Assinar Newsletter

O que é PNL? Por que você deve dominar essa ferramenta?

Entender o poder que a sua mente exerce sobre você e suas ações sempre foi uma qualidade diferenciada de grandes nomes, seja do mundo corporativo ou não. Para dominar este entendimento e melhorar a sua qualidade de vida, pessoal e profissional, uma das técnicas mais utilizadas é a da PNL, ou Programação Neurolinguística.  


Neste artigo vamos entender o que é  PNL, suas funções e benefícios, além de apresentar os motivos para que você domine esta ferramenta que busca auxiliar sobremaneira a sua vida profissional e pessoal.

O que é PNL?


A PNL, ou programação neurolinguística, é uma técnica criada para que a gente consiga entender como se dão os diversos processos da mente, para entender como as pessoas organizam seus pensamentos e como esta organização influencia nos resultados práticos de sua vida pessoal e profissional.


Ela se apresenta como uma ferramenta que possibilita aprender como funciona a mente, para que assim possamos utilizá-la para melhorar elementos de nossa vida, tanto no trabalho, quanto em outras perspectivas.


A PNL busca entender as características de personalidade bem como as atividades exercidas para construir uma relação mais eficiente entre os processos neurológicos, a linguagem utilizada e as atitudes tomadas.

Para que serve a PNL?


Uma das qualidades comportamentais mais desejadas no mundo hoje em dia é a que busca influenciar e persuadir outras pessoas, tanto no universo empresarial, com vendas, fechamentos de contratos e parcerias, quanto no mundo pessoal, com as negociações banais do dia a dia.


Um influenciador ganhou status de pessoa bem sucedida, e não somente nas redes sociais, mas no mundo dos negócios, essa característica é uma das mais estratégicas para que você consiga impor suas ideias e tenha resultados positivos em suas ações pessoais e profissionais.


E é exatamente por conta disso que a PNL, Programação Neurolinguística, vem ganhando bastante atenção entre pessoas, pois ela busca entender o cérebro humano, de tal forma que seu entendimento seja utilizado para controlar a linguagem utilizada, o comportamento apresentado e assim racionalizar a reação mais adequada para aquele estímulo externado.


O uso da PNL parte da pergunta: o que nos estimula a agir? O que nos motiva a tomar uma decisão, seja ela corriqueira, seja ela estratégica? Entender o que motiva essas ações, e, sobretudo, conseguir racionalizar de uma forma eficaz e produtiva essas ações e reações, fará de cada um de nós pessoas mais inteligentes emocionalmente e com chances maiores se sermos mais bem sucedidos na tomada de decisões.


A seguir veremos algumas utilidades para a PNL.

Resolução mais eficiente de conflitos

Entender o funcionamento da mente e como ela reage em situações de divergência de ideias e opiniões proporcionam a pessoa uma possibilidade muito maior para conseguir dar respostas mais eficientes e adequadas, viabilizando uma boa gestão de conflitos, gerando assim chances maiores de desfechos positivos. 

Tomar decisões

A tomada de decisões baseada num estudo mais racional da mente e de suas características comportamentais tende a te dar uma base muito mais sólida e rica para que você consiga tomar decisões mais estratégicas e adequadas nas mais diversas situações da vida, seja na sua relação pessoal e familiar, seja na relação profissional, ao fechar um contrato ou tomar uma decisão corporativa relevante.

Melhorar a comunicação

O uso da programação neurolinguística como forma de melhorar e otimizar a comunicação traz bons resultados ao aperfeiçoar ao máximo a forma como você entrega a sua mensagem para as pessoas. Ser bem entendido, com transparência, clareza e sem ruídos é uma arte que grandes líderes e gestores dominam no universo corporativo.  

Construir uma base sólida de inteligência emocional

É muito notório que inteligência emocional é uma das qualidades mais desejadas dentro do mercado de trabalho. Assim, a PNL proporciona que você entenda as motivações reais de suas ações e reações aos estímulos e assim busque melhorar, aperfeiçoar o modo como você responde a eles. 


Responder às situações da vida de uma maneira eficiente, racional e inteligente é meio caminho andado para que você consiga melhores resultados na sua vida.

Por que devo dominar a Programação Neurolinguística?


A programação neurolinguística busca entender suas ações e comportamentos e de forma pragmática ela consegue entregar respostas racionais e muito mais aptas a terem sucesso. Assim, o entendimento da PNL deve ser dominado por diversos motivos:


  • Autoconhecimento;

  • Autoconfiança;

  • Objetivos e metas mais eficientes;

  • Medos, fobias e traumas;

  • Aprendizado;

  • Interação Interpessoal.

Autoconhecimento

Uma das grandes características do PNL é proporcionar que você conheça o que ronda as suas ações e a partir de então conseguir aperfeiçoar as suas respostas para as mais diversas situações do mundo. E a chave para respostas mais bem sucedidas é a promoção do autoconhecimento. 


Se conhecer de uma forma mais completa e rica nos leva a tomar decisões mais próximas de nossas crenças, e ao mesmo tempo nos faz entender que essas decisões muitas vezes envolvem outras pessoas, sendo assim relevante pensar em como nossas ações afetam os outros;

Autoconfiança

Uma pessoa que tem domínio  de suas ações, e que possui autoconhecimento tende a ter muito mais confiança nas decisões tomadas, independente da escala de importância desta. Isto porque todas as decisões que você toma na vida é resultado de uma reflexão pragmática que busca o sucesso. E confiar na sua tomada de decisão é fundamental para que você seja vitorioso na vida;

Objetivos e metas mais eficientes

Muitas vezes erramos ao definir nossas metas e objetivos de vida. E errar no ponto de partida acaba gerando um efeito cascata, e acabamos assim errando em todas as outras etapas do processo. 


O uso da técnica de Programação neurolinguística nos ajuda a entender como construir metas e objetivos estratégicos podem nos ajudar a alcançá-los com mais facilidade. Metas pensadas de maneira pragmática tendem a ter mais chances de serem alcançadas que as criadas com base em emoções ou dados irreais.

Medos, fobias e traumas

A técnica de PNL tem sido bastante usada para conseguirmos responder de uma forma mais eficiente aos nossos medos, fobias e traumas. 

Entender como a mente funciona e qual o seu poder de cura em situações de grande emoção é fator primordial para que se consiga criar respostas que consigam curar dores, traumas, e te libertar de fobias. 


A programação neurolinguística consegue entregar uma base de conhecimento que possibilita à pessoa o uso para fins de melhora na resposta que damos aos nossos medos. 

Aprendizado

Um dos pontos chaves de nossas vidas diz respeito ao modo como recebemos informações e conhecimento e os processamos para que se transformem em uma base sólida de nossa bagagem de vida. Esse processo é o que chamamos de aprendizado e ele serve para que a gente cresça, amadureça e se desenvolva como pessoas e profissionais. Assim, otimizar o modo como aprendemos traz resultados muito melhores às nossas vidas, gerando reações muito mais eficazes às situações do mundo. 

Interação interpessoal

Uma das grandes qualidades exigidas dentro do mundo corporativo é o da interação interpessoal, ou seja, o modo como você interage e se comunica com os outros, sejam eles colegas de trabalho, chefes de setor ou possíveis clientes e parceiros.


O uso da PNL permite que você aperfeiçoe a maneira como você responde às ações, opiniões e ideias vindas de terceiros e crie uma bagagem de informações e crenças que te deixem mais seguro para interagir com os outros de forma clara, se fazendo entender, e sem deixar ruídos de comunicação.  

As técnicas de PNL

Dentro da PNL existem muitas técnicas que auxiliam no processo de entendimento da mente, e algumas destas são bem eficazes, dependendo de qual seja o objetivo do uso.

Ancoragem

A ancoragem dentro do universo da PNL significa algo como um condicionamento clássico na análise do comportamento, ou como se dá o processo de associação causada por um gatilho específico. 


Assim, quando ouvimos uma música, nos emocionamos por conta de uma situação que vivemos e que esta música nos faz lembrar. Essa associação de gatilho pode ser trabalhada de uma forma eficiente e saudável com o uso da PNL.

Respiração

Uma das técnicas mais fáceis de PNL é a de respiração para se manter focado ou calmo. Uma respiração controlada e conduzida de forma eficiente melhora quadros de ansiedade, angústia e medo.

Rapport

Rapport é a habilidade de compreender o comportamento de alguém para gerar uma relação de confiança maior entre você e esta pessoa. 

Linguagem hipnótica

Uma das técnicas de PNL mais usadas, a linguagem hipnótica te proporciona uma bagagem emocional muito maior e mais rica, criando assim uma facilidade no modo como você lida com os problemas apresentados, além de situações de estresse, medo e ansiedade.  

Conclusão

Entender os caminhos que a sua mente percorre até gerar uma ação ou reação é o primeiro e mais importante passo para que você construa dentro de si toda uma bagagem rica de respostas a estímulos da vida, que vai criar facilidades na sua vida tanto pessoal quanto profissional.


Saber lidar com emoções e agir de modo que elas não se sobreponham ao racional é muito importante para gerar respostas mais produtivas na sua vida.

E você, já pensou em como PNL pode te ajudar?


Leia outro conteúdos como este em nosso blog!


Newsletter

Assine nosso newsletter preenchendo os dados abaixo:

Neste artigo vamos entender o que é PNL, suas funções e benefícios, além de apresentar os motivos para que você domine esta ferramenta.

O que é PNL, o que significa pnl, neurolinguistica o que é, o que é programação neurolinguistica

24/05/2022

https://coonectse.com.br/files/blog/bannerdesktopcoonect_1400514842.png

https://coonectse.com.br/blog/educacao/o-que-e-pnl