Assinar Newsletter
Gestão

Compartilhe:

4 dicas que podem ajudar a reduzir o estresse e a ansiedade no trabalho

Com certeza você conhece alguém que sofre ou já sofreu de ansiedade e estresse por conta do trabalho. Isso se essa pessoa não for você. Diferentes estudos sugerem que vivemos uma epidemia de estresse, ansiedade e solidão. A boa notícia é que podemos contornar e transformar o ambiente de trabalho em um espaço mais agradável.


Em pesquisas realizadas pela SPREV, a Secretaria de Previdência do Ministério da Fazenda, em 2017 foram registrados 9 mil afastamentos dos postos de trabalho em decorrência de transtornos comportamentais e de saúde mental. Dados da ISMA Brasil mostram que 9 em cada 10 profissionais brasileiros apresentam sintomas de ansiedade em diferentes graus.


Na grande maioria das organizações, há pouco tempo o papel do psicólogo era subestimado. Com a crescente preocupação com o impacto das doenças emocionais no mundo corporativo, essa realidade se modificou. 


A PANDEMIA E O HOME OFFICE INTENSIFICARAM AS CRISES DE ESTRESSE E ANSIEDADE



Nem precisaríamos de estudos para saber. Afinal, quem não vivenciou algum desses sintomas durante a pandemia? Insegurança, ansiedade, sentimento de não dar conta, preocupação acima do normal com o futuro. Isso sem falar do medo e, muitas vezes, do pânico em relação à sua saúde e a saúde da sua família.


Diante deste cenário preocupante, as empresas que investiam em saúde emocional antes da pandemia saíram na frente e outras começaram a buscar alternativas. Entre acertos e ajustes o fato é que colocamos a saúde emocional onde ela deve estar: entre as prioridades.


Talvez um dos grandes legados da pandemia tenha sido olhar para a nossa mente e cuidar das nossas emoções, mesmo em meio a um cenário tão desolador.

4 Estratégias que podem auxiliar a reduzir o estresse no ambiente de trabalho



  • Reservar um espaço na agenda do líder para falar sobre o assunto

Qualquer mudança de comportamento ou de cultura organizacional deve permear todas as camadas da organização. A tomada de decisões certamente passará pela agenda do líder, então, nada mais justo do que solicitar auxílio para lidar com a situação de maneira prática e transparente.


  • Desenvolver uma cultura baseada no desenvolvimento da inteligência emocional 

Mais do que reagir instintivamente a situações desafiadoras, uma cultura baseada na inteligência emocional nos permitirá gerir as emoções. Isso não exclui a possibilidade de sentir raiva, estresse ou ansiedade, mas nos instrui a entender como as emoções afetam o nosso comportamento, possibilitando, assim, saber como agir conscientemente assim que identificamos que algo está fora do controle.


  • Cuidar das reuniões infindáveis e exaustivas
    Com o afastamento do ambiente laboral e a extensão do escritório para as casas, as reuniões se intensificaram e tornaram-se ainda mais exaustivas. Neste sentido, é importante estipular pautas com tema, objetivos e tempo estipulado para cada reunião, evitando a necessidade de agendar reuniões para agendar novas reuniões.


  • Não é porque é home office que pode mandar mensagem fora do horário
    Outro ponto importante é preservar a privacidade de todos, evitando o envio de mensagens relacionadas ao trabalho fora do horário de funcionamento da empresa. Caso seja necessário, anote em um papel, ou envie um e-mail, para que a mensagem seja lida no início do próximo dia.


Conclusão


O estresse e a ansiedade podem ser inevitáveis, na medida em que entendemos que somos humanos e estamos suscetíveis aos impulsos das nossas emoções. O que pode ser feito é abrir o espaço para um diálogo a respeito destes temas, sempre combinando em conjunto as melhores saídas para que o ambiente de trabalho não seja um desafio, mas, sim, um local de desenvolvimento de potencialidades. 


Continue conosco para mais conteúdos como este.

Newsletter

Assine nosso newsletter preenchendo os dados abaixo:

A ansiedade no trabalho é um problema que afeta diretamente a concentração, desempenho e motivação do colaborador. Confira 4 dicas para evitar este mal.

ansiedade no trabalho

12/07/2021

https://coonectse.com.br/files/blog/bannerdesktop1155x300px_1028268551.jpg

https://coonectse.com.br/blog/gestao/ansiedade-no-trabalho