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Treinamentos corporativos: como mensurar os resultados

Mesmo que uma empresa possua um bom trabalho de seleção e recrutamento de colaboradores, por vezes será necessário que ela ofereça treinamentos corporativos aos seus funcionários, e isso acontece por conta das novidades que o mercado impõe dia após dia, além da evolução natural e contínua no mundo dos negócios.


Situações como esta expõem essa necessidade de capacitação corporativa para seus colaboradores. Contudo, o treinamento deverá vir seguido de uma boa avaliação de seus resultados imediatos e em médio prazo. 


Saber mensurar as consequências dos treinamentos empresariais se mostra tão importante quanto realizar os mesmos.

Neste artigo iremos apresentar o conceito de treinamento corporativo, com dicas e sugestões de como fomentar essa ideia dentro de seu negócio, além de mostrar como mensurar os resultados obtidos, para que uma visão mais detalhada dos benefícios seja observada.


O que é treinamento corporativo? 


Treinar é desenvolver competências. No mundo dos negócios, podemos usar a palavra treinamento para capacitar pessoas, oferecendo conhecimento estratégico e técnicas de otimização de trabalho. Assim, o treinamento corporativo tem como função básica a melhora da rotina e da dinâmica de trabalho dentro de uma empresa.


Otimizar tempo, oferecer novas técnicas de produtividade, além de proporcionar conhecimento capaz de melhorar a capacidade dos colaboradores em executar determinadas tarefas são características essenciais de um bom treinamento oferecido para funcionários de uma empresa.


Os treinamentos podem ser feitos de modo presencial, mais tradicional, mas também podem ser oferecidos treinamentos on-line, à distância, tornando o processo mais flexível, e gerando os mesmos resultados.


Benefícios do treinamento de colaboradores em uma empresa


Treinar e aprimorar as habilidades de uma equipe, ou de profissionais individualmente, trazem muitos benefícios para o ambiente de uma empresa, seja no campo de gestão, com considerável melhora de produtividade, seja no campo interpessoal, com colaboradores mais engajados e satisfeitos com as suas funções desenvolvidas.


Podemos listar alguns benefícios percebidos imediatamente:

  • Aumento de produtividade – Uma equipe capacitada é uma equipe mais engajada, que produz melhor. Esta linha de raciocínio cabe perfeitamente aos resultados obtidos por uma empresa com os treinamentos corporativos oferecidos aos seus colaboradores. Um colaborador que está sempre em processo de atualização e evolução tende a entregar melhor seu trabalho e assim a produtividade dentro do ambiente de trabalho é melhorada;

  •  Aumento nas vendas – Uma das áreas comportadas pelos treinamentos empresariais é a de vendas. Assim, treinar e aperfeiçoar técnicas de vendas, de pós venda, e de negociações corporativas elevam o nível de vendas de uma empresa em um período razoável de tempo. Observar e mensurar os resultados obtidos em treinamentos na área de vendas é de grande importância para o crescimento de uma empresa;

  • Menor rotatividade de funcionários O chamado turnover é um dos grandes problemas vivenciados por empreendimentos no mundo dos negócios. Não conseguir reter seus talentos e demitir demasiadamente acaba externando grandes problemas enfrentados por uma empresa. Assim, a capacitação contínua de seus colaboradores e equipe apresentam como resultado imediato uma maior satisfação dos funcionários, aumentando a retenção, e melhorando a qualidade de entrega de todos os seus colaboradores, diminuindo as demissões por baixa qualidade de produção deles;

  •  Maior engajamento – Não há nada melhor para uma empresa que ter funcionários que vestem a camisa (literal e metaforicamente) da companhia. Oferecer capacitação e treinamento para seus colaboradores trazem como benefício uma maior satisfação de sua equipe, pois há uma relação mais estreita entre empresa e profissional. Um colaborador que percebe que pode crescer na empresa tende a entregar resultados muito mais produtivos;

  • Melhora do ambiente de trabalho – Na medida em que uma empresa investe em treinamento e foca nas habilidades profissionais de seu quadro de colaboradores a tendência é o ambiente de trabalho ficar cada vez mais agradável e saudável, e se afastar por consequência de um ambiente tóxico e nada produtivo, comuns em empresas que negligenciam a capacitação de suas equipes;


Tipos de treinamentos corporativos 


São diversas as formas de realizar treinamentos em uma empresa. As principais são:

  • Treinamento presencial – O tipo mais tradicional de treinamento corporativo, ele reproduz bastante a dinâmica de uma sala de aula, tendo no instrutor a figura responsável por capacitar seus colaboradores. Cabe a ele, que pode ser um profissional externo qualificado ou um gerente de treinamento da própria empresa, abordar os principais assuntos desejados pela empresa e oferecer todo o conhecimento necessário para a equipe; Este tipo de treinamento proporciona estreitamento de laços, pois acontece presencialmente, e há possibilidade de maior interação comunicativa.

  • Treinamento de onboarding – Essencial para retenção de talentos, o treinamento de onboarding designa o trabalho feito na fase inicial de um colaborador na empresa, a fase de adaptação de profissionais recém-contratados. Como diria o ditado que a "primeira impressão é a que fica", a empresa deve apresentar a melhor impressão possível neste momento, deixando claro quais são os valores morais e éticos, além de deixar de forma bem clara qual é a cultura organizacional da empresa. Esse tipo de treinamento se bem feito evita falhas de produtividade em médio prazo, e retém de forma mais segura os grandes talentos de uma empresa;

  • Treinamento de hard skills (habilidades técnicas) – Nesse caso o objetivo é desenvolver as competências técnicas de seus colaboradores. Um dos exemplos mais fáceis para entender este treinamento é aquele em que a empresa adquire um novo equipamento que requer habilidades específicas para administrá-lo. Desta forma o treinamento vai desenvolver as habilidades necessárias para que os colaboradores consigam utilizar de forma aperfeiçoada este equipamento.  

  • Treinamento de soft skills (treinamento comportamental) – Nesse caso seria o processo de aperfeiçoamento de atitudes e habilidades comportamentais de seu quadro de funcionários, sempre tendo como base deste treinamento a cultura da empresa. Neste tipo de treinamento o objetivo é desenvolver a inteligência emocional de seus colaboradores, bem como a proatividade, a ética, dentre outros comportamentos desejados em qualquer ambiente saudável de trabalho;

  • Treinamento de lideranças – Existem algumas competências especificas que um líder ou gestor precisa ter em maior grau de afinidade e domínio, para que a sua execução seja feita de forma produtiva e benéfica para a empresa. Delegar tarefas, produzir discursos motivacionais e gerenciar equipes são exemplos bem claros de como o treinamento de liderança impacta na produtividade e no crescimento diário de uma empresa.  


Erros que uma empresa comete no treinamento 



Para que um programa de treinamento seja bem sucedido é necessário que a empresa tenha bem claro os objetivos que ela deseja conquistar com o processo de capacitação de colaboradores. Além disso, é importante que ela não cometa nenhum desses erros comuns em processos falhos de treinamentos corporativos:

  1. Treinamento é investimento, e não despesa – É importante que a área de RH ou de gestão entenda que muitas vezes os resultados obtidos através dos treinamentos corporativos são observados somente em médio prazo e assim é importante que desde o início a empresa perceba que treinar e capacitar a sua equipe é um investimento e não somente mais uma despesa;

  2. Realizar treinamento somente quando houver necessidade imediata - Muitas empresas só realizam treinamentos quando percebem falhas bem evidentes na produtividade, nas vendas ou em alguma área específica. Esse é um dos erros mais graves e mostra falta de visão estratégica. Treinar a sua equipe mostra que a empresa está antenada às inovações do mundo empresarial, e está em consonância com todos os avanços do mercado.

  3.   Treinamento faz milagre – Outro erro comum em empresas é achar que ao observar uma falha comportamental em um colaborador, basta fazer o treinamento que o problema será resolvido de forma imediata e mágica. No mundo corporativo isso não existe.  


Mensurando resultados de um treinamento corporativo 



Não adianta nada a sua empresa realizar continuamente treinamentos corporativos e capacitação de seus colaboradores, se não há um setor responsável por mensurar os resultados e entender a evolução de todo este processo dentro do ambiente de trabalho.


Existe abordagens mais técnicas para mensurar a evolução dos treinamentos empresariais e elas seguem esta dinâmica:

Reação do colaborador ao treinamento 

Neste momento se avalia como o colaborador está reagindo ao treinamento oferecido, e esta avaliação é feita através de questionários apresentados antes, durante e depois dos treinamentos. Nestes questionários é possível a empresa observar as expectativas de seus colaboradores com os treinamentos e como eles se sentiram depois.

Eficiência do aprendizado no trabalho 

Nesse momento é hora de observar como o conhecimento obtido pelo colaborador foi colocado em prática no dia a dia da empresa. Essa avaliação é mais objetiva e menos subjetiva, pois aqui começam a ser avaliados os resultados práticos.

As mudanças e melhorias 

É preciso nessa fase a real transformação comportamental que o colaborador passou após o treinamento. Essa análise, de cunho mais subjetivo, deve ser feita pelos líderes e gestores capacitados para tal função, que é estratégica e requer alto grau de conhecimento técnico.  

Análise final de resultados  

Neste momento os responsáveis já terão informações suficientes para analisar os resultados obtidos pelo treinamento, com a possibilidade de mensurar de forma bem clara os ganhos que a empresa teve desde o momento em que foi realizado o treinamento com seus colaboradores.

Conclusão 

Observamos neste artigo o quão importante para a sua empresa é o treinamento corporativo direcionado a capacitar o seu time de colaboradores. Investir em técnicas de capacitação e fornecer novas habilidades para seus funcionários elevam a marca no mercado e acarreta em ganho de competitividade. 

Sua empresa só tem a ganhar.

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Os treinamentos corporativos devem seguir uma boa avaliação de seus resultados imediatos e em médio prazo. Saber mensurar seus resultados é fundamental.

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05/11/2021

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