Assinar Newsletter

Como o Mindfulness pode ajudar no desempenho da sua equipe

O ambiente de trabalho vem passando por uma transformação nestas últimas décadas. Havia nas empresas uma romantização do estresse, da pressão contínua por resultados e da tensão constante. A consequência deste cenário foi o surgimento de uma geração de colaboradores com a saúde mental prejudicada. Para contrapor, uma mudança de mentalidade vem acontecendo, e conceitos como o de mindfulness ganha cada vez mais força no universo corporativo.

Mas o que seria mindfulness e como esta ideia pode ajudar no desempenho da sua equipe?

Neste conteúdo vamos encontrar respostas para estas duas questões.

Vamos começar?

Entendendo o conceito de mindfulness

Vamos traduzir o termo para chegar numa definição mais clara.

Mindfulness é uma palavra inglesa, que podemos traduzir como atenção plena.

Feito isso, cabe agora entender melhor seu significado mais amplo.

Nós, seres humanos, temos uma capacidade muito grande de projetar situações, se preocupar com o futuro, imaginar diversos cenários antes que eles aconteçam, ou relembrar de situações passadas.

Todas estas ações por vezes acabam impedindo que você realmente viva o presente, desfrute do agora e foque em algo melhor naquele momento.

Assim, o estado de mindfulness (de atenção plena) pode ser definido como este momento em que estamos com a mente voltada exclusivamente para o agora, para viver a experiência do presente, sem julgamentos, sem preconceitos e com o coração aberto para abraçar as coisas que o mundo oferece.

Mas isso significa que projetar, planejar o futuro ou imaginar situações que ainda não aconteceram é errado?

A resposta é não. O mindfulness não trata de definir o que é certo ou errado, mas sim de fazer com que você entenda que há o momento certo para cada uma destas ações.

E saber qual é a hora certa para se preocupar com o futuro ou para viver o agora é uma arte que o mindfulness te ajuda a dominar.

O mindfulness dentro das empresas

O mindfulness corporativo surge para contrapor esta atmosfera de tensão, estresse e muitas preocupações que o ambiente de trabalho proporciona naturalmente.

Dentro das empresas o mindfulness tem como objetivo conectar valores que tragam bem-estar a curto, médio e longo prazo para todos os colaboradores da organização, provando que a saúde mental tem uma relação muito estreita com alta produtividade dentro do ambiente de trabalho.

Ele trabalha ideias como acolhimento e não julgamento, e estes dois elementos acabam sendo as espinhas dorsais deste ambiente criado pela companhia para integrar seus colaboradores, gerando relações colaborativas, saudáveis e principalmente, livre de julgamentos.

Vamos contextualizar melhor.

Se você já esteve em um ambiente corporativo, deve entender o quanto as práticas do julgamento e pré-julgamento sugam as energias de todos os envolvidos, gerando uma cultura organizacional baseada no estresse, na tensão e na culpabilização do outro por problemas existentes na empresa.

Esse ambiente, que não é anormal, tampouco é saudável, e tende a gerar desunião entre os funcionários.

O mindfulness como contraponto

Com um cenário envolvendo muitos casos de colaboradores com problemas de saúde mental e com dificuldades para entregar resultados, surge a necessidade de criar um ambiente mais acolhedor e colaborativo dentro do espaço de trabalho.

O mindfulness surge como um aliado neste sentido. A técnica de meditação, que envolve atenção plena e foco no momento presente, sem julgamentos e exercitando o acolhimento, tem se mostrado uma arma eficiente para melhorar a saúde mental e gerar um ambiente de bem-estar para todos os funcionários.

As empresas perceberam que de nada adiantava pressionar continuamente seus colaboradores para gerar a produtividade esperada, se ela acabava tendo gastos consideráveis para reparar os enormes problemas de saúde mental e emocional envolvendo a sua equipe.

Assim, criar um ambiente que fosse um contraposto para esta atmosfera de tensão e pressão por resultados era necessário e as empresas encontraram no mindfulness a estratégia certa para isso.

Como o mindfulness pode ajudar no desempenho da sua equipe?

Agora que já conhecemos o conceito e vimos como esta ideia foi sendo introduzida dentro do ambiente trabalho, conheceremos os seus benefícios e como o mindfulness pode ajudar a sua equipe a produzir de forma mais eficiente.

  • Mindfulness melhora o ambiente de trabalho

Este é o primeiro benefício que o mindfulness gera para todos: a criação de um ambiente de trabalho mais saudável, menos tóxico, onde os colaboradores exercitam o acolhimento, o não julgamento, a tranquilidade e a colaboração como práticas coletivas.

Este cenário ajuda a mudar a cultura organizacional da empresa, criando um ambiente mais eficiente, tranquilo e de paz, onde todos conseguem trabalhar sem serem infernizados por colegas e gestores.

  • Aumenta a criatividade para solucionar problemas do dia a dia

Em um ambiente onde a prática do não julgamento é levada a sério, há uma liberdade e um incentivo cada vez maior para que todos possam falar sem medo, ajudando assim na construção de soluções criativas para os problemas que surgem no dia a dia da empresa.

Criar um ambiente intimidador, onde os colaboradores não se sentem confortáveis para falar é meio caminho andado para que a organização tenha mais problemas que soluções.

  • Melhora o estado de atenção

Incentivar o estado de atenção pleno tende a ajudar todos a terem e exercitarem o foco nas suas atividades diárias.

Ter uma equipe que consegue estar focada nos momentos necessários vai te proporcionar um ambiente muito mais eficiente, produtivo e livre de falhas, ambiente esse causado em sua maior parte por situações de falta de atenção.

O mindfulness suscita nas pessoas que exercitam esse estado a atenção plena e o foco nas coisas.

  • Melhora a satisfação e aumenta o engajamento

O tempo fez com que empresas e estudiosos entendessem que um ambiente com colaboradores motivados, satisfeitos e engajados tende a gerar muito mais produtividade, eficiência e acertos para a companhia.

No fim do dia o resultado vinha através de maiores lucros, menos custos e um ambiente de trabalho saudável, sem que os gestores precisassem exercitar a gestão de conflitos constantemente.

O mindfulness busca causar este impacto nas pessoas. Ele busca libertar seus sentimentos, criar sensações prazerosas, e integrar pessoas para que elas sejam parceiras, e colaborem entre si.

Quando o colaborador percebe que a empresa preza por este modelo de trabalho, a tendência é que ele se engaje, se motive e crie um sentimento maior de pertencimento, o que gera, para a empresa, maiores índices de produtividade.

  • Clima organizacional saudável

Companhias que prezam pelo bem-estar de seus colaboradores e que por isso cria experiências como o mindfulness acabam na frente quando o assunto é a criação de um clima organizacional positivo, saudável e produtivo.

É preciso entender, entretanto, que benefícios como este só acontecem quando a organização e seus gestores se preocupam genuinamente com o estado de saúde mental de seus colaboradores, e busca de fato criar ações para melhorar o ambiente, deixando-o mais harmonioso, tranquilo e colaborativo.

Os resultados surgem para todas as empresas que acreditam no poder que ações como o mindfulness possui sobre uma equipe de trabalho.

Conclusão

Ter um ambiente corporativo saudável, equilibrado, eficiente e produtivo é o sonho de dez entre dez gestores, não é verdade?

Para que este cenário seja colocado em prática é necessário criar muitas estratégias organizacionais, que envolvem aperfeiçoar cada vez mais a relação empresa x colaborador.

É neste momento que o mindfulness chega com uma proposta que gera bons resultados para todos os envolvidos, seja organização, gestores e colaboradores.

Porque nos tempos de hoje ter uma equipe saudável é sinônimo de sucesso.

E você, já teve alguma experiência de mindfulness na empresa? Nos conte!

Gostou do conteúdo? Continue conosco, temos muitos artigos sobre educação corporativa e soluções de aprendizagem.

Conhece a Coonect.se? Temos como missão conectar indivíduos e cooperativas com soluções de aprendizagem que transformam conhecimento em resultados significativos para negócios e carreiras.

Entre em contato e nos conheça melhor!

 


Newsletter

Assine nosso newsletter preenchendo os dados abaixo:

Mindfulness, traduzido como "atenção plena", é um estado mental de estar consciente e presente no momento atual, sem julgamento ou distrações, direcionando toda a atenção para o momento presente. Nesse texto, vamos mostrar como ele pode ajudar sua equipe.

20/03/2024

https://coonectse.com.br/files/blog/bannerdesktopcoonect_1026505909.png

https://coonectse.com.br/blog/educacao/como-o-mindfulness-pode-ajudar-no-desempenho-da-sua-equipe