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Pedagogia da Cooperação: O que é? Quais Princípios? Quais Benefícios?

Vivemos em uma sociedade tão marcada pela lógica da competição que às vezes nos esquecemos que é possível construir um mundo diferente, mais cooperativo, solidário, justo e empático. E dentro deste movimento colaborativo é preciso que haja um projeto educacional que represente esta ideia e é para isso que surgiu a pedagogia da cooperação.


Neste artigo vamos conhecer este termo que nasce dos jogos cooperativos e que tem como base princípios muito mais humanos para abordar a ideia de competir. 


Vamos conhecer seu conceito, quais são os seus pilares e quais os benefícios que este movimento proporciona para todos nós, cidadãos e participantes de uma sociedade.

O que é a pedagogia da cooperação


O conceito de pedagogia da cooperação começa a ser desenvolvido nos anos 1990, com os jogos cooperativos. 


Nessa época, o professor Fábio Brotto e outros educadores desenvolveram trabalhos na área de educação física que buscavam transformar a postura competitiva, muito comum nas atividades esportivas, construindo novas abordagens e principalmente, novas formas de enxergar o mundo e as atividades físicas.


A partir daí o conceito de pedagogia da cooperação passou a ganhar espaço e a buscar novas maneiras de enxergarmos o mundo, e de construir um ambiente muito mais humano, colaborativo, participativo, e que valorize processos de ensino e aprendizagem que também possuam esses princípios.


Podemos então entender a pedagogia da cooperação como um conjunto de sinais, indicadores e dicas disponíveis para orientar e auxiliar a todos que buscar construir uma jornada pedagógica baseada na ideia de cooperação mútua e de colaboração coletiva em prol de um mundo mais humano e justo.

Comparando situações competitivas e cooperativas


Podemos entender o conceito de pedagogia da cooperação comparando uma situação com perspectiva competitiva com uma situação com perspectiva cooperativa.

Objetivo

Numa situação competitiva as pessoas concluem que para atingirem seus objetivos pessoais será preciso que outras não atinjam, gerando um processo de exclusão, onde um ganha e outros perdem.


Numa situação cooperativa as pessoas percebem que seus objetivos pessoais só são alcançados com a ajuda de todos os outros envolvidos no grupo. Não há um processo de exclusão, mas sim de colaboração, onde todos se ajudam mutuamente e acabam conquistando suas metas e objetivos de forma conjunta.

Ser solícito

Numa situação competitiva as pessoas tendem a ser menos sensíveis com as solicitações das outras. É uma abordagem muito mais individualista e menos coletiva.


Já em uma situação cooperativa as pessoas são mais sensíveis às solicitações das outras, por perceberem que fazemos parte de um mesmo ambiente coletivo e colaborativo, e que o processo de ajuda mútua tende a ser benéfico para todos, além de mais humano e justo.

Ajudar 

Numa situação competitiva as pessoas se ajudam mutuamente com uma frequência mínima, pois acreditam que numa competição o correto é derrotar o outro, e não ajudar.


Numa situação cooperativa as pessoas se ajudam mutuamente com mais frequência, pois entendem que a colaboração mútua facilita a vida de todos, proporcionando que todos conquistem mais vitórias.

Os princípios da pedagogia da cooperação


A pedagogia da cooperação se apresenta a partir de alguns princípios que de fato dão vida a todo o movimento pedagógico colaborativo.

Co-existência

Coexistir é uma das palavras mais poderosas de nossa língua e por isso ela surge para dar vida aos primeiros princípios da pedagogia da cooperação.


Todos nós devemos ter consciência de que estamos ligados a tudo e a todos, e para que esta dinâmica de vida seja produtiva, saudável, humana e rica é preciso que saibamos coexistir pacificamente e de forma colaborativa.


Não há dúvidas que somos afetados por tudo que acontece à nossa volta, desde o barulho do outro lado da escola, até a violência que acontece nas ruas. Tudo nos afeta e este princípio tem como finalidade entendermos que devemos sempre pensar no outro também, e que as nossas necessidades precisam ser ajustadas às necessidades de todos.

Com-vivência

Somos diferentes uns dos outros, isso é uma verdade. Mas podemos conviver em harmonia, com respeito e nos ajudando mutuamente. É desta forma que se apresenta o segundo princípio da pedagogia da cooperação.


A convivência permite que a gente troque experiências, ensinamentos, aprendizados, que a gente conheça novas personalidades e aprenda com cada uma delas, e principalmente, que a gente respeite todos os que estão ao nosso redor, entendendo e aceitando o tempo de cada um.


É preciso criar ambiente inclusivos, onde todos possam conviver conjuntamente num ambiente rico de experiências e saberes, e onde a individualidade e toda a dinâmica de competitividade seja colocada de lado em benefício de todos.    

Cooperação

A prática da cooperação é uma das mais nobres dos ser humano e é o terceiro princípio da pedagogia da cooperação. 


Nesse sentido é preciso que todos nós entendamos que a prática da cooperação e da corresponsabilidade pelas ações no mundo tendem muito mais a nos ajudar que a nos prejudicar.


É errado relacionar a competitividade com a evolução da humanidade e com a sobrevivência da espécie, já que há relatos de comunidades pré-históricas que viviam em sistema de cooperação mútua.


Ou seja, juntos somos mais fortes é uma das frases mais verdadeiras já ditas e a pedagogia da cooperação busca construir um ambiente de aprendizado e de ensinamentos que promova a ideia de cooperação e de colaboração coletiva. 

Comum-unidade

A comunidade é justamente o elemento que falta para completar todo o espírito de cooperação apresentado por este movimento pedagógico.


É preciso que haja um ambiente onde o espírito coletivo seja praticado de forma intensa e humana, possibilitando a existência de nossa liberdade individual com a liberdade de todos os outros.


É na comunidade e em tudo que seu termo representa que a pedagogia da cooperação ganha vida, se torna pulsante e transforma as relações humanas, em ações coletivas, colaborativas, cooperativas e que visam um mundo mais justo e rico. 

Quais os benefícios da pedagogia da cooperação?  


Desenvolver um ambiente com base nos princípios da pedagogia da cooperação proporciona muitos benefícios para qualquer projeto pedagógico ou não. 

Ampliar visão de mundo

Um dos principais objetivos deste movimento de ensinamentos e aprendizados com base na pedagogia da cooperação é ampliar a visão de mundo de todos os envolvidos. Este é um dos grandes benefícios que ela proporciona. 


A pedagogia da cooperação investe na ideia de termos uma visão de mundo diferenciada, buscando a criação de laços e de pontes colaborativas, onde todos possuem grande importância dentro do processo pedagógico e de vivência.


É uma jornada de transformação interior, de cada pessoa e de cada grupo, que investe na promoção de um novo mundo, com novas abordagens e novas perspectivas, todas sob a ótica da cooperação, da colaboração, e da não individualização do ser humano.  

Dimensão do humano

Vivemos a partir de relações humanas, relações desenvolvidas no núcleo familiar, de trabalho, amoroso, de amigos. Mas em todos os casos, são relações humanas e que devem ser feitas a partir de uma visão humanizada e não egoísta.


A pedagogia da cooperação proporciona essa nova abordagem sobre o ser humano, sobre a nossa existência e sobre a dimensão que as nossas ações, nossos comportamentos, nossas opiniões, possuem dentro de uma comunidade, de um grupo, por menor que ele seja.

Ajuda a entender a dinâmica da competição e cooperação

Já vimos aqui o quanto é importante entendermos que uma abordagem competitiva é diferente e abre menos portas que uma abordagem cooperativa.


A pedagogia da cooperação cria em todos nós esse entendimento de que a competição está dentro de uma lógica individualista e que precisa ser aperfeiçoada para que de fato gere um ambiente humano, rico, justo e cooperativo.


Enquanto ser social, o humano precisa muito mais de experiências coletivas e de colaboração, que de experiências individuais e de competição.

Inspira o ser humano a ser melhor

A pedagogia da cooperação quando bem entendida ajuda a todos nós humanos a sermos melhores enquanto ser social, enquanto membro de um ambiente coletivo, cooperativo e colaborativo. 


Ela organiza uma abordagem que incentiva a todos despertarem e buscarem entregar o que existe de melhor em cada um de nós, contribuindo para que todos cresçam individualmente, mas sabendo que esse crescimento é consequência de ajuda mútua e coletiva.

Encoraja para sermos mais cooperativos uns com os outros 

A pedagogia da cooperação nos encoraja para que todos nós sejamos pessoas mais colaborativas, cooperativas, justas e menos individualistas e egoístas.


Esses sentimentos e comportamentos ajudam para a geração do bem-estar comum.

Conclusão

Conhecemos a pedagogia da cooperação, um movimento acima de tudo, humano, que busca criar um ambiente menos competitivo e mais colaborativo, e que este ambiente de aprendizagem e de ensino é capaz de proporcionar a construção de uma nova geração de cidadãos, mais conscientes do seu papel no mundo.

E você, já conhecia a pedagogia da cooperação?

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O artigo vai apresentar o conceito de pedagogia da cooperação, que surgiu nos anos 1990 como contraponto a lógica de competição que as atividades esportivas apresentavam e incentivavam.

Pedagogia da Cooperação

27/04/2023

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