Logotipo Coonect.se
Banner Treinamento de liderança: Gestores também precisam ser capacitados Banner Treinamento de liderança: Gestores também precisam ser capacitados
Educação
11/11/2021 Coonect.se

Treinamento de liderança: Gestores também precisam ser capacitados

Há no imaginário corporativo a ideia errônea de que a capacitação dos colaboradores em uma empresa consegue por si só resolver os problemas enfrentados por ela em termos de produtividade e gestão. Não adianta capacitar a equipe de funcionários e esquecer seus gestores e líderes. Assim, o treinamento de liderança se mostra não somente um complemento, mas, sobretudo, um processo essencial para o crescimento de seu empreendimento.


Neste artigo abordaremos a necessidade que as empresas possuem em capacitar os líderes, e apontar quais formas de capacitação o mercado exige, além de listar os benefícios de uma corporação que possui um projeto sólido de potencializar as habilidades de seus funcionários de alto escalão.


Duas abordagens sobre treinamento de liderança 


O treinamento de liderança envolve duas perspectivas similares, mas com as suas diferenças. Uma delas é a capacitação de seus líderes, com cursos, treinamentos e uso de ferramentas para tornar cada vez mais hábeis os cargos de liderança e gestão já preenchidos na empresa.


Outra abordagem envolve o treinamento de colaboradores com potencial para serem líderes. Nesse sentido a empresa está apostando e investindo para que ela consiga preencher seus futuros quadros de liderança com profissionais formados pela própria corporação, o que proporciona um grau maior de confiabilidade e preparo.


A educação corporativa fornece as bases para que os colaboradores tenham a capacidade necessária para adentrar no universo do treinamento de liderança, e se mostra essencial para que a empresa invista com a segurança de que terá um retorno em médio e longo prazo no preenchimento de seus principais cargos.


Do contrário, a empresa só terá a perder se investir tempo e dinheiro em uma equipe que ainda não está apta a receber treinamentos para formação de líderes. 


Assim, fica como resumo que:

Treinamento de liderança não é direcionado somente para formação de futuros líderes, mas também para atualização e contínua capacitação dos líderes já existentes.  


Comportamento de um líder  

É importante também para a empresa observar nos colaboradores alguns comportamentos típicos de líderes e assim direcionar as pessoas certas para a fase de treinamento. 

E quais seriam estas características que potencializam um futuro líder?


  • Habilidades técnicas evidentes

  • Ser engajado no ambiente de trabalho

  • Possuir conhecimentos gerais de mundo e específicos das funções exercidas

  • Ter participado das capacitações oferecidas

  • Ter consciência comportamental ajustado aos valores da empresa


O que o treinamento de liderança busca potencializar? 



Sabe aquela frase de efeito que escutamos sempre: ele é um líder nato!  Pois bem, não que eles não existam, mas o trabalho de liderança é conquistado através de muita capacitação, aquisição de conhecimento e experiência com práticas corporativas. 

Porém há características existentes nos colaboradores que os treinamentos de líderes buscam potencializar e aperfeiçoar. Dentre estas qualidades estão:


Ter a capacidade de ouvir 

Sim, um líder é aquele que sabe escutar a sua equipe e a partir daí planejar e projetar ações que serão benéficas para a empresa e para todos os seus comandados. O líder escuta, compreende e consegue direcionar ações individuais para grande parte de seus colaboradores, e assim obter um retorno muito maior em termos de produtividade.


Se comunicar claramente

Comunicação corporativa é uma habilidade típica dos líderes, que eles não podem falhar, pois falhas na comunicação facilmente levam ao ambiente de trabalho situações de desconforto e mal estar. Uma boa comunicação, por conseguinte, traz benefícios como clareza na mensagem enviada e a possibilidade de um ambiente de trabalho mais saudável e de bem estar.

Se comunicar bem é ter total conhecimento sobre as palavras proferidas. Assim, o bom líder não é somente aquele que se comunica bem, mas sim aquele que possui conhecimentos sobre a empresa que poucas pessoas daquele universo possuem.


Ter uma boa relação com a equipe 

Outra característica de liderança, a relação que o líder mantém com a sua equipe vai mostrar o quão empático ele pode ser com seus colaboradores. Um líder não precisa sair para festas com a sua equipe para ser admirado e respeitado. O que ele precisa é conhecer as peculiaridades de sua equipe para intervir quando perceber algum problema interpessoal que esteja atrapalhando a dinâmica de produção. 


Saber delegar tarefas 

Ao imaginarmos aquele líder de tempos atrás, a primeira imagem que nos veem é a de um profissional que centraliza todas as decisões e que toma todas as tarefas importantes como suas. Pois o mundo evoluiu e o mundo corporativo já clamava por novas atitudes de liderança. Assim, o líder que as empresas buscam atualmente devem saber delegar tarefas e confiar em sua equipe. 


Um bom líder é aquele que consegue enxergar em seus colaboradores futuros líderes e por conta disto já exercitar esta capacidade de fazê-los exercer ações mais estratégicas e importantes para o crescimento da empresa.


Ter um comportamento exemplar 

Não adianta muito você escutar palavras bonitas e motivacionais de seus líderes, se na prática o comportamento deles contraria as palavras saídas de suas bocas. Um bom líder é aquele que equilibra e harmoniza as palavras e as ações. Seu comportamento é digno de respeito e de admiração. Sua equipe o segue por vontade própria, sabendo que só tem a crescer ouvindo um profissional que fala como um líder e também se comporta com tal.


Benefícios do treinamento de liderança 



São inúmeros os benefícios que uma empresa terá ao investir em treinamento de liderança. Dentre os benefícios, destacamos:


Aumento de produtividade: A capacitação de sua equipe de colaboradores já conduz a empresa para uma melhor gestão de produção, com otimização de tempo e de produtividade. Quando a capacitação inclui os gestores e lideranças, a tendência é que essa produtividade seja ainda mais aperfeiçoada, com técnicas ainda mais sofisticadas para melhorias do trabalho.


Capacidade maior em gestão de risco: Quanto mais capacitada for a liderança exercida em sua empresa, menores serão as chances de uma ação de risco de fato ser mal sucedida. O treinamento de líderes consegue não somente potencializar as habilidades de gestão, como também agregar conhecimento e competências mais abrangentes que tornam as decisões tomadas por seus líderes e gestores mais confiáveis e com menos riscos. 


Aguçamento da inteligência emocional: Uma das principais qualidades de líderes e gestores é a capacidade de tomar decisões sérias e de alto risco com inteligência emocional compatível com o cargo. Um bom líder é aquele que utiliza suas emoções para benefício da empresa e de sua equipe. Ter equilíbrio emocional significa nunca se desesperar, mesmo em situações limites, pois ele sabe que é a grande referência numa corporação, e que seu exemplo normalmente é seguido por seus colaboradores. Assim, a inteligência emocional, que é aprimorada no treinamento de líderes, é um dos maiores benefícios deste processo.


Retenção de talentos: Se a sua empresa tem como líder um profissional exemplo que todos desejam ser um dia, soa mais que natural que seus colaboradores desejam continuar e crescer neste ambiente e contexto. Um bom líder consegue reter os principais talentos de uma empresa, primeiro pelo seu exemplo, que será motivo de admiração, e segundo por suas abordagens mais humanas, com feedbacks produtivos e ações de recompensa para colaboradores acima da média. E desta forma a sua empresa consegue reter os principais talentos, gerando mais produtividade e ganho de mercado.


Como promover o treinamento de liderança em sua empresa 



A capacitação de gestores e futuros gestores dentro de uma empresa acontece após alguns passos serem dados, e dentre eles estão os seguintes:

  • Planejar o treinamento – Deve-se fazer um levantamento das necessidades do treinamento e listar as competências que deverão ser abordadas no processo, além de observar as áreas estratégicas da empresa que passarão pelas ações de capacitação.

  • Desenvolver um plano de carreira estratégico para líderes e futuros líderes – É um erro achar que líderes não podem crescer tanto na empresa. Por conta disto, se torna necessário se pensar em planos estratégicos de carreira para líderes e gestores, que consigam mantê-los sempre engajados e com metas profissionais a cumprir.

  • Avaliar os formatos de treinamentos de liderança possíveis – A partir dessas informações iniciais a empresa deverá pensar em como realizar o treinamento de liderança, se será através de workshops, de especializações, de ensino a distância, ou se buscará outros formatos de capacitação.


Conclusão 

Investir em treinamento de liderança não é fácil, e requer muita visão de futuro para a sua empresa. Para os que buscam se diferenciar em um mercado cada vez mais competitivo, capacitar líderes e futuros líderes é uma das melhores soluções para se chegar ao topo. E caso já esteja lá, é o melhor investimento para manter-se nele.


Conteúdos Relacionados

Educação corporativa: Quais são os ganhos para o seu negócio? Como integrar o aprendizado ao desenvolvimento de competências essenciais?

Educação

Educação corporativa: Quais são os ganhos para o seu negócio? Como integrar o aprendizado ao desenvolvimento de competências essenciais?

A educação corporativa possui um papel extremamente relevante para as organizações, sendo responsável pela transformação do conhecimento em competências. Confira o conteúdo completo e entenda os impactos da educação corporativa em sua empresa.
Ler Post
Treinamento on-line: Como adaptar sua empresa para essa modalidade

Educação

Treinamento on-line: Como adaptar sua empresa para essa modalidade

O treinamento on-line é uma tendência mundial que foi acelerada por conta da Pandemia.Confira neste conteúdo como preparar sua empresa para essa modalidade.
Ler Post
O que é in company? Vejas as vantagens e formatos para sua empresa

Educação

O que é in company? Vejas as vantagens e formatos para sua empresa

Veja o que é in company e quais suas vantagens para uma organização. Neste artigo você aprenderá os tipos e formatos dessa modalidade de treinamento.
Ler Post
Formação de Líderes: Qual a importância para o negócio?

Educação

Formação de Líderes: Qual a importância para o negócio?

Bons líderes transformam pessoas. Confira na prática como a formação de líderes pode impactar positivamente seus colaboradores e sua organização.
Ler Post
Treinamento personalizado: Veja a importância e benefícios para sua empresa

Educação

Treinamento personalizado: Veja a importância e benefícios para sua empresa

Treinamento personalizado faz parte do processo da educação corporativa desenvolvida para atender de forma pontual um objetivo da organização.
Ler Post
Educação corporativa: O que é, qual objetivo, quais vantagens?

Educação

Educação corporativa: O que é, qual objetivo, quais vantagens?

A educação corporativa ou educação empresarial, é um investimento que acarreta em resultados maravilhosos para todos, sobretudo para a empresa. Acesse o conteúdo completo!
Ler Post
Ensino híbrido e metodologias ativas: Uma nova forma de aprender

Educação

Ensino híbrido e metodologias ativas: Uma nova forma de aprender

Neste artigo veremos como o ensino híbrido e metodologias ativas ganharam forças entre educadores, sobretudo no mundo pandêmico. Veremos seu significado, benefícios e como implementar esta ideia no dia a dia.
Ler Post
O que é outplacement? Como aplicar? Quais seus benefícios?

Educação

O que é outplacement? Como aplicar? Quais seus benefícios?

Neste artigo iremos conhecer tudo sobre o processo de recolocação no mercado, o que é outplacement, como aplicar e quais seus benefícios.
Ler Post
Ícone Whatsapp