Desenvolvendo programas de mentoria eficazes em cooperativas
Compartilhar ideias e transferir conhecimento são conceitos muito importantes para o desenvolvimento de um projeto cooperativista. Não há outra forma para crescer senão construindo programas estratégicos e eficientes para capacitação e formação de lideranças. Tendo os princípios do cooperativismo como referências, e buscando excelência em gestão, os programas de mentoria são armas muito eficazes para aperfeiçoar a cultura organizacional e otimizar todos os processos dentro de uma cooperativa.
No conteúdo de hoje vamos conhecer a importância que um programa de mentoria tende a exercer sob um projeto cooperativista, auxiliando na capacitação de cooperados, na promoção de lideranças e no aperfeiçoamento de toda a estrutura que move este modelo de negócio.
Conheceremos também modelos de programas de mentoria que podem ser adequados às necessidades de seu projeto, e ser um elemento crucial para o desenvolvimento de toda a estrutura de trabalho da sua cooperativa.
Uma boa leitura.
A importância da mentoria
O conceito de mentoria, quando foi alocado no universo corporativo, abrangia a possibilidade de profissionais mais experientes e com mais expertise sobre a cultura organizacional de uma organização prepararem outros para exercerem estas funções, dentro de um sistema de transferência de conhecimento.
O programa, que normalmente é dividido em etapas, e que demanda preparação, planejamento estratégico e muita organização, é um dos pilares para a capacitação de colaboradores e para o desenvolvimento de novas lideranças empresariais.
Numa cooperativa, que levanta bandeiras diversas, mas que busca prioritariamente equilibrar uma equação que envolve viabilidade econômica, desenvolvimento corporativo e respeito aos valores e princípios cooperativistas, a mentoria chega com a função crucial de fazer o conhecimento se alastrar, promovendo uma de suas grandes virtudes, que é o compartilhamento de conhecimento.
Como implementar um programa de mentoria numa cooperativa
O pontapé inicial para qualquer novo projeto ou programa ser implantado em uma cooperativa é dado com o acúmulo de informações e análise do que elas indicam.
Isso quer dizer que o passo inicial para a elaboração de um programa de mentoria se dá ao conhecer às necessidades da cooperativa, para que isso resulte em objetivos claros para o programa de mentoria.
O objetivo central será a promoção de novas lideranças? Será a promoção de uma cultura organizacional? Será a promoção de um ambiente de trabalho produtivo?
Avaliação de desempenho é peça importante
O passo seguinte envolve uma avaliação de como anda o desempenho da cooperativa em termos de gestão e de cultura organizacional.
Criar um programa de mentoria demanda o conhecimento da atual situação da cooperativa, e de seus cooperados, colaboradores e demais atores.
Esta avaliação vai possibilitar a criação de métricas mais realistas e de adequações do programa.
Criando um sistema de suporte
Desenvolver um programa de mentoria numa cooperativa não envolve somente escolher os mentores e os mentorados, e prepará-los para a jornada de compartilhamento de conhecimentos.
Envolve também a criação de uma equipe de suporte, que terá condições de aplicar o programa no dia a dia, organizar todos os processos, e principalmente, de avaliar os resultados.
Escolhendo o modelo do programa de mentoria
Outro passo significativo é decidir o formato para o programa de mentoria, que deve ser pensado de acordo com as necessidades de cada cooperativa.
· Mentoria em grupo
Na mentoria em grupo é possível juntar cooperados ou pessoas com um perfil similar e desenvolver um trabalho em conjunto, com a troca de experiências, e discussões acerca dos desafios encontrados no dia a dia de trabalho na cooperativa.
É possível compartilhar conhecimento e transferir expertise para a formação de grupos de cooperados, capacitando-os com os conhecimentos técnicos, mas sobretudo, com toda a bagagem de princípios e valores que dá vida ao cooperativismo.
· Mentoria formal
A cooperativa que optar por este modelo vai desenvolver programas de mentoria individuais, onde será estabelecido os mentores e os mentorados, de acordo com os critérios definidos anteriormente.
Este formato possibilita um trabalho mais aguçado e detalhado de promoção de novas lideranças, com a transferência de conhecimentos e de experiências que serão estratégicas para que a gestão cooperativista continue sendo eficiente com o trabalho de desenvolver um projeto econômico, mas equilibrando com as demandas sociais.
· Mentoria remota
Este formato de mentoria ganhou espaço durante a pandemia de COVID, mas já indicava uma tendência para o futuro.
É um modelo de mentoria que permite uma maior flexibilidade entre os participantes, e principalmente, é possível incluir diversas ferramentas tecnológicas do processo de mentoria, criando experiências mais completas de gestão.
Este é um modelo que funciona em cooperativas que implementaram de alguma forma o sistema de home office na sua cultura organizacional e que por isso, vê com naturalidade um modelo de mentoria virtual.
Vantagens de um programa de mentoria para cooperativas
A grande vantagem em implantar um programa de mentoria em um projeto cooperativista é a possibilidade de auto alimentar uma cultura organizacional, um modelo de gestão e uma estrutura de trabalho de forma contínua, valorizando as virtudes de uma cooperativa, e aperfeiçoando todos os elementos específicos que a torna um projeto econômico bem sucedido.
Um programa de mentoria garante que a cultura cooperativista, de valorização dos cooperados, de gestão democrática, de formação e educação, seja reproduzida de forma contínua, sendo equilibrada com estratégias de mercado e uma gestão competitiva, que garanta o crescimento econômico dela.
Conhece a Coonect.se?
Se você busca criar modelos de capacitação eficientes para a sua cooperativa, com ações estratégicas focadas em educação e formação, e que promova o crescimento sustentável, então nos procure.
Construímos soluções de aprendizado que conectam cooperativas e pessoas com o desenvolvimento social e econômico.
Produzimos e desenvolvemos conteúdos significativos, que promovem melhor experiência de aprendizagem corporativa.
Gostou do conteúdo? Compartilhe!
Posts Relacionados
Ver Categoria >
Educação
Implementando a aprendizagem baseada em projetos nas cooperativas
No conteúdo de hoje vamos discutir a importância e os benefícios da aprendizagem baseada em projetos (ABP) no contexto das cooperativas.

Educação
Plataformas digitais Educacionais: O que são? Quais benefícios?
Uma dessas mudanças veio com o uso de plataformas digitais educacionais, que deram um novo sentido ao termo ambiente de estudo. Confira o conteúdo completo.

Educação
Educação corporativa: Quais são os ganhos para o seu negócio? Como integrar o aprendizado ao...
A educação corporativa possui um papel extremamente relevante para as organizações, sendo responsável pela transformação do conhecimento em competências. Confira o conteúdo completo e entenda os impactos da...