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Gestão

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Como usar a Inteligência Positiva na sua organização

Você certamente já ouviu algum discurso que rechaçava o pessimismo e sugeria pensar positivo como contraponto, não é verdade? Pensamentos como este são peças centrais para diversas teorias sobre produtividade e sucesso, seja individualmente, seja como parte de um projeto coletivo. Uma das ideias mais discutidas atualmente é a de inteligência positiva, que se bem conduzida, pode elevar o nível produtivo de sua organização.

No conteúdo de hoje vamos conhecer este conceito, que se popularizou a partir do lançamento do livro de Shirzad Chamine, em 2013, chamado “Inteligência Positiva”

O pontapé inicial para este conversa é a mensagem afixada logo na capa do livro de Chamine, que questiona e afirma ao mesmo tempo: 

Por que só 20% das equipes e dos indivíduos alcançam seu verdadeiro potencial e como você pode alcançar o seu

Vamos começar?

O conceito de Inteligência Positiva


Inteligência positiva possui uma relação muito estreita com o modo como você lida com o poder de sua mente. 

Aquela famosa frase que afirma que a mente pode ser sua maior amiga ou sua pior inimiga faz sentido quando pensamos nesse conceito.

Para Chamine, o modo como você controla esta relação entre extremos é o que chamamos de inteligência positiva.

Assim, o modo como a sua mente trabalha, a seu favor e contra, vai ser o motor para que a sua vida, pessoal ou profissional, seja um sucesso ou não. 

A ideia então seria treinar nosso cérebro para reagir sempre de forma proativa, positiva e produtiva, independente das situações. 

Inclusive, quanto mais tensa e estressante uma situação, mais demandaria esta inteligência positiva para que você consiga contornar problemas, consiga corrigir situações e consiga aperfeiçoar seu comportamento.

Porque caso contrário, nossa mente pode tranquilamente trabalhar como nosso maior sabotador, ajudando para que nossas ações tenham um efeito negativo perante as demandas da vida e criando uma atmosfera pesada, de estresse e de tensão para o dia a dia.

Entendendo o Quociente de Inteligência Positiva 


Antes de pensar em formas de fazer com que sua mente trabalhe a seu favor, é preciso entender como conseguimos quantificar esta relação e entender qual o seu potencial de melhora, ou qual o seu déficit de inteligência positiva.

O quociente de inteligência positiva pode ser medido a partir de uma porcentagem que varia de o% a 100% e que indica a quantidade de vezes que a sua mente trabalha a seu favor e contra seus interesses.

O percentual limite é de 75%, e quando a sua mente trabalha abaixo desta margem significa que ela tem sido muito mais uma sabotadora que uma parceira para a sua vida.

E como calculamos este quociente?

Bem, é preciso entender a quantidade de vezes que a sua mente tem te ajudado a crescer e a ser bem-sucedido em suas tomadas de decisão e nas escolhas que você faz continuamente.

Se você tiver um QP de 70% significa que em 30% do tempo sua mente acaba sendo um fator sabotador para a sua vida.

Quem são os sabotadores de sua vida?


A Inteligência Positiva traz consigo a ideia de que existem elementos sabotadores, que atrapalham o sucesso e a produtividade de indivíduos e de equipes, ao colocar dúvidas e limitações em situações chaves para a vida, como uma tomada de decisão, ou o início de um novo projeto.

Esses elementos são:

  • Crítico 

Temos muitas vezes o comportamento de colocar defeitos em todas as nossas ações ou nas ações alheias. Este elemento, de ser crítico, se usado de forma inteligente te ajuda a crescer e corrigir erros, mas quando é utilizado sem regra e de forma excessiva acaba te atrapalhando, tirando a autoconfiança e evitando que a sua jornada seja de crescimento contínuo.

  • Controlador

O controlador tem esta necessidade de ficar à frente de todos os processos e tem muito receio em delegar tarefas e responsabilidades. O resultado é uma mente mais limitada, sem pluralidade de pensamentos e opiniões, o que atrapalha a vida pessoal, profissional, e o trabalho em equipe.

  • Hiper racional

Ser lógico e usar a razão como fator importante para tomadas de decisões é importante e tende a te ajudar nas escolhas, mas se limitar à tomada de decisões estritamente racional acaba criando cenários limitados e que negligenciam o poder de nossas emoções para o crescimento de indivíduos e de equipes.

  • Prestativo

É preciso equilibrar as suas ações, e nunca deixar que as demandas alheias sejam mais importantes que as suas. Querer ajudar o próximo é bom e te ajuda a crescer, mas se feito de forma exagerada a tendência é que te prejudique e que indique que você está em constante busca por aceitação.

Outros sabotadores:

  • Esquivo; 

  • Hiper realizador;

  • Hiper vigilante;

  • Inquieto; 

  • Insistente;

  • Vítima.

Como usar a Inteligência Positiva na sua organização?


Agora que já sabemos o conceito de inteligência positiva e como podemos quantificá-la, é importante entender como o seu uso pode ajudar na cultura de uma empresa.

A primeira ação que você deve desenvolver é a de controlar seus sabotadores para criar um cenário de equilíbrio individual e coletivo, que foque nas resoluções dos problemas e na busca por soluções inteligentes e saudáveis, ao invés de se preocupar em discutir e questionar.

Identifique os sabotadores 

Neste sentido é muito importante que haja uma caça inteligente aos sabotadores que estão atrapalhando a produtividade e o sucesso, individual e da organização.

É um desafio, mas é possível observar dentro do ambiente de trabalho elementos como vitimismo, críticas em excessos, pessoas controladoras, dentre outros comportamentos. 

É importante trabalhar, via capacitações, conversas, feedbacks e treinamentos, essas situações para que a sua equipe entenda a cultura organizacional da empresa e se engaje nos elementos propostos pela organização.

É necessário incentivar na equipe um comportamento colaborativo, e não individualista e controlador, que estabeleça feedbacks sempre produtivos e saudáveis, e não com críticas em excesso e sem propósito, dentre outras situações.

Liderança exercida com empatia

Empatia é uma das respostas encontradas para estabelecer uma boa relação entre inteligência positiva e uma gestão eficiente na sua organização.

E tudo isso passa pelo trabalho da liderança, que é o maior exemplo para a empresa. 

É preciso que o líder tenha a capacidade de entender os problemas existentes, de compreender os questionamentos, dúvidas e valores de seus colaboradores, para então buscar de forma plural encontrar soluções criativas para as demandas.

É função do líder exercitar a escuta ativa, se colocar na posição de cada um dos colaboradores e de proporcionar um ambiente de confiança para que todos os colaboradores se sintam bem para opinar e gerar soluções para os problemas, ou gerar ações criativas para aprimorar uma estratégia ou um projeto, por exemplo.

Encontre o sábio que existe em todos nós

Se todos nós temos os sabotadores mentais de nossas vidas, também temos os nossos sábios, que são as contrapartidas positivas para esses elementos que atrapalham e muito o dia a dia.

É preciso incentivar a busca pelo controle do nosso cérebro sobre as situações do dia a dia.

É importante criar um ambiente para que todos consigam equilibrar as ações e entender as possibilidades geradas por cada escolha boa que fazemos no dia a dia.

Incentivar a inteligência positiva só gera benefícios, como o controle do estresse, as relações interpessoais aperfeiçoadas, o enfraquecimento das ideias limitadoras e prejudiciais, o maior poder sobre a criatividade e a melhora considerável da saúde mental.

Conclusão

Vimos que o sucesso é resultante de uma série de variáveis, e que se não fosse assim tão complexo não seria ao mesmo tempo tão excitante e desafiador.

Essa complexidade de elementos que tentam a todo o momento nos limitar, Shirzad Chamine chamou de sabotadores.

Contra os sabotadores, precisamos usar nosso controle mental e desenvolver uma inteligência positiva, que nos ajuda a criar aquele comportamento de buscar fazer sempre limonadas com os limões que temos.

Ou seja, é preciso encarar as situações da vida de forma inteligente, saudável e colaborativa, pois essas escolhas produzirão a melhor versão de você.

E o resultado disto para uma organização é a consolidação de uma equipe inteligente, colaborativa e engajada, que gera resultados coletivos e individuais. 

Gostou do conteúdo? Continue conosco, temos muitos outros artigos sobre educação corporativa e recursos humanos.

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inteligência positiva

27/03/2024

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