Logotipo Coonect.se
Banner Recolocação Profissional: Como contratar uma empresa especialista? Banner Recolocação Profissional: Como contratar uma empresa especialista?
Gestão
04/05/2022 Coonect.se

Recolocação Profissional: Como contratar uma empresa especialista?

Quem já passou pela experiência de ser demitido sabe muito bem que a busca por uma nova oportunidade no mercado de trabalho requer muito esforço, interesse e até mesmo sorte. A recolocação profissional nesses casos mostra-se necessária, mas é preciso ser feita da forma correta e de preferência utilizando o auxílio significativo de uma empresa especializada na função.


Neste artigo entenderemos o significado da recolocação profissional, o que consiste e como fazer para contratar uma empresa especialista no assunto, que vai te ajudar muito na tarefa árdua de entrar ou retornar ao mercado de trabalho com mais força, capacidade e inteligência.

O que é Recolocação Profissional?


A ideia de recolocação profissional é simples de ser entendida, porque a sua palavra já indica o seu significado. 


Se recolocar profissionalmente é retornar ao mercado de trabalho com a ajuda de uma série de estratégias pensadas para facilitar essa nova oportunidade. Ou seja, a recolocação profissional acontece durante esta fase onde o trabalhador é demitido (ou se demite) e busca por uma nova chance de emprego, e para isso utiliza-se de uma série de ações que possibilitam essa volta.


Essas estratégias podem ser feitas pelo profissional sozinho, porém o desafio se torna ainda mais difícil e complicado, já que será preciso que a pessoa tenha uma boa rede de contatos e saiba exatamente o que quer com esta recolocação profissional.

Algumas estratégias de recolocação profissional

Revisão e atualização de currículo: Uma das principais ações para alguém que deseja se recolocar no mercado de trabalho é a revisão e atualização do currículo, que é a sua porta de entrada para um novo emprego. É muito importante que seu currículo tenha sido enriquecido durante a sua jornada anterior de trabalho, pois isso passará uma ideia de que você cresce, amadurece e se enriquece de conhecimento enquanto trabalha exercendo uma função dentro de uma empresa. Deixar seu currículo mais atraente para possíveis empresas contratantes é essencial para a busca de uma nova oportunidade.


Busca de novas vagas de emprego: Processo natural, a busca por um novo emprego deve ser feito de forma inteligente, ordenada e lógica, sem desespero, pois este tende a te levar para trabalhos subvalorizados ou que não te darão o retorno que você precisa.    


Treinamentos para o processo de entrevistas: Há todo um processo de triagem que empresas de RH usam para contratar o profissional mais adequado para as necessidades dela. A entrevista, presencial ou não, faz parte deste processo e tem uma função essencial, que é separar o joio do trigo. Então nada mais relevante para o trabalhador saber como ser bem sucedido numa entrevista de emprego. E para isso existe o treinamento. 


Uso de networking para ajudar no processo: Contatos, a alma do negócio para que a recolocação profissional seja bem sucedida. Obviamente que o trabalhador pode por conta própria criar a sua rede de contatos, mas é lógico e óbvio que empresas especialistas no assunto tenham mais condições de te recolocar no mercado de trabalho por terem acesso a muito mais contatos.

Como contratar uma empresa especialista


Vem se tornando cada vez mais comum que empresas ofereçam o serviço de outplacement, para ajudar na recolocação profissional dos empregados recém demitidos. 


Não é muito usual, mas esta é uma mentalidade que vem crescendo no mundo corporativo. Neste serviço, a empresa contrata outra empresa especializada para ajudar o recém demitido a se recolocar no mercado.


Há ainda o serviço de replacement, que consiste no mesmo serviço, só que agora quem contrata e paga por ele é o próprio trabalhador demitido. 

É nesse serviço que iremos focar.


Uma empresa especialista em recolocação profissional possui uma equipe responsável por trabalhar cada uma das fases necessárias para que um profissional recém demitido ou que está fora do mercado de trabalho possa encontrar uma oportunidade de trabalho que se alinhe às suas características e potencialidades.


Nesse caso, a empresa de replacement terá como foco te ajudar de diversas formas na busca por um novo emprego, usando um processo já bem definido que consiste em alguns passos:

  • Avaliação de carreira;

  • Treinamentos para futuras entrevistas;

  • Palestras de orientação profissional;

  • Comportamento nas redes sociais ;

  • Networking.


Avaliação de carreira

É muito importante para qualquer pessoa entender o que se almeja da vida profissional a partir do momento em que fica desempregado ou do momento em que busca um trabalho no mercado. 

Uma empresa especializada te ajudará a avaliar essa etapa e fará você repensar seu projeto de vida, com novos objetivos e metas, se for necessário.


Ter alguém que ajude você a repensar sua carreira é fundamental para nortear a jornada futura que o aguarda, garantido alguns pontos importantes:

  • Que ela seja melhor;

  • Tire você da zona de conforto;

  • Proporcione mais qualidade de vida e felicidade.


Treinamentos para futuras entrevistas

Já falamos sobre a função da entrevista no processo de RH de uma empresa. Por isso é de tamanha importância que o candidato a vaga saiba se comportar diante de uma entrevista de emprego. Receber treinamento especializado para isso vai te deixar muito mais próximo da tão sonhada nova oportunidade.


Uma empresa especialista vai ensinar você a vender suas habilidades profissionais da melhor forma possível, garantindo que em uma entrevista sejam destacadas suas melhores qualidades, agregando valor na visão do recrutador.

Palestras de orientação profissional

Um dos passos mais significativos numa recolocação profissional é aquele que te faz agregar conhecimento e refletir cada vez mais sobre seu lugar no mundo corporativo.


Empresas especializadas no tema normalmente oferecem palestras de orientação profissional, umas das estratégias mais ricas para que a pessoa se conheça melhor e saiba quais as potencialidades que devem ser trabalhadas para conseguir um novo emprego. 

Comportamento nas redes sociais

Uma empresa especializada em recolocação profissional também irá auxiliá-lo na maneira de usar as redes sociais como uma grande aliada, e não o contrário. Tem sido cada vez mais comum que pessoas empregadas sejam demitidas por causa do comportamento inadequado apresentado nas redes sociais, que podem até serem privadas, mas que possuem consequências públicas.   


Alguém que escreve algo ofensivo para uma raça, etnia, ou pessoa específica, tende a ser boicotado por empresas que cada vez mais se preocupam com a imagem pública que elas possuem. 


Assim quem contrata uma empresa recebe todo o treinamento necessário para que as redes sociais sejam um potencializador de suas qualidades e não o contrário. Dominar redes como Linkedin, Facebook, Twitter e Facebook é um dos passos mais importantes para que a nova jornada do profissional seja bem sucedida.

Networking

É fundamental que o profissional que busca um lugar no mercado de trabalho possua uma rede de contatos extensa e de qualidade. Como é algo mais difícil para se ter individualmente, acaba sendo muito mais inteligente contratar uma empresa que tenha know how neste serviço.


Uma empresa de recolocação profissional possui contatos estratégicos com empresas e pessoas que procuram sempre os melhores profissionais do mercado. 

Neste sentido, ter alguém que te ajude nesse intermédio do emprego com o empregador é mais que essencial para que o objetivo seja conquistado, ou seja, para que alguém seja recolocado no mercado de trabalho.

O que avaliar numa empresa de recolocação profissional 



É muito importante que você conheça as empresas de recolocação que você deseja contratar. Para isso, você pode e deve visitar e conversar com os profissionais que irão te ajudar a conquistar uma nova vaga de trabalho. 


Essa visita tem como função criar uma relação de confiança,  te oferecer tranquilidade e, sobretudo, noção do trabalho que esta empresa está oferecendo.


Serve também para que você observe quais serão os recursos utilizados por estas empresas em todo o processo de auxílio para recolocação profissional.


É preciso entender também que o serviço de recolocação profissional oferecido por empresas sérias não garantem necessariamente um novo trabalho, e empresas que vendem este sonho podem estar te enganando ou exagerando no marketing.


Uma empresa séria vai te preparar da melhor forma possível para que você consiga oportunidades para ser recolocado no mercado de trabalho, mas no fim das contas, dependerá somente de você e de suas qualidades, estes sim serão os responsáveis por sua nova oportunidade no mercado.

Conclusão

Em um país com altos índices de desemprego, ter em mente o quão importante é a recolocação profissional pode significar a sua sobrevivência profissional dentro do mercado de trabalho.

Vimos aqui que a recolocação profissional proporciona uma enorme chance para que o colaborador consiga se atualizar, se modernizar e se capacitar, propiciando assim a sua entrada novamente dentro do mercado de trabalho.


Receber a ajuda profissional se mostra como uma escolha certa, que só tem a agregar ao currículo, seja o de papel, seja o que retrata as experiências de vida e que possuem uma importância ímpar numa entrevista de emprego.


E você, já pensou em contratar uma empresa de recolocação profissional? 


Confira outros conteúdos como este em nosso blog!


Conteúdos Relacionados

Liderança Tóxica ou Chefia Tóxica?

Gestão

Liderança Tóxica ou Chefia Tóxica?

Por que os líderes também podem ser tóxicos? O texto a seguir traz as diferenças entre o contágio positivo e negativo de um líder tóxico, o que fazer para não cair nesta armadilha e como reconhecer se você está sendo um líder ou chefe tóxico.
Ler Post
Tendências de Gestão de Pessoas: Qual é o nosso desafio?

Gestão

Tendências de Gestão de Pessoas: Qual é o nosso desafio?

Sabemos que estamos vivendo tempos diferentes, onde a mudança tem três elementos importantes, tanto para pessoas quanto para organizações: velocidade; conhecimento profundo e tecnologia.
Ler Post
Gestão por Competências: Mapeamento de competências

Gestão

Gestão por Competências: Mapeamento de competências

A gestão por competências se estabelece, de fato, na medida em que está alinhada ao planejamento estratégico da organização. Confira em detalhes o que é a Gestão por Competências e como aplicá-la corretamente em sua organização.
Ler Post
A jornada do colaborador depende da segurança psicológica!

Gestão

A jornada do colaborador depende da segurança psicológica!

Nossa especialista Aline Dotta, explica em detalhes como a Jornada do Colaborador está ligada diretamente a segurança psicológica do profissional. Confira!
Ler Post
Satisfação no trabalho: Por que sua empresa precisa medir?

Gestão

Satisfação no trabalho: Por que sua empresa precisa medir?

A satisfação no trabalho traz grandes benefícios para sua empresa, colaboradores motivados, fiéis e mais produtivos são algumas vantagens. Confira o conteúdo completo!
Ler Post
Futuro do Trabalho: Adaptação das estratégias do RH

Gestão

Futuro do Trabalho: Adaptação das estratégias do RH

O futuro do trabalho, é um assunto difícil de ser abordado, visto que, já é possível visualizar seus sinais em nossa sociedade atual. Para facilitar seu entendimento, nossa especialista Anna Cherubina traz detalhes valiosos sobre este assunto. Confira!
Ler Post
Gestão da Experiência do Colaborador: Sua empresa precisa ser especialista nessa atividade!

Gestão

Gestão da Experiência do Colaborador: Sua empresa precisa ser especialista nessa atividade!

O mundo mudou, um novo paradigma chegou com a Revolução Industrial 4.0 e Revolução Social 4.0, produção de serviços, conhecimento e crença da competitividade do século XX deixa lugar a nova crença do século XXI, a cooperação.
Ler Post
Felicidade e Espiritualidade no trabalho: Por que sua empresa precisa saber?

Gestão

Felicidade e Espiritualidade no trabalho: Por que sua empresa precisa saber?

Você sabe por que se tem produzido tanto conteúdo sobre felicidade e espiritualidade? Alguém já te perguntou se você é feliz no trabalho? Se isso te deixou inquieto, siga comigo, mas se ficou confortável, fique preocupado.
Ler Post
Ícone Whatsapp