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Treinamento comportamental: O que é? Quais Vantagens? Como aplicar?

O processo de treinamento nas empresas, fundamental para a criação de equipes de alta performance, vem passando por uma transformação ao longo das décadas, valorizando cada vez mais o comportamento e as soft skills, e não somente as habilidades técnicas. Qualificar o capital humano é um diferencial competitivo no mundo dos negócios e o treinamento comportamental é um dos pilares para que esta evolução seja alcançada.

Neste artigo vamos entender como o comportamento dos colaboradores ganhou tanta importância dentro das empresas, gerando uma corrida intensa por treinamentos e capacitações que tenham como foco o desenvolvimento de soft skills, tanto das lideranças, quanto dos funcionários.

Conheceremos também as vantagens estratégicas em adotar esse método, e por último, vamos dar dicas de como aplicar o treinamento focado na parte comportamental para o seu time de colaboradores. Vamos começar?

O que é um treinamento comportamental?


Os treinamentos corporativos sempre estiveram entre os pilares para a construção de equipes de trabalho eficientes. São nestes treinamentos e capacitações que os colaboradores recebem todas as informações e conhecimentos técnicos necessários para gerar os resultados desejados pela empresa. 

Entretanto, todos nós sabemos que dentro de um ambiente de trabalho existem pessoas com diferentes características e perfis, e que cada uma delas possui formas distintas de se comportar, de receber informações e de colocá-las em prática no dia a dia.

A partir deste cenário, o treinamento comportamental se baseia no perfil e nas características da equipe de trabalho de uma organização, para realizar capacitações voltadas a preencher lacunas percebidas e desenvolver as competências que se mostram mais adequadas.

Eles focam nas soft skills e nas habilidades comportamentais, que são fundamentais para que uma companhia consiga alinhar seus valores e sua cultura organizacional com toda a sua equipe de colaboradores.

Esse alinhamento, quando bem planejado e executado, gera um ambiente de trabalho saudável e produtivo, e proporciona a construção de equipes de alta performance, tão desejadas por empresas, independente de seu tamanho. 

Quais são os objetivos de um treinamento comportamental?


O principal objetivo de um treinamento comportamental é desenvolver e fortalecer algumas competências bem específicas, voltadas muito mais para a parte de soft skills do que habilidades técnicas.

Ao aplicar os treinamentos comportamentais, as empresas buscam disseminar para a sua equipe de trabalho a cultura organizacional existente, alinhando os seus valores aos dos colaboradores.

Outros objetivos são o de gerar um maior engajamento e motivação nos funcionários, elemento muito importante para a criação e consolidação de times de excelência, e também auxiliar na jornada de evolução comportamental de cada membro da equipe, proporcionando autoconhecimento e inteligência emocional, por exemplo.

Como o treinamento comportamental impacta no trabalho do líder?