Estratégias avançadas de gamificação para capacitação em cooperativas
Podemos considerar o trabalho de capacitação um dos elementos mais estratégicos para o crescimento contínuo de uma cooperativa. Quanto mais motivador, eficiente e engajador as capacitações conseguirem ser, melhores serão os resultados conquistados, com maior eficácia e produtividade. Neste cenário, uma das práticas mais vantajosas para aperfeiçoar as habilidades técnicas, pessoais e emocionais da equipe é a gamificação.
No artigo de hoje vamos conhecer as vantagens de utilizar a gamificação como elemento de destaque dos processos de capacitação de equipe em cooperativas, independente de seu setor ou tamanho.
Conheceremos também as mais eficientes e avançadas estratégias de gamificação utilizadas atualmente no mercado, que poderão ser colocadas em prática dentro do planejamento de sua cooperativa, gerando uma abordagem de capacitação transformadora e muito mais benéfica.
A gamificação como estratégia para capacitar equipes em cooperativas
Quem faz parte de um projeto cooperativista sabe bem como a educação e a formação são conceitos cruciais para o desenvolvimento da organização, bem como para o crescimento pessoal de cada envolvido.
Ter um boa jornada de aprendizagem fortalece toda a equipe, deixando-a mais capacitada para se comunicar, produzir, corrigir rotas, aperfeiçoar processos e estabelecer uma relação saudável com a cooperativa.
Um bom programa de capacitação envolve a escolha correta de metodologias, de formatos e de ferramentas, além, claro, de conteúdos.
O objetivo precisa ser, em primeiro lugar, desenvolver as habilidades dos cooperados e colaboradores, mas logo em seguida é preciso pensar também na capacitação como elemento de motivação, engajamento e sentimento de pertencimento.
É neste contexto que a gamificação surge como uma prática moderna, leve, lúdica e criativa para estimular os envolvidos numa experiência única de aprendizado, que tende a gerar em todos uma capacidade muito maior para absorver novos conhecimentos e novas habilidades.
As vantagens da gamificação para uso em cooperativas
A gamificação, ao utilizar o formato dos games para produzir capacitações em grupo, acaba gerando logo de cara uma curiosidade muito maior do colaborador.
Usar sistemas de pontuação, missões, fases, conquistas e recompensas numa capacitação certamente produzirá efeito muito diferente dos programas mais tradicionais, focados somente em entregar informações.
Assim, a gamificação, se bem usada, tende a ser uma grande aliada de cooperativas no trabalho de capacitação de seu pessoal, gerando um ambiente de trabalho mais comunicativo, criativo, saudável e produtivo, melhorando o relacionamento entre eles e criando maior interesse de todos pelo dia a dia cooperativista.
Estratégias avançadas de gamificação para capacitação em cooperativas
Já sabemos o quão estratégico é possuir um modelo de capacitação que utilize práticas de gamificação, resta saber agora como escolher as ferramentas e colocá-las no programa da cooperativa.
Para preencher esta lacuna vamos conhecer algumas das melhores estratégias de gamificação que você poderá usar no projeto cooperativista.
Realidade virtual com o auxílio de IA
Essa possibilidade é uma das mais modernas e avançadas de educação corporativa, e tem poder de envolver completamente a equipe em uma experiência imersiva e cativante, além de oferecer análises avançadas e personalizadas para a organização.
Criar uma capacitação, que por exemplo, simule os trabalhos feitos no dia a dia, e faça os colaboradores vivenciarem novos conhecimentos através do uso de óculos de realidade virtual, garante uma experiência lúdica, única e muito eficiente de aprendizado.
Dependendo do setor que a cooperativa esteja inserida, este formato virtual ainda garante a segurança de aprender novas habilidades sem expor os envolvidos a possíveis riscos.
Já a tecnologia da IA consegue apresentar, analisar e personalizar os resultados de cada um, em tempo real, e com inúmeros detalhes que farão a diferença no processo de crescimento da equipe.
Minicursos para apresentar a dinâmica de trabalho aos novos membros da equipe
Outra técnica que vem sendo utilizada dentro do universo corporativo é o de apresentar toda a dinâmica de trabalho aos novos colaboradores através de um minicurso produzido com elementos de gamificação.
Uma cooperativa de crédito, por exemplo, pode simular todo o percurso que o colaborador irá percorrer para finalizar um atendimento de forma correta, eficiente e produtiva.
Essa prática pode envolver sistema de pontos, recompensas, além de criar níveis para estimular cada pessoa a querer absorver o conhecimento e avançar no processo de capacitação.
Programas de recompensas que sejam diversificados e plurais
É preciso que a cooperativa consiga planejar um programa de capacitação que fuja do sistema de recompensas mais tradicional, com pontos ou níveis, somente.
Desenvolver um modelo mais avançado inclui criar novas possibilidades para motivar e engajar os colaboradores, como, por exemplo, criar emblemas, tabelas de classificação e divulgação nas redes sociais.
A cada módulo de aprendizado que o colaborador finalizasse, ele ganharia selos, emblemas, artes personalizadas e tudo o mais que o perfil da equipe cooperativista permitir.
Usando a gamificação para gerar bem-estar na equipe
Uma das tendências em termos de capacitação de colaboradores é a de focar não somente na absorção de novas habilidades, mas também a de criar um ambiente de trabalho saudável, com ênfase em bem-estar e saúde, clínica e emocional.
Este tipo de estratégia mira na saúde, mas também acerta na produtividade e na motivação.
É possível criar uma dinâmica com base em gamificação com desafios diários que incentivem hábitos saudáveis, como descansar bem, meditar, não fumar, beber muita água, dentre outras possibilidades.
É possível também criar um sistema de recompensas para cada meta alcançada, criando assim uma corrente do bem-estar dentro da cooperativa, incentivando o maior bem cooperativista, que é o ser humano, a se cuidar melhor e a melhorar o seu estilo de vida.
Como a Coonect.se pode ajudar sua cooperativa a criar um programa eficiente, moderno e personalizado de capacitação?
Construir um programa de capacitações com base em ideias modernas, estratégias avançadas e práticas personalizadas é tarefa que demanda tempo, organização e disciplina.
Por isso, a escolha por parcerias que ajudem a cooperativa em todas as fases do processo é das mais indicadas e certeiras.
A Coonect.se tem como foco criar soluções de aprendizado que conectam cooperativas e pessoas com o desenvolvimento social e econômico.
Construindo abordagens personalizadas, de acordo com as demandas e os perfis de cada projeto cooperativista, conseguimos criar também conteúdos direcionados, que irão promover a melhor experiência de aprendizagem para todos os envolvidos.
Conclusão
No artigo de hoje conhecemos melhor uma prática que, quando bem realizada, entrega uma experiência de capacitação única, unindo ludicidade, criatividade, e ao mesmo tempo realizando seu grande objetivo, que é aperfeiçoar habilidades, adicionar conhecimentos e melhorar toda a estrutura de pessoas dentro de uma cooperativa.
E você, já pensou em construir uma jornada de aprendizagem usando estratégias de gamificação?
Posts Relacionados
Ver Categoria >Educação
Como integrar capacitações de soft skills nas cooperativas
No conteúdo de hoje vamos conhecer melhor as soft skills e entender como elas são estratégicas para potencializar ainda mais o sucesso de qualquer programa de capacitação cooperativista.
Educação
O que é lifelong learning? Qual sua importância? Conheça detalhes deste conceito
Neste artigo vamos entender o que é lifelong learning, qual a sua importância para profissionais e empresas, além de entender como você pode colocar em prática.
Educação
Como medir a eficácia dos programas de capacitação em cooperativas
No artigo de hoje vamos entender como as cooperativas podem medir a eficácia dos seus programas de capacitação, focando na apresentação de diferentes métodos de avaliação e de métricas.