Assinar Newsletter

Como medir a eficácia dos programas de capacitação em cooperativas

Ter uma equipe de trabalho eficiente, engajada e capacitada é o sonho de qualquer projeto corporativo. Uma cooperativa, que busca desde a sua gênese equilibrar as demandas de mercado com os princípios que a norteia, possui como grande desafio formar um grupo de cooperados e colaboradores que vista a camisa e produza. Para conquistar esse objetivo um programa de capacitação é essencial e saber medir a sua eficácia é peça chave para o sucesso.

No artigo de hoje vamos entender como as cooperativas podem medir a eficácia dos seus programas de capacitação, focando na apresentação de diferentes métodos de avaliação e de métricas. 

Entender a importância que um bom programa de capacitação possui para o crescimento e a consolidação de uma cooperativa é o pontapé inicial para que se construa um projeto sustentável, viável e eficiente, mesclando uma adequação com a lógica de mercado com as particularidades de um modelo de economia baseado em cooperação mútua, responsabilidade social e gestão democrática.

Boa leitura.

A importância do programa de capacitação em uma cooperativa


O mundo se transforma diariamente Ele evolui com a chegada de novas tecnologias, se modifica com as novidades vindas da economia e da sociedade e neste cenário qualquer projeto corporativo que não se adequar vai perder a vez.

A cooperativa possui esse desafio de, ao mesmo tempo que precisa se adequar às demandas do mundo e do mercado, precisa também respeitar os princípios que deram origem ao seu modelo de negócio.

Ter uma cooperativa competitiva, mas que desenvolva uma gestão democrática, com foco em formação e educação e que também valorize os interesses da comunidade que faz parte, é um dos grandes objetivos. 

É neste cenário que a equipe de trabalho ganha importância, afinal, o capital humano representa da melhor forma o espírito cooperativista.

Capacitar cooperados e colaboradores é o ponto de partida para o crescimento e a consolidação de uma cooperativa, e este processo acontece através de um bom programa de capacitação, aliado a um eficiente trabalho de medição de eficácia.

Um bom programa de capacitação vai conseguir aprimorar as habilidades e as competências, tanto técnicas quanto comportamentais dos envolvidos. 

Também expandirá o leque de conhecimentos da equipe de trabalho, criando condições para que se aumente a autonomia do grupo de colaboradores, melhorando a eficiência, a produtividade, aumentando o engajamento e também a motivação.

Em suma, um bom programa de capacitação vai preparar o terreno para que a cooperativa consiga estabelecer uma dinâmica de trabalho coletivo que gere resultados e produtividade, e que também auxilie a jornada de crescimento de todos os envolvidos, de maneira individual.

A importância de medir a eficácia do programa de capacitação