Assinar Newsletter
Gestão

Compartilhe:

A jornada do colaborador depende da segurança psicológica!

Muito além do processo de seleção e recrutamento, para garantir que um profissional agregue a um time e potencialize a performance, é necessário proporcionar um ambiente que alie a jornada do colaborador à consciência sobre a segurança psicológica. 


O sonho de qualquer gestor de RH é encontrar a pessoa certa para o lugar certo, já que é assim que qualquer empresa ganha em performance. O desejo de encontrar o perfil mais adequado sempre gera uma expectativa grandiosa ao processo de recrutamento e seleção, na busca por encontrar o candidato "perfeito" para determinada vaga.


O que grande parte das empresas não entende é que, mesmo com todos os testes psicológicos disponíveis, análises de perfil e um laudo de que o candidato é apto, podemos sugerir uma estimativa de que há apenas 45% de chance deste candidato ser o certo para a empresa.


Primeiro porque somos humanos, e não há nenhum teste que garanta total assertividade, segundo porque a responsabilidade de fechar essa equação e garantir o sucesso deste casamento é também da empresa, que deve cumprir com os seus 50% de responsabilidade.


É aí que entramos em um aspecto determinante para que qualquer empresa ganhe performance: a jornada do colaborador. Muito além da escolha de um profissional, a visão corporativa deve ampliar seu espectro, abrangendo também o treinamento, desenvolvimento, a retenção e o desligamento do profissional. 


Cada detalhe entra na conta de uma experiência positiva para o funcionário, que impactará diretamente na oferta de qualidade nas entregas diárias do time e da empresa como um todo.


Segurança Psicológica para criar um ambiente confiável 



Diferentes estudos de neurociência voltados ao ambiente corporativo comprovam a importância do pertencimento a um ambiente em que os profissionais não se sintam ameaçados para expor as suas ideias. Essa preocupação faz todo o sentido quando entendemos o conceito de segurança psicológica.


Para Amy Edmondson, escritora do livro "A Organização Sem Medo", o conceito de segurança psicológica está relacionado ao entendimento de que "a organização sem medo é aquela em que o medo interpessoal é minimizado para que a equipe e o desempenho organizacional possam ser maximizados em um mundo de conhecimento intensivo, não uma organização desprovida de ansiedade sobre o futuro".


Vale lembrar que essa é uma responsabilidade que vai além do RH, chegando a todos os líderes, gestores de pessoas e, em especial, à empresa como um todo. É como uma grande engrenagem que gira com a energia de uma cultura organizacional baseada nos princípios da segurança psicológica, casada com os valores bem fundamentados da marca e contribuindo significativamente para que todas as pessoas tenham seu espaço garantido.


Para que possamos aplicar segurança psicológica nas organizações é importante compreender seus 4 pilares: 


  • Segurança para se expressar

Quando o ambiente é seguro para que o colaborador expresse suas opiniões e ideias, para que consiga falar sobre os problemas e também possa questionar diferentes aspectos. Isso presume outros aspectos, como, por exemplo, o não julgamento e o acolhimento à diversidade.


  • Segurança para interagir

Não ferimos este princípio quando, na empresa, temos espaço seguro para solicitar auxílio, quando podemos ofertar e receber feedbacks, quando engajamos o time em assuntos mais desafiadores e até mesmo quando os colegas conseguem trocar ideias e tem espaço para manter um diálogo transparente.


  • Segurança para aprender

Muito além de participar de cursos e treinamentos, este princípio está relacionado à possibilidade dos colaboradores em fazer perguntas, sugerir inovações e poder arriscar a fazer algo novo. Aqui, tanto o funcionário quanto a empresa assumem o risco de inovar, sabendo que pode ser uma grande fonte de aprendizado.


  • Segurança para pertencer
    As pessoas se sentem valorizadas? Percebem que seu potencial é aproveitado e que fazem a diferença no time, nos processos e na empresa? Esse sentimento de pertencimento gera a segurança de sentir-se apoiado, sabendo que ninguém será excluído ou abandonado pela empresa.


A segurança psicológica é, sem dúvida, uma importante forma de pensar a jornada do colaborador, já que, na medida em que conseguimos criar um ambiente que assegure esses quatro pilares, garantimos relações mais sadias e prósperas.


A relação é construída abertamente, no dia a dia da empresa, e o seu verdadeiro impacto será perceptível em entregas com produtividade e resultados surpreendentes.


Espero que tenha gostado do conteúdo! Continue aprendendo, acesse nosso blog e venha se coonectar com a gente, através de muito conhecimento.


Newsletter

Assine nosso newsletter preenchendo os dados abaixo:

Nossa especialista Aline Dotta, explica em detalhes como a Jornada do Colaborador está ligada diretamente a segurança psicológica do profissional. Confira!

Jornada do Colaborador

15/07/2021

https://coonectse.com.br/files/blog/bannerdesktop1155x300px_084540865.jpg

https://coonectse.com.br/blog/gestao/jornada-do-colaborador