Assinar Newsletter

Como medir a eficácia dos programas de capacitação em cooperativas

Ter uma equipe de trabalho eficiente, engajada e capacitada é o sonho de qualquer projeto corporativo. Uma cooperativa, que busca desde a sua gênese equilibrar as demandas de mercado com os princípios que a norteia, possui como grande desafio formar um grupo de cooperados e colaboradores que vista a camisa e produza. Para conquistar esse objetivo um programa de capacitação é essencial e saber medir a sua eficácia é peça chave para o sucesso.

No artigo de hoje vamos entender como as cooperativas podem medir a eficácia dos seus programas de capacitação, focando na apresentação de diferentes métodos de avaliação e de métricas. 

Entender a importância que um bom programa de capacitação possui para o crescimento e a consolidação de uma cooperativa é o pontapé inicial para que se construa um projeto sustentável, viável e eficiente, mesclando uma adequação com a lógica de mercado com as particularidades de um modelo de economia baseado em cooperação mútua, responsabilidade social e gestão democrática.

Boa leitura.

A importância do programa de capacitação em uma cooperativa


O mundo se transforma diariamente Ele evolui com a chegada de novas tecnologias, se modifica com as novidades vindas da economia e da sociedade e neste cenário qualquer projeto corporativo que não se adequar vai perder a vez.

A cooperativa possui esse desafio de, ao mesmo tempo que precisa se adequar às demandas do mundo e do mercado, precisa também respeitar os princípios que deram origem ao seu modelo de negócio.

Ter uma cooperativa competitiva, mas que desenvolva uma gestão democrática, com foco em formação e educação e que também valorize os interesses da comunidade que faz parte, é um dos grandes objetivos. 

É neste cenário que a equipe de trabalho ganha importância, afinal, o capital humano representa da melhor forma o espírito cooperativista.

Capacitar cooperados e colaboradores é o ponto de partida para o crescimento e a consolidação de uma cooperativa, e este processo acontece através de um bom programa de capacitação, aliado a um eficiente trabalho de medição de eficácia.

Um bom programa de capacitação vai conseguir aprimorar as habilidades e as competências, tanto técnicas quanto comportamentais dos envolvidos. 

Também expandirá o leque de conhecimentos da equipe de trabalho, criando condições para que se aumente a autonomia do grupo de colaboradores, melhorando a eficiência, a produtividade, aumentando o engajamento e também a motivação.

Em suma, um bom programa de capacitação vai preparar o terreno para que a cooperativa consiga estabelecer uma dinâmica de trabalho coletivo que gere resultados e produtividade, e que também auxilie a jornada de crescimento de todos os envolvidos, de maneira individual.

A importância de medir a eficácia do programa de capacitação


Mas como você consegue monitorar a evolução, ou não, de uma equipe de trabalho dentro de um programa de capacitação?

A resposta é simples: medindo a eficácia deste programa, com métricas, metodologias e ferramentas que servirão para te dar a base necessária para entender o progresso da cooperativa.

Medir a eficiência de um programa de capacitação tem algumas funções estratégicas:

  • Determinar se as capacitações tem beneficiado seus principais interessados, ou seja, cooperados, colaboradores e outros envolvidos.

  • Descobrir falhas e defeitos das capacitações promovidas e assim corrigir rota e aperfeiçoar os pontos positivos.

  • Observar o efeito das capacitações no desempenho e na produtividade da cooperativa.

  • Medir a eficácia das capacitações permite que a cooperativa se aperfeiçoe continuamente.

Como medir a eficácia dos programas de capacitação


Chegamos ao principal ponto de discussão, que é medir a eficácia de um programa de capacitação. 

São diversas as métricas e referências que podem ser utilizadas, e vamos focar nas que podem ser mais relevantes dentro do cenário cooperativista:

  • Nível de satisfação

Uma das metodologias clássicas, mas com resultados muito satisfatórios, é a de análise do nível de satisfação dos participantes das capacitações.

Geralmente esses dados são obtidos com pesquisas e questionários, e são muito importantes para entender a eficácia geral do programa de capacitação.

Esse tipo de métrica produz melhores resultados com avaliações quantificáveis, ou seja, números que variam entre 1 e 5, e podem ser trabalhadas em questões como didática, facilidade de entendimento, criatividade, motivação, dentre outras possibilidades.

  • Taxa de engajamento

É essencial para uma cooperativa entender como as capacitações afetam sua equipe de trabalho, sobretudo no envolvimento dos envolvidos durante o processo.

A taxa de engajamento pode ser medida através da participação dos participantes nas atividades, nas interações com os outros, na realização das tarefas e desafios, e na motivação genuína em estar ali participando de todo o processo.

A taxa de engajamento é muito importante para entender quão eficiente e produtiva tem sido o programa de capacitação, e também para observar o grau de comprometimento que a equipe tem com a cooperativa.

  • Impacto no desempenho

Esse é um indicador muito importante, que vai medir a evolução do programa de capacitação no desempenho e na produtividade da cooperativa.

Ele pode ser produzido tanto no âmbito da equipe quanto na esfera individual.

Esse indicador pode ser obtido de diversas formas, como, por exemplo, pela comparação de números de produtividade, da satisfação dos clientes e do alcance de metas organizacionais antes e depois das capacitações.

  • Tempo até adquirir competências e habilidades

Esta é uma métrica muito importante para determinar o tempo necessário que um colaborador ou uma equipe demora para absorver as habilidades e as competências ensinadas durantes as capacitações.

Ter acesso a estes dados é essencial para que se tenha uma ideia clara da eficácia da metodologia e dos conteúdos escolhidos.

Se a demora for muito longa, significa que o formato, os conteúdos ou as ferramentas utilizadas não foram as mais adequadas para aquele perfil de pessoas.

Se o tempo de competência for mais curto, significa que o programa de capacitação entregou conteúdos claros e de forma acessível, e que o formato escolhido foi o mais adequado para aquele grupo de pessoas.

Como criar um programa eficiente de capacitação


Implementar um programa de capacitação em sua cooperativa é uma ação estratégica que certamente vai gerar resultados satisfatórios, seja do ponto de vista da produtividade, seja da melhora do ambiente de trabalho.

Porém, antes de implementar é preciso criar, construir e planejar.

Muitas cooperativas, para aperfeiçoar o seu programa, buscam parcerias com empresas que possuem o know how  para capacitação de equipes, e para consultorias de projetos cooperativistas.

A Coonect.se oferece soluções de aprendizagem para cooperativas. 

Temos um projeto inovador e acreditamos que a tecnologia e o ensino têm o poder de juntos potencializar o crescimento contínuo da sua cooperativa.

Entre em contato conosco. Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Newsletter

Assine nosso newsletter preenchendo os dados abaixo:

No artigo de hoje vamos entender como as cooperativas podem medir a eficácia dos seus programas de capacitação, focando na apresentação de diferentes métodos de avaliação e de métricas.

programas de capacitação

23/08/2024

https://coonectse.com.br/files/blog/bannerdesktop_144215428.jpg

https://coonectse.com.br/blog/educacao/como-medir-a-eficacia-dos-programas-de-capacitacao-em-cooperativas