Tendências emergentes em educação cooperativa para 2025
Educação e cooperativismo são dois termos estreitamente conectados. É impossível pensar em um projeto cooperativista bem sucedido sem atrelar ao desenvolvimento de práticas educacionais e de aprendizagem que busquem capacitar seus membros e otimizar seus processos, tendo como objetivo sempre a construção de uma gestão eficiente e sustentável. Por conta disto é muito importante estar atualizado sobre as novidades e tendências que o setor apresenta para o futuro.
No artigo de hoje vamos conhecer as tendências educacionais que vem ganhando espaço dentro do setor cooperativista, e ajudando a promover um aperfeiçoamento contínuo deste modelo de negócio que busca ser competitivo sem, entretanto, deixar de lado conceitos como educação e sustentabilidade.
Uma boa leitura.
Educação cooperativa
Dos sete princípios cooperativistas, dois possuem uma conexão bem especial com a educação. Segundo o 5° princípio, as cooperativas têm o dever de garantir e incentivar a educação e a formação de seus membros, em todos os níveis.
É com educação, formação e informação que os cooperados terão cada vez mais capacidade e entendimento para auxiliar na gestão, na tomada de decisões e principalmente, terão cada vez mais voz na sociedade como um todo.
O 7° princípio prega que as cooperativas devem se inserir nas comunidades impactadas por elas, investindo em educação, em projetos socioambientais responsáveis, gerando benefícios e crescimento econômico e social para estas comunidades e seus habitantes.
A educação cooperativa então se encontra enraizada nestes dois princípios, e possui uma importância muito grande para o crescimento dos ideais cooperativistas.
Ela pode ser definida como um processo contínuo e sempre permanente de transformação social, de divulgação dos princípios que regem o cooperativismo e de empoderamento para as novas gerações de cooperados e de pessoas afetadas pelo ambiente cooperativista.
Esses resultados são conquistados com práticas de aprendizagem e educação que buscam construir equipes de trabalho preparadas para o futuro, conscientes de seu lugar no mundo e eficientes do ponto de vista da produtividade.
Assim é crucial se atualizar sobre as práticas educacionais que vão ser proeminentes no futuro, facilitando o processo de aprendizagem e melhorando todos os trabalhos dentro de uma cooperativa, seja na parte de gestão, seja na capacitação de equipe.