Gestão das Emoções: Como aplicar em sua Liderança?
Não é novidade para ninguém que os novos tempos chegaram trazendo alguns efeitos colaterais nas relações humanas, sendo que um desses efeitos é o estado de tensão, de estresse e de instabilidade emocional nas pessoas.
No mundo corporativo estas situações ajudam gestores e empresas a se afundarem, e por conta disto é fundamental que líderes exerçam cada vez mais uma gestão das emoções exemplar.
Neste artigo vamos entender qual o papel da gestão das emoções no trabalho de liderança dentro de uma empresa. Além de entender, vamos transportar para a realidade exercícios que um líder deve praticar para que a sua gestão seja desenvolvida com equilíbrio emocional e visão estratégica humana.
Gestão das emoções
Pensar na ideia de gestão das emoções dentro do mundo corporativo é automaticamente nos transportar para a mente dos líderes e entender os seus comportamentos perante os problemas e as situações normais (ou não) no dia a dia de uma empresa.
Desta forma, gerir emoções é a capacidade de analisar, compreender e avaliar as próprias emoções, direcionando de forma inteligente as suas ações e atitudes dentro do ambiente de trabalho.
E se entendemos emoção como uma resposta comportamental automática do ser humano a um estímulo, então praticar a gestão das emoções numa empresa significa avaliar de forma inteligente e racional todas as suas respostas automáticas aos estímulos diários que o ambiente de trabalho produz.
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Os benefícios da gestão das emoções numa empresa
São muitos os benefícios de uma boa gestão emocional no ambiente de trabalho.
O líder que desenvolve esta capacidade de gerir situações problemáticas e de imprevistos de um modo inteligente, racional, e emocionalmente equilibrado tem muito mais chances de proporcionar uma gestão de sucesso para a sua empresa.
Além disso, o próprio dia a dia numa empresa fornece situações corriqueiras que colocam à prova a inteligência emocional dos líderes, e então basta uma boa gestão nessa área para impedir que pequenos problemas não sejam superdimensionados e se transformem em crises gigantes.
Uma gestão de emoções eficaz numa empresa traz como benefícios:
Motivação da equipe
Um líder que sabe gerir bem as emoções consegue ter a habilidade de entender os problemas e sentimentos de seus colaboradores, mas sem se envolver emocionalmente.
Um quadro assim tende a oferecer soluções muito mais inteligentes e eficazes para os problemas que surgem no dia a dia de uma empresa.
Uma equipe que percebe que seu líder desenvolve uma gestão emocionalmente equilibrada se motiva de um modo mais genuíno e duradouro, pois é uma motivação orgânica e natural.
Solução eficiente de problemas
Um líder que promove uma boa gestão de emoções dentro de uma empresa vai saber observar, analisar e agir de acordo com o que vê, excluindo qualquer preconceito ou análise parcial de uma situação.
Desta forma, serão muito mais eficientes as suas respostas aos problemas que surgirem a partir de ações equivocadas de seus colaboradores.
Promoção de um ambiente de trabalho saudável
Uma empresa que pratica através de suas lideranças uma boa gestão das emoções proporciona um ambiente de trabalho mais livre de fofocas, conflitos e brigas internas, causadas em muitas das vezes por egoísmos, individualismos e falta de um bom gestor que se utilize de calma e inteligência não somente para resolver rapidamente situações assim, como – principalmente - para evitar.
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Aplicando gestão emocional na sua liderança
Cabe ao gestor ter consciência da necessidade de uma boa gestão das emoções para que o ambiente corporativo consiga promover bem estar para seus colaboradores, aumentando consequentemente a produtividade e melhorando o ambiente de trabalho.
Esse é o primeiro passo para uma boa gestão emocional do líder.
Os passos seguintes são também muito importantes
Pratique a empatia
Uma das grandes qualidades de um líder é a sua capacidade de compreender as pessoas, seus colaboradores e agir de acordo com a observação de fatos, deixando sempre de lado ideias pré-concebidas.
Exercer a empatia leva o líder naturalmente a agir de um modo mais eficiente, equilibrado e saudável, adquirindo sempre respeito por parte de seus liderados.
Exercer a capacidade de entender o outro - sem precisar se colocar no lugar dele - é uma grande característica da gestão emocional eficiente.
Seja bem humorado e distribua boas energias
Não é necessário muito estudo para observarmos que um ambiente de trabalho onde o líder é mal humorado e despeja energias negativas tende a ser pesado, com problemas interpessoais e com produtividade abaixo do ideal.
Sempre escolha externar o bom humor e a energia positiva, pois certamente a sua gestão das emoções será mais equilibrada e eficiente, tanto no trato com os seus colaboradores, quanto na sua relação consigo mesmo.
Se você não conseguir externar de forma natural, se esforce para que a sua gestão seja marcada por tentativas de contribuir para um ambiente de trabalho saudável, pacífico e tranquilo. É uma das chaves para o sucesso de uma empresa.
Nunca tome decisões de forma abrupta ou precipitada
O ser humano muitas vezes reage de forma abrupta ou precipitada quando se vê em situações de imprevistos ou de conflitos. Normalmente está com raiva, ou algum sentimento negativo que o faz cegar e perder a razão.
Para um líder, esse comportamento é inaceitável. Assim, nunca deixe emoções como raiva ou tristeza dar o tom nas suas decisões corporativas.
O bom líder é aquele que exerce impecavelmente a gestão das emoções, se equilibrando e deixando de lado sentimentos, principalmente os negativos, e tomando decisões baseando-se somente em fatos observados e analisados com inteligência e equilíbrio.
Exercite a automotivação
Um líder não precisa de fatores externos, como um aumento salarial, ou aumento de equipe, para se motivar, pois a motivação nasce dele e para ele. Assim, exercite a automotivação em todos os dias de trabalho, na empresa e fora dela, e principalmente, deixe a sua motivação contaminar o ambiente, que certamente terá maior produtividade e confiança.
Um líder motivado desenvolve uma conexão natural e saudável com a empresa, com os colaboradores, e com as suas crenças, com tudo que o fez se transformar em um gestor de alto nível.
Cultive a calma
Momentos de tensão e estresse emocional são normais em ambientes de trabalho, já que é um ambiente preenchido por pessoas, seres humanos com sentimentos dos mais diversos. Assim, um líder deve encarar situações de estresse e tensão com uma habilidade essencial para o sucesso dele e da empresa: a calma.
Gestores precisam cultivar a calma e praticar no dia a dia de uma empresa. Respire fundo, use técnicas de relaxamento, leia livros e se alimente de conhecimento.
Utiliza de outros exercícios que julgar necessário para que você consiga alcançar sempre que for necessário um estágio mental evoluído, e que encare os problemas e imprevistos com calma, serenidade e muita inteligência emocional.
Trabalhe suas habilidades sociais
Uma das chaves da gestão emocional eficiente é saber se comunicar bem com pessoas, seja presencialmente no dia a dia da empresa, seja através de ferramentas como telefone ou redes sociais.
Construir uma relação eficiente de comunicação com a sua equipe certamente vai evitar o início de conflitos e de ruídos que somente prejudicam o ambiente corporativo. Entretanto, a comunicação é somente uma das habilidades sociais, então o líder deve sempre praticar ações como elogiar seus colaboradores quando for pertinente e deve também saber recompensar boas atitudes.
Líderes com boas habilidades sociais tendem a praticar uma gestão das emoções muito mais eficiente e bem sucedida.
Conclusão
Desenvolver uma boa gestão das emoções em sua empresa gera benefícios variados, e dentre eles diminui sentimentos como frustração e desmotivação entre seus colaboradores.
Utilizar a inteligência emocional do líder para assim realizar um bom trabalho de gestão emocional é o que transforma uma empresa qualquer em uma corporação humanizada e com muito mais chances de ser bem sucedida num mercado cada vez mais competitivo.
Saber usar diferenciais que melhorem a vida de gestores e de colaboradores é o passo mais importante para que tenhamos cada vez mais empresas comprometidas com o futuro.
E você, já exerceu a liderança emocional em sua empresa?
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