Logotipo Coonect.se
Banner Treinamento on-line: Como adaptar sua empresa para essa modalidade Banner Treinamento on-line: Como adaptar sua empresa para essa modalidade
Educação
12/08/2021 Coonect.se

Treinamento on-line: Como adaptar sua empresa para essa modalidade

O mundo digital vem trazendo algumas inovações que facilitam demais as nossas vidas. Algumas delas vem conseguindo o grande benefício de diminuir custos para empresas e apresentar ainda mais eficiência nos resultados. 


No mundo corporativo vemos vários exemplos, incluindo a área de treinamento on-line, que ganhou ainda mais notoriedade por conta da Pandemia de COVID 19, pois vimos acelerar um processo que já era tendência para os próximos anos.


Os treinamentos corporativos são utilizados por empresas, sobretudo para processos de capacitação de equipe, e se mostram essenciais para o desenvolvimento da equipe e da própria empresa. Se a ideia na teoria é ótima, na prática se mostra um desafio dos grandes criar engajamentos dos colaboradores para esta dinâmica de aula.


Vamos entender aqui a importância do treinamento on-line para o mercado corporativo e oferecer dicas e sugestões de como adaptar a sua empresa para essa modalidade que ganha cada vez mais espaço.


Entendendo o treinamento on-line



O grande diferencial do treinamento on-line é a possibilidade que os colaboradores possuem de participar em qualquer horário e de qualquer local. Essa dinâmica oferece mais liberdade para o profissional, que pode utilizar um dia de folga ou um momento mais tranquilo para estudar o conteúdo.


Para a empresa, o treinamento on-line acaba sendo válido pela possibilidade de treinar um número muito maior de funcionários com um custo ainda menor que os cursos presenciais. O custo benefício é dos melhores, mas há de se destacar que o desafio para manter uma equipe focada nos conteúdos de aprendizado é dos mais árduos.


Por que desenvolver treinamento on-line para a sua empresa?



Existem algumas razões para uma empresa aderir ao sistema de treinamento on-line. Uma delas é a diminuição do que chamamos de turnover, ou seja, da taxa de rotatividade de funcionários, que mede a quantidade de profissionais que deixam uma empresa em um determinado período.


Já vimos aqui que um dos grandes desafios corporativos é o da retenção de talentos, mantendo em sua equipe os melhores quadros possíveis de profissionais. Uma das estratégias para diminuir essa taxa é investir em capacitação constante da equipe.


O mundo está em constante mudança e por conta disso toda empresa que não se atualizar e não atualizar a sua equipe poderá ficar para trás na disputa por espaço em mercados cada vez mais competitivos. Assim, o treinamento on-line possibilita a seus profissionais desenvolverem novas habilidades além de constantemente obterem atualizações de conhecimento.


Treinamento on-line e o baixo custo



O treinamento on-line pode até demandar um investimento considerável lá na sua concepção, bem no início. Porém, ele é um investimento único. Você paga uma vez para produzir o treinamento e pronto, o seu uso é contínuo e por tempo indeterminado.

Você vai poder capacitar diversos colaboradores em diversos momentos pagando somente o custo da produção de vídeo e do treinamento em si. Se nos treinamentos presenciais víamos a necessidade de contratar instrutores, um espaço físico, telões, sistema de som, coffee break e toda uma estrutura, no treinamento on-line só a necessidade de produzir o conteúdo em uma modalidade escolhida e pronto.


Treinamento on-line aumenta a produtividade