Assinar Newsletter
Gestão

Compartilhe:

Diferença entre RH e departamento pessoal

As relações corporativas passaram ao longo dos séculos por grandes mudanças, evoluções e revoluções. A estrutura de um negócio se modificou bastante, com a inclusão de novos setores e novas funcionalidades. 

Algumas destas mudanças afetaram muito a equipe de trabalho, com a inclusão, inicialmente do Departamento pessoal e bem depois, do setor de Recursos Humanos, o famoso RH. 


Mas você sabe as diferenças entre esses dois setores que são bem próximos um do outro?  


Neste artigo vamos entender o que significa Departamento pessoal e como este se insere dentro do ambiente corporativo. Vamos entender também o que significa RH, as funções que o setor de Recursos humanos exerce numa empresa e qual a sua importância no ambiente de trabalho. 


Por fim, entenderemos quais as diferenças entre  RH e Departamento pessoal. No que eles se diferenciam e no que eles se aproximam. 

O Departamento pessoal


O departamento pessoal dentro do universo corporativo surge da necessidade de as organizações gerenciarem de uma forma mais efetiva e produtiva todas as demandas mais burocráticas dos seus colaboradores. 


Há indícios que desde a época da escravidão já tínhamos o que seria a origem deste trabalho, quando alguns escravos tinham como função garantir que os trabalhadores, escravos, produzissem com eficiência. 


Com as revoluções industriais surgem a necessidade de gerenciar de uma forma mais eficaz questões como pagamentos de salários, contratação e demissão de funcionários, dentre outros trabalhos. 


Outro fator que ajuda o nascimento do departamento pessoal é a criação de legislações trabalhistas no mundo inteiro. No Brasil ela veio durante a era Vargas e obrigou o empresariado a seguir normas como formulação de registro na carteira de trabalho, o direito a férias, a proibição de trabalho para menores de idade, dentre outras regras.  


Surge então de modo mais sistemático o departamento focado na gestão de pessoas, com o foco nessas relações mais burocráticas.


Quais as funções do Departamento pessoal



São funções do Departamento pessoal dentro de uma empresa:

  • Admissão de funcionários;

  • Desligamento de colaboradores;

  • Compensação pessoal.

A seguir veremos mais detalhes de cada uma delas.

Admissão de funcionários

Veremos mais para frente a função que o RH possui no processo de escolha do novo colaborador dentro de um negócio. 

Porém, o trabalho de admissão, com a parte burocrática, assinatura de contratos, e efetivação do funcionário, é tarefa para o setor de Departamento pessoal.

Desligamento de colaboradores

Do mesmo modo que o DP é responsável pela parte objetiva da admissão, ele é também responsável pela parte burocrática no processo de desligamento, a demissão. 


Nesse momento a área é a representante da empresa no trabalho de garantir que o colaborador receba todos os seus direitos, e que não haja nenhuma brecha jurídica no processo de saída do funcionário. É uma das funções mais estratégicas e importantes.

Compensação de pessoal

O DP é responsável por todo o gerenciamento da jornada de trabalho, do pagamento de salário, e de benefícios, além de toda a gestão de tributos, função muito importante para a empresa e para o colaborador.  

O setor de RH

O setor de Recursos Humanos é uma criação mais recente, surgida dentro de uma nova realidade no mundo. Ela surge nos anos 1990 com o objetivo de cuidar dos colaboradores, e fazer com que os investimentos na hora da contratação de um novo funcionário não fossem desperdiçados. 


Hoje em dia o setor de RH tem objetivos mais amplos, como a criação e manutenção de um bom ambiente de trabalho, e o desenvolvimento pessoal e profissional de cada um dos colaboradores e da equipe como um todo.


Assim, é responsável por estratégias de capacitação de seus colaboradores e da promoção do bem estar no ambiente de trabalho. 

Quais as funções do setor de RH



São funções do RH dentro de uma empresa:

  • Selecção e recrutamento de colaboradores;

  • Avaliação de desempenho;

  • Retenção de talentos e diminuição de rotatividade;

  • Planos de carreira;

  • Controle do ambiente de trabalho e do comportamento interno;

  • Criação e manutenção de uma cultura organizacional.


Seleção e recrutamento de colaboradores

Falamos que é função do DP a contratação propriamente dita de um colaborador. Porém, toda a parte de seleção e recrutamento é função do RH, isso porque este processo é focado na parte humana, comportamental, de análise de características, qualidades e defeitos dos candidatos. 


Essa perspectiva mais humana é justamente o que diferencia os setores de RH e de DP.

Avaliação de desempenho

Cabe também ao setor de RH numa organização o trabalho de avaliação do desempenho de seus colaboradores. 

O setor é responsável por criar estratégias eficientes que consigam avaliar o desenvolvimento de seus colaboradores, para assim poder criar também ações de capacitação e especialização de pessoas.

Retenção de talentos e diminuição de rotatividade

O setor de RH tem a função estratégica de criar uma estrutura que permita reter os seus talentos, seus quadros de alto desempenho, e também de diminuir a entrada e saída desenfreada de colaboradores, que nunca é bom para uma empresa.

Planos de carreira

Uma das funções do RH é a de criar planos de carreira para seus colaboradores, seja de modo coletivo e objetivo, seja de modo individualizado, que se adeque às características daquele funcionário. Um bom trabalho de planejar carreira traz como resultado uma maior retenção de talentos e uma equilibrada relação de admissão e demissão.

Controle do ambiente de trabalho e do comportamento interno

O RH é responsável também por criar um ambiente de trabalho saudável, que gere bem estar para a sua equipe, que por consequência vai gerar produtividade e vários outros benefícios para qualquer organização.


Para gerar este ambiente saudável, cabe ao RH observar, analisar e gerir o comportamento de seus colaboradores, isso quando tais comportamentos acarretam em problemas para o negócio e para as relações interpessoais no ambiente corporativo.

Criação e manutenção de uma cultura organizacional 

O setor de Recursos humanos, por focar na parte pessoal e comportamental dos colaboradores, acaba por ter como função construir uma cultura organizacional dentro da empresa, que seja respeitada e abraçada pelos seus funcionários. 


Ter uma cultura organizacional eficiente gera engajamento dos colaboradores, que por consequência gera mais produtividade e sucesso. 

A importância dos setores de RH e DP numa empresa

Possuir dentro de seu negócio um setor responsável pela gestão de pessoas, seja do ponto de vista jurídico e burocrático, seja do ponto de vista comportamental e de produção faz toda a diferença para que a sua empresa seja bem sucedida no mercado, e, sobretudo, estabeleça uma relação saudável e produtiva com o seu quadro de colaboradores.


Organizações que investem nessas áreas têm muito mais chances de construir uma base mais sólida de sucesso corporativo, que envolvem gestão de pessoas, desenvolvimento estratégico e uma estrutura jurídica transparente, que impeça que seus funcionários entrem sempre na justiça contestando demissões ou direitos. Para uma empresa é um dos sinais mais claros de que há algo muito errado no negócio.   

Diferenças entre DP e RH

Vimos nesse artigo que o setor de Departamento pessoal foi criado para contemplar uma série de obrigações mais formais, burocráticas e jurídicas dos novos tempos. Assim, sua área tem uma ligação muito maior com a parte de contabilidade, entendimento de leis e toda a parte gerencial do ponto de vista burocrático. 


É muito fácil de entender esta diferença entre o setor de departamento pessoal, e o setor de RH, que é voltado para a gestão de pessoas dentro de uma perspectiva mais comportamental e humana.


O RH, diferente do DP, envolve mais áreas humanas, e foca nas relações interpessoais, de desenvolvimento de carreira, de planejamento de carreira, de capacitação, além de um trabalho estratégico de recrutamento de novos colaboradores e de avaliação contínua destes numa empresa.

Como os setores de DP e RH se interligam



Antes de mais nada é interessante percebermos como estes setores são trabalhados de acordo com o tamanho da organização.


Em pequenas empresas, tanto o setor de RH quanto o setor de DP acaba sendo terceirizado, por outras empresas, como de contabilidade ou de recrutamento de mão de obra.


Em médias empresas já é comum ter estes setores, porém eles acabam sendo exercidos em um setor único, pelas mesmas pessoas, o que não há de início problema algum, exceto se não existirem profissionais capacitados para desenvolverem tanto o trabalho mais jurídico e burocrático, quanto o trabalho mais de gestão humana e de desenvolvimento de carreira.


Não há dúvida alguma que os setores de RH e de DP se interligam estrategicamente, já que lidam com o maior bem que uma organização pode possuir, seu capital humano. 


Seja na parte jurídica, seja na parte comportamental, uma empresa precisa saber lidar de uma forma profissional, estratégica e eficaz com a sua equipe de trabalho, com os seus colaboradores. 


Será por meio de uma relação saudável, transparente e produtiva que a empresa terá uma tranquilidade maior em saber que a sua equipe de colaboradores é capacitada para levá-la ao sucesso.

Conclusão

Agora você sabe a diferença entre rh e departamento pessoal, e deve ter notado que essas duas das áreas, são as mais estratégicas dentro de uma empresa.


Os setores de RH e o Departamento pessoal envolvem muito planejamento, organização e atenção aos detalhes.


Possuir profissionais que saibam lidar com toda a parte burocrática envolvendo a sua equipe de trabalho, e também profissionais que saibam entender que o comportamento pessoal de um colaborador reflete e muito os valores da empresa é um diferencial que faz essa organização ter sucesso ou não.


RH e DP são investimentos cada vez mais necessários no mundo corporativo.


E você, já pensou em como estes setores são afetados dentro de seu negócio?   

Leia outros conteúdos como este em nosso blog.


Newsletter

Assine nosso newsletter preenchendo os dados abaixo:

Neste conteúdo, você irá entender quais as diferenças entre RH e Departamento pessoal. No que eles se diferenciam e no que eles se aproximam.

Diferença entre rh e departamento pessoal, diferença entre dp e rh, diferença entre recursos humanos e departamento pessoal

03/06/2022

https://coonectse.com.br/files/blog/bannerdesktopcoonect_1339249594.png

https://coonectse.com.br/blog/gestao/diferenca-entre-rh-e-departamento-pessoal