Implementando a aprendizagem baseada em projetos nas cooperativas
Quem vivencia o universo cooperativista sabe o quão difícil é construir um programa estratégico de capacitação, que valorize o capital humano, mas que também consiga aperfeiçoar processos e otimizar produção. Hoje temos novas metodologias de ensino e diversos formatos pedagógicos para entregar conhecimento de forma mais eficiente. Uma destas possibilidades é a aprendizagem baseada em projetos, que pode ser o grande diferencial para uma cooperativa que busca crescer continuamente.
No conteúdo de hoje vamos discutir a importância e os benefícios da aprendizagem baseada em projetos (ABP) no contexto das cooperativas.
Vamos conhecer mais detalhadamente o significado de ABP, e entender como este formato de aprendizagem pode ser implementado no projeto cooperativista, valorizando a autonomia da equipe e colocando-a no centro de todo o processo de ensino e aprendizagem.
Uma boa leitura.
O que é aprendizagem baseada em projetos
O conceito de aprendizagem baseada em projetos nasce com o surgimento das chamadas metodologias ativas de ensino, que buscavam tirar o aluno de um lugar passivo, onde ele só ouvia e absorvia informações, para colocá-lo no centro do processo, como protagonista de sua jornada de aprendizado.
Esta perspectiva educacional, que começa nas salas de aula, logo passa a ser reproduzida no contexto corporativo e também das cooperativas.
Isso acontece pelo fato de ser cada vez mais desafiador capacitar novas equipes de trabalho, principalmente em um cenário dominado por novas ferramentas tecnológicas e pela própria transformação e evolução da sociedade.
Para uma cooperativa, que tem entre seus princípios a educação, formação e informação, criar um programa eficiente e estratégico de capacitação é uma obrigação que visa criar leques de evolução para seus cooperados e colaboradores, mas também criar um modelo de trabalho produtivo, sustentável e aperfeiçoado.