Gestão e liderança como agentes de transformação organizacional
Quando olhamos para algum case de sucesso corporativo, não imaginamos quantas vezes essa empresa precisou se reinventar em sua jornada de vida, ou quantas vezes ela esteve em situações de grandes desafios. Em momentos assim, qualquer organização precisa contar com a eficiência e as habilidades da gestão e da liderança para se transformar, dar a volta por cima e se aperfeiçoar continuamente através de um processo de mudança organizacional.
São situações assim que definem líderes e gestores como agentes de transformação, ou seja, como elementos chaves para uma mudança completa na cultura organizacional da empresa, encontrando falhas e as corrigindo, buscando inovações e criando soluções criativas, com habilidade, competência e eficiência.
Neste conteúdo vamos entender a função estratégica que a gestão e a liderança possuem dentro de uma companhia, sendo elas a base para um processo constante de transformação organizacional, de correções de rota contínuas e de aperfeiçoamento.
Vamos começar entendendo alguns dos termos mencionados aqui.
O que são agentes de transformação?
O conceito de agentes da transformação se popularizou com a evolução de toda a estrutura de trabalho, que vem se modificando através do tempo e que hoje se mostra uma realidade desejada por toda empresa.
Todas elas desejam de seus colaboradores, mas principalmente de seus gestores e líderes, um comportamento protagonista, proativo e que chama para si a responsabilidade para observar falhas, detectar erros, e gerar soluções.
O agente de transformação é um desenvolvedor de pessoas, acima de tudo. Ele inspira, motiva e influencia através de ações práticas, que podem visar o aperfeiçoamento de processos, ou de correção de falhas.
Ele precisa estar, junto com a empresa, ‘antenado’ com todas as transformações sociais e tecnológicas, e com todas as tendências para o futuro, já que uma de suas habilidades mais estratégicas é o de antecipar problemas, demandas e oportunidades.
Uma de suas funções essenciais é a de multiplicar o número de colaboradores de alta performance, para que eles sejam futuros novos gestores e líderes, e crie assim uma cultura organizacional eficiente e com ciclos bem sucedidos dentro da organização.
O que é a transformação organizacional?
Já dissemos aqui que os novos tempos chegaram, e é impossível pensar numa empresa de sucesso que não esteja em constante adequação às novas demandas do mercado e da sociedade.
Essa constante reinvenção podemos chamar de transformação organizacional, que consiste em uma série de mudanças que visam transformar a cultura organizacional da companhia, gerando novos valores,
É preciso que a empresa tenha no centro deste processo líderes e gestores capazes de administrar as atividades e planejar as ações, que envolvem diversos conceitos como gestão de projetos e processos, TI, gestão de pessoas, gestão da transformação, planejamento estratégico, cultura organizacional, dentre outros.
No geral, a transformação organizacional dentro de uma empresa acontece a partir de algumas etapas:
Identificação da necessidade de mudança
Diagnóstico da situação atual
Reestruturação do planejamento estratégico
Análise de riscos
Criação e implementação dos planos de ação
Mobilização e capacitação da equipe
Análise de resultados
Qual o papel dos agentes de transformação dentro de uma empresa?
Quando pensamos na empresa do futuro, inevitavelmente temos que destacar o papel que a cultura da inovação exerce e cada vez mais irá exercer nas organizações que buscam se adequar às novas demandas do mercado.
Acontece que ao falarmos de cultura da inovação precisamos lembrar que o elemento central de todo esse processo é o capital humano que cada empresa possui.
São os colaboradores, líderes e gestores, os verdadeiros agentes de transformação responsáveis pelo desenvolvimento de uma cultura da inovação que gera soluções inteligentes, eficientes e criativas, e transforma toda uma cultura organizacional.
É papel da organização criar uma estrutura de trabalho que incentive e motive seus colaboradores a serem agentes de transformação, promovendo entre seus funcionários uma nova mentalidade de inovação em todos os níveis.
A gestão como agente de transformação organizacional
Neste sentido é função do gestor criar um sistema de tarefas e funções que incentive todos os colaboradores a pensarem como agentes transformadores, onde as necessidades da empresa se confundem com as suas próprias necessidades, gerando uma relação de colaboração, engajamento e pertencimento.
É papel do gestor certificar que a sua equipe esteja motivada e engajada para entregar não somente o que as suas funções permitem, mas que também se sintam encorajados a pensar nas situações do dia a dia, focando em brechas, falhas e possíveis soluções para elas.
Uma gestão eficiente, inteligente e humana é aquela que entende o valor das metas sendo cumpridas e das tarefas sendo finalizadas, mas acima de tudo, ela compreende o poder que cada colaborador pode ter enquanto agente de transformação da organização.
A liderança como agente de transformação organizacional
Enquanto o trabalho de gestão busca a transformação organizacional através de mudanças e aperfeiçoamentos dos processos, tarefas e metas, a liderança foca no poder que a equipe de colaboradores possui dentro de um projeto corporativo.
O líder precisa colocar as pessoas acima dos processos e metas, sendo fonte de inspiração e motivação, e exercendo a influência que a sua função exige.
Assim, ele consegue desenvolver de forma eficiente o trabalho de agente de transformação, sobretudo ao conseguir extrair de sua equipe as melhores entregas, a curto, médio e longo prazos.
O papel do líder é oferecer para cada colaborador um rumo, indicar uma jornada profissional personalizada e oferecer para todos da equipe o entendimento de qual o caminho a organização está seguindo e o porquê ela escolheu esse caminho.
Conclusão
No conteúdo de hoje conhecemos um pouco mais sobre alguns conceitos chaves para a transformação organizacional de uma empresa.
Vimos o papel estratégico que a gestão e a liderança possuem dentro desta estrutura de trabalho que precisa cada vez mais se atualizar, se adequar aos novos tempos e a caminhar junto com as mudanças sociais, tecnológicas e culturais.
Por fim entendemos o poder que agentes transformadores adquiriram através do tempo em uma organização.
Qualquer empresa que tenha um plano ambicioso de sucesso certamente conta com a ideia de promover em toda a sua equipe as habilidades e capacidades que são características de um agente de transformação.
E desta forma, a gestão e a liderança se apresentam como agentes de transformação organizacional.
Gostaram do conteúdo? Continue conosco, temos muitos artigos sobre educação corporativa, aprendizagem e desenvolvimento humano. Basta clicar aqui!
Posts Relacionados
Ver Categoria >Gestão
Escuta ativa: conceitos, vantagens e dicas para aplicar
Neste artigo vamos conhecer mais a fundo o conceito de escuta ativa, conhecer as vantagens que seu uso proporciona para as relações interpessoais no trabalho e muito mais.
Gestão
Dinâmica em grupo: Exemplos Práticos para Aplicar
Neste artigo vamos entender o significado e a importância da dinâmica em grupo para o mundo corporativo, e para o setor de Recursos Humanos.
Gestão
Gestão da Mudança: O que é? Como fazer? Vantagens para sua cooperativa
Neste artigo conheceremos o conceito por trás de gestão, como colocar em prática esta ideia e entender quais os benefícios que uma gestão da mudança eficiente pode trazer para a sua cooperativa.