Assinar Newsletter

Educação corporativa: O que é, qual objetivo, quais vantagens?

É consenso entre estudiosos do empreendedorismo que o maior bem que uma empresa possui é o seu quadro humano, a sua equipe de colaboradores. Sendo assim, investir em benefícios para a sua equipe só vai mostrar o quão valioso é este bem para você, empreendedor. A educação corporativa, ou educação empresarial, é um desses investimentos que se bem feito acarreta em resultados maravilhosos para todos, sobretudo para a empresa.


Neste artigo apresentaremos o conceito de educação corporativa, bem como seus objetivos e vantagens que ela traz para o seu negócio.


O que é educação corporativa 


Educação corporativa é a maneira como as corporações fazem para desenvolver competências, habilidades e atitudes no seu quadro de colaboradores. É uma ação conjunta e coordenada de gestão de pessoas integrada à gestão de conhecimento, que é orientada à estratégia planejada pela empresa.


Em suma, o que a educação corporativa faz é unir pessoas e o conhecimento dessas pessoas em prol dos valores e missão que a empresa apresenta ao mercado. Ela por essência apresenta muito mais elementos que um treinamento corporativo, ou capacitação de equipe oferecido para seus funcionários.


De importância ímpar, um bom plano de educação corporativa consegue entregar resultados em médio e longos prazos significativos, com a capacitação plena de seu quadro de funcionários que traz como consequência a probabilidade muito maior da empresa apresentar resultados práticos como aumento de produtividade e de geração de receitas.


Por que devo implementar educação corporativa em minha empresa? 


Toda empresa deseja ter um planejamento de longo prazo, com um projeto que a leve sempre para o topo de seu segmento de atuação, além de buscar sempre estar atualizada e competitiva para a busca de novos mercados.  


Uma das formas de colocar em prática esse projeto contínuo de desenvolvimento empresarial é implementando um bom programa de educação corporativa, de trabalhar sistematicamente teorias e práticas que irão capacitar de forma mais plena o seu quadro de colaboradores bem como a empresa como instituição.


A educação empresarial e seus objetivos 


O objetivo primordial do processo de educação corporativa é alinhar as habilidades e competências de seus colaboradores com as metas que a empresa possui para a sua existência futura. 


O que está no entorno da educação empresarial é a capacitação estratégica contínua da equipe de colaboradores, que possibilitará a replicação, ou seja, o conhecimento é absorvido de tal forma por toda a empresa que este conhecimento acaba sendo reproduzido sistematicamente de tempos em tempos.


Benefícios que a educação corporativa apresenta 


São inúmeros os benefícios que um bom programa de educação corporativa traz para o seu empreendimento. Dentre os principais, destacamos:


Aumento da produtividade 

Benefício mais que natural, o aumento da produtividade está estreitamente relacionada com o aprimoramento das habilidades e capacidades de seu quadro de colaboradores. Uma equipe capacitada, com as suas competências potencializadas através de treinamentos estratégicos e contínuos, tende a produzir de forma mais inteligente, gerando mais produtividade, otimizando o tempo e acarretando em mais receitas para a empresa.


Retenção de talentos e diminuição de turnover 

Já se foi o tempo em que o salário era o único motivo que deixava um colaborador insatisfeito no seu trabalho a tal ponto de pedir desligamento. Hoje em dia a qualidade de vida, o bom ambiente de trabalho, um bom plano de carreira, capacitação continua oferecida pela empresa, feedbacks produtivos, dentre outras situações, geram satisfação, ou insatisfação por parte de sua equipe. Desta forma um bom programa de educação corporativa tende a gerar um sentimento de valorização pelos colaboradores, que vai diminuir sobremaneira a possibilidade de desligamento voluntário. A mesma capacitação contínua fará seu quadro de colaboradores ser capacitado de tal forma que diminuirá também as demissões por baixa qualidade de entrega de seus funcionários.


Colaboradores engajados e ambiente saudável 

Duas das consequências naturais de um bom projeto de educação empresarial se entrelaçam, transformando o ambiente de trabalho de forma positiva. Capacitar estrategicamente seu quadro de colaboradores gera neles um engajamento muito maior e benéfico para a empresa. Colaboradores satisfeitos geram resultados melhores e por consequência esses resultados tendem a deixar o ambiente de trabalho mais leve e saudável. Qualquer empresa que deseje gerar resultados contínuos e aperfeiçoar o ambiente de trabalho deve investir em bem estar e capacitação de seus funcionários.


Tomada de decisões mais bem sucedidas

Outra consequência natural da educação corporativa nas empresas é uma maior confiança das lideranças nas tomadas de decisões. Uma equipe plenamente capacitada tende a tomar decisões com maior probabilidade de sucesso que uma não capacitada. A brecha para erros estratégicos, que põem em risco o crescimento da empresa, é cada vez mais diminuída, e em alguns casos, até mesmo eliminada.


Gera diferencial de mercado e vantagem competitiva 

Uma equipe capacitada promove uma reação em cadeia positiva para a empresa no presente e no futuro próximo. Com uma retenção maior de talentos, por conta de um bom trabalho de educação corporativa, a empresa aumenta produtividade, se consolida no topo de sua área de atuação, e gera diferencial de mercado. Evidente que outros fatores devem caminhar junto ao trabalho estratégico de educação empresarial, mas este somente já auxilia sobremaneira nessa rede de bons resultados.


Formatos de educação corporativa 



São vários os formatos que uma empresa pode utilizar para desenvolver a educação empresarial, e dentre os principais, destacamos,

  • Vídeos – Uma das formas mais utilizadas, por não precisar necessariamente da presença física de seus colaboradores, os vídeos conseguem passar todo tipo de conhecimento e possui no geral boa recepção da equipe envolvida. Através de vídeos pode-se apresentar aulas, palestras, estudos de caso, entrevistas, dentre outros.

  • Games – A Gamificação é um dos formatos mais novos e divertidos para se compartilhar conhecimento e gerar capacitação de colaboradores. Formato inovador, que tende a ser bem aceito em todos os programas de capacitação, consegue entregar o objeto de conhecimento e tem alto grau de absorção pelos funcionários. Um dos formatos com maior grau de sucesso.

  • E-book – E-books possuem a vantagem de trabalhar a leitura de forma didática e bastante mastigada, para assim desenvolver habilidades ou algum determinado assunto necessário para a capacitação de sua equipe, ou parte dela. Um formato que ganhou terreno com a popularização da era digital, onde todos possuem smartphones. Um formato que flerta com a capacitação tradicional, mas que ganha pontos por proporcionar aos colaboradores maior autonomia sobre o processo de aprendizado.

  •  Podcasts – Os podcasts são um fenômeno recente e vem sendo implementado cada vez mais no mundo empresarial, para capacitar equipes através de uma linguagem mais leve e direta, e com as mesmas facilidades do e-book, como a possibilidade do colaborador baixar o conteúdo e escutar em qualquer horário.

 

Educação corporativa x treinamento corporativo 



Os termos se parecem, mas a ideia que permeia a educação corporativa é bem diferente da que permeia o treinamento corporativo. E cada tipo merece um cuidado especial e um momento adequado para se implementar no ambiente de trabalho da empresa.


Enquanto que a educação corporativa trabalha com teorias de porque devemos agir desta forma e o que determinado tipo de conhecimento empresarial tem a oferecer, o treinamento corporativo fornece a prática, o como fazer este determinado conhecimento se encaixar no dia a dia da empresa.


Para novos colaboradores e a para novas empresas, os treinamentos são muito mais urgentes, pois a prática é necessária para que a engrenagem funcione e cresça. Entretanto, na medida em que os colaboradores ganham experiência, e que a empresa se consolida no mercado, a educação corporativa se mostra a ferramenta mais adequada para elevar o nível do ambiente de trabalho e proporcionar a todos uma capacitação mais plena e completa.  


Conclusão 

Vimos aqui que a educação empresarial, ou corporativa, proporciona resultados positivos em todas as esferas da dinâmica de trabalho, ajudando desde a capacitação da equipe de colaboradores até às próprias empresas, enquanto empreendimentos, gerando força para a merca ganhar mercado. 

Gostou desse artigo? Acesse nosso blog e coonect.se com à mais conteúdos como este.


Newsletter

Assine nosso newsletter preenchendo os dados abaixo:

A educação corporativa ou educação empresarial, é um investimento que acarreta em resultados maravilhosos para todos, sobretudo para a empresa. Confira!

Educação corporativa, Educação empresarial

19/10/2021

https://coonectse.com.br/files/blog/banner-desktop_1150391617.psd-2

https://coonectse.com.br/blog/educacao/educacao-corporativa-o-que-e-qual-objetivo-quais-vantagens