Diferença entre RH e departamento pessoal
As relações corporativas passaram ao longo dos séculos por grandes mudanças, evoluções e revoluções. A estrutura de um negócio se modificou bastante, com a inclusão de novos setores e novas funcionalidades.
Algumas destas mudanças afetaram muito a equipe de trabalho, com a inclusão, inicialmente do Departamento pessoal e bem depois, do setor de Recursos Humanos, o famoso RH.
Mas você sabe as diferenças entre esses dois setores que são bem próximos um do outro?
Neste artigo vamos entender o que significa Departamento pessoal e como este se insere dentro do ambiente corporativo. Vamos entender também o que significa RH, as funções que o setor de Recursos humanos exerce numa empresa e qual a sua importância no ambiente de trabalho.
Por fim, entenderemos quais as diferenças entre RH e Departamento pessoal. No que eles se diferenciam e no que eles se aproximam.
O Departamento pessoal
O departamento pessoal dentro do universo corporativo surge da necessidade de as organizações gerenciarem de uma forma mais efetiva e produtiva todas as demandas mais burocráticas dos seus colaboradores.
Há indícios que desde a época da escravidão já tínhamos o que seria a origem deste trabalho, quando alguns escravos tinham como função garantir que os trabalhadores, escravos, produzissem com eficiência.
Com as revoluções industriais surgem a necessidade de gerenciar de uma forma mais eficaz questões como pagamentos de salários, contratação e demissão de funcionários, dentre outros trabalhos.
Outro fator que ajuda o nascimento do departamento pessoal é a criação de legislações trabalhistas no mundo inteiro. No Brasil ela veio durante a era Vargas e obrigou o empresariado a seguir normas como formulação de registro na carteira de trabalho, o direito a férias, a proibição de trabalho para menores de idade, dentre outras regras.
Surge então de modo mais sistemático o departamento focado na gestão de pessoas, com o foco nessas relações mais burocráticas.
Quais as funções do Departamento pessoal
São funções do Departamento pessoal dentro de uma empresa:
Admissão de funcionários;
Desligamento de colaboradores;
Compensação pessoal.
A seguir veremos mais detalhes de cada uma delas.
Admissão de funcionários
Veremos mais para frente a função que o RH possui no processo de escolha do novo colaborador dentro de um negócio.
Porém, o trabalho de admissão, com a parte burocrática, assinatura de contratos, e efetivação do funcionário, é tarefa para o setor de Departamento pessoal.
Desligamento de colaboradores
Do mesmo modo que o DP é responsável pela parte objetiva da admissão, ele é também responsável pela parte burocrática no processo de desligamento, a demissão.
Nesse momento a área é a representante da empresa no trabalho de garantir que o colaborador receba todos os seus direitos, e que não haja nenhuma brecha jurídica no processo de saída do funcionário. É uma das funções mais estratégicas e importantes.
Compensação de pessoal
O DP é responsável por todo o gerenciamento da jornada de trabalho, do pagamento de salário, e de benefícios, além de toda a gestão de tributos, função muito importante para a empresa e para o colaborador.
O setor de RH
O setor de Recursos Humanos é uma criação mais recente, surgida dentro de uma nova realidade no mundo. Ela surge nos anos 1990 com o objetivo de cuidar dos colaboradores, e fazer com que os investimentos na hora da contratação de um novo funcionário não fossem desperdiçados.
Hoje em dia o setor de RH tem objetivos mais amplos, como a criação e manutenção de um bom ambiente de trabalho, e o desenvolvimento pessoal e profissional de cada um dos colaboradores e da equipe como um todo.
Assim, é responsável por estratégias de capacitação de seus colaboradores e da promoção do bem estar no ambiente de trabalho.
Quais as funções do setor de RH
São funções do RH dentro de uma empresa:
Selecção e recrutamento de colaboradores;
Avaliação de desempenho;
Retenção de talentos e diminuição de rotatividade;
Planos de carreira;
Controle do ambiente de trabalho e do comportamento interno;
Criação e manutenção de uma cultura organizacional.
Seleção e recrutamento de colaboradores
Falamos que é função do DP a contratação propriamente dita de um colaborador. Porém, toda a parte de seleção e recrutamento é função do RH, isso porque este processo é focado na parte humana, comportamental, de análise de características, qualidades e defeitos dos candidatos.
Essa perspectiva mais humana é justamente o que diferencia os setores de RH e de DP.
Avaliação de desempenho
Cabe também ao setor de RH numa organização o trabalho de avaliação do desempenho de seus colaboradores.
O setor é responsável por criar estratégias eficientes que consigam avaliar o desenvolvimento de seus colaboradores, para assim poder criar também ações de capacitação e especialização de pessoas.
Retenção de talentos e diminuição de rotatividade
O setor de RH tem a função estratégica de criar uma estrutura que permita reter os seus talentos, seus quadros de alto desempenho, e também de diminuir a entrada e saída desenfreada de colaboradores, que nunca é bom para uma empresa.
Planos de carreira
Uma das funções do RH é a de criar planos de carreira para seus colaboradores, seja de modo coletivo e objetivo, seja de modo individualizado, que se adeque às características daquele funcionário. Um bom trabalho de planejar carreira traz como resultado uma maior retenção de talentos e uma equilibrada relação de admissão e demissão.
Controle do ambiente de trabalho e do comportamento interno
O RH é responsável também por criar um ambiente de trabalho saudável, que gere bem estar para a sua equipe, que por consequência vai gerar produtividade e vários outros benefícios para qualquer organização.
Para gerar este ambiente saudável, cabe ao RH observar, analisar e gerir o comportamento de seus colaboradores, isso quando tais comportamentos acarretam em problemas para o negócio e para as relações interpessoais no ambiente corporativo.
Criação e manutenção de uma cultura organizacional
O setor de Recursos humanos, por focar na parte pessoal e comportamental dos colaboradores, acaba por ter como função construir uma cultura organizacional dentro da empresa, que seja respeitada e abraçada pelos seus funcionários.
Ter uma cultura organizacional eficiente gera engajamento dos colaboradores, que por consequência gera mais produtividade e sucesso.
A importância dos setores de RH e DP numa empresa
Possuir dentro de seu negócio um setor responsável pela gestão de pessoas, seja do ponto de vista jurídico e burocrático, seja do ponto de vista comportamental e de produção faz toda a diferença para que a sua empresa seja bem sucedida no mercado, e, sobretudo, estabeleça uma relação saudável e produtiva com o seu quadro de colaboradores.
Organizações que investem nessas áreas têm muito mais chances de construir uma base mais sólida de sucesso corporativo, que envolvem gestão de pessoas, desenvolvimento estratégico e uma estrutura jurídica transparente, que impeça que seus funcionários entrem sempre na justiça contestando demissões ou direitos. Para uma empresa é um dos sinais mais claros de que há algo muito errado no negócio.
Diferenças entre DP e RH
Vimos nesse artigo que o setor de Departamento pessoal foi criado para contemplar uma série de obrigações mais formais, burocráticas e jurídicas dos novos tempos. Assim, sua área tem uma ligação muito maior com a parte de contabilidade, entendimento de leis e toda a parte gerencial do ponto de vista burocrático.
É muito fácil de entender esta diferença entre o setor de departamento pessoal, e o setor de RH, que é voltado para a gestão de pessoas dentro de uma perspectiva mais comportamental e humana.
O RH, diferente do DP, envolve mais áreas humanas, e foca nas relações interpessoais, de desenvolvimento de carreira, de planejamento de carreira, de capacitação, além de um trabalho estratégico de recrutamento de novos colaboradores e de avaliação contínua destes numa empresa.
Como os setores de DP e RH se interligam
Antes de mais nada é interessante percebermos como estes setores são trabalhados de acordo com o tamanho da organização.
Em pequenas empresas, tanto o setor de RH quanto o setor de DP acaba sendo terceirizado, por outras empresas, como de contabilidade ou de recrutamento de mão de obra.
Em médias empresas já é comum ter estes setores, porém eles acabam sendo exercidos em um setor único, pelas mesmas pessoas, o que não há de início problema algum, exceto se não existirem profissionais capacitados para desenvolverem tanto o trabalho mais jurídico e burocrático, quanto o trabalho mais de gestão humana e de desenvolvimento de carreira.
Não há dúvida alguma que os setores de RH e de DP se interligam estrategicamente, já que lidam com o maior bem que uma organização pode possuir, seu capital humano.
Seja na parte jurídica, seja na parte comportamental, uma empresa precisa saber lidar de uma forma profissional, estratégica e eficaz com a sua equipe de trabalho, com os seus colaboradores.
Será por meio de uma relação saudável, transparente e produtiva que a empresa terá uma tranquilidade maior em saber que a sua equipe de colaboradores é capacitada para levá-la ao sucesso.
Conclusão
Agora você sabe a diferença entre rh e departamento pessoal, e deve ter notado que essas duas das áreas, são as mais estratégicas dentro de uma empresa.
Os setores de RH e o Departamento pessoal envolvem muito planejamento, organização e atenção aos detalhes.
Possuir profissionais que saibam lidar com toda a parte burocrática envolvendo a sua equipe de trabalho, e também profissionais que saibam entender que o comportamento pessoal de um colaborador reflete e muito os valores da empresa é um diferencial que faz essa organização ter sucesso ou não.
RH e DP são investimentos cada vez mais necessários no mundo corporativo.
E você, já pensou em como estes setores são afetados dentro de seu negócio?
Leia outros conteúdos como este em nosso blog.
Posts Relacionados
Ver Categoria >Gestão
A jornada do colaborador depende da segurança psicológica!
Nossa especialista Aline Dotta, explica em detalhes como a Jornada do Colaborador está ligada diretamente a segurança psicológica do profissional. Confira!
Gestão
Job Rotation: O que é? Quais Vantagens? Exemplos Práticos
Neste artigo vamos conhecer esse conceito que vem sendo colocado em prática por algumas das principais empresas do mercado.
Gestão
Carreira em Y: O que? Quais vantagens? Como implementar?
Neste artigo vamos explicar detalhadamente o conceito por trás da carreira em Y, apresentando as vantagens de se trabalhar dentro de uma organização que oferece essa possibilidade.