Implementando a aprendizagem baseada em projetos nas cooperativas
Quem vivencia o universo cooperativista sabe o quão difícil é construir um programa estratégico de capacitação, que valorize o capital humano, mas que também consiga aperfeiçoar processos e otimizar produção. Hoje temos novas metodologias de ensino e diversos formatos pedagógicos para entregar conhecimento de forma mais eficiente. Uma destas possibilidades é a aprendizagem baseada em projetos, que pode ser o grande diferencial para uma cooperativa que busca crescer continuamente.
No conteúdo de hoje vamos discutir a importância e os benefícios da aprendizagem baseada em projetos (ABP) no contexto das cooperativas.
Vamos conhecer mais detalhadamente o significado de ABP, e entender como este formato de aprendizagem pode ser implementado no projeto cooperativista, valorizando a autonomia da equipe e colocando-a no centro de todo o processo de ensino e aprendizagem.
Uma boa leitura.
O que é aprendizagem baseada em projetos
O conceito de aprendizagem baseada em projetos nasce com o surgimento das chamadas metodologias ativas de ensino, que buscavam tirar o aluno de um lugar passivo, onde ele só ouvia e absorvia informações, para colocá-lo no centro do processo, como protagonista de sua jornada de aprendizado.
Esta perspectiva educacional, que começa nas salas de aula, logo passa a ser reproduzida no contexto corporativo e também das cooperativas.
Isso acontece pelo fato de ser cada vez mais desafiador capacitar novas equipes de trabalho, principalmente em um cenário dominado por novas ferramentas tecnológicas e pela própria transformação e evolução da sociedade.
Para uma cooperativa, que tem entre seus princípios a educação, formação e informação, criar um programa eficiente e estratégico de capacitação é uma obrigação que visa criar leques de evolução para seus cooperados e colaboradores, mas também criar um modelo de trabalho produtivo, sustentável e aperfeiçoado.
Como funciona a aprendizagem baseada em projetos
A ABP com foco em cooperativas tem como objetivo a construção do conhecimento a partir de projetos, ou desafios, que vão exigir de todos uma série de habilidades e capacidades úteis para serem utilizadas no dia a dia de trabalho.
Ou seja, ao invés de explicar em teoria todos os conhecimentos necessários para que aquele grupo de pessoas consiga realizar bem diversas funções na cooperativa, é sugerido criar atividades práticas e reais, em forma de projetos, e assim desenvolver competências e habilidades na equipe.
Nesta metodologia os envolvidos são motivados e instigados a buscarem a solução de problemas reais através de projetos que reproduzem as ações práticas do dia a dia da cooperativa, criando assim um sentimento individual e coletivo de autonomia e protagonismo.
A importância da aprendizagem baseada em projetos para as cooperativas
Em um cenário de transformações, onde os modelos tradicionais de capacitação corporativa não vinham entregando mais os resultados desejados, a aprendizagem baseada em projetos surge e se consolida como uma nova forma para entregar conhecimento estratégico e ainda estabelecer um ambiente de trabalho mais eficiente.
Sua importância se dá por alguns motivos:
O protagonismo do cooperado e do colaborador é o foco
O grande benefício deste modelo de capacitação é a mudança completa da dinâmica de construção do conhecimento.
A equipe passa a fazer parte do processo de capacitação, de forma prática, ativa, e no centro da dinâmica de aprendizagem.
Esta mudança transforma completamente a forma como entendemos a capacitação tradicional, pois tira os envolvidos de uma função passiva e meramente ouvinte para colocá-los no centro de tudo.
A equipe passa a colocar a mão na massa, sendo a responsável pela busca de soluções para os problemas que surgem na cooperativa.
Estímulo da criatividade
As capacitações com foco em aprendizagem baseada em projetos estimulam na equipe e nos colaboradores a habilidade para encontrar soluções através do uso da criatividade.
Não é difícil entender o motivo, já que problemas nascem para serem solucionados, independente do modelo de negócio e do tamanho do projeto.
Esta busca por soluções, sobretudo no âmbito cooperativista, envolve a capacidade de se trabalhar de forma colaborativa, onde a criatividade é instigada a todo o momento, pois encontrar soluções para os problemas que surgem muitas vezes envolve sair da caixa, deixar de lado ideias tradicionais e buscar por opções inovadoras, criativas e diferentes.
Estímulo ao trabalho em equipe
É muito difícil uma cooperativa crescer continuamente e de forma sustentável se não houver dentro dela um trabalho coletivo eficiente, colaborativo, engajado e motivado.
A aprendizagem baseada em projetos é uma ferramenta educacional que estimula a construção do conhecimento a partir de diálogos, conversas e colaborações coletivas, tornando o trabalho em equipe a principal mola para o desenvolvimento da cooperativa.
Dicas para implementar a aprendizagem baseada em projetos na cooperativa
Implementar um programa de capacitação com foco em aprendizagem baseada em projetos envolve sobretudo os trabalhos de planejamento, monitoramento, análise e correções contínuas.
Tudo começa com a criação do projeto
O pontapé inicial acontece com a elaboração de um projeto, onde serão trabalhadas todas as situações planejadas previamente.
É preciso que o responsável saiba quais as habilidades e capacidades que aquela equipe cooperativista precisa aperfeiçoar.
Para isso é imprescindível saber exatamente onde se encontra a cooperativa em termos de produtividade, de ambiente de trabalho, de eficiência técnica, dentre outros pontos de referência.
Propondo o projeto para todos os envolvidos no processo de capacitação
Com o planejamento feito, e o projeto criado, é o momento de compartilhar com a equipe de trabalho, cooperados e colaboradores, apresentando para todos o projeto, as coordenadas e o que se espera ao seu final.
Esse processo tende a ser colaborativo, para incentivar, desde o início, a autonomia e a ajuda mútua dentro da equipe cooperativista.
Desenvolvimento do projeto e monitoramento
O responsável tem como função acompanhar o andamento do projeto, bem como a busca pelas soluções.
Aqui o trabalho é de acompanhamento, monitoramento e mediação, para que o conhecimento circule entre todos da equipe.
Analisando a apresentação da equipe
Um dos momentos mais importantes da aprendizagem baseada em projetos ocorre quando o projeto é finalizado, as soluções apresentadas e os resultados gerados.
Neste processo é essencial que haja um trabalho de análise e de retorno, através de feedbacks e correções de rumo, caso haja necessidade.
É sempre possível aperfeiçoar o processo, contanto que o espirito dessa metodologia seja mantida, ou seja, que o foco continue sendo o processo de capacitação com base na autonomia e no protagonismo do colaborador e da equipe de trabalho.
Procurando parceiros
Construir um programa de capacitação de pessoas numa cooperativa não é trabalho simples, e requer muito planejamento, habilidades e disciplina.
Por isso muitas cooperativas buscam parcerias com empresas que possuem o know how para capacitação de equipes, e para consultorias de projetos cooperativistas.
A Coonect.se oferece soluções de aprendizagem para indivíduos e cooperativas.
Temos um projeto inovador e acreditamos que a tecnologia e o ensino têm o poder de juntos potencializar o crescimento contínuo da sua cooperativa.
Entre em contato conosco. Gostou do conteúdo? Compartilhe!
Posts Relacionados
Ver Categoria >Educação
Gamificação na educação: Benefícios dos Jogos no Aprendizado
Neste artigo vamos conhecer o significado de gamificação e como esta nova metodologia é utilizada na educação.
Educação
Desenvolvendo programas de mentoria eficazes em cooperativas
No conteúdo de hoje vamos conhecer a importância que um programa de mentoria tende a exercer sob um projeto cooperativista, auxiliando na capacitação de cooperados, na promoção de lideranças e no aperfeiçoamento de...
Educação
Treinamento personalizado: Veja a importância e benefícios para sua empresa
Treinamento personalizado faz parte do processo da educação corporativa desenvolvida para atender de forma pontual um objetivo da organização.