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Gestão

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Relacionamento interpessoal no trabalho

Um dos grandes pilares da vida em sociedade é a capacidade que o ser humano possui de conviver com outros seres humanos, numa relação baseada em ética, respeito e empatia. Essa relação, que existe desde os primórdios, passou por evoluções dentro da história e uma das mais importantes atualizações foi a que definiu as relações interpessoais como força maior dentro do ambiente de trabalho.


Neste artigo vamos entender o conceito de relacionamento interpessoal no trabalho, além de oferecer dicas e sugestões para que você faça do seu trabalho um espaço de muita harmonia, respeito, empatia e produtividade.


Relacionamento interpessoal 


Quando falamos em relacionamento pessoal, falamos basicamente do modo como duas ou mais pessoas se conectam dentro de ambientes diversos. Todas as interações, conversas e trocas de opiniões são elementos sociológicos e psicológicos da relação interpessoal.


O conversar com alguém já se constitui num modo de relação interpessoal, já que o homem ao falar emite juízo de valores, julgamentos e opiniões, base para uma relação entre pessoas existir. 


O relacionamento interpessoal no trabalho 


Assim, as relações interpessoais no trabalho nada mais são do que este conceito mais geral transportado para o ambiente de trabalho, um dos ambientes mais importantes para o homem em tempos modernos. Saber se portar, e sobretudo, conseguir se relacionar, dentro do ambiente corporativo, se tornou um dos grandes qualificativos para você ser promovido ou não.


Pensando de modo mais prático, a relação pessoal no trabalho permite, caso ele exista de forma saudável, uma troca de feedbacks mais produtiva entre dois ou mais colaboradores, além de uma relação de ajuda mútua, de coletividade intensificada e ainda de apoio em momentos negativos, seja no plano individual, seja no plano corporativo, quando a empresa não estiver passando por bons momentos.


A importância do relacionamento interpessoal no trabalho 


Sendo assim, entende-se não como importante, mas como essencial, um bom ambiente de trabalho no campo das relações interpessoais. Ter uma equipe que se comunica bem entre si é um dos primeiros passos para um ambiente de trabalho saudável e produtivo.


Desta forma, vemos o relacionamento interpessoal no trabalho importante por conta destes fatores:


Qualidade de vida 

Um ambiente de trabalho que gira em torno da ideia de relações interpessoais saudáveis proporciona qualidade de vida para todos os envolvidos. Estar em um espaço que você tem certeza que será ouvido, entendido e sobretudo, respeitado, é peça chave para que a sua vida pessoal e profissional ganhem qualidade e esta qualidade certamente terá consequências na sua produtividade enquanto colaborador.


Produtividade 

Relacionamentos interpessoais corporativos se forem realizados de formas saudáveis tende a criar um ambiente propício para que a produtividade seja uma das maiores características da empresa. E uma empresa que prega boas relações interpessoais entre seus funcionários, consegue receber em troca além de aumento de produção, o aumento de receitas, vital para o crescimento de seu negócio.


Motivação 

Relações interpessoais no trabalho conseguem proporcionar e gerar um sentimento motivador entre os envolvidos. Se você possuir respeito, empatia e carinho pelos seus colegas de empresa, então com absoluta certeza estará motivado para vê-lo crescer profissionalmente, para vê-lo alcançar seus objetivos e tudo o que puder fazer para ajudá-lo, você o fará.


Construção de carreira 

Quando se pensa em promoções, transferências para novas cidades, ou aumento de salários, é natural que se imagine que a primeira e única qualidade observada pelo gestor para que isso acontecesse tenha sido a da competência objetiva, ou seja, a sua capacidade em entregar resultados para a empresa. O que normalmente esquecemos é que o modo como você lida com seus colegas de trabalho, a maneira como você é visto, respeitado e admirado pelos outros colaboradores, influenciam diretamente nesta ação de promoção ou não. Ou seja, um bom relacionamento interpessoal tem o poder de construir carreiras.


Como saber se há relações interpessoais saudáveis no trabalho 


Num ambiente de trabalho, o papel das lideranças é fundamental para a construção e a manutenção de relacionamentos de trabalhos saudáveis. Através da postura dos gestores vamos conseguir entender se aquele espaço de trabalho é saudável ou tóxico, e se aquele ambiente é propício para que relações de respeito sejam desenvolvidas.


Mas como detectar isso no dia a dia de trabalho?


  • Observando a postura do líder – Uma empresa que incentiva boas relações de trabalho demonstra tal ideia a partir de suas lideranças; então líderes comunicativos, assertivos, que demonstram empatia, respeito pelos colaboradores e oferece sempre feedbacks produtivos, tendem a primar por um ambiente corporativo saudável com relações interpessoais baseadas no respeito mútuo;

  • Atitudes positivas sempre – Num ambiente corporativo é normal observar um clima ameno e feliz quando a empresa está produzindo bons resultados e quando os colaboradores estão sendo bem remunerados por isso. Porém tão logo os problemas objetivos venham, este ambiente é impregnado por negatividade, e problemas de convívio. O ambiente de trabalho que preza por relações interpessoais saudáveis terá sempre um espaço positivo para se viver e conviver, independente da situação que a empresa e seus colaboradores passam naquele momento;

  • Um espaço recheado de bons feedbacks – Uma empresa que incentiva a cultura das boas relações interpessoais é aquela que valoriza feedbacks e entende que eles são uma das bases mais sólidas para o crescimento individual e coletivo dentro de um negócio. Assim, você saberá que aquele ambiente é saudável quando foi incitado a falar, opinar, mas sempre com respeito ao seu colega de trabalho. 


Como se relacionar bem no ambiente de trabalho 

Uma das questões mais importantes para a evolução, como indivíduo e como parte de uma coletividade, é a que promove um bom ambiente interpessoal no trabalho. Dentre essas questões todas está a pergunta: o que fazer para me relacionar bem com as pessoas da minha empresa?


As respostas são diversas:


Ter empatia 

Se colocar no lugar do outro é um ótimo começo e tende a ser um ponto de partida crucial para que você estabeleça boas relações interpessoais em seu trabalho. Isso porque cultivar a empatia cria nas pessoas um sentimento de bem estar e de conforto, fazendo com que elas confiem em você, e lhe deseje tudo de bom que você apresenta para elas;

Ter respeito

Se empatia é se colocar no lugar do outro, o respeito é a nossa capacidade de entender uma opinião, mesmo que ela seja oposta à nossa. Num ambiente de trabalho iremos lidar com pessoas diferentes com pensamentos diferentes apresentando a todo o momento opiniões distintas das nossas. Assim, cultivar o respeito pelo outro vai demonstrar o quão bom profissional você é, instigando seus colegas de trabalho a agirem tal como você, igual a uma corrente do bem.

Esteja aberto a feedbacks 

Ter a capacidade de ouvir críticas sem se machucar ou se ofender é uma das principais características de uma pessoa que preza pela boa relação interpessoal. Receber feedbacks pelas suas ações profissionais não é somente comum, como é extremamente importante para o crescimento individual; assim, entender que feedbacks são dados para que você melhore é um ótimo passo para que você incite a cultura do bom relacionamento interpessoal dentro da empresa.

Desenvolva uma boa comunicação 

Saber se comunicar é uma tarefa difícil, que envolve fala, escuta e entendimento. Evitar que ruídos atrapalhem a sua comunicação com seus colegas de trabalho é de extrema importância, pois irá evitar brigas e discussões por situações bobas, que foram resultados de alguma falha de comunicação. Treine e exercite sempre a sua capacidade de se comunicar com pessoas dentro de seu ambiente de trabalho, e busque a todo o momento entender as diversas formas de comunicação que são vivenciadas no trabalho;

Estabelecer limites 

Por mais que relações interpessoais saudáveis devam ser incentivadas, estabelecer limites para elas acontecerem é muito importante para que você consiga manter a sua individualidade preservada e assim equilibrar o ambiente de trabalho com momentos de interação e momentos em que você precisa ficar sozinho, refletindo sobre as suas demandas, os seus problemas e a sua vida. Criar um ambiente que também respeite as individualidades de seus colaboradores é fundamental para gestores serem eficazes na promoção de uma empresa motivadora das relações interpessoais saudáveis.


Conclusão

Se viver em sociedade já é difícil, imagina então ter que conviver diariamente com colegas de trabalho numa empresa. Assim, é essencial que este espaço de trabalho ofereça e promova um ambiente focado na boa relação interpessoal, com respeito mútuo, empatia e transparência.  Sua empresa está preparada para isso?

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Neste artigo vamos entender o conceito de relacionamento interpessoal no trabalho, além de oferecer dicas e sugestões para você aplicar em sua empresa.

Relacionamento interpessoal no trabalho, relações interpessoais

10/01/2022

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