Desenvolvimento das competências: Como Aplicar em sua cooperativa
Acompanhar as mudanças diárias do mundo e do mercado de trabalho é tarefa das mais árduas para gestores Brasil afora. Construir uma base sólida para o crescimento de uma cooperativa passa por muitos fatores e um dos principais é o desenvolvimento das competências, pilar de uma boa gestão de recursos humanos no ambiente de trabalho.
Gerir e desenvolver competências tem uma função primordial para o sucesso de seu negócio e por isso este artigo vai te ensinar tudo sobre o conceito por trás da palavra desenvolvimento de competências. Além disso, veremos como aplicar na prática essa ideia em sua cooperativa.
Fique conosco pois você verá detalhes sobre como desenvolver e trabalhar a gestão de competências na sua cooperativa .
Desenvolvimento das competências
Competência é o conjunto de habilidades, conhecimentos e atitudes que um profissional deve possuir para desempenhar determinada atividade ou função no ambiente corporativo. Sendo assim, qualquer cooperativa que busque a excelência entende que desenvolver competências é mais que satisfatório, é fundamental para que um negócio prospere e gere bons resultados.
Mapeamento de competências é o primeiro passo
No processo de seleção e recrutamento, uma cooperativa tende a realizar o mapeamento de competências, que é analisar suas demandas corporativas e a partir de então buscar perfis que se alinhem com estas ideias e exigências.
Esse processo, se bem feito, já consegue entregar bons resultados, com profissionais comprometidos com a função e capazes de realizar aquelas atividades pré-determinadas.
Porém, não adianta somente esperar pelos profissionais perfeitos para os cargos, é necessário que gestores consigam construir ações sistemáticas para desenvolver as competências de seu quadro de colaboradores.
Podemos então definir desenvolvimento de competências como o processo de análise, acompanhamento e estímulo das competências (habilidades, conhecimentos e atitudes) de cada profissional. Esse recurso se junta ao já citado mapeamento de competências e adiciona ações como, por exemplo, treinamentos e capacitações.
Assim, transformar bons colaboradores nos melhores, criando uma equipe de alto nível, acaba sendo o principal objetivo do desenvolvimento de competências organizacionais.
A importância do desenvolvimento de competências
Não é muito difícil entender a importância que um bom trabalho de desenvolvimento das competências gera em uma cooperativa. Para alcançar os melhores resultados possíveis, além de condições estruturais, logísticas, e de investimentos financeiros, uma cooperativa deve aperfeiçoar ao máximo as habilidades de seus colaboradores, pois o maior bem que uma corporação pode possuir é um quadro de profissionais altamente qualificados.
Assim, o investimento em desenvolvimentos de habilidades para o seu quadro de colaboradores proporciona um aprimoramento dos processos estruturais, processos logísticos, e aumenta a produtividade, gerando os resultados esperados por qualquer líder.
Os benefícios do desenvolvimento de competências
São muitos os benefícios que o desenvolvimento de competências oferece:
O desenvolvimento das competências acaba traduzindo em comportamentos desejados, todo o objetivo e a visão estratégica de uma cooperativa. Ela consegue passar para seus colaboradores uma série de características necessárias para que um profissional exerça de forma produtiva e completa um cargo na organização.
O desenvolvimento de competências aperfeiçoa ainda mais o processo de seleção e recrutamento de uma cooperativa , proporcionando níveis de excelência para o seu quadro de colabores;
Ele proporciona também um plano de carreira para os colaboradores, que através de treinamentos, capacitações e especializações, adquirem conhecimentos e habilidades necessárias para crescer na cooperativa;
Consegue identificar lacunas em termos de habilidades e competências no momento presente e assim conseguir corrigir para que se tenham melhores resultados em seleções futuras;
Ajuda a construir a identidade da cooperativa promovendo a sua cultura para todos os colaboradores.
Quais as competências que devem ser desenvolvidas
Parte essencial do processo de desenvolvimento de competências, a escolha das habilidades que deverão ser trabalhadas no seu grupo de colaboradores tem papel fundamental para que todo o processo seja bem sucedido.
As principais competências a serem desenvolvidas são:
Visão estratégica
Um dos comportamentos mais desejados pelo mercado hoje em dia, a visão estratégica é um comportamento que consegue diferenciar profissionais normais dos talentos que toda cooperativa quer reter e promover dentro de seu ambiente de trabalho. Desenvolver esta perspectiva profissional requer bastante treinamento, porém os resultados são os melhores possíveis;
Equilíbrio emocional
Um dos grandes males do mundo atual, o desequilíbrio emocional tem levado constantemente pessoas a perderem seus empregos e cooperativas a desperdiçarem seus recursos em processos contínuos de entradas e saídas de colabores, gerando altos índices de turnover. Apostar em capacitação e treinamento que tem como objetivo aperfeiçoar este comportamento nos seus colaboradores tende a proporcionar bons resultados com profissionais equilibrados emocionalmente, que conseguem agir de modo racional em momentos de pressão e estresse.
Automotivação
Por melhor e mais capaz que seja o colaborador, se ele não tiver a capacidade de se automotivar, a tendência é que ele não agregue muito à cooperativa em momentos diversos. Investir em treinamentos que capacitem, mas que também análise esta área do comportamento humano é essencial para que uma cooperativa consiga quadros de funcionários de alto nível.
Como Aplicar o desenvolvimento das competências em sua cooperativa?
Para uma cooperativa trabalhar o desenvolvimento de competências, é necessário que se atente a alguns passos muito importantes.
Identificação das competências necessárias
O pontapé inicial sempre é dado com muito estudo e pesquisa. Assim a cooperativa consegue mapear todas as deficiências em termos de competências de seu quadro de colaboradores e a partir de então construir um planejamento que busque preencher todas as lacunas encontradas.
Conhecer as características atuais de seus colaboradores
Outro trabalho básico no processo é entender detalhadamente o perfil de seus colaboradores. Analisar as características comportamentais, pessoais e profissionais de sua equipe é tarefa necessária para planejar os melhores treinamentos e ações possíveis.
Planejamento de ações
Neste momento começa a colocar no papel todos os detalhes dos processos de desenvolvimento das competências. Quais competências serão desenvolvidas? Por quem? Para quem? De que forma? Perceba que são muitas questões que precisam ser respondidas para que a partir de então se coloque em prática todos os pontos apresentados no planejamento.
Desenvolva programas diversos
Com toda a parte de análise já produzida a cooperativa deve então colocar em prática o desenvolvimento de competências através de programas de ações. Alguns destes programas são:
Integração
Esse programa de treinamentos serve para novos colaboradores se integrarem ao ambiente de trabalho e a nova equipe. Gera resultados positivos por facilitar e acelerar o processo de adaptação de um novo profissional no ambiente de trabalho. Neste caso, possuir um ambiente corporativo saudável é mais que necessário, é essencial;
Aperfeiçoamento
Programa voltado para os colaboradores da cooperativa que precisam se aprimorar ainda mais, se aperfeiçoar, capacitar e especializar. É um investimento em capital humano fundamental para que a cooperativa cresça e aumente a produtividade;
Formação
Programa voltado para novos colaboradores que ainda não possuem as habilidades necessárias para desenvolver aquela função específica. É um investimento que precisa ser feito com muito planejamento para que a cooperativa não gaste à toa seu tempo e dinheiro em colaboradores que naquele momento ainda não possuem o perfil mais adequado aquele cargo;
Desenvolvimento
Este programa é direcionado para colaboradores que estão aptos a mudar de cargo ou de setor dentro de uma cooperativa. Os treinamentos e capacitações visam basicamente preparar o funcionário para que a sua promoção seja realizada da melhor forma possível.
Executar o plano de ações
Momento crucial dentro do desenvolvimento de competências, nesta fase que gestores e setor de RH colocam em prática ações de desenvolvimento de habilidades, através de ações como treinamentos, capacitações, dentre outras possibilidades. Nesta fase o gestor também já tem elementos para observar resultados, se eles foram satisfatórios ou não, redirecionar as ações estratégicas ou potencializar o que está dando certo.
Analisar todos os resultados obtidos
Parte final de qualquer programa ou ação estratégica, a análise dos resultados tem grande importância por mostrar para os gestores se todo o planejamento e execução de fato valeram à pena. Claro que a resposta não é tão simples, e o que vale aqui é redirecionar rotas caso haja necessidade de modificar algo que não deu muito certo ou potencializar os caminhos, caso eles tenham gerado resultados satisfatórios para a cooperativa e para os colaboradores.
Conclusão
Desenvolver competências é uma das fórmulas mágicas para a excelência na gestão de uma cooperativa . Investir em capital humano sempre foi a resposta para o crescimento e sucesso de qualquer negócio.
E você, já pensou no assunto?
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