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Treinamento comportamental: O que é? Quais Vantagens? Como aplicar?

O processo de treinamento nas empresas, fundamental para a criação de equipes de alta performance, vem passando por uma transformação ao longo das décadas, valorizando cada vez mais o comportamento e as soft skills, e não somente as habilidades técnicas. Qualificar o capital humano é um diferencial competitivo no mundo dos negócios e o treinamento comportamental é um dos pilares para que esta evolução seja alcançada.

Neste artigo vamos entender como o comportamento dos colaboradores ganhou tanta importância dentro das empresas, gerando uma corrida intensa por treinamentos e capacitações que tenham como foco o desenvolvimento de soft skills, tanto das lideranças, quanto dos funcionários.

Conheceremos também as vantagens estratégicas em adotar esse método, e por último, vamos dar dicas de como aplicar o treinamento focado na parte comportamental para o seu time de colaboradores. Vamos começar?

O que é um treinamento comportamental?


Os treinamentos corporativos sempre estiveram entre os pilares para a construção de equipes de trabalho eficientes. São nestes treinamentos e capacitações que os colaboradores recebem todas as informações e conhecimentos técnicos necessários para gerar os resultados desejados pela empresa. 

Entretanto, todos nós sabemos que dentro de um ambiente de trabalho existem pessoas com diferentes características e perfis, e que cada uma delas possui formas distintas de se comportar, de receber informações e de colocá-las em prática no dia a dia.

A partir deste cenário, o treinamento comportamental se baseia no perfil e nas características da equipe de trabalho de uma organização, para realizar capacitações voltadas a preencher lacunas percebidas e desenvolver as competências que se mostram mais adequadas.

Eles focam nas soft skills e nas habilidades comportamentais, que são fundamentais para que uma companhia consiga alinhar seus valores e sua cultura organizacional com toda a sua equipe de colaboradores.

Esse alinhamento, quando bem planejado e executado, gera um ambiente de trabalho saudável e produtivo, e proporciona a construção de equipes de alta performance, tão desejadas por empresas, independente de seu tamanho. 

Quais são os objetivos de um treinamento comportamental?


O principal objetivo de um treinamento comportamental é desenvolver e fortalecer algumas competências bem específicas, voltadas muito mais para a parte de soft skills do que habilidades técnicas.

Ao aplicar os treinamentos comportamentais, as empresas buscam disseminar para a sua equipe de trabalho a cultura organizacional existente, alinhando os seus valores aos dos colaboradores.

Outros objetivos são o de gerar um maior engajamento e motivação nos funcionários, elemento muito importante para a criação e consolidação de times de excelência, e também auxiliar na jornada de evolução comportamental de cada membro da equipe, proporcionando autoconhecimento e inteligência emocional, por exemplo.

Como o treinamento comportamental impacta no trabalho do líder?


Como líderes de equipe, os gestores precisam possuir uma série de habilidades e competências necessárias para motivar e engajar o seu grupo, além de gerar uma relação de confiança, uma comunicação eficiente e sem ruídos.

Desta forma, o treinamento comportamental tem uma importância estratégica para as lideranças, sobretudo por oferecer toda uma bagagem de conhecimento e de soft skills essenciais para que um gestor consiga tirar de seus colaboradores o máximo potencial de cada.

Mas não é só. Treinamentos que focam na parte comportamental ajudam os líderes a melhorarem a tomada de decisões e a gestão de conflitos, duas das situações que são responsáveis pelo sucesso ou pelo total fracasso de uma organização.  

Os tipos de treinamento comportamental


Os treinamentos comportamentais podem focar em diversas áreas ou situações específicas, e como já dissemos, tudo vai depender de uma análise sobre as características da equipe de trabalho e em quais lacunas as capacitações deverão trabalhar. 

Esses são alguns dos principais tipos de treinamentos comportamentais:

  • Focado no trabalho em equipe

Este tipo de treinamento tem como principal objetivo criar um sentimento colaborativo, onde cada pessoa perceba o quão importante é o trabalho em grupo e priorizar as conquistas coletivas em detrimento das individuais.

Ter funcionários que saibam lidar com as relações interpessoais e entendam que a cooperação mútua é o pilar para a construção de equipes de alta performance é uma das metas principais de um treinamento voltado para o trabalho em equipe.    

  • Formação e desenvolvimento de liderança

O líder é peça chave para a construção e consolidação de um bom projeto corporativo. É ele que movimenta toda a engrenagem e que inspira, incentiva e motiva a sua equipe de colaboradores para que eles se engajem e entreguem os resultados esperados pela organização.

Por isso é papel da empresa proporcionar para seus líderes todos os treinamentos comportamentais possíveis, para que eles estejam aptos a gerir de forma eficiente, empática e inteligente uma companhia, independente de seu porte.

  • Centrado em inteligência emocional

É consenso que nos dias de hoje ter inteligência emocional é diferencial competitivo para qualquer pessoa no mercado de trabalho. Saber agir e reagir de forma assertiva, empática e equilibrada, mesmo nas situações mais adversas é uma das qualidades mais desejadas por empresas no mercado.

O treinamento com foco em inteligência emocional busca preparar os colaboradores para os mais diversos desafios existentes no dia a dia de uma empresa, suportando pressão e vencendo o estresse que inevitavelmente pode vir com as situações negativas.

  • Especializado em gestão de conflitos

Ter um ambiente de trabalho saudável e livre de conflitos é um sonho para qualquer gestor, mas sabemos que nem sempre é possível evitar discussões ou conflitos interpessoais no dia a dia de um negócio, afinal, são muitas personalidades diferentes pensando juntas.

Nesses casos, tão importante quanto evitar conflito é saber geri-lo, para que possamos fazer uma limonada com os limões que nos foram entregues.

O treinamento focado em gestão de conflito ensina que podemos transformar o início de um conflito em uma oportunidade de evolução, de correção e que devemos sempre buscar o entendimento, mesmo que precisemos ceder em algumas de nossas ideias.

  • Com foco em proatividade

A proatividade é um elemento chave para a descoberta de um grande talento dentro da empresa. É indiscutível que o colaborador que conseguir demonstrar no dia a dia um comportamento proativo terá muito mais chances de crescer na carreira, e certamente irá entregar melhores resultados para a companhia.

O treinamento comportamental focado em proatividade ensina a importância de assumir determinadas ações dentro do ambiente de trabalho, e não se omitir, esperando somente alguma ordem para então fazer.

O proativo é aquele que antecipa, que se posiciona como um ator relevante e que busca gerar resultados para a empresa desde o momento em que pisa no ambiente de trabalho. 

Quais as vantagens em realizar o treinamento comportamental na empresa? 

Já deu para perceber algumas vantagens competitivas que empresas que realizam treinamentos comportamentais possuem, não é verdade? Mas, podemos enumerar:

  • Maior engajamento de todos

Um colaborador que passa por treinamentos e capacitações dentro da empresa acaba reconhecendo o trabalho desenvolvido por ela, valorizando seu potencial ou auxiliando para que ele cresça enquanto profissional e pessoa.

Esta relação de confiança gera uma maior motivação e engajamento de todos os envolvidos, porque cria laços de pertencimento fundamentais na relação empresa x colaborador.

  • Melhora do clima organizacional

Na esteira do engajamento, os treinamentos comportamentais geram nos colaboradores uma melhor percepção do ambiente de trabalho, tornando este clima organizacional saudável, produtivo e colaborativo.

Construir na sua equipe esse sentimento agradável de se sentir bem no local de trabalho é essencial para que o sucesso seja alcançado e, por isso, os treinamentos e capacitações com este foco são essenciais.

  • Trabalho em equipe fortalecido   

Ter uma equipe de trabalho eficiente, colaborativa e de alto rendimento é base para qualquer empresa bem sucedida. Dessa forma, realizar treinamentos comportamentais fornece esta vantagem competitiva para as organizações, porque fortalecem os laços existentes entre corporação e equipe de colaboradores.

  • Menores taxas de turnovers 

Da mesma maneira que os treinamentos comportamentais geram motivação e engajamento na equipe, também geram uma redução na taxa de turnover da empresa, que é o famoso “entra e sai” desenfreado de colaboradores dentro da organização, danoso para qualquer negócio, pois gera custos adicionais e desperdícios.

Como aplicar o treinamento comportamental?


Agora que conhecemos os principais elementos do treinamento comportamental, chegou o momento de colocar em prática toda a teoria apresentada. Para isso, basta seguir alguns passos importantes:

  • Tudo começa com análise de perfil da sua equipe 

Começar um bom projeto de treinamento comportamental demanda um mapeamento do perfil dos colaboradores da empresa. Isso acontece porque os treinamentos precisam ser coerentes com as características pessoais de sua equipe.

Desta forma, é preciso que você conheça seus funcionários para que entenda exatamente quais as lacunas que precisam ser preenchidas, quais as competências que precisam ser trabalhadas, e quais as habilidades que podem ser potencializadas.

  • Identifique as lacunas

Ao analisar o perfil de sua equipe, identifique os pontos que serão trabalhados, e os coloque em ordem de importância para as demandas específicas de seu negócio. Com esta identificação, o RH da empresa terá mais facilidade para elaborar um plano de ações voltado para treinamentos comportamentais.

  • Monte o plano de ações e os treinamentos

Aqui o projeto passa a virar realidade. Monte o plano de treinamentos, com os objetivos claros, com o investimento estimado para se fazer, com o formato das capacitações decididas (será presencial ou online), com um cronograma de execução, com os métodos de avaliação, dentre outras possibilidades.

Este plano deve ser feito em forma de documento para ficar nos registros da empresa.

  • Comece os treinamentos 

É o momento de colocar em prática tudo que foi pensado estrategicamente. Comece as capacitações, sempre com foco nas demandas decididas e nunca deixe de fazer um bom trabalho de avaliação interna, pois essas avaliações servem para aperfeiçoar os treinamentos, melhorando continuamente os resultados obtidos.

Conclusão

Este artigo teve como função ajudar a entender uma das principais estratégias corporativas de aperfeiçoamento de equipe, que são os treinamentos comportamentais.

Vimos o quão importantes são estas capacitações, e como elas interferem nos resultados entregues por cada colaborador, individualmente ou como parte de um corpo coletivo.

E você, já participou ou já esteve à frente de algum treinamento comportamental?


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Treinamento Comportamental

20/11/2023

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