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Comunicação interpessoal: O que é, Benefícios, Como aplicar na empresa?

A comunicação sempre teve na história uma importância ímpar, e muito da nossa evolução pode ser explicada por meio das mudanças na forma das pessoas interagirem entre si. Assim, a comunicação interpessoal se mostra relevante desde o início da história, e hoje ela tão somente mantém esses status de elemento chave para as relações sociais. 


Com o passar do tempo, a comunicação entre pessoas foi ganhando nuances, e novas abordagens, chegando assim na comunicação interpessoal corporativa, àquela exercitada diariamente no ambiente de trabalho, e que possui uma importância gigante para o sucesso ou não de uma empresa. 


Neste artigo vamos entender o conceito de comunicação interpessoal, a importância dela no ambiente de trabalho e como fazer para incentivar a sua equipe a exercitar da melhor maneira possível essa poderosa ferramenta de convívio social.


Comunicação interpessoal 


Comunicação interpessoal pode ser entendida, de uma forma bem simples, como a troca de informações entre duas ou mais pessoas, seja ela feita através de palavras, seja ela feita através de sinais. É uma das bases da nossa sociedade e tem enorme importância para a nossa evolução, enquanto espécie, e enquanto indivíduos.


A comunicação interpessoal consiste no domínio da fala, da escrita, dos sinais, bem como no domínio da escuta, da leitura, e da capacidade de observar e entender os sinais. É preciso que quem fale, ou escreva se faça entender, e para isso quem escuta ou lê precisa entender. 


Essa é a base para se compreender o conceito, mas entre o conceito e a prática, muitas outras variáveis são percebidas. E aqui veremos o quanto essas variáveis influenciam no ambiente de trabalho, no ambiente corporativo, e como ela reflete no desenvolvimento da empresa e de seus colaboradores.


Comunicação interpessoal no ambiente de trabalho 


Numa empresa o trabalho em equipe é essencial para o seu crescimento, e por conta disso já no processo de recrutamento os gestores responsáveis devem analisar com atenção as características que os candidatos externam na conversa. 


Ter uma equipe que não se comunica, ou que se comunica mal, gera consequências ruins, diminuição da produtividade, que resulta em menores receitas, que por fim acarreta em uma empresa fadada ao fracasso. Por isso investir numa equipe que exercite a boa comunicação é entender que seu negócio depende de uma equipe de colaboradores em sintonia com uma comunicação perfeita e sem ruídos.


Benefícios da comunicação interpessoal na empresa



Uma equipe que se comunica bem e que não gera ruídos ou falhas tende a proporcionar para a empresa uma série de benefícios:


  • Diminuição de conflitos – Muitas discussões no ambiente de trabalho e muitos conflitos entre colaboradores são iniciados normalmente por falhas de comunicação. Ter uma equipe que sabe se comunicar, e que sabe expressar com clareza as suas ideias, e que, além disso, consegue entender as mensagens passadas pelos interlocutores, é ter uma equipe de sucesso, que proporciona um ambiente de trabalho muito mais pacífico;

  • Aumento de produtividade – Ruídos de comunicação geram discussões, conflitos, brigas, que resultam automaticamente na diminuição da produtividade e no tóxico ambiente de trabalho, que também acarreta em problemas econômicos para a empresa. Assim, resolver todos estes problemas resulta numa maior dinâmica produtiva.

  • Conhecimento expandido – Uma empresa que incentiva um ambiente de comunicação interpessoal rico e saudável gera produção e troca de conhecimento entre os colaboradores. Não há nada mais rico que troca de conhecimentos no ambiente de trabalho. Ter colaboradores que a cada dia ganham conhecimentos diversos gera um ambiente mais rico e plural para a empresa.

  •   Cultura do feedback – A base do feedback corporativo é a comunicação perfeita, sem ruídos e com clareza. Ter uma equipe de colaboradores que exercitam a comunicação interpessoal propicia que a cultura do feedback seja desenvolvida da maneira mais saudável e produtiva possíveis na empresa.


Comunicação interpessoal eficiente 



Oferecer um ambiente de trabalho que proporcione aos colaboradores uma efetiva comunicação interpessoal é desafio para as empresas e deve ser colocado como elemento central para o projeto de crescimento de seu negócio.

Algumas ações devem ser trabalhadas e para isso as dicas a seguir são muito importantes:

  • Identificar problemas – A busca por soluções só é válida se soubermos exatamente quais os problemas que temos. Assim, enquanto gestor é trabalho analisar e entender todas as falhas existentes na comunicação interpessoal exercitada pelos colaboradores no ambiente de trabalho. Procure observar as intervenções orais de todos os seus colaboradores, identificando possíveis falhas e discursos sem clareza. 

  • Eliminar ambiguidades – Evitar falas e comunicações ambíguas é tarefa das mais importantes para uma empresa. Numa reunião, quanto mais claro você for menos suscetível a falhas de comunicação você estará. Incentive e colabore para que sua equipe entenda a necessidade de ser bem entendida em suas intervenções orais.

  • Feedbacks produtivos e saudáveis – Valorize e incentive a cultura do feedback em sua empresa, pois além de contribuir para uma melhor comunicação interpessoal, ela ajuda na evolução de colaboradores e equipe. Oferecer espaço para que seus profissionais ofereçam opiniões sobre o trabalho deles e o de seus colegas é uma ótima estratégia para criar um ambiente saudável, produtivo e livre de vícios.

  • Tolerância - Incentivar a cultura da tolerância é uma das grandes armas contra os vícios que uma má comunicação interpessoal proporciona. Entender e criticar podem ser verbos amigos, caso sejam usados de forma saudável e humana. Um ambiente de trabalho deve ser o mais humano possível, pois assim pessoas diferentes vão poder conviver de forma pacífica e produtiva pelo bem da empresa.

  • Empatia – Se colocar no lugar do outro é um dos objetivos mais nobres que uma empresa deve incentivar no seu quadro de colaboradores. Desenvolver um ambiente de empatia cria uma série de ações que diminuem os efeitos de uma má comunicação interpessoal, e que por consequência ajuda a eliminar essas falhas com o passar do tempo.

  • Incentive diálogos saudáveis – Numa comunicação entre duas ou mais pessoas há sempre momentos em que o receptor, quem escuta, busca interromper quem está falando, gerando um incômodo que se não for trabalhado resulta em um ambiente negativo de trabalho. Assim, não reproduz esta lógica nas reuniões de equipe e sempre espere que alguém termine sua fala para aí sim dialogar. O respeito pela fala alheia é das ações mais desejáveis em qualquer ambiente de convivência.


Estimulando a comunicação interpessoal nas empresas 



Existem outras formas para uma empresa estimular e colaborar para uma boa comunicação interpessoal no ambiente de trabalho.

  • Treinamentos em equipe - Realizar regularmente treinamentos em equipe acaba estimulando a comunicação interpessoal entre seus colaboradores. Cada evento desse tipo é uma nova oportunidade para colocar em prática todas as ideias já postas aqui para melhorar o ambiente de comunicação, e eliminar ruídos que só atrapalham. 

  • Eventos internos – Além de treinamentos, a empresa também pode estimular a interação entre funcionários através de eventos internos, como seminários, workshops, comemorações, dentre outros. Criar um ambiente onde os funcionários sejam estimulados a se comunicarem tende a criar uma comunicação interpessoal mais efetiva e eficiente.

  • Invista em jogos – Uma das formas mais atraentes e divertidas de estreitar laços entre a equipe e melhorar a comunicação entre eles é através de jogos, ou a chamada gamificação, que são tarefas, ou atividades, colaborativas, que reproduzem a dinâmica dos jogos.

  • Capacitação – Outro investimento que vale a pena é o de promoção de capacitação em comunicação interpessoal. Produza - ou contrate uma empresa que tenha know how – cursos e treinamentos de capacitação para desenvolver a comunicação interpessoal entre os colaboradores de sua equipe. Muitas vezes um problema de natureza psicológica acaba afetando a comunicação entre seus funcionários, atrapalhando toda uma dinâmica da empresa.

  • Reuniões frequentes – Promova reuniões regulares entre os membros de sua equipe, e incentive que nessas reuniões todos tenham voz, e que exercitem a arte de argumentar. Ter uma equipe com voz, que saiba se posicionar, só fará bem para a empresa, para o ambiente de trabalho, e para os colaboradores.


Conclusão

Entender o poder que uma boa comunicação interpessoal exerce no ambiente de trabalho é dever de todo gestor antenado com a realidade. Promover um ambiente de trabalho que assegure e incentive essa comunicação efetiva e sem ruídos entre seus colaboradores é o ponto de partida para o sucesso de qualquer empresa.


E você, incentiva a comunicação interpessoal no seu negócio?


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A comunicação interpessoal se mostra relevante desde o início da história, e hoje ela mantém o status de elemento chave para as relações sociais.

Comunicação interpessoal, relacionamento interpessoal, relações interpessoais

14/12/2021

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