Assinar Newsletter

Curva de Aprendizagem: Conceitos, Exemplos e Vantagens

Todos sabemos o quanto pode ser desafiador o caminho que nos leva ao aprendizado de novos conhecimentos. Haverá momentos em que você achará que não sabe nada sobre o assunto, ou que é muito difícil aprender aquela nova atividade. Neste contexto, se preparar é essencial e por isso conhecer a teoria da curva de aprendizagem pode ser um diferencial na sua vida ou no seu negócio.


Neste artigo vamos entender detalhadamente o conceito de curva de aprendizagem, conhecer as vantagens que a compreensão desta ideia proporciona para pessoas no processo de aprendizado e para empresas no planejamento de seus treinamentos e capacitações.


Vamos conhecer também exemplos de como a curva de aprendizagem pode ser utilizada e perceber a importância de seu uso no mundo corporativo.

A curva de aprendizagem


A teoria da curva de aprendizagem nasce dentro da psicologia para entender o processo de evolução do aprendizado de novos colaboradores dentro de uma empresa e também para entender como colaboradores veteranos absorvem novos conhecimentos vindos por conta uma nova função ou atividade exercida dentro da empresa.


Quem cria esse conceito é Hermann Ebbinghaus, em 1885, que busca entender e explicar o período de tempo que diferentes colaboradores de uma organização levam para criar o mesmo produto ou exercer as mesmas atividades.


A partir do estudo, algumas informações importantes foram geradas:

Prática leva a perfeição

Quanto mais um colaborador pratica uma nova atividade na empresa mais eficiente essa nova tarefa se apresenta. Isso acontece por conta de uma série de fatores, como a correção de erros, o aprendizado contínuo e a familiaridade com a atividade.

Mais informações retidas no início da curva e menos no fim

O colaborador que chega para o início de uma nova atividade na empresa vai se deparar com muitas informações e processos para aprender, o que pode gerar aquela sensação de que você não sabe nada sobre o assunto ou que o aprendizado desta atividade é mais difícil que o esperado. 


Ele precisa absorver mais conhecimento neste início da curva. 


Na medida em que o colaborador pratica a atividade, a quantidade de informações necessárias diminui e há uma menor retenção de conhecimento no final do processo. Isso acontece porque o processo se encontra próximo de seu auge, não existindo mais tanta margem para aprendizado.

Cada pessoa tem um tempo de aprendizado diferente

Outra observação percebida e que dificulta a padronização dos resultados fornecidos pela curva de aprendizagem é que as pessoas possuem diferentes perfis de aprendizado e é preciso levar em consideração em um processo de capacitação ou treinamento em uma empresa. 


Essa percepção serve também para professores entenderem os diferentes tempos de aprendizado de seus alunos.


Já numa empresa, enquanto há colaboradores que aprendem mais rápido uma nova atividade, outros demandam mais tempo. 


Há diferentes abordagens para cada grupo de pessoas e o profissional que tiver este entendimento tende a ter mais sucesso em seus processos de educação e capacitação.

Para que serve a curva de aprendizagem?


Pensando na teoria da curva de aprendizagem a partir do pensamento empresarial, podemos entender a sua utilidade dentro da dinâmica de uma organização da seguinte forma:


  • Capacitação de equipe

A curva de aprendizagem serve para empresas planejarem as suas capacitações e treinamentos, tendo uma prévia ideia de quanto tempo vai demandar os processos e como ele vai acontecer na prática. Serve também para entender o perfil de seus colaboradores e criar abordagens de treinamentos específicas.


  • Previsibilidade aos prazos de entregas

Um profissional que já passou pela curva de aprendizagem vai entregar resultados próximos do que a empresa idealiza, gerando uma previsibilidade muito maior com relação aos produtos e serviços gerados por estes colaboradores. Ou seja, a curva de aprendizagem serve para a empresa poder definir seus prazos de entrega de modo muito mais previsível.


  • Otimizar produtividade

A curva de aprendizagem serve para que empresas consigam otimizar sua produção, na medida em que seus colaboradores vão precisar cada vez de menos tempo para conseguir entregar os resultados desejáveis.  


Exemplos de como aplicar a curva de aprendizagem


Há duas formas diferentes de aplicarmos a curva de aprendizagem:

A forma qualitativa

Essa forma é a que vivenciamos no dia a dia ao observar o tempo e esforço que é necessário para que se consiga aprender um novo assunto ou conhecimento. 


Esse é um conceito que encontramos muito na educação.


Quando se apresenta um novo assunto, a tendência é que os alunos absorvam no início uma quantidade muito grande de informações, mesmo que às duras custas. 


Com o tempo a quantidade de novas informações diminui de tal forma que é bem comum acharmos que não estamos mais aprendendo nada. 


No entanto, o que acontece é que chegamos próximos ao fim da curva de aprendizagem e o conhecimento já foi assimilado por completo.

A forma quantitativa

A forma quantitativa se apresenta a partir de uma fórmula matemática que calcula a taxa de proficiência de um colaborador ou de uma equipe para realizar determinada tarefa ou atividade.


Como deu para perceber, é muito usada em empresas como trabalho de gestão organizacional. 


A curva de aprendizagem mostra que a tendência é que um colaborador tenha mais dificuldade no início de um processo de aprendizagem e na medida em que a atividade é reproduzida ela é aperfeiçoada, necessitando cada vez de menos tempo para finalizá-la. 


Assim, gestores podem utilizar as informações vindas da curva de aprendizagem para criar abordagens facilitadoras no processo de treinamento e otimizar o aprendizado de sua equipe.

As vantagens em utilizar a curva de aprendizagem na sua empresa


Podemos ver como vantagens desta teoria:


  • Previsão de produtividade 

Quando você possui uma equipe que já aperfeiçoou ao máximo o processo de produção você terá condições de prever o ritmo exato de entrega daquele produto ou serviço, gerando uma maior previsibilidade para a empresa nos processos de produção e de entrega.


  • Indicador de produtividade

Para além da previsão de produtividade, a curva de aprendizagem permite que gestores consigam mensurar a evolução de novos colaboradores comparados aos colaboradores veteranos. 


O tempo de entrega de um produto ou serviço feitos por novatos e por veteranos é utilizado como referência no processo de treinamento.


  • Identifica necessidades e demandas nos processos de capacitação

Uma das grandes vantagens da curva de aprendizagem é que ela possibilita que gestores percebam as necessidades que sua equipe possui nos treinamentos, com o tempo de aprendizado e de aperfeiçoamentos dos novos processos e atividades.


Assim é possível pensar em abordagens mais adequadas nos treinamentos, gerando maior produtividade e sucesso. 

Como calcular a curva de aprendizagem


Certamente você que já ouviu falar da curva de aprendizagem sabe que existe uma representação gráfica que permite visualizarmos todo o processo.


Essa representação pode ser feita a partir de uma fórmula desenvolvida para calcular a curva de aprendizagem e pode ser utilizada como uma boa ferramenta para que gestores façam previsão para desempenho futuro.


A representação gráfica parte de uma equação matemática que calcula o tempo que a pessoa precisa para adquirir um nível maior de conhecimento em determinado assunto ou tarefa.


A equação:

Y= C1.Xb


Onde:

  1. y = é o tempo médio ao longo da duração medida;

  2. a = representa o tempo para completar a tarefa pela primeira vez;

  3. X = representa a quantidade total de tentativas concluídas;

  4. b = representa a inclinação da função.



O resultado é uma curva que mostra o estágio de evolução do colaborador ou aluno no processo de aprendizado de um novo conhecimento ou atividade.

Conclusão

Vimos aqui que o conceito de curva de aprendizagem pode ser utilizado tanto nas escolas para entender o processo de aquisição de novos conhecimentos por alunos quanto nas empresas para entender o processo de capacitação dos colaboradores.


A teoria da curva de aprendizagem apresenta como uma de suas principais conclusões a ideia de que o aprendizado acontece de forma igual, mas em ritmos diferentes, dependendo da capacidade e perfil de cada colaborador ou aluno.


A curva de aprendizagem, se bem utilizada, pode ser uma produtiva ferramenta para professores, gestores de escolas e gestores de empresas, entenderem o processo de absorção de conhecimento por parte das pessoas.


Com este entendimento será possível criar abordagens e metodologias que facilitem e otimizem todo o processo de aprendizado de novos conhecimentos.


E você, já conhecia a teoria da curva de aprendizagem? Nos conte a sua experiência.


Leia outros conteúdos como este em nosso blog.


Newsletter

Assine nosso newsletter preenchendo os dados abaixo:

Neste artigo vamos entender detalhadamente o conceito de curva de aprendizagem, conhecer as vantagens que a compreensão desta ideia proporciona para pessoas no processo de aprendizado.

Curva de Aprendizagem

15/06/2023

https://coonectse.com.br/files/blog/bannerdesktopcoonect_1017552313.png

https://coonectse.com.br/blog/educacao/curva-de-aprendizagem