Assinar Newsletter

Trilha de Aprendizagem: O que é? Quais Benefícios? Como Aplicar?

Quem trabalha com educação corporativa sabe que esta é uma das áreas que mais precisou evoluir com o passar dos tempos. Novas técnicas de treinamentos e abordagens para as capacitações, além de novos métodos de ensino foram surgindo ano após ano. Atualmente uma das grandes tendências é a Trilha de Aprendizagem.


As Trilhas de Aprendizagem têm ajudado empresas a desenvolver em seus colaboradores competências técnicas e comportamentais adequadas às suas necessidades e às novas demandas organizacionais.


Neste artigo vamos entender melhor o significado deste recurso corporativo utilizado por empresas no processo de treinamentos e capacitações. 


Iremos aprender também a identificar os benefícios que esta metodologia oferece para gestores, tanto de empresas quanto de instituições de ensino, e conheceremos as possibilidades de aplicação prática.


O que é uma Trilha de Aprendizagem?


Podemos definir a trilha de aprendizagem como uma metodologia de ensino que vem sendo cada vez mais utilizada no mundo corporativo. 


Ela é uma sequência de atividades e conhecimentos passados para os colaboradores e definidos pela equipe de gestão que tem como objetivo final a proficiência em alguma função, atividade ou trabalho específico na organização.


A trilha de aprendizagem tem como um de seus objetivos criar uma cultura do aprendizado contínuo dentro da empresa e aperfeiçoar os processos desenvolvidos dentro do ambiente de trabalho, otimizando produção, diminuindo custos e melhorando as entregas.


A trilha de aprendizagem busca também oferecer mais autonomia para o colaborador no processo de capacitação, já que o gestor entrega um planejamento de atividades e ações, mas o colaborador é quem decide a ordem e o tempo para a absorção destes conhecimentos.


As trilhas de aprendizagem, apesar de ganharem muito espaço no mundo corporativo, são ferramentas também utilizadas por instituições de ensino para promover a educação otimizada, sobretudo em sistema de EAD ou no modelo híbrido de ensino.


Quais são os benefícios proporcionados pela trilha de aprendizagem?


Como todo método de ensino, a trilha de aprendizagem oferece novas possibilidades para professores e gestores aperfeiçoarem as abordagens até então utilizadas e desenvolver formas mais otimizadas de aprendizado para seus alunos e colaboradores.


Podemos entender como vantagens desta metodologia:

Autonomia

Já falamos aqui que uma das grandes características da trilha de aprendizagem é a possibilidade de oferecer mais autonomia para os colaboradores no processo de capacitação ou treinamento. 


Elas podem ser inseridas no grupo de metodologias ativas de ensino, já que promovem a ideia de que o colaborador ou aluno é o grande protagonista do processo de aprendizado. 


Isso acontece por conta do sistema de multirecursos utilizado por gestores e professores, onde ferramentas como podcasts, videoaulas, games, artigos, ebooks, dentre outros, são utilizados para promover o conhecimento.


Com uma sequência de atividades diversificada, o colaborador ou aluno tem condições de adequar cada recurso ao seu perfil comportamental, proporcionando uma melhor gestão da capacitação e absorvendo de forma aperfeiçoada os conhecimentos necessários.


Capacitação personalizada    

Alguns dos grandes avanços na área da educação corporativa aconteceram a partir da percepção de que cada colaborador possui um perfil diferente, necessidades diferentes e histórias diferentes. 


Não levar isso em consideração quando for pensar em um plano de capacitação é um dos grandes erros que gestores podem cometer.


As trilhas de aprendizagem são benéficas por conta de sua abertura para a capacitação individualizada, levando em conta as diferenças existentes entre cada um dos colaboradores.


O colaborador tem a possibilidade de adequar as atividades ao seu perfil de personalidade, garantindo muito mais chances de sucesso.

Estimula o engajamento dos colaboradores

Como toda boa metodologia ativa de ensino, as trilhas de aprendizagem acabam gerando como resultado um maior engajamento dos colaboradores, e alunos. 


Isso acontece porque atividades que incentivam a autonomia proporcionam ao colaborador esse sentimento de protagonismo, motivando-o cada vez mais a crescer naquela empresa.


Profissionais ativos e protagonistas acabam se engajando muito mais nos processos da empresa, gerando melhores entregas e resultados aperfeiçoados.

Aumenta a motivação

Colaboradores tendem a se motivar mais quando percebem que a sua organização pensa as capacitações de forma estratégica e essencial para o crescimento da empresa e dos funcionários.


Gestores sabem que equipe motivada é fundamento básico para o sucesso da empresa e para o aperfeiçoamento contínuo dos processos internos.


Colaboradores sabem que a motivação tem mão dupla, e é preciso que a empresa entregue ações positivas para que os colaboradores se motivem. 


O método de trilha de aprendizagem proporciona esse sentimento de motivação por dar autonomia ao colaborador, transformando-o no grande protagonista do processo de capacitação.

Diminuição do turnover

Empresas de todos os tamanhos sofrem com taxas acima da média de turnover


Cada vez que um colaborador é desligado da empresa ela perde, tanto financeiramente, com pagamentos diversos, quanto estrategicamente, pois está entregando para o mercado um colaborador capacitado por ela.


Muitas vezes uma taxa alta de turnover significa falhas na contratação, e erros cometidos durante a capacitação, além de colaboradores insatisfeitos com as condições de trabalho.


Desta forma, uma empresa que promove as trilhas de aprendizagem dentro de um planejamento estratégico de desenvolvimento de capacidades consegue índices menores de turnovers, já que a tendência é que tanto equipe quanto empresa estejam constantemente satisfeitas com as entregas e com os resultados.


Retenção de talentos

Um bom trabalho de capacitação, utilizando trilhas de aprendizagem no processo, acaba gerando nos colaboradores de alto rendimento um sentimento de pertencimento e de valorização profissional o que aumenta a retenção de talentos.


Este sentimento ajuda a afastar a possibilidade da empresa perder seus melhores profissionais para a concorrência.

Maior flexibilidade

Uma das grandes vantagens que o método de trilha de aprendizagem proporciona é a maior flexibilidade para que os colaboradores e alunos adquiram o conhecimento necessário.


Com recursos multimídia como podcasts, vídeos, ebooks, aulas online, games, dentre outros recursos, o colaborador tem muito mais condições de adequar os estudos a sua agenda profissional e pessoal, gerando assim uma otimização do aprendizado.


Em tempos atuais a empresa que não oferecer possibilidades mais flexíveis de treinamentos e capacitações para os seus colaboradores tende a perder mercado e piorar a produtividade.

Os tipos de trilhas de aprendizagem


As trilhas de aprendizagem podem ser de dois tipos:

As lineares

Uma trilha de aprendizagem linear é aquela em que o aprendizado acontece através de uma sequência lógica, onde o aprendizado de algo depende do que foi aprendido anteriormente.


Isso acontece quando há uma lógica bem definida por trás do objeto de ensino e aprendizado. Nesse caso o colaborador vai finalizar a sua trilha de aprendizagem ao completar todos os passos sequencialmente.


As agrupadas

No modelo agrupado o gestor disponibiliza diversos recursos e atividades e o colaborador decide por onde começar e quais recursos pretende usar na ordem que achar mais conveniente para ele.


Nesse sentido, o gestor exige que o colaborador absorva determinado conhecimento a partir daquelas atividades, mas é o colaborador quem vai definir a ordem de estudo.


Um assunto ou uma atividade que possua diversas ramificações são adequadas para essa modalidade de trilha de aprendizagem, pois não importa a sequência de estudos, mas sim a absorção do conhecimento vindo deles.

Como aplicar a trilha de aprendizagem 


Nesse estágio do artigo você já sabe o que significa trilha de aprendizagem, já conheceu as vantagens e até observou que existem dois modelos diferentes de trilhas.


Agora chegou o momento de pensar nesta metodologia de ensino e praticar em seu negócio.

Conheça o perfil de sua equipe

Uma trilha de aprendizagem existe para capacitar e aperfeiçoar continuamente a sua equipe de trabalho, seus colaboradores e melhorar as entregas e resultados da empresa. 


Assim, é fundamental conhecer seus colaboradores, o perfil de cada um deles e entender quais são as abordagens mais adequadas, às atividades que podem facilitar os processos de capacitação, e principalmente, entender até onde a empresa pode ir.


Assim, busque conhecer todos os colaboradores de seu negócio, os novos e os veteranos, conhecer as qualidades, habilidade e competências deles.

Identifique as necessidades de capacitação e treinamentos

O segundo estágio tem como foco conhecer os pontos de melhora que há na empresa.


Para isso é importante ter todos os dados da empresa, todos os números, positivos e negativos, e entender onde a empresa está falhando, se é na produção, nas entregas, no atendimento, no pós-venda, etc. 


Entender os pontos de melhora é fundamental para que haja uma otimização dos processos de capacitação.

Produza os conteúdos em diversos formatos

Essa é a parte mais importante da trilha de aprendizagem, pois é o momento em que o conceito passa a fazer sentido. 


Crie os conteúdos, respeitando a finalidade da capacitação, respeitando o perfil de sua equipe, e diversificando os formatos, para proporcionar mais opções de estudo para seus colaboradores.


Pense em vídeos, ebooks, podcasts, gamificação, animações, e diversos outros formatos.

Monitore os resultados

Outra fase importante de uma capacitação baseada na ideia de trilha de aprendizagem é a de monitorar os resultados. 


Esse é o momento em que o gestor observa a evolução de seus colaboradores, corrige erros de rota, aperfeiçoa o que está dando certo e oferece feedbacks para todos os colaboradores.


Conclusão

Vimos aqui como os processos de capacitação e de educação corporativa precisaram evoluir com o passar do tempo.


Uma empresa moderna precisa entender o perfil de seus colaboradores e pensar em abordagens avançadas e inteligentes para treinar e capacitar seus profissionais.


A trilha de aprendizagem é uma tendência neste sentido e permite que colaboradores possuam mais autonomia no processo de aprendizado de conhecimentos.


E você, já viu algum conteúdo sobre trilha de aprendizagem? 


Leia outros conteúdos como este em nosso blog.


Newsletter

Assine nosso newsletter preenchendo os dados abaixo:

Neste artigo vamos entender melhor o significado deste recurso corporativo utilizado por empresas no processo de treinamentos e capacitações.

Trilha de Aprendizagem

15/06/2023

https://coonectse.com.br/files/blog/bannerdesktopcoonect_0955429959.png

https://coonectse.com.br/blog/educacao/trilha-de-aprendizagem