Assinar Newsletter

Soft Skills e Hard Skills: Aprenda Definitivamente as Diferenças

Se você está inserido no universo corporativo, certamente deve saber que um dos pilares de uma empresa bem sucedida é o alto nível de seu grupo de colaboradores. Ter uma equipe altamente capacitada envolve escolher bem seus profissionais, e nesse caso, é preciso que o RH tenha bastante atenção com os soft skills e as hard skills dos candidatos.


Neste artigo vamos conhecer detalhadamente as Soft Skills e Hard Skills, aprendendo de uma vez por todas as características que diferenciam uma da outra. 


Mas não será somente isso: veremos também quais são as soft skills e as hard skills mais valorizadas do mercado e vamos entender a importância delas para uma empresa.


O que são Skills?


Vamos começar pelo básico, que é o entendimento da palavra skills, a mais importante aqui. Skills pode ser traduzida como habilidade, e as habilidades podem ser adquiridas com estudo e experiências ao longo da vida, e também podem ser natas, ou seja, já nascerem contigo. 


Essa diferença é muito importante, pois é a partir daí que iremos entender o significado de soft skills e de hard skills e veremos como elas são distintas, mas também se complementam.


O que são hard skills?


Desta forma, temos as hard skills, que podemos definir como aquelas habilidades técnicas que aprendemos através de estudos, de cursos, de faculdades e de capacitações. São diversas as formas de você adquirir as chamadas hard skills, e elas muitas vezes servem de pré-requisitos para que você entre em seleções no mercado de trabalho.


As hard skills são mais simples de você apresentar para terceiros, pois normalmente abrange habilidades que você pode provar mais facilmente, já que envolve a entrega de certificados ou de diplomas acadêmicos. Normalmente vemos as hard skills de um futuro colaborador já no seu currículo.

A necessidade de comprovar as hard skills

A obrigação de comprovação formal das hard skills varia muito, e vai de acordo com a sua área de atuação. Uma seleção para engenheiro, por exemplo, demanda habilidades comprovadas através de apresentação do diploma de graduação, de pós-graduação, e certificados de cursos de capacitação ou treinamentos específicos.


Já a seleção para área de programação, por exemplo, não precisa exigir um diploma, já que é muito comum existir grandes desenvolvedores que aprenderam todas as técnicas de forma autodidata, e nesse caso vale muito mais a pena receber um portfólio com seus trabalhos.    

As hard skills no passado e no presente

As hard skills foram até décadas atrás as únicas exigências em um processo de seleção de colaboradores. Como sempre foi muito mais fácil comparar hard skills, o setor de RH contratava usando métodos mais simples, porém a taxa de sucesso não agradava.


Com o tempo as hard skills foram perdendo a hegemonia e a área de Recursos Humanos passou a valorizar outros tipos de habilidades, mais complexas, porém de fundamental importância para o sucesso das empresas. 

O que são soft skills?


Com o tempo, recrutadores passaram a valorizar habilidades que não necessariamente se aprendia nas Universidades, nem em cursos de capacitação ou treinamentos. 


Essas habilidades são chamadas de soft skills, e hoje são estratégicas para a contratação de colaboradores numa seleção corporativa.


As soft skills, pelo contrário, são potencializadas ao longo de nossas vidas, através das nossas vivências, das experiências pessoais, das relações interpessoais, e de uma série de fatores que envolvem muito mais questões subjetivas que conhecimentos técnicos.

Dificuldade de se avaliar soft skills

Enquanto que os recrutadores tinham facilidade em avaliar e comparar os conhecimentos técnicos vindos de cursos, faculdades e pós-graduações, com as soft skills o desafio se mostra muito maior, pois envolve emoções e percepções, e demanda uma capacidade muito grande dos responsáveis pela área de RH da empresa.


É preciso pensar em técnicas que proporcionem a apresentação destas soft skills por parte dos candidatos em uma seleção. Realizar uma entrevista mais densa, com perguntas menos tradicionais e mais desafiadoras tende a dar bons resultados.

As soft skills são muitas e variadas, e também vai depender muito da área de atuação do profissional para definir quais seriam as habilidades fundamentais.


Mas isso nós veremos a seguir. 


As hard skills mais valorizadas no mercado


Sim, o mercado exige de sua mão de obra uma série de habilidades indispensáveis para a atuação em determinadas áreas. Pensando nas hard skills, podemos entender como habilidades importantes e valorizadas:  

Diplomas acadêmicos

O ensino superior já não possui mais aquela importância fundamental de três décadas atrás, quando somente uma graduação já era suficiente para conseguir um bom emprego na sua área de atuação, porém ainda tem função estratégica em muitas profissões e funções. Assim, continua sendo essencial investir em uma boa graduação acadêmica.

Fluência em idiomas

O mundo corporativo é quase todo dominado pela língua inglesa, isso nós já sabemos. 


Por conta da facilidade em se aprender um idioma atualmente, a fluência em línguas estrangeiras se mostra hoje como básico para alguma área ou função de alto rendimento e por isso continua sendo estratégico investir em escolas de idiomas. 

Certificação em Marketing Digital

Uma das áreas mais populares e com maior retorno é a de marketing, comunicação e propaganda. 


Nesse sentido, o mercado exige de seus profissionais o mais número possível de cursos na área, pois o setor é muito abrangente, possui diversos segmentos e a oferta de profissionais é muito grande, e só se sobressai quem investe em cursos. 

Conhecimentos avançados em informática

Para a área de tecnologia é essencial estar atualizado quando o assunto é softwares, banco de dados e programação.


O mercado de tecnologia é um dos mais rentáveis, que ainda tem muita margem de crescimento e é visto como uma das áreas que serão mais valorizadas no futuro. Assim, investir nestas hard skills é muito importante.


As soft skills mais valorizadas no mercado


Enquanto que é simples perceber onde você deve investir seu dinheiro para adquirir as hard skills desejadas por recrutadores, no caso das soft skills o desafio é muito maior.


São muitas as habilidades e sempre varia de acordo com o trabalho, com os valores da empresa e com a própria sociedade.

Mas no geral podemos destacar estas:


Liderança: Capacidade de liderar grupos e de ser inspiração para companheiros de trabalho é uma das habilidades mais essenciais que o setor de RH busca em seus colaboradores.


Tomada de decisões: Colaboradores que consigam tomar decisões assertivas, com base em informações técnicas, mas também na sua capacidade de entendimento estratégico, é tudo que uma empresa deseja ter.


Seja adaptável: Um colaborador que consegue se adaptar facilmente às mudanças sociais e econômicas da sociedade, ou às mudanças na estrutura da empresa, ou com as mudanças nas funções exercidas tende a ter muito mais facilidade em conseguir ser selecionado por recrutadores.


Empatia: O que é ter empatia mesmo? É a capacidade de se colocar no lugar do outro, mas não é isso somente. Um colaborador que tenha empatia vai conseguir entender melhor as opiniões e ideias de seus colegas de equipe de trabalho. Ter empatia significa reconhecer a importância da opinião do outro, dos sentimentos do outro, das ações dos outros, sem grandes julgamentos.


Criatividade: Muitos acreditam que a criatividade é uma habilidade que se possa aprender com cursos e faculdades. Pode até ser, mas é evidente que uma pessoa criativa apresenta sinais que dificilmente um curso ensina. Ser criativo é pensar fora da caixa, é não se contentar com o que está colocado como padrão e nunca se acomodar com o mundo. 


Inteligência emocional: Inteligência emocional tem se mostrado uma soft skills das mais fundamentais, que tem sido colocado em primeiro plano em seleções de cargos estratégicos. Ter inteligência emocional proporciona ao colaborador grande vantagem competitiva e certamente ele terá mais chances de ser bem sucedido na empresa. 


Outras soft skills importantes:

  • Motivação;

  • Ética de trabalho;

  • Positividade;

  • Pensamento crítico.


A importância de hard skills e soft skills para a empresa


Para uma empresa, é muito importante agregar para a sua equipe um grupo de colaboradores qualificados, que possam dar conta de suas funções de forma eficiente.


Assim, as hard skills e as soft skills permitem que uma empresa consiga desenvolver um bom clima organizacional, construindo um ambiente de trabalho saudável e de bem estar, com foco em produtividade e eficiência, e sem falhas de comunicação ou ruídos, que prejudicam muito o dia a dia dentro de seu negócio.


Uma boa gestão é fundamental para o sucesso de uma empresa e é dependente de um bom trabalho de recrutamento envolvendo as habilidades de hard skills e soft skills.


Conclusão

Vimos aqui que para uma empresa ser bem sucedida é preciso que ela possua uma equipe muito qualificada, com habilidades que gerem resultados para o seu negócio.


Nesse sentido, investir, no processo de seleção, em uma junção de hard skills e soft skills, vai tornar a empresa ainda mais eficiente.


Vimos que hard skills e soft skills são bem diferentes uma da outra, porém elas se complementam em linhas gerais.

E você, possui boas soft skills?


Acesse nosso blog para mais conteúdos como este.


Newsletter

Assine nosso newsletter preenchendo os dados abaixo:

Neste artigo vamos conhecer detalhadamente as Soft Skills e Hard Skills, aprendendo de uma vez por todas as características que diferenciam uma da outra.

Soft Skills e Hard Skills

01/12/2022

https://coonectse.com.br/files/blog/bannerdesktopcoonect_1007411287.png

https://coonectse.com.br/blog/educacao/soft-skills-e-hard-skills