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Treinamento on-line: Como adaptar sua empresa para essa modalidade

O mundo digital vem trazendo algumas inovações que facilitam demais as nossas vidas. Algumas delas vem conseguindo o grande benefício de diminuir custos para empresas e apresentar ainda mais eficiência nos resultados. 


No mundo corporativo vemos vários exemplos, incluindo a área de treinamento on-line, que ganhou ainda mais notoriedade por conta da Pandemia de COVID 19, pois vimos acelerar um processo que já era tendência para os próximos anos.


Os treinamentos corporativos são utilizados por empresas, sobretudo para processos de capacitação de equipe, e se mostram essenciais para o desenvolvimento da equipe e da própria empresa. Se a ideia na teoria é ótima, na prática se mostra um desafio dos grandes criar engajamentos dos colaboradores para esta dinâmica de aula.


Vamos entender aqui a importância do treinamento on-line para o mercado corporativo e oferecer dicas e sugestões de como adaptar a sua empresa para essa modalidade que ganha cada vez mais espaço.


Entendendo o treinamento on-line



O grande diferencial do treinamento on-line é a possibilidade que os colaboradores possuem de participar em qualquer horário e de qualquer local. Essa dinâmica oferece mais liberdade para o profissional, que pode utilizar um dia de folga ou um momento mais tranquilo para estudar o conteúdo.


Para a empresa, o treinamento on-line acaba sendo válido pela possibilidade de treinar um número muito maior de funcionários com um custo ainda menor que os cursos presenciais. O custo benefício é dos melhores, mas há de se destacar que o desafio para manter uma equipe focada nos conteúdos de aprendizado é dos mais árduos.


Por que desenvolver treinamento on-line para a sua empresa?



Existem algumas razões para uma empresa aderir ao sistema de treinamento on-line. Uma delas é a diminuição do que chamamos de turnover, ou seja, da taxa de rotatividade de funcionários, que mede a quantidade de profissionais que deixam uma empresa em um determinado período.


Já vimos aqui que um dos grandes desafios corporativos é o da retenção de talentos, mantendo em sua equipe os melhores quadros possíveis de profissionais. Uma das estratégias para diminuir essa taxa é investir em capacitação constante da equipe.


O mundo está em constante mudança e por conta disso toda empresa que não se atualizar e não atualizar a sua equipe poderá ficar para trás na disputa por espaço em mercados cada vez mais competitivos. Assim, o treinamento on-line possibilita a seus profissionais desenvolverem novas habilidades além de constantemente obterem atualizações de conhecimento.


Treinamento on-line e o baixo custo



O treinamento on-line pode até demandar um investimento considerável lá na sua concepção, bem no início. Porém, ele é um investimento único. Você paga uma vez para produzir o treinamento e pronto, o seu uso é contínuo e por tempo indeterminado.

Você vai poder capacitar diversos colaboradores em diversos momentos pagando somente o custo da produção de vídeo e do treinamento em si. Se nos treinamentos presenciais víamos a necessidade de contratar instrutores, um espaço físico, telões, sistema de som, coffee break e toda uma estrutura, no treinamento on-line só a necessidade de produzir o conteúdo em uma modalidade escolhida e pronto.


Treinamento on-line aumenta a produtividade 



O treinamento on-line acaba trazendo muitos benefícios para a empresa e um desses benefícios é o aumento da produtividade por conta do comportamento de 'vestir a camisa' que os colaboradores possuem por verem que a empresa possui a preocupação de investir em capacitação de sua equipe, de melhoria do conhecimento de seus profissionais.


Quando a empresa consegue o engajamento dos seus colaboradores desta forma as chances do treinamento on-line ser produtivo são imensas. Isso porque os funcionários percebem que há uma vontade da empresa em investir no crescimento individual de seus profissionais, promovendo cursos de capacitação e de aperfeiçoamento.


Treinamento on-line é flexível em seu acesso



Nem todos os colaboradores de uma empresa possuem a mesma rotina, e por isso o treinamento on-line é uma ótima opção para oferecer conhecimento para sua equipe sem comprometer o dia a dia de seus profissionais.


Como o treinamento on-line fica disponível a qualquer hora, a empresa consegue adesão do maior número possível de pessoas sem prejudicar a rotina dos colaboradores, diferenciando-se desta forma do treinamento presencial, que muitas vezes demanda sacrifícios por parte dos membros de uma equipe de profissionais.


Além disso, esse formato permite que a empresa capacite um número muito maior de colaboradores independente da localização geográfica.


Maior interação e controle com quem faz treinamento on-line 



Não que nos treinamentos presenciais não haja controle nem interação. Mas é evidente que em um formato virtual essas características se potencializam ainda mais.


O controle acontece por conta da possibilidade da empresa ter acesso às informações de quantas pessoas visualizaram o curso, e como tem sido o engajamento destas com o conteúdo oferecido. Isso é importante para que a empresa mensure resultados e planeje novas demandas de treinamento para seus colaboradores.


Já a interação acontece de um modo infinitamente mais intensa. No treinamento on-line há a possibilidade dos colaboradores realizarem testes ao fim das aulas, tirar dúvidas perguntando, comentando e interagindo com os outros participantes.


É possível criar provas para que cada colaborador seja testado ao fim de uma bateria de conhecimento oferecido, servindo como um feedback virtual e produtivo para o processo de aprendizado.


Dicas para empresas que pretendem desenvolver treinamento on-line



Se a sua empresa percebeu a importância desse formato de treinamento e deseja se adaptar, aqui vão algumas dicas que podem ajudar muito neste processo de concepção e de inicialização do treinamento.


  • Use a criatividade – Já na apresentação do treinamento busque usar a criatividade para fisgar seus colaboradores, oferecendo à eles o conhecimento que eles desejam ter. Se você souber quais as principais dúvidas e pontos que seus colaboradores possuem, mais fácil será gerar um conteúdo produtivo e de fácil absorção.

  • Escolha uma plataforma para cursos on-line - Por mais que exista uma ferramenta gratuita como o Youtube, é necessário que a empresa invista na aquisição de uma plataforma mais profissional e criada para este tipo de conteúdo. Esses serviços normalmente oferecem um mundo de possibilidades, que facilitam muito a vida dos colaboradores e das empresas que os contratam.

  • Invista nos equipamentos necessários – Se a empresa decidiu desenvolver o treinamento on-line através de vídeos, então invista na aquisição de bons equipamentos, de uma câmera profissional, de equipamento de áudio, de microfones e de um ambiente perfeito para este sistema. Independente do formato, invista nos equipamentos necessários para desenvolver bem o treinamento. Ou contrate uma empresa especializada como a Coonect.se para desenvolver este material.

  • Elabore um roteiro com os conteúdos para o treinamento – Essa fase do processo de produção do conteúdo tem uma importância ímpar, pois sem um roteiro bem definido do conteúdo que você pretende compartilhar com seus colaboradores, a tendência é que o curso não consiga promover de forma tão lógica o conhecimento que deseja passar.


Tipos de treinamento on-line 



 Dentro do universo do treinamento on-line, existem dois caminhos que as empresas podem seguir para a produção de seu conteúdo de trabalho: a Micro-Learning e o Macro-Learning.


Micro-Learning: ajudas pontuais, vídeos ou textos curtos, tem como base um problema a ser resolvido e facilmente encontrável. Podemos citar como exemplos vídeos (pílulas de conhecimento), material de rápido acesso, infográficos, etc.


Macro-Learning: aprendizado de algo novo e duradouro, é necessário dias, até semanas para a conclusão do curso, possui suporte, possui avaliação, seu conteúdo possui conceitos teóricos e práticos. Como exemplo podemos citar os treinamentos, cursos de capacitação e aulas programáticas. Os formatos são:


  • Gamificação: o termo em si tende a enganar. Não se trata aqui de fazer um treinamento com o formato de jogo, mas sim inserir elementos de um game, sobretudo os que incentivam a criação de um ambiente de competição saudável. Em cursos mais maçantes esse formato tende a ser útil, pois quebra a monotonia.

  • Vídeos: um dos formatos mais utilizados, o vídeo precisa ser produzido e editado de tal forma que os colaboradores não sintam tédio ou sentimento de enganação quanto ao conteúdo abordado. Pense em todo o processo de concepção, e principalmente, saiba dividir o conteúdo em tópicos, para dar uma maior fluidez ao treinamento.

  • Móbile-learning: conteúdo produzido para a apresentação em celulares. Em um mundo onde os smartphones possuem cada vez mais importância, criar conteúdos específicos para este formato pode ser bem útil, mas deve-se entender as variáveis deste formato. É preciso pensar que seus colaboradores podem ter problemas com dados móveis, ou com espaços na memória dos smartphones.

  • Webinar: esse formato é basicamente composto por videoconferência em formato de seminário, num estilo acadêmico, mas não tão formal. Um apresentador administra a exposição e interage com os profissionais por meio de chat. 

  • Podcast: outro formato que tem se popularizado bastante, os podcasts podem ser utilizados para treinamento on-line, mas com áudios curtos e bem específicos sobre determinados problemas corporativos e as suas resoluções. É um formato simples de produzir, mas que precisa ser direcionado.


Avaliando os resultados do treinamento on-line



Uma das fases mais importantes do processo de treinamento on-line é a avaliação por parte da empresa do conhecimento que foi ofertado e do feedback dado pelos colaboradores. Será que houve um ganho de conhecimento da equipe que realizou o treinamento? Responder esta questão é fundamental para produzir novos conteúdos e aperfeiçoar o formato escolhido.


E uma das melhores maneiras de se obter um feedback mais profundo é analisando mudanças no comportamento da equipe. Essa mudança de comportamento é percebida no dia a dia da empresa e são os gestores as pessoas mais adequadas para observar esta evolução.


Outro modo de avaliar a eficiência do treinamento on-line é medindo os resultados conseguidos pela empresa após a realização dos treinamentos. Essa relação entre produzir conteúdos de capacitação e avaliar resultados obtidos é a chave para que empresas estejam sempre no topo do mercado e para que os profissionais estejam sempre engajados.

Conclusão

Com inúmeras vantagens em comparação com os treinamentos presenciais, o treinamento on-line se consolidou no mundo neste últimos anos com a forma mais eficiente e barata de realizar capacitação e aperfeiçoamento de equipe.

Dentro do universo corporativo é de fundamental importância engajar os funcionários para programas de capacitação, pois estas ações tendem a fazer a empresa crescer, gerar mais lucro e produzir um ambiente de trabalho saudável e produtivo. Ou seja, todos os atores desta peça ganham.


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O treinamento on-line é uma tendência mundial que foi acelerada por conta da Pandemia.Confira neste conteúdo como preparar sua empresa para essa modalidade.

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12/08/2021

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