Assinar Newsletter

Learning Analytics: O que é? Quais são os Benefícios?

Um dos setores que mais evoluíram com o avanço da tecnologia foi o da educação. Novas metodologias de ensino e aprendizagem surgiram nas últimas décadas e ferramentas inovadoras de auxilio a professores e alunos foram criadas. Uma destas ferramentas, a Learning Analytics, é uma poderosa arma que instituições de ensino usam para aperfeiçoar seus métodos pedagógicos e melhorar todo o processo educacional.

Neste artigo vamos conhecer o significado do termo Learning Analytics, qual a sua definição e a sua importância para o setor educacional. Vamos conhecer também todos os benefícios que essa abordagem a partir do uso de dados pode gerar para escolas, professores e alunos.

O que é Learning Analytics


Podemos entender Learning Analytics, ou Análise de aprendizagem, como sendo o uso de dados de aprendizagem na educação.

Isso acontece a partir da medição, da coleta e da análise de dados para entender o desempenho de alunos e de turmas numa instituição, e depois planejar ações estratégicas a partir das necessidades e demandas encontradas.

Através do Learning Analytics que professores e educadores podem analisar de forma mais personalizada a jornada de aprendizado de cada aluno, e assim poder direcionar de forma aperfeiçoada abordagens pedagógicas específicas.

Ela começou sendo utilizada no EAD (ensino a distância), mas hoje é usada por diversas instituições de ensino, seja no EAD, no ensino híbrido ou na escola tradicional, com aulas presenciais.

As análises desses dados usados no Learning Analytics acontecem através de Big Data, que é um conjunto de técnicas capazes de analisar enormes quantidades de dados, gerando resultados que podem ser interpretados e utilizados das mais diferentes maneiras.       

Para que serve o Learning Analytics


O Learning Analytics serve para alimentar de dados uma instituição de ensino, que pode utilizar essas informações para direcionar ações pedagógicas, reforçar práticas, personalizar atividades e individualizar a jornada de aprendizado de cada um dos seus alunos.

O Learning Analytics serve para que as Instituições de ensino tenham melhores condições no processo de tomada de decisões estratégicas, que pode ser tanto de medidas coletivas, visando aperfeiçoar práticas pedagógicas, quanto de medidas personalizadas, que visam melhorar a jornada do aluno na instituição.

O Learning Analytics fornece uma série de dados que tendem a se transformar em conhecimento para as escolas e professores, que podem consequentemente usar para elaborar políticas pedagógicas mais gerais, e também para individualizar a jornada pedagógica de seus alunos.

Como o Learning Analytics funciona


Já falamos aqui que o funcionamento do Learning Analytics depende do uso de Big Data, que já conceituamos de forma mais geral.

São tecnologias e técnicas que permitem coletar e analisar grandes quantidades de dados, transformando dados em informações que podem ser utilizadas de modo estratégico por uma escola, uma universidade, faculdade ou outra instituição de ensino.

E como são coletados todos esses dados?

Cada vez que um aluno assiste uma videoaulas, realiza um simulado online ou responder questionários ou exercícios, seus dados são coletados, gerando informações que poderão ser acessadas por professores ou qualquer pessoa responsável por esta área.

Quanto mais o estudante interage com essas ferramentas disponíveis, mais o sistema detecta seu perfil, seus pontos fortes, seus pontos fracos, a sua velocidade de aprendizado, os seus maiores interesses, dentre outras métricas.

Podemos imaginar que com o tempo esse sistema vai criar um banco de dados gigante sobre todos os alunos de uma instituição, e esses dados podem ser analisados para entender todo o processo pedagógico desenvolvido pela escola, faculdade, etc.

Para melhorar, as próprias ferramentas conseguem entender e analisar os dados e assim sugerem novos conteúdos baseados no perfil daquele aluno, gerando melhores possibilidades de evolução pedagógica.  

Quais os benefícios do Learning Analytics


São muitos os benefícios que o sistema de Learning Analytics proporciona para professores, alunos e instituições. Podemos citar:

Aluno como protagonista de sua jornada de aprendizado

As metodologias ativas de ensino trouxeram uma nova perspectiva de ensino e aprendizagem, onde o estudante deixava de ser um elemento passivo para ser protagonista de sua jornada de aprendizado. 

Com o Learning Analytics o aluno, ao conhecer seus pontos fracos e fortes a partir dos dados fornecidos vai poder investir seu tempo e esforço para corrigir falhas, preencher lacunas e aperfeiçoar as habilidades.

O aluno também vai poder entender quais são as atividades e metodologias que ele mais se identifica e produz os melhores resultados em termos de aquisição de conhecimento. 

A jornada de aprendizado passa a ser construída pelo estudante e pelo professor, em um trabalho de parceria, e utilizando todas as informações vindas do Learning Analytics.

Mapeamento da evolução da aprendizagem

Um dos grandes benefícios que o Learning Analytics proporciona para educadores é a possibilidade de se mapear toda a evolução da aprendizagem do estudante, permitindo que o professor compreenda de uma forma mais clara e rica toda a jornada de aprendizado do aluno.

Com o mapeamento feito, é possível criar relatórios completos de desempenho de cada um dos estudantes, com seus pontos fracos, fortes, pontos de melhora e pontos de correção. 

Otimização do tempo dos educadores

Sem a utilização do Learning Analytics, professores precisariam de muito tempo para acompanhar a evolução de seus alunos no dia a dia escolar, e mais tempo ainda para analisar e propor mudanças na jornada de aprendizado daquele estudante.

Assim, o uso de Learning Analytics otimiza o tempo de trabalho dos educadores, fazendo-os gastar seu tempo diretamente na parte prática, com novas ações pedagógicas, e abordagens educacionais específicas.

Identificação de lacunas e dificuldades individuais

Todos os dados oferecidos pelo Learning Analytics podem servir para educadores perceberem lacunas existentes, tanto em análises individuais de alunos quanto de turmas e abordagens mais gerais realizadas pela equipe docente.

É muito importante numa instituição de ensino que professores e equipe pedagógica consiga acompanhar individualmente a vida escolar do aluno, e antecipar problemas que muitas vezes o estudante não tem coragem de avisar e procurar ajuda.

Assim, ao utilizar o Learning Analytics, educadores têm a oportunidade não somente de detectar dificuldades individuais como também brechas e lacunas no próprio projeto pedagógico.

Planos de aula mais estratégicos 

Com um vasto número de dados e informações, educadores podem planejar todo o projeto de aulas de forma muito mais estratégica, já antecipando problemas e compreendendo as necessidades de cada turma ou grupo específico de estudantes.

Construir planos de aulas mais sólidos e com menos chances de erros proporciona a equipe pedagógica de uma instituição muito mais tempo para se dedicar ao que interessa de fato, que é passar bons conteúdos para os alunos e oferecer um ensino de alta qualidade.  

Instituição ganha visibilidade e respeito

Quando uma escola, faculdade ou qualquer outro tipo de instituição de ensino utiliza de forma eficiente o Learning Analytics ela consegue construir um projeto pedagógico eficiente que vai obter resultados em métricas essenciais para uma escola, que é ter alunos bem sucedidos em exames como ENEM, vestibulares e avaliações das mais diversas no Brasil.

E um projeto bem sucedido transforma uma escola em referência, com muitos ganhos de todas as partes para esta instituição. 

Garante feedback para cada aluno

Um dos grandes benefícios do Learning Analytics é a possibilidade da equipe pedagógica oferecer feedbacks aos alunos de modo constante e individual. Esse tipo de ação estratégica garante que o estudante tenha muito mais condições de corrigir seus pontos fracos, melhorar o que precisa melhorar e aperfeiçoar ainda mais seus pontos fortes.

Enquanto que no ensino tradicional há alguns poucos momentos no ano escolar para que este tipo de feedback seja colhido e dado, com o uso de Learning Analytics isso pode se tornar uma atividade constante e sempre com uma quantidade muito grande e detalhada de dados e informações de cada aluno.  

Permite a personalização do ensino

E por fim, um dos benefícios mais efetivos que o uso de Learning Analytics oferece é a possibilidade que a instituição tem de personalizar todo o seu projeto de ensino. 

Essa é uma tendência pedagógica e uma das estratégias mais eficientes para se construir um projeto educacional mais rico e produtivo.

O uso de informações detalhadas sobre todos os processos pedagógicos vai permitir que a instituição consiga elaborar todas as etapas de um projeto pedagógico bem definido, com o aluno no centro da jornada de aprendizagem e com professores cientes de todos os desafios que a instituição terá.  

Conclusão

Um dos fatores mais importantes para que uma empresa, seja na área de educação ou não, consiga crescer, é se utilizando de todas as informações possíveis sobre o seu funcionamento e projeto.

O Learning Analytics proporciona esta experiência para a instituição, ao fornecer dados relevantes com potencial de transformação constante do projeto pedagógico, e principalmente, com potencial de transformar a vida de cada aluno para melhor.

E isso toda instituição de ensino deseja.  


Esperamos que tenha gostado deste conteúdo. Acesse nosso blog para mais artigos como este.

Newsletter

Assine nosso newsletter preenchendo os dados abaixo:

Neste artigo vamos conhecer o significado do termo Learning Analytics, qual a sua definição e a sua importância para o setor educacional.

Learning Analytics

13/02/2023

https://coonectse.com.br/files/blog/bannerdesktopcoonect_0937202842.png

https://coonectse.com.br/blog/educacao/learning-analytics