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Gestão
06/04/2021 Iússef Zaiden Filho

Tendências de Gestão de Pessoas: Qual é o nosso desafio?

Sabemos que estamos vivendo tempos diferentes, onde a mudança tem três elementos importantes, tanto para pessoas quanto para organizações: velocidade; conhecimento profundo; tecnologia, e os desafios que os  líderes de Gestão de Pessoas, antigo gerente ou diretor de Recursos humanos, século XX, precisam enfrentar nos dias de hoje.


- Os grandes desafios desses líderes estão em algumas frentes:

- Entender a necessidade da organização, como um todo.

- Entender as necessidades das pessoas nesse novo cenário.

- Entender e buscar alternativas para o cenário do século XXI.

- Aprender novas metodologias de transferência de conhecimento.

- Ajudar a organização a reter seus talentos e desenvolver equipes eficazes.


Com tudo isso, nos traz um grande desafio, e nos mostra as tendências para a gestão de pessoas. 


Um dos grandes desafios dos gestores de Pessoas, está intimamente ligado à mudança:




Desafios da Gestão de Pessoas


O século XXI nos trouxe um paradigma diferente e grandes mudanças na vida das pessoas e organizações. Já no início do ano 2000, dava dicas de mudança num paradigma totalmente diferente do que acontecia no século 20.


Uma das primeiras mudanças foi com relação ao modo de liderar pessoas, onde no século XX as organizações precisavam de mão de obra e agora no século XXI preciso de pessoas que pensem.


Outras mudanças importantes começaram a emergir quando o fórum econômico mundial, em 2015, nos mostrou os três elementos que iriam balizar as práticas das organizações: a velocidade com que as informações estavam sendo colocadas, a necessidade de conhecimento profundo das coisas e como nosso auxiliar a tecnologia.


Essa grande mudança na forma de pensar, fez com que as organizações começassem a olhar de forma diferente para suas necessidades, como por exemplo: como nos sustentar em um ambiente extremamente rápido, hostil na concorrência, e com mudanças tão rápidas de cenários e que exigem uma grande força motriz, não de máquinas, mas de estratégia e pensamentos.


Nesse momento aparece a figura mais importante, a pessoa, seus talentos e suas habilidades, num ambiente com tantas mudanças.


O Gestor de pessoas começou a figurar como uma das funções  fundamentais para esse novo século, não mais aquele que se preocupava com treinamento somente, avalição desempenho, cargos e salários, promoções.


Esse novo líder, necessita entender do negócio como um todo, entender que competências necessárias que pessoas das equipes precisam desenvolver, quais são suas necessidades atuais nesse novo cenário, pensar junto a organização como atender seu planejamento estratégico, qual metodologia mais interessante de transferência do conhecimento que seja prática e consiga mensurar o efetivo aprendizado na prática para atendimento dos objetivos da organização.


E ainda, num mundo tão volátil, como fazer para manter os talentos na organização e ter equipes de auto desempenho, como gosto de chamar, equipes eficazes.



Entender a necessidade das Organizações com um todo


O mundo teve grandes mudanças, nas áreas sociais, econômicas, política, educacionais, ambientais e tecnológicas, e estamos diante de megatendências que estão emergindo e que nos guiará para um futuro muito próximo, com relação a produção, comportamentos e hábitos dos consumidores, impacto nos mercados, em vários setores, onde exige, grandes mudança com o envolvimento de velocidades e agilidade na adaptação dessas tendências, provocando assim um grande desafio das organizações e líderes. 


Isso vem trazendo uma transformação na forma de produzir, produtos e serviços, comunicação com seus consumidores, tudo isso buscando atender as necessidades dos clientes que estão cada vez mais informados e exigentes.


Qual é então a grande tendência e desafio dos líderes para essa mudança das necessidades das organizações?


- Nível de concorrência: mercado cada vez mais competitivo, com uma grande mudança na mentalidade do consumidor, que não compra mais produtos, mas sim serviço. 


- Novas Habilidades:  essas novas habilidades são exigidas para as organizações, pois precisam aprender e entender as necessidades de seus consumidores, e para isso, ter a estratégia fundamental, para em vez de vender produtos, vender serviços.


- Disrupção: O impacto que a tecnologia trouxe dentro das organizações e nas pessoas, ou seja, como a tecnologia afeta as empresas e a vida das pessoas como suas carreiras.


Um grande desafio dos Gestores de Pessoas, para a mudança da organização está exatamente na sua cultura, não uma mudança na essência, mas uma mudança na forma de ver a cultura:


Outro grande desafio dos gestores de pessoas, é olhar para a estratégia das organizações para entender suas necessidades.




Entendendo a necessidade das organizações nesse novo cenário e novas tendências, precisamos entender as mudanças e necessidades das pessoas.



Entender as necessidades da Pessoas nesse novo cenário

No século 20  Abraham H. Maslow desenvolveu uma teoria sobre as grandes necessidades humanas: