Escuta ativa: conceitos, vantagens e dicas para aplicar
A escuta ativa, um dos pré-requisitos para uma comunicação interpessoal eficaz, está ganhando crescente importância no mundo corporativo. Especialmente em empresas que buscam se adaptar aos novos tempos e cultivar ambientes de trabalho saudáveis, equilibrados, produtivos e harmoniosos. Ouvir atentamente as opiniões e perspectivas dos colaboradores, parceiros e clientes é um passo fundamental para construir um legado de sucesso.
Neste artigo vamos conhecer mais a fundo o conceito de escuta ativa, conhecer as vantagens que seu uso proporciona para as relações interpessoais no trabalho e apresentar uma série de dicas de como aplicar essa soft skills no dia a dia de sua organização.
Mas para chegarmos nesses pontos precisamos responder primeiro a principal questão, que é o centro deste artigo.
O que é escuta ativa?
Sim, o que significa, afinal, escuta ativa?
Vamos entender agora.
Um diálogo é produzido a partir de falas e escutas, correto? E quanto melhor esta relação se mostra, mais clara e produtiva é a comunicação. E a comunicação é a chave para boas relações pessoais, profissionais e corporativas.
Assim, a escuta ativa é definida como uma plena dedicação para escutar e compreender a fala do interlocutor. Essa dedicação será responsável por criar uma relação de empatia e confiança, gerando uma comunicação sem ruídos, produtiva e livre de falhas e erros.
A escuta ativa permite que quem fale seja compreendido, acima de tudo. E sabemos que a compreensão é a base de uma comunicação assertiva, que é por consequência fundamental para as nossas relações cotidianas, seja com nossos colegas de trabalho, amigos de faculdade, familiares ou em outras situações.
A escuta ativa é exercitada a partir de técnicas e práticas comportamentais, e por isso é tratada como uma soft skill desejada por todos os gestores no mundo corporativo.
Numa empresa podemos pensar no uso da escuta ativa em reuniões, capacitações, treinamentos, além de situações como feedbacks e apresentação de propostas para clientes. Ela é uma poderosa arma para fechar um negócio ou para resolver um conflito.
Ou seja, ela é peça essencial para o sucesso e a sua manutenção em uma organização.
As características da escuta ativa
Podemos caracterizar a escuta ativa a partir de algumas observações:
Uma primeira característica é a não interrupção da fala do interlocutor. A escuta ativa é feita a partir da ideia de que a pessoa que está falando tem a voz e você deve respeitar de forma integral;
A pessoa que escuta concentra toda a atenção no que está sendo dito;
A escuta ativa é feita não somente a partir de falas, mas também de gestos e expressões e é preciso prestar atenção em todas estas perspectivas;
É preciso mostrar uma boa disposição para ouvir o outro;
Na escuta ativa há a prática de retificação, onde você se certifica que entendeu o que a outra pessoa lhe disse;
Não há espaços para hipóteses, suposições ou julgamentos prévios;
A escuta ativa não admite distrações e outros pensamentos quando está sendo exercitada;
Existe a clara demonstração de que você está de fato escutando o interlocutor;
Existe uma relação de troca de olhares em uma conversa, que demonstra respeito e vontade de entender o que está sendo dito;
Tipos de escuta e de linguagem verbal e não-verbal
Podemos pensar a escuta a partir de algumas perspectivas e assim agrupá-la desta forma:
Escuta ativa, onde você ouve e de fato presta atenção por completo no que está sendo dito;
Escuta passiva, onde você além de escutar, executa outras atividades, prejudicando a conversa;
Escuta empática, onde o objetivo da escuta é o entendimento e a compreensão do que está sendo falado;
Escuta apreciativa, onde você escuta por satisfação pessoal, sendo mais comum em atividades como escutar música, assistir filmes, entre outros;
Escuta compreensiva, onde você escuta para obter conhecimento e informações, tal como quando você ouve um podcast ou as notícias do dia;
Escuta crítica, que é quando você escuta para ter uma opinião crítica sobre o tema.
Já a linguagem possui uma abrangência maior no entendimento, sendo que a verbal pode ser exemplificada através da escrita e da comunicação oral e a não verbal pode ser apresentada de algumas formas:
Gestos;
Sons;
Imagens.
Escuta ativa e a comunicação estratégica
A escuta ativa tem se mostrado uma arma eficiente de empresas para atrair e fidelizar seguidores e clientes, além de engajá-los em suas ações.
Essa prática fortalece o vínculo entre a marca e o consumidor, gerando uma conexão mais sólida e benéfica para a empresa que a nutre diariamente. Ao cultivar essa relação, a organização ganha força e colhe os frutos desse engajamento com as pessoas.
Conhecer as novas formas de comunicação é essencial para que você consiga atualizar o seu negócio com as demandas contemporâneas. Uma das tendências mais vistas é o do uso eficiente da escuta ativa, ou seja, de compreender e escutar o que seus clientes pensam, falam e propõem.
Não há espaço para julgamentos e sim para compreensão, que deve ser praticada diariamente em todos os canais de comunicação da empresa.
Esse modelo de escuta, que tende a ser muito produtiva na relação entre marca e cliente, também o é dentro do ambiente de trabalho, entre gestor e colaboradores. A escuta ativa em ambos os casos se mostra uma ferramenta poderosa e muito eficaz para criar uma comunicação clara, sem falhas, produtiva e saudável.
Vantagens em utilizar a escuta ativa no ambiente de trabalho
E quais são os benefícios proporcionados por uma escuta ativa? Podemos apresentar algumas vantagens:
Melhoria na relação da empresa com sua equipe, com seus clientes e futuros consumidores, gerando um ambiente de trabalho saudável e possibilidades maiores de fechamento de negócios;
Uma comunicação fluída, sem ruídos e falhas, e muito assertiva, gerando economia de tempo e diminuição de conflitos;
Maior absorção de informação úteis pelos colaboradores;
Confiança potencializada entre ouvinte e interlocutor, que gera vínculos capazes de facilitar negócios;
Desenvolvimento da empatia dentro de sua equipe, gerando um ambiente mais harmonioso e equilibrado;
Gera engajamento entre colaboradores que se veem dentro de uma empresa que valoriza a voz de seus funcionários e que busca compreender todas as falas, dicas, sugestões e reclamações de seus colaboradores;
Aperfeiçoamento do clima organizacional, incentivando os colaboradores a entenderem, respeitarem e reproduzirem os valores da empresa.
Como aplicar a escuta ativa na sua empresa
Agora que já temos muitas informações sobre o conceito de escuta ativa, podemos implementar seus conceitos dentro de seu negócio a partir de alguns passos essenciais:
Entenda o que é escuta ativa:
É preciso que realmente você compreenda o significado de escuta ativa, para não acabar exercitando alguma outra prática similar ou até mesmo distinta, e ter o resultado oposto do esperado;
Faça perguntas e observe as respostas
Uma maneira de você exercitar a escuta ativa é perguntando e estimulando os seus colaboradores a responderem e conversarem contigo, de uma forma aberta e assertiva.
Mantenha o foco
Durante uma conversa, é comum sentir-se tentado a verificar o celular ou distrair-se com o ambiente ao redor. Porém, é essencial que você se esforce para manter o foco no interlocutor, buscando compreender e assimilar o que ele está dizendo.
Preste atenção nos sinais e nas expressões faciais
Neste contexto, destacamos que a comunicação ocorre por meio de linguagens verbais e não verbais. Por essa razão, é crucial prestar atenção às expressões corporais para obter uma compreensão mais profunda da situação. Saber interpretar a linguagem corporal possibilita entender melhor a mensagem do interlocutor e contribui para uma conversa mais fluida e enriquecedora, repleta de possibilidades.
Saiba aguardar o seu momento de fala
Devemos ser atentos ao momento em que falamos. A escuta ativa, quando praticada, envolve um genuíno interesse em ouvir o que o interlocutor tem a dizer. Naturalmente, em ocasião apropriada, teremos nosso espaço para falar e ser proativos, levando em conta o que foi escutado anteriormente.
Domine a comunicação não verbal
Já vimos aqui o quanto as expressões corporais e os gestos são importantes no processo de escuta ativa.
É preciso que você entenda e domine todas as nuances da comunicação não verbal, para assim, entender de forma completa o que seu interlocutor tenha a dizer, seja numa conversa fraternal, seja em uma disputa corporativa.
Inspire formas saudáveis e colaborativas de interagir e comunicar
É função do gestor criar um ambiente que inspire nas pessoas a iniciativa de agir de forma saudável e colaborativa, além de incentivar a comunicação clara e livre de falhas.
Conclusão
Neste artigo, destacamos a escuta ativa como uma das habilidades mais eficientes na comunicação empresarial. Essa prática, no contexto corporativo, fomenta uma melhor colaboração entre equipes, incentiva o surgimento de ideias inovadoras e impulsiona a melhoria contínua dos processos.
Dessa forma, a escuta ativa torna-se uma ferramenta poderosa para impulsionar o sucesso tanto no âmbito pessoal quanto no empresarial.
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