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Gestão

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Comunicação Eficiente: Dicas para Aplicar em Sua Cooperativa

Estabelecer uma comunicação eficiente é regra de ouro para qualquer empresa que busca sobreviver no mundo capitalista. 

Para uma cooperativa, que possui por definição uma dupla proposta, econômica e social, e assim se diferencia de um negócio tradicional, a comunicação precisa ser ainda mais clara, ser efetiva e principalmente, ser absolutamente transparente.


Neste artigo vamos entender a função da comunicação corporativa, quais benefícios ela proporciona para uma empresa e como o cooperativismo precisa utilizar essa comunicação como ferramenta para fortalecer as suas relações internas e externas.


Esta pronto?


Comunicação corporativa


Um dos pilares para o sucesso de uma empresa no mercado é a comunicação estabelecida entre a organização e seus clientes, que precisa ser clara e eficiente.


Além de suas relações externas, com clientes e parceiros, a comunicação dentro de um negócio se faz também para construir e manter um ambiente de trabalho saudável, produtivo e sem ruídos.


Assim, a comunicação possui uma importância dupla dentro de uma organização, pois ela estabelece um canal direto com seu público e desenvolve uma dinâmica interna com seus funcionários que possibilita uma maior produtividade e a criação de um ambiente de trabalho eficaz.


Comunicação eficiente


E o que significa comunicação eficiente, neste contexto?


A comunicação eficiente acontece quando não há um único ruído entre a mensagem passada pela empresa e a compreensão dela, que acontece através dos seus clientes e parceiros, se pensarmos na comunicação externa.


No âmbito interno uma comunicação eficiente ocorre quando as mensagens passadas para as equipes e grupos de trabalhos são recebidas de forma clara, de forma transparente e sem falhas.


A comunicação externa, feita entre empresa e clientes, é um dos pilares para o sucesso de qualquer organização ou projeto, e por isso esse trabalho deve ser feito de modo responsável e por pessoas muito capacitadas.


O cooperativismo 


Se a comunicação estabelecida entre uma empresa capitalista e o seu público já possui complexidade e dificuldade, imagina então essa relação sendo desenvolvida entre uma cooperativa e o seu público?


Definimos uma cooperativa como sendo uma sociedade civil de pessoas que se unem para exercer uma atividade econômica e social que beneficiem todos os envolvidos. Os cooperativistas são donos da empresa, podem ser produtores e trabalhadores da empresa, e também podem ser clientes da empresa.


O objetivo de uma cooperativa não é o lucro, mas desenvolver um trabalho econômico e social que ajude mutuamente todos os envolvidos e ainda contribua para o crescimento da região e dos habitantes que vivem em seu entorno.


Essa dimensão social, aliada ao trabalho econômico, pressupõe um trabalho de comunicação ainda mais urgente e fundamental para que uma cooperativa consiga estabelecer canais diretos e transparentes com diferentes públicos.


A importância de uma comunicação eficiente para a sua cooperativa


Já falamos que a cooperativa desenvolve um modelo de gestão diferenciada das demais organizações, pelo fato de estabelecer um trabalho econômico e outro social. 


Outra particularidade é o fato de seus cooperados também serem donos, produtores e clientes. 


Para que haja um trabalho eficiente e sem ruídos a comunicação precisa ser transparente e muito eficaz.


É necessário que a cooperativa desenvolva programas de comunicação capazes de articular interna e externamente todas as suas demandas e informes. 


E pensando no mundo atual, globalizado e com tecnologias avançadas, as cooperativas precisam utilizar cada vez mais instrumentos de comunicação eficientes, transparentes e claros, para evitar falhas que prejudiquem o seu viés diferenciado.


É importante a comunicação dentro de uma estrutura cooperativista também por conta da dupla função de seus associados, que ora são os remetentes das mensagens, e ora são os destinatários das mensagens.


Os benefícios de uma comunicação eficiente para cooperativas


Estabelecer uma comunicação que seja eficaz, transparente e clara traz muitos benefícios para uma organização que demanda este trabalho diferenciado de comunicação.


Vejamos alguns destes benefícios:

Constrói e mantém uma imagem positiva da organização

Uma cooperativa, por definição, já possui um olhar diferenciado por parte de seus clientes, consumidores e cooperados. Entretanto sem um trabalho eficaz de comunicação externa essa imagem pode ser arranhada facilmente. 


O cooperativismo, apesar de já ter mais de século de existência, ainda é um conceito novo para o grande público, então uma comunicação eficiente é muito importante para a construção de uma imagem boa para ela.

Diminuição de conflitos internos

Em uma organização onde os clientes são também donos do negócio, uma comunicação sem falhas proporciona um ambiente sem conflitos e com muito mais harmonia. 


É muito comum a existência de conflitos e brigas por conta de ruídos de comunicação ou de falhas na entrega das mensagens.

Fidelização de clientes e consumidores  

Cooperativas também precisam desenvolver um trabalho eficiente de fidelização de cliente e consumidores. Para isso, uma comunicação detalhada, que consiga explicar as funções que a organização exerce na sociedade, como negócio e como ator social, tem uma função muito importante e proporciona por consequência uma fidelização muito maior das pessoas envolvidas.


Dicas para aplicar uma comunicação eficiente em sua Cooperativa


As técnicas de comunicação mais tradicionais já conseguem contemplar bastante uma organização cooperativista. Entretanto, há detalhes que devem ser direcionados para o trabalho de comunicação cooperativista.

É preciso divulgar os valores e missão da cooperativa

A cooperativa é um espaço que por essência é democrático, com um foco que une o econômico e o social. 


Neste contexto, a comunicação dentro de uma cooperativa é desafiada a sempre divulgar seus valores e sua missão junto ao público que está envolvido em sua estrutura, sobretudo os seus associados. 


Então é preciso que se estabeleça um programa de comunicação centrado na divulgação contínua dos valores e na missão que a cooperativa possui desde o seu nascimento.

É preciso definir objetivos e metas

O trabalho de comunicação só pode ser claro, transparente e eficiente se estiver dentro de um planejamento bem feito, com objetivos e metas em mente. 


É preciso ter uma estratégia de comunicação, para entender que público quer alcançar e o que deseja que este público ofereça a partir de uma comunicação bem feita. 


Se o objetivo é aumentar vendas, fidelizar clientes, criar um ambiente de trabalho saudável, ou manter um ambiente de produção harmônico, dentre outras possibilidades. É preciso que em todos esses casos se defina metas.


Metas precisam ser mensuráveis, realistas e devem vir juntas com um cronograma de ação bem definido, entendendo o público alvo e o objetivo principal.  

Conheça seu público

Falando em público alvo, é preciso que a cooperativa entenda seu público, com quem ela pretende dialogar. 


Se a cooperativa for de crédito, por exemplo, será preciso um planejamento de comunicação direcionado para pessoas que possuem dificuldades em obter crédito em instituições tradicionais. 


É preciso que haja um planejamento baseado no público, nos clientes, nos consumidores e nos associados, que podem ser as mesmas pessoas, inclusive,.

Defina os canais de comunicação pertinentes para uma cooperativa

Uma cooperativa pode trilhar caminhos diferentes do ponto de vista administrativo e econômico, se comparados a uma empresa tradicional, porém no campo da comunicação ela vai precisar estabelecer os mesmos critérios para entender quais são os melhores e mais eficientes canais de comunicação. 


Redes sociais, TV, rádio, mídias digitais, podcasts, jornais, são muitas as opções para que se trabalhe de forma eficiente a comunicação interna e externa. É preciso entender qual público você quer atingir naquele momento e qual o objetivo. 


Se a comunicação for corporativa e mais formal, escolha os canais mais tradicionais. Se você quiser alcançar um público jovem ou alternativo, escolha canais mais novos. 


Ter um planejamento bem definido e estudar as funções de cada um dos canais de comunicação é essencial para uma comunicação eficiente.

Estabeleça uma identidade própria e uma linguagem que seja compreendida 

A comunicação propriamente dita precisa ser construída a partir de uma identidade para que o seu público, seja somente consumidores, ou também associados, estabeleça uma relação de compreensão rápida daquilo que está sendo passado em termos de mensagem. 


É necessário construir uma linguagem profissional, que possa até em determinados momentos flertar com algo informal, mas que seja feito com critério e planejamento. Uma linguagem inadequada ou com erros básicos tem um poder muito grande de prejudicar a comunicação e os negócios.

Utilize todas as ferramentas pertinentes para se comunicar

É preciso que se utilize ou busque conhecer todas as ferramentas existentes no mercado para desenvolver um trabalho de comunicação eficiente. 


Ferramentas como Chatbots ou e-mails são muito úteis e podem auxiliar bastante na comunicação corporativa.  

Utilize a comunicação como forma de transmissão dos ideais cooperativistas

Um dos grandes diferenciais do cooperativismo está expresso através dos princípios cooperativistas, que todos que estão envolvidos neste setor devem conhecer. 


Entretanto é preciso que a comunicação seja pensada para transmitir para todos os possíveis destinatários os ideais cooperativistas, como gestão democrática, integração, cooperação mútua, dentre outros princípios. 


Utilizar o que mais uma cooperativa possui de diferente em prol do plano de negócio tende a gerar melhores resultados.

Conclusão

 A comunicação é uma das maiores e mais eficientes armas que uma empresa pode usar para ganhar mercado e fidelizar clientes.


No setor cooperativista a comunicação ainda possui a função única de apresentar e divulgar todos os princípios que fazem do cooperativismo um movimento social e econômico dos mais saudáveis e benéficos para o mundo.


É preciso, entretanto, um trabalho profissional, transparente e eficiente de comunicação interna e externa. 


Para que a comunicação caminhe sempre lado a lado com a boa administração.


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Neste artigo vamos entender a função da comunicação eficiente, quais benefícios ela proporciona para uma cooperatica, e utilizar a comunicação como ferramenta para fortalecer relações internas e externas.

Comunicação Eficiente

11/01/2023

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