Logotipo Coonect.se
Banner 4 dicas que podem ajudar a reduzir o estresse e a ansiedade no trabalho Banner 4 dicas que podem ajudar a reduzir o estresse e a ansiedade no trabalho
Gestão
12/07/2021 Aline Dotta

4 dicas que podem ajudar a reduzir o estresse e a ansiedade no trabalho

Com certeza você conhece alguém que sofre ou já sofreu de ansiedade e estresse por conta do trabalho. Isso se essa pessoa não for você. Diferentes estudos sugerem que vivemos uma epidemia de estresse, ansiedade e solidão. A boa notícia é que podemos contornar e transformar o ambiente de trabalho em um espaço mais agradável.


Em pesquisas realizadas pela SPREV, a Secretaria de Previdência do Ministério da Fazenda, em 2017 foram registrados 9 mil afastamentos dos postos de trabalho em decorrência de transtornos comportamentais e de saúde mental. Dados da ISMA Brasil mostram que 9 em cada 10 profissionais brasileiros apresentam sintomas de ansiedade em diferentes graus.


Na grande maioria das organizações, há pouco tempo o papel do psicólogo era subestimado. Com a crescente preocupação com o impacto das doenças emocionais no mundo corporativo, essa realidade se modificou. 


A PANDEMIA E O HOME OFFICE INTENSIFICARAM AS CRISES DE ESTRESSE E ANSIEDADE



Nem precisaríamos de estudos para saber. Afinal, quem não vivenciou algum desses sintomas durante a pandemia? Insegurança, ansiedade, sentimento de não dar conta, preocupação acima do normal com o futuro. Isso sem falar do medo e, muitas vezes, do pânico em relação à sua saúde e a saúde da sua família.


Diante deste cenário preocupante, as empresas que investiam em saúde emocional antes da pandemia saíram na frente e outras começaram a buscar alternativas. Entre acertos e ajustes o fato é que colocamos a saúde emocional onde ela deve estar: entre as prioridades.


Talvez um dos grandes legados da pandemia tenha sido olhar para a nossa mente e cuidar das nossas emoções, mesmo em meio a um cenário tão desolador.

4 Estratégias que podem auxiliar a reduzir o estresse no ambiente de trabalho



  • Reservar um espaço na agenda do líder para falar sobre o assunto

Qualquer mudança de comportamento ou de cultura organizacional deve permear todas as camadas da organização. A tomada de decisões certamente passará pela agenda do líder, então, nada mais justo do que solicitar auxílio para lidar com a situação de maneira prática e transparente.


  • Desenvolver uma cultura baseada no desenvolvimento da inteligência emocional 

Mais do que reagir instintivamente a situações desafiadoras, uma cultura baseada na inteligência emocional nos permitirá gerir as emoções. Isso não exclui a possibilidade de sentir raiva, estresse ou ansiedade, mas nos instrui a entender como as emoções afetam o nosso comportamento, possibilitando, assim, saber como agir conscientemente assim que identificamos que algo está fora do controle.


  • Cuidar das reuniões infindáveis e exaustivas
    Com o afastamento do ambiente laboral e a extensão do escritório para as casas, as reuniões se intensificaram e tornaram-se ainda mais exaustivas. Neste sentido, é importante estipular pautas com tema, objetivos e tempo estipulado para cada reunião, evitando a necessidade de agendar reuniões para agendar novas reuniões.


  • Não é porque é home office que pode mandar mensagem fora do horário
    Outro ponto importante é preservar a privacidade de todos, evitando o envio de mensagens relacionadas ao trabalho fora do horário de funcionamento da empresa. Caso seja necessário, anote em um papel, ou envie um e-mail, para que a mensagem seja lida no início do próximo dia.


Conclusão


O estresse e a ansiedade podem ser inevitáveis, na medida em que entendemos que somos humanos e estamos suscetíveis aos impulsos das nossas emoções. O que pode ser feito é abrir o espaço para um diálogo a respeito destes temas, sempre combinando em conjunto as melhores saídas para que o ambiente de trabalho não seja um desafio, mas, sim, um local de desenvolvimento de potencialidades. 


Continue conosco para mais conteúdos como este.

Conteúdos Relacionados

Liderança Tóxica ou Chefia Tóxica?

Gestão

Liderança Tóxica ou Chefia Tóxica?

Por que os líderes também podem ser tóxicos? O texto a seguir traz as diferenças entre o contágio positivo e negativo de um líder tóxico, o que fazer para não cair nesta armadilha e como reconhecer se você está sendo um líder ou chefe tóxico.
Ler Post
Tendências de Gestão de Pessoas: Qual é o nosso desafio?

Gestão

Tendências de Gestão de Pessoas: Qual é o nosso desafio?

Sabemos que estamos vivendo tempos diferentes, onde a mudança tem três elementos importantes, tanto para pessoas quanto para organizações: velocidade; conhecimento profundo e tecnologia.
Ler Post
Gestão por Competências: Mapeamento de competências

Gestão

Gestão por Competências: Mapeamento de competências

A gestão por competências se estabelece, de fato, na medida em que está alinhada ao planejamento estratégico da organização. Confira em detalhes o que é a Gestão por Competências e como aplicá-la corretamente em sua organização.
Ler Post
Satisfação no trabalho: Por que sua empresa precisa medir?

Gestão

Satisfação no trabalho: Por que sua empresa precisa medir?

A satisfação no trabalho traz grandes benefícios para sua empresa, colaboradores motivados, fiéis e mais produtivos são algumas vantagens. Confira o conteúdo completo!
Ler Post
A jornada do colaborador depende da segurança psicológica!

Gestão

A jornada do colaborador depende da segurança psicológica!

Nossa especialista Aline Dotta, explica em detalhes como a Jornada do Colaborador está ligada diretamente a segurança psicológica do profissional. Confira!
Ler Post
Gestão da Experiência do Colaborador: Sua empresa precisa ser especialista nessa atividade!

Gestão

Gestão da Experiência do Colaborador: Sua empresa precisa ser especialista nessa atividade!

O mundo mudou, um novo paradigma chegou com a Revolução Industrial 4.0 e Revolução Social 4.0, produção de serviços, conhecimento e crença da competitividade do século XX deixa lugar a nova crença do século XXI, a cooperação.
Ler Post
Futuro do Trabalho: Adaptação das estratégias do RH

Gestão

Futuro do Trabalho: Adaptação das estratégias do RH

O futuro do trabalho, é um assunto difícil de ser abordado, visto que, já é possível visualizar seus sinais em nossa sociedade atual. Para facilitar seu entendimento, nossa especialista Anna Cherubina traz detalhes valiosos sobre este assunto. Confira!
Ler Post
Felicidade e Espiritualidade no trabalho: Por que sua empresa precisa saber?

Gestão

Felicidade e Espiritualidade no trabalho: Por que sua empresa precisa saber?

Você sabe por que se tem produzido tanto conteúdo sobre felicidade e espiritualidade? Alguém já te perguntou se você é feliz no trabalho? Se isso te deixou inquieto, siga comigo, mas se ficou confortável, fique preocupado.
Ler Post
Ícone Whatsapp