uma forma de diagnosticar, analisar e avaliar o desempenho de uma equipe de trabalho, ou de um colaborador individualmente.

Para qualquer empresa o feedback é uma ferramenta muito construtiva de comunicação, correção e evolução, que foca no desempenho dos seus funcionários e que busca melhorar através de conselhos todos os pontos necessários e observados no dia a dia.  


Quais são os principais tipos de feedback?