Assinar Newsletter

Tendências de Marketing para Cooperativas em 2024

Uma das ações estratégicas mais importantes para qualquer segmento econômico é o de prever as tendências que vão dominar os diversos setores que a compõem. No caso do cooperativismo, esse exercício é muito válido para algumas áreas, como a de produção, a de gestão e a de marketing. Esta última, inclusive, vem tendo um papel cada vez mais essencial para o crescimento das cooperativas no Brasil e no mundo.

É por isso que vamos conhecer algumas das principais tendências de marketing para o setor cooperativista em 2024, ano que promete ser de muito crescimento interno e expansão internacional.

Mas também de muitos desafios.

Desafios gerais do cooperativismo em 2024


Quando uma cooperativa se planeja para o ano que estar por chegar, ela está, na verdade, costurando todo o seu projeto de existência, juntando os desafios, os pontos de melhora, os novos objetivos e buscando se posicionar a partir das novas tendências de mercado. 

Tudo isso sem perder a essência que caracteriza esse setor, e que o diferencia do setor estritamente capitalista.

Em 2024 os maiores desafios continuam sendo aqueles que visam se adequar à um contexto de mudanças diárias, fomentadas por uma revolução tecnológica que faz surgir todos os dias novas ferramentas, novos métodos de comunicação, e novos comportamentos sociais.

Se adequar à esta dinâmica é um dos maiores desafios do cooperativismo para 2024, que também traz para o planejamento o reforço de ideias como inovação, sustentabilidade, inclusão e responsabilidade social.

E o marketing terá uma grande importância para que toda esta engrenagem funcione e resulte em um ano de sucesso para o cooperativismo.    

A Inteligência Artificial no centro do marketing para cooperativas em 2024


Basta ler as notícias para entender que a IA vem ganhando cada vez mais protagonismo no mundo. 

Para o cooperativismo, ela pode se tornar uma poderosa aliada no marketing, contribuindo em muitas frentes de trabalho.

O uso eficiente das IAs pode ajudar as cooperativas a traçar estratégias eficientes, personalizando a experiência dos cooperados, além de entregar possibilidades aperfeiçoadas de análise de dados avançadas.

A inteligência artificial pode ajudar também a segmentar audiência, direcionando as campanhas de marketing das cooperativas para públicos bem específicos, criando estratégias eficientes e ajudando, por consequência, a tomada de decisões de gestão.

Reforçando a presença digital na internet através das redes sociais


Estamos vivendo, talvez, o auge das redes sociais no mundo das comunicações. 

É impossível pensar em estratégias de marketing sem usar ferramentas como Youtube, Instagram, Facebook e até mesmo o TIK TOK. 

As cooperativas têm muito a ganhar investindo nesta área, já que uma de suas missões é melhorar a vida dos cooperados e de todos os seus envolvidos. 

É possível fazer isso criando conteúdos estratégicos para redes sociais.

Assim, investir em conteúdos relevantes, informativos e que captem as necessidades de seu público é uma tendência para o cooperativismo em 2024, e que já vem sendo praticado.

Investir em websites interativos e criar redes de comunicação simples e com uma linguagem clara e transparente vai ajudar cada vez mais a estreitar os laços com seus cooperados e futuros consumidores. 

Cooperativas que buscam públicos diversos e internacionais também devem investir muito em redes sociais, já que são ferramentas globais, que eliminam qualquer tipo de fronteira existente, e que ajuda a difundir a marca e a promover ideias.

Não podemos diminuir a importância que influenciadores possuem hoje para o marketing digital. O cooperativismo, e alguns segmentos mais especificamente dele, podem investir muito no chamado marketing de influência.

E por fim, vale muito a pena para 2024 investir em conteúdos criados pelos próprios cooperados e usuários, repostando mensagens úteis; ações como esta acabam gerando engajamento e reforço dos valores da cooperativa. 

WhatsApp como protagonista de ações de marketing em 2024


O aplicativo de mensagem é o preferido dos brasileiros, e a sua grande maioria utiliza o WhatsApp para conversar com empresas e fechar negócios.

Pensando neste cenário, podemos afirmar com certeza que investir nesta ferramenta é uma grande tendência para 2024 no cooperativismo.

E as razões não param por aí. 

O WhatsApp é uma tendência para 2024 no marketing para cooperativas por esses motivos:  

  • O acesso é global e instantâneo;

  • É possível investir em bots e automatizar o processo;

  • Gerenciamento de notificações e atualizações de produtos e serviços;

  • É possível direcionar atendimento e segmentar público;

  • É possível realizar campanhas de marketing direcionadas;

  • É possível utilizar a ferramenta como central de feedbacks;

  • Custo muito inferior se comparado com outras possibilidades similares.

Comunicação inclusiva diversificada também é tendência para o marketing de cooperativas


Uma das grandes tendências para o mercado cooperativista é a de investir cada vez mais em uma comunicação inclusiva, diversificada e com preocupações sociais, que sempre estiveram no espírito do cooperativismo, desde o seu surgimento.

As ações podem ser macro ou bem simples, como legendar um vídeo publicado nas redes sociais ou criar campanhas protagonizadas por pessoas de perfis diversos.

Ações como estas acabam mostrando um espírito plural e inclusivo, e passando mensagens que sejam eficientes do ponto de vista estratégico comercial, mas relevantes socialmente.

Outra tendência para 2024 é a promoção de conteúdos visuais que gerem bons sentimentos nas pessoas. 

As cooperativas já não querem somente passar mensagens, mas sim contar histórias, narrativas, que sejam úteis e que despertem bons sentimentos nos envolvidos.  

Sustentabilidade como tendência para 2024


O mundo inteiro está preocupado com as ações sistemáticas que tem prejudicado nosso ecossistema, gerando situações de preocupação global quanto ao nosso futuro.

Por isso que em 2024 continuará sendo tendência para o cooperativismo uma atenção especial com o conceito de sustentabilidade.

Cooperativas que não se apresentarem como amigas do planeta terão mais dificuldades de se expandir e ganhar credibilidade junto aos cooperados e pessoas no geral.

É preciso criar programas de sustentabilidade e usar todas estas iniciativas de forma natural nas campanhas de marketing, pois a melhor forma de se promover é mostrando para todos que os valores que aquela cooperativa possui são éticos e vão de encontro com o futuro do planeta.

É necessário criar uma agenda verde, com ações que promovam o meio ambiente, que valorizem parceiros que também possuem estes valores, e que não gerem ainda mais poluição para a comunidade, cidade, estado e país.  

Além destas ações, é tendência para o setor criar programas cada vez mais aperfeiçoados de educação financeira, que já se apresenta como uma das missões do cooperativismo, mas que em 2024 deve ser intensificado. 

Experiência do cooperado ainda mais aperfeiçoada em 2024


Uma das grandes tendências do marketing para cooperativas nestes últimos anos e que em 2024 permanece é a personalização constante da experiência do cooperado.

Entender as necessidades, os desejos e as dificuldades de seus cooperados é palavra chave para se criar um planejamento eficiente de marketing voltado para o aperfeiçoamento de laços e estreitamento de relações.

O uso de dados, incluindo a utilização eficiente de ferramentas de IA, deve ser incentivada e promovida nas cooperativas em 2024, para criar campanhas não somente bem direcionadas, mas também em completa sinergia com o perfil daquele grupo de cooperados.  

Conclusão

O ano de 2024 será de muitos desafios, mas também grandes oportunidades para as cooperativas.

Estar de olho nas tendências que aparecem é um primeiro passo para o crescimento contínuo e o desenvolvimento constante.

O mundo tem se mostrado muito dinâmico, principalmente nestas últimas décadas, com as revoluções tecnológicas, e novas revoluções culturais e comportamentais.

Por isso é necessário, diria essencial, que as cooperativas estejam sempre atentas às mudanças, para que consigam o mais rápido possível se adequar às novas demandas e assim nunca estagnar.

E estagnar é uma palavra que o cooperativismo não merece possuir no seu dicionário, não é verdade?

Gostou do conteúdo? Continue conosco, temos muitos outros artigos sobre cooperativismo e educação corporativa.

Já conhece a Coonect.se? Entre em contato e tire as suas dúvidas!

Newsletter

Assine nosso newsletter preenchendo os dados abaixo:

Em um mundo em constante mudança, cooperativas devem destacar-se com estratégias de marketing inovadoras. A proximidade com os membros e a comunicação clara são essenciais para atrair e manter clientes e promover o valor das cooperativas!

05/03/2024

https://coonectse.com.br/files/blog/bannerdesktopcoonect_1053302996.png

https://coonectse.com.br/blog/cooperativas/tendencias-de-marketing-para-cooperativas-em-2024