Desenvolvendo programas de mentoria eficazes em cooperativas
Compartilhar ideias e transferir conhecimento são conceitos muito importantes para o desenvolvimento de um projeto cooperativista. Não há outra forma para crescer senão construindo programas estratégicos e eficientes para capacitação e formação de lideranças. Tendo os princípios do cooperativismo como referências, e buscando excelência em gestão, os programas de mentoria são armas muito eficazes para aperfeiçoar a cultura organizacional e otimizar todos os processos dentro de uma cooperativa.
No conteúdo de hoje vamos conhecer a importância que um programa de mentoria tende a exercer sob um projeto cooperativista, auxiliando na capacitação de cooperados, na promoção de lideranças e no aperfeiçoamento de toda a estrutura que move este modelo de negócio.
Conheceremos também modelos de programas de mentoria que podem ser adequados às necessidades de seu projeto, e ser um elemento crucial para o desenvolvimento de toda a estrutura de trabalho da sua cooperativa.
Uma boa leitura.
A importância da mentoria
O conceito de mentoria, quando foi alocado no universo corporativo, abrangia a possibilidade de profissionais mais experientes e com mais expertise sobre a cultura organizacional de uma organização prepararem outros para exercerem estas funções, dentro de um sistema de transferência de conhecimento.
O programa, que normalmente é dividido em etapas, e que demanda preparação, planejamento estratégico e muita organização, é um dos pilares para a capacitação de colaboradores e para o desenvolvimento de novas lideranças empresariais.
Numa cooperativa, que levanta bandeiras diversas, mas que busca prioritariamente equilibrar uma equação que envolve viabilidade econômica, desenvolvimento corporativo e respeito aos valores e princípios cooperativistas, a mentoria chega com a função crucial de fazer o conhecimento se alastrar, promovendo uma de suas grandes virtudes, que é o compartilhamento de conhecimento.