O que são cooperativas de crédito: Conceitos, benefícios e quais as principais
As cooperativas de crédito existem para preencher lacunas que os bancos tradicionais, por serem instituições financeiras voltadas para o lucro, acabam deixando. Elas são instrumentos de incentivo ao desenvolvimento econômico e social sustentável, além de gerarem riquezas para as próprias comunidades nas quais são inseridas.
Neste artigo vamos conhecer tudo sobre o que são cooperativas de crédito, conceitos por trás destas duas palavras, passando pelos benefícios que as cooperativas oferecem para seus cooperados e para o país e terminando com uma lista que apresenta as principais cooperativas de crédito do Brasil.
Vamos aprender muito sobre cooperativismo.
O que são cooperativas de crédito
Vamos começar falando sobre o cooperativismo, que é um instrumento de organização econômica e social. A palavra deriva do termo "cooperar" e indica a parceria de diversas pessoas em prol de um projeto econômico. As cooperativas nascem, não para gerar lucro, como qualquer empresa tradicional, mas sim para oferecer soluções para demandas diversas da sociedade.
O cooperativismo possui alguns princípios básicos, como:
Adesão voluntária e livre de seus associados
Cooperativas são organizações voluntárias, abertas a todas as pessoas que de forma livre podem se associar.
Gestão democrática
Cooperativas são organizações democráticas, que prezam pelas deliberações coletivas.
Participação econômica
Os associados são responsáveis de forma igual pelo aporte econômico da cooperativa, bem como a divisão igualitária do que sobrar.
Autonomia e independência
São organizações autônomas e independentes, que são geridas democraticamente pelos seus membros associados.
Educação, informação e formação
As cooperativas tem como função promover o conhecimento e compartilhar informações entre seus associados, além de fornecer cursos para seus membros e para as comunidades das quais ela está inserida.
Intercooperação
As cooperativas se relacionam através da premissa da solidariedade e trabalham juntas para fazer crescer o movimento cooperativista no país.
Interesse pela comunidade
As cooperativas possuem como premissa ajudar e incentivar as comunidades que são afetadas diretamente pela sua presença. Elas devem trabalhar para o desenvolvimento econômico, social e ambiental das comunidades.
Com estas premissas apresentadas, você percebeu que uma cooperativa se diferencia bastante de uma empresa tradicional. E as cooperativas de crédito seguem esta mesma ideia.
As cooperativas de crédito
As cooperativas são instituições financeiras que possuem as mesmas funções de um banco, por exemplo, só que são formadas pelos associados, que participam de sua gestão, enquanto cooperados, e usufruem de seus serviços.
As cooperativas de crédito não possuem caráter capitalista, ou seja, são organizações sem fins lucrativos, proporcionando assim melhores condições para seus associados.
Para entender de um modo mais fácil:
Numa cooperativa de crédito os cooperados são clientes e donos ao mesmo tempo, eles são gestores da instituição, que sem finalidade de lucro, busca sobretudo atender as necessidades de cada um dos associados.
Mas não há lucro? Bem, o excedente é chamado aqui de sobras, e dividido de forma igual entre os cooperados. O lucro aqui não é o objetivo primário, mas acaba sendo consequência de um bom trabalho.
O funcionamento de uma cooperativa de crédito
Uma cooperativa, independente do setor em que está inserida, tem um funcionamento bem simples de se entender.
No caso de uma cooperativa financeira basta o cooperado adquirir uma cota da organização, para indicar o seu caráter de associado. A partir de então é possível abrir uma conta, adquirir um cartão de crédito, e solicitar os principais serviços financeiros oferecidos por ela.
Regularmente há as assembleias, que são reuniões com os associados para definir as ações a curto, médio ou longo prazo, e onde eles elegem representantes, definem onde alocar os recursos disponíveis, dentre várias outras possibilidades.
No fim do ano, ou de um período pré-definido, há a previsão das sobras, que é o superávit de receitas, e que é repartido entre todos os associados, ou então é reinvestido na própria cooperativa, visando seu crescimento.
Benefícios das cooperativas de crédito
Entre as vantagens de uma cooperativa de crédito, destacamos:
Juros menores e taxas mais baixas
Seu caráter não lucrativo permite que a cooperativa de crédito consiga oferecer empréstimos ou outros serviços financeiros com taxas menores ou juros mais baixos, se comparados com os bancos tradicionais. Esta é a primeira grande vantagem observada pelos associados de uma cooperativa de crédito.
Empréstimos com menos burocracia
Você que já buscou um empréstimo numa instituição financeira tradicional já vivenciou toda aquela burocracia sem limites até a aprovação. Numa cooperativa de crédito o processo é muito mais simples, sem burocracias e com facilidades que distanciam muito uma cooperativa de um banco comum.
Rateio das sobras
Além de obter empréstimos com taxas menores, o cliente associado pode também gerar receitas, caso ao fim de um ciclo a cooperativa gere sobras, o lucro na perspectiva do cooperativismo. Isso porque uma cooperativa, de crédito ou outra qualquer, tem como premissa a distribuição dos resultados entre todos os associados.
Processo democrático na tomada de decisões
Outra grande vantagem é poder participar das principais tomadas de decisões das cooperativas. Isso acontece porque estas decisões são feitas através de assembleias e todos os associados devem participar.
Segurança no investimento
As cooperativas de crédito são fiscalizadas pelo Banco Central, e por conta disto (também), acabam oferecendo uma segurança de seu investimento. Além disso, 0s investimentos das cooperativas são protegidos pelo Fundo Garantidor do Cooperativismo de Crédito, que assegura os valores aplicados nessas instituições financeiras.
Propósito
Uma das vantagens mais simbólicas, mas ao mesmo tempo importante, é o propósito de uma cooperativa de crédito. Você, enquanto cliente e associado, tem a certeza de que terá as suas necessidades atendidas de forma personalizada e muito mais humanizada. Fazer parte de uma cooperativa carrega estes elementos sócio-econômicos que trazem este sentimento de solidariedade.
Quais as principais cooperativas de crédito do Brasil
Essas são as maiores cooperativas de crédito do Brasil:
Sicoob
O Sicoob (Sistema de Cooperativas Financeiras do Brasil) nasceu no ano de 1997 e possui atualmente mais de 6 milhões de cooperados, abrangendo mais de 350 cooperativas singulares e atendendo quase três mil municípios no Brasil.
De acordo com o ranking Melhores e Maiores, da Revista Exame (2021), a organização é o 13º maior grupo empresarial do Brasil, na categoria bancos. O Sicoob é a única instituição financeira em 326 cidades do Brasil.
O Sicoob está organizado em três níveis operacionais que vinculam cooperativas singulares, centrais e o Centro Cooperativo Sicoob - CCS.
Sicredi
O Sicredi (Sistema de Crédito Cooperativo) surgiu no ano de 1902 e é considerada a primeira instituição financeira cooperativa do Brasil.
Ela tem atualmente mais de 5,5 milhões de associados e está presente em todo o Brasil com mais de 2,2 mil agências, distribuídas em mais de 100 cooperativas.
O Sicredi tem mais de 35 mil colaboradores e pelo 9º ano consecutivo, ficou entre as Melhores Empresas para Você Trabalhar segundo a revista Você S/A, pelo sétimo ano consecutivo, figurou no ranking Melhores & Maiores da revista Exame, em 2020 foi a 2ª instituição com maior liberação de crédito rural.
A cooperativa de crédito possui parcerias internacionais no setor financeiro, como a multinacional holandesa Rabobank, e a International Finance Corporation (IFC), uma organização irmã do Banco Mundial e membro do Grupo Banco Mundial.
Unicred
O Sistema Unicred nasceu há 32 anos, sendo que em 1994 foi criada a Confederação Nacional das Cooperativas Centrais Unicred, a Unicred do Brasil.
O Sistema Unicred conta hoje com 33 Cooperativas, aproximadamente 307 Unidades de Negócios em 15 estados brasileiros e mais de 253 mil cooperados, 04 Unicreds Centrais e uma Confederação Nacional, com unidades em São Paulo e Porto Alegre.
Viacredi
A Viacredi foi criada em 1951. Na época, 21 funcionários da Companhia Hering constituíram a Cooperativa de Crédito Organizações Hering, conhecida naquele momento como CrediHering e posteriormente denominada Viacredi.
A Viacredi foi presidida durante 16 anos por Ingo Hering, líder da Companhia e o cooperado número 1. A Cooperativa conta com 107 postos de atendimento, mais de 843 mil cooperados e mais de dois mil colaboradores.
São mais de 10 bilhões de ativos, fazendo da cooperativa uma das maiores do setor no Brasil.
Uniprime
A Uniprime do Brasil é a maior cooperativa de crédito do país com foco na área da saúde. Inicialmente constituída por médicos, que atua com todos os profissionais da área da saúde, empresas, empresários e profissionais liberais.
A Uniprime possui mais de 40 mil cooperados e 39 agências nos estados do Paraná e de São Paulo.
Conclusão
As cooperativas de crédito ganham cada vez mais espaço dentro do sistema de negócios brasileiros. Com premissas diferentes das instituições bancárias tradicionais, as cooperativas agregam valor ao negócio, fazendo clientes se transformarem em sócios, e buscando maneiras mais sustentáveis e saudáveis de gerir uma instituição financeira.
Elas vêm crescendo dia após dia e são uma das maiores tendências para a economia do futuro.
E você, já conhecia as cooperativas de crédito?
Leia outros conteúdos como este em nosso blog!
Posts Relacionados
Ver Categoria >Cooperativas
Desenvolvendo competências essenciais para o sucesso das cooperativas
Saiba como desenvolver competências estratégicas para o sucesso das cooperativas e crie uma cultura organizacional forte e produtiva.
Cooperativas
Cooperativa de saúde: O que são? Quais benefícios? Quais as principais características deste...
Neste artigo vamos entender o que é uma cooperativa de saúde. Vamos entender a sua importância para o país e conhecer os principais benefícios que elas oferecem.
Cooperativas
Transformação social: Como as Cooperativas Promovem esse Conceito em suas Regiões?
Neste artigo vamos entender como o cooperativismo promove transformações sociais em suas regiões, e entender a relação entre os princípios cooperativistas e as mudanças sócio-econômicas vivenciadas pelas comunidades...