Tendências de Gestão de Pessoas: Qual é o nosso desafio?
Sabemos que estamos vivendo tempos diferentes, onde a mudança tem três elementos importantes, tanto para pessoas quanto para organizações: velocidade; conhecimento profundo; tecnologia, e os desafios que os líderes de Gestão de Pessoas, antigo gerente ou diretor de Recursos humanos, século XX, precisam enfrentar nos dias de hoje.
- Os grandes desafios desses líderes estão em algumas frentes:
- Entender a necessidade da organização, como um todo.
- Entender as necessidades das pessoas nesse novo cenário.
- Entender e buscar alternativas para o cenário do século XXI.
- Aprender novas metodologias de transferência de conhecimento.
- Ajudar a organização a reter seus talentos e desenvolver equipes eficazes.
Com tudo isso, nos traz um grande desafio, e nos mostra as tendências para a gestão de pessoas.
Um dos grandes desafios dos gestores de Pessoas, está intimamente ligado à mudança:
Desafios da Gestão de Pessoas
O século XXI nos trouxe um paradigma diferente e grandes mudanças na vida das pessoas e organizações. Já no início do ano 2000, dava dicas de mudança num paradigma totalmente diferente do que acontecia no século 20.
Uma das primeiras mudanças foi com relação ao modo de liderar pessoas, onde no século XX as organizações precisavam de mão de obra e agora no século XXI preciso de pessoas que pensem.
Outras mudanças importantes começaram a emergir quando o fórum econômico mundial, em 2015, nos mostrou os três elementos que iriam balizar as práticas das organizações: a velocidade com que as informações estavam sendo colocadas, a necessidade de conhecimento profundo das coisas e como nosso auxiliar a tecnologia.
Essa grande mudança na forma de pensar, fez com que as organizações começassem a olhar de forma diferente para suas necessidades, como por exemplo: como nos sustentar em um ambiente extremamente rápido, hostil na concorrência, e com mudanças tão rápidas de cenários e que exigem uma grande força motriz, não de máquinas, mas de estratégia e pensamentos.
Nesse momento aparece a figura mais importante, a pessoa, seus talentos e suas habilidades, num ambiente com tantas mudanças.
O Gestor de pessoas começou a figurar como uma das funções fundamentais para esse novo século, não mais aquele que se preocupava com treinamento somente, avalição desempenho, cargos e salários, promoções.
Esse novo líder, necessita entender do negócio como um todo, entender que competências necessárias que pessoas das equipes precisam desenvolver, quais são suas necessidades atuais nesse novo cenário, pensar junto a organização como atender seu planejamento estratégico, qual metodologia mais interessante de transferência do conhecimento que seja prática e consiga mensurar o efetivo aprendizado na prática para atendimento dos objetivos da organização.
E ainda, num mundo tão volátil, como fazer para manter os talentos na organização e ter equipes de auto desempenho, como gosto de chamar, equipes eficazes.
Entender a necessidade das Organizações com um todo
O mundo teve grandes mudanças, nas áreas sociais, econômicas, política, educacionais, ambientais e tecnológicas, e estamos diante de megatendências que estão emergindo e que nos guiará para um futuro muito próximo, com relação a produção, comportamentos e hábitos dos consumidores, impacto nos mercados, em vários setores, onde exige, grandes mudança com o envolvimento de velocidades e agilidade na adaptação dessas tendências, provocando assim um grande desafio das organizações e líderes.
Isso vem trazendo uma transformação na forma de produzir, produtos e serviços, comunicação com seus consumidores, tudo isso buscando atender as necessidades dos clientes que estão cada vez mais informados e exigentes.
Qual é então a grande tendência e desafio dos líderes para essa mudança das necessidades das organizações?
- Nível de concorrência: mercado cada vez mais competitivo, com uma grande mudança na mentalidade do consumidor, que não compra mais produtos, mas sim serviço.
- Novas Habilidades: essas novas habilidades são exigidas para as organizações, pois precisam aprender e entender as necessidades de seus consumidores, e para isso, ter a estratégia fundamental, para em vez de vender produtos, vender serviços.
- Disrupção: O impacto que a tecnologia trouxe dentro das organizações e nas pessoas, ou seja, como a tecnologia afeta as empresas e a vida das pessoas como suas carreiras.
Um grande desafio dos Gestores de Pessoas, para a mudança da organização está exatamente na sua cultura, não uma mudança na essência, mas uma mudança na forma de ver a cultura:
Outro grande desafio dos gestores de pessoas, é olhar para a estratégia das organizações para entender suas necessidades.
Entendendo a necessidade das organizações nesse novo cenário e novas tendências, precisamos entender as mudanças e necessidades das pessoas.
Entender as necessidades da Pessoas nesse novo cenário
No século 20 Abraham H. Maslow desenvolveu uma teoria sobre as grandes necessidades humanas:
A grande pergunta que devemos fazer hoje é: será que ainda são essas mesmas necessidades humanas que estão em vigor no século 21? Ou, as mesmas com inclusão de novas?
Vamos analisar um pouco cada uma delas para entender se ainda hoje os seres humanos têm as mesmas necessidades:
Fisiológicas
O ser humano é um animal que possui por natureza esse tipo de necessidade, ligado ao seu corpo e isso nos dias de hoje continuam até sua morte. Entra século, sai século essa continua.
O grande desafio do Gestor de pessoas, neste caso está exatamente nos questões, de horário de trabalho, conforto físico, meio ambiente, etc. Veja que com a velocidade com que as informações chegam, existe aí um grande problema a ser discutido, a carga e o horário de trabalho.
Isso também é afetado em tempos de crise, como estamos vivendo nesse momento um tempo pandêmico mundial, onde com certeza afetou uma grande parte de trabalhadores no mundo, como por exemplo o uso do home office.
Segurança
Essas necessidades tem um impacto muito grande nas organizações, pois no século 20 tinha um grau de dependência, a organização tomava conta da vida dos colaboradores, agora no século 21 essa relação mudou muito, principalmente em relação a permanecia no emprego.
O trabalho na visão de hoje, não está mais trazendo segurança, com relação ao emprego e ao salário, e exige do Gestor de Pessoas um esforço enorme para desenvolver e reter seu talentos que são importantes para a organização. Um dos maiores problemas e a relação da tecnologia e o conflito de gerações.
Sociais
Essa necessidade é tão importante quanto a necessidade fisiológica, pois esta última é atendida, que na visão de Maslow e a base da pirâmide social está ligado ao comportamento, participação, associação, e aceitação, etc. Isto está intimamente ligado ao meio ambiente empresarial, e a relação e subordinação com colegas e seus líderes.
Com certeza é um grande desafio ao Gestor de Pessoas ainda hoje, no século 21.
Ego-Estima
Necessidades relacionadas ao amor-próprio, autoconfiança, realização, competências, conhecimento, independência, reputação, status, reconhecimento, aprovação e respeito.
Podemos perceber que essa necessidade ainda hoje é um dos maiores desafios dos Gestores de Pessoas.
Auto realização
Está na ponta da pirâmide, e como a necessidade fisiológica está na base, essa está na outra ponta, como uma das mais importante da vida das pessoas. No século XXI as pessoas têm uma necessidade muito grande de realização, de reconhecimento do uso do seu próprio potencial, de suas habilidades, seus talentos, suas forças, e que seja reconhecido pela organização. Eles entendem isso como uma jornada.
Um dos maiores desafios do Gestor de pessoas.
Olhando e observando tudo isso, a história nos traz uma grande crise atual, que chamamos de pandemia, a Covid-19, que está mexendo com o futuro das pessoas, consequentemente atingindo a economia e as organizações.
Para isso, o grande desafio para os Gestores de Pessoas é olhar para o futuro buscando novos potenciais e tendências para construir uma cultura voltada para a mudança.
Na verdade é necessário conhecer todos esse conjunto de mudanças relacionadas às que envolvem o social, a econômica, a demográfica, a ambiental, a tecnológica e a psicológica, comportamental e as novas exigências que este novo século determina o quanto é importante para a sociedade em geral.
Entender e buscar alternativa para o cenário do século XXI
A revista MIT- Technology Review publicada em dezembro 2020 trazendo um tema muito interessante: Mudanças profundas na Cultura do Trabalho.
Dados importantes para esse novo cenário:
A primeira mudança nesse novo cenário diz respeito ao trabalho remoto.
Por conta dessa pandemia, as organizações precisaram fazer uma adaptação importante em como as pessoas trabalham, nesse caso passaram a trabalhar em casa, no remoto.
Foi feito uma pesquisa pelo MIT que contava com 54 perguntas e foi aplicada virtualmente a 1400 respondestes, e nessa pesquisa ficou marcado dois traços de personalidade:
• Indivíduos conscienciosos desempenharam melhor as suas funções durante o período de home office;
• Indivíduos com maior abertura a situações novas também performaram melhor.
Vantagens destacadas:
• Mais tempo com a família;
• Mais tempo livre (sem o deslocamento para o trabalho)
• Redução de custos para a empresa, como aluguel e o para o funcionário, como transporte.
Algumas desvantagens:
• Falta de contato pessoal com os colegas de trabalho;
• Perda de concentração por causa da família e das tarefas do lar;
• Falta de infraestrutura, como scanner, impressora, etc.
• Sensação de trabalho onipresente, sem hora para acabar;
• É necessário ser mais ativo, mais intraempreendedor, caso contrário as coisas não andam.
Uma saída para esse cenário pode ser o modelo híbrido, um ou dois dias em casa e o restante no escritório.
Um grande desafio para o Gestor de Pessoas do século 21.
Outro grande desafio para os Gestores de Pessoas são as tendências sobre o futuro do trabalho com outras perspectivas.
1- Nível de concorrência, mercado competitivo.
2- Habilidades, novas são exigidas
3- Disrupção, o impacto da tecnologia nas carreiras.
O grande desafio para o líderes de gestão de pessoas no século 21 está:
1- Competências interpessoais, onde as máquinas não podem competir.
2- People analytcs na prática.
3- Flexibilidade do trabalho
4- Políticas anteasséido.
5- Transparência Salarial.
O outro desafio emergente nesse novo tempo, é o das profissões que emergiram em 2020, segue algumas:
• Gestor de mídias sociais.
• Engenheiro de cibersegurança.
• Representante de vendas.
• Especialista em sucesso do cliente
• Cientista de dados, analista de dados
• Engenheiro de dados, constrói infraestrutura.
• Especialista em IA.
• Programador JAVA.
• Investidor Day Trader
• Coach de metologias Agile.
O grande desafio dos líderes de gestão de pessoas é acompanhar todas estas mudanças e tendências que vem acontecendo, diariamente, e avaliar de que forma podemos implementar nas organizações e vida das pessoas, rumo aos acontecimentos que estamos vivendo atualmente.
Aprender novas tecnologias de transferência do conhecimento
Um dos maiores desafios do Gestor de Pessoas no século 21, é como transferir todo esse conhecimento de forma prática e focado nos resultados e necessidades das organizações.
Ao longo dos anos muito tem sido dedicado para a questão da transferência do conhecimento, onde possamos medir a eficácia dessa transferência em prol de melhorar o resultado das organizações e aumentar as competências das pessoas.
Uma das metodologias interessantes é a 6Ds – As seis disciplina que transformam educação em resultados para o Negócio, dos autores Calhoun Wick, Roy Pollock e Andrew Jefferson, tem sido muito eficaz nesses tempos, pois além de trazer resultado na transferência do conhecimento, ajuda no desenvolvimento das pessoas, e mede o ROI desse empreendimento.
Hoje precisamos ficar atentos aos programas de transferência de conhecimento, pois um programa que gere somente satisfação ao participante e não é percebido pelo cliente, não traz resultados para a organização e o investimento não valeu a pena.
Ajudar a organização a reter seus talentos e desenvolver equipes eficazes
Um dos maiores desafios do Gestor de Pessoas atualmente, nesse novo século, é saber liberar o potencial de sua equipe.
Conhecer profundamente cada membro da sua equipe, oportunizar e fomentar seus maiores talentos, ou seja, trazer à tona todo o seu potencial, descobrir suas maiores forças, e utilizar isso para formar equipes eficazes.
Se nosso pessoal é o nosso maior ativo, e nossas palavras não são mera retórica, não deveríamos insistir para que nosso pessoal maximize diariamente suas capacidades, e buscar resultados cada vez melhores?? (Susan Wakhungu-Githku – Fundadora/CEO da Human Performance Dynamics).
Para conquistar e reter os talentos e desenvolver esses talentos precisamos ter um modelo de gestão.
1- Nesse modelo precisamos:
2- Atrair os talentos;
3- Desenvolver;
4- Propor desafios;
5- Recompensar;
6- Ter uma cultura de feedback;
7- Desenvolvimento contínuo;
8- Segurança psicológica e ambiente humanizado e
9- Gestão de desempenho muito claro.
Modelo para Conquistar talentos:
1- Escutar
2- Falar
3- Desenvolver
4- Inspirar
5- Cuidar
6- Compartilhar
7- Agradecer
8- Liberar o Potencial
Quais são os elementos de uma equipe eficaz:
1- Confiança.
2- Empatia.
3- Comprometimento.
4- Canal de comunicação aberto
5- Liderança
6- Compromisso.
7- Engajamento
8- Metas claras.
Conclusão
O ano de 2020 foi crucial na nossa vida, trouxe mudanças rápidas e consequência econômicas para a empresas, para as pessoas, impactou nas nossas escolhas e comportamentos, e mostrou com que velocidade as mudanças estão acontecendo.
Esse talvez seja o maior desafio diante das tendências que o século 21 está nos trazendo, para o gestor de pessoas nas organizações. Vimos que as mudanças não são poucas e o Gestor de Pessoas, também precisa se preparar se desenvolver para por em prática tudo isso que vimos até aqui.
Pensando em tudo isso, você gestor de pessoa hoje, está preparado para essas mudanças que ocorreram e estão ocorrendo?
O que está fazendo para buscar as novas competências necessárias para a função de Gestor de Pessoas e ajudar sua organização a atingir os resultados?
Espero que tenha gostado deste conteúdo, leia também "Gestão da Experiência do Colaborador: Sua empresa precisa ser especialista nessa atividade!"
Posts Relacionados
Ver Categoria >
Gestão
Índice de turnover: Como gerenciar a rotatividade e fortalecer sua cooperativa
O turnover pode comprometer a produtividade e o clima organizacional da sua cooperativa. Saiba como calcular, monitorar e reduzir a rotatividade para fortalecer sua equipe e garantir melhores resultados!

Gestão
Ansiedade no trabalho: 4 dicas que podem ajudar a reduzir este problema
Pressão, prazos e alta performance podem gerar ansiedade no trabalho. Aprenda 4 estratégias simples para reduzir o estresse, melhorar sua produtividade e manter o equilíbrio entre vida pessoal e profissional. Confira...

Gestão
Como a autopercepção melhora o protagonismo e a carreira?
Neste conteúdo vamos entender como esta autopercepção tão desejada para o crescimento individual ajuda na caminhada em busca do protagonismo pessoal e do sucesso na carreira.Vamos conhecer como estes conceitos dialogam...