Logotipo Coonect.se
Banner Retenção de talentos: Sua empresa precisa ser especialista nessa atividade! Banner Retenção de talentos: Sua empresa precisa ser especialista nessa atividade!
Gestão
03/08/2021 Coonect.se

Retenção de talentos: Sua empresa precisa ser especialista nessa atividade!

Muitos ainda acreditam que o sucesso de uma empresa é determinado por fatores misteriosos, ou mágicos. Não é verdade, e vamos provar neste guia que te levará para uma completa jornada de conhecimento sobre um dos pilares de uma gestão corporativa vitoriosa. Esse pilar se chama retenção de talentos.


Tal como um time de futebol campeão, uma grande empresa se utiliza de dois caminhos bem simples para chegar ao topo: contratar os melhores profissionais do mercado e valorizar os que já estão no 'time', sobretudo os que demonstram um talento destacado.


Vamos entender quais são as características que fazem de um profissional um grande talento a ser valorizado, destacado e promovido. Vamos entender também o que uma empresa precisa fazer para que este talento deseje continuar nela, afinal, ótimos profissionais são sempre desejados no mercado, seja no futebol ou no mercado corporativo.

Mas afinal de contas, o que é um talento? 


Talentos são em regra profissionais que se adequam aos valores e a dinâmica de uma empresa, agregam qualidade de trabalho e que, sobretudo, entregam resultados de alto desempenho. 


São profissionais que se destacam a olho nu muitas vezes, mas que em outras precisam de um olhar apurado, e aí nasce a importância de bons líderes e gestores, pois eles terão a habilidade de recrutar os melhores nomes para a sua equipe.  


Um talento numa empresa normalmente é percebido por apresentar algumas características:

  • Uma boa educação, e aqui além da educação acadêmica, temos a educação de valores como respeito ao próximo, humildade, dentre outros.

  • São motivados por excelência. Um talento é percebido pelo desejo e vontade que possui em crescer e em ver a empresa crescer em conjunto. Ele sabe que é uma estrada de mão dupla. É trabalho para o gestor manter esse talento sempre motivado.

  • São pessoas criativas, ou seja, volta e meia o profissional acima da média sai do óbvio e oferece ideias, sugestões ou soluções que não são simplistas, que trazem novidades, e que agregam a empresa.

  •  Possui influência sob os demais funcionários da empresa; essa influência é positiva, e a sua influência é sempre natural, nunca forçada. 

  • São pessoas que sabem se comunicar. Não estamos falando necessariamente de possuir uma oratória espetacular, mas sim em ser sempre claro na sua comunicação com seus colegas, seus chefes, e com a empresa como um todo.

  • São pessoas proativas. Profissionais talentosos conseguem ser percebidos dentro da estrutura de uma empresa por se antecipar aos problemas, e principalmente, buscar resolver ao invés de reclamar.

  • São pessoas questionadoras. Sim, um tipo de profissional que agrega sobremaneira a uma empresa é aquela que respeita opiniões, mas consegue questionar, sobretudo se perceber que vai poder ajudar a empresa numa determinada situação.


Conhecendo algumas das principais características de um profissional talentoso, que se destaca na multidão, a próxima questão que surge diz respeito à função deste talento numa empresa.


Por que uma empresa precisa reter seus talentos? 


Da mesma maneira que profissionais como Ronaldo, Neymar e Romário agregam ou agregaram muito valor aos seus times, fazendo estes ganharem títulos, ou lucrarem muito com a figura deste talento, os profissionais talentosos de uma empresa conseguem agregar valor imediato para elas.


Uma empresa com uma equipe formada por pessoas talentosas tende a ser bem sucedida, e apresentar resultados acima da média do mercado em que atua. Ter um talento em seu time beneficia os resultados econômicos e simbólicos de uma empresa, pois gera uma produtividade prática e econômica e uma produção inteligente que é uma das marcas de empresas de sucesso.


Quando você questiona o porquê do Google, do Facebook, da Microsoft, da Amazon ou da Apple, serem empresas de ponta, pode ter certeza que a resposta se encontra, dentre outras razões, na capacidade que estas possuem em obter e promover talentos.


Como uma empresa deve realizar a retenção de talentos?