Assinar Newsletter
Gestão

Compartilhe:

Mapeamento de competências: Guia completo de como fazer

Alcançar objetivos é um dos maiores desafios de qualquer empreendedor. Não é tarefa fácil para uma empresa conquistar mercados, gerenciar equipe de colaboradores, ou criar sistemas de produção eficientes. Para chegar a níveis de excelência um empreendimento precisa ter uma equipe que gere estes resultados, e para isso acontecer é necessário que a empresa saiba promover um eficiente mapeamento de competências.

Neste guia você entenderá o significado de competências, de gestão de competências, sua importância, seus benefícios e como implantar um sistema desses no seu negócio.

Entendendo o conceito de competências


Sim, não adianta tanto falarmos sobre mapeamento de competências se o conceito primário, o de competências, não estiver claro para o empreendedor.

Competências podem ser definidas como uma junção de habilidades, conhecimento e atitudes que um profissional deve possuir para assumir de um modo mais completo e adequado um cargo específico na empresa. Desta forma há uma relação direta entre a função exercida e as habilidades, conhecimento e atitudes necessárias que um colaborador deve ter para gerar resultados melhores.

CHA

Desta junção nasce a famosa sigla usada na área de Recursos Humanos, CHA.

C = Conhecimento

H = Habilidades

A = Atitudes

Sendo que:

Conhecimento = O que é necessário saber para assumir uma função específica dentro de uma empresa

Habilidades = A capacidade que um profissional possui de colocar em prática os conhecimentos exigidos para se assumir uma função específica.

Atitudes = O modo como um funcionário administra seus conhecimentos e habilidades nas relações interpessoais dentro da empresa. 

Resumindo:

  • CONHECIMENTO É O SABER

  • HABILIDADE É O SABER FAZER

  • ATITUDE É O QUERER FAZER

O mapeamento de Competências


Chegamos então ao mapeamento de competências.

Ela é uma eficiente ferramenta utilizada na gestão de Recursos Humanos para o gestor poder promover, para poder avaliar seus funcionários e também para poder definir cargos em um processo de seleção.

Assim, o mapeamento de competências auxilia o setor de RH no processo de avaliação de colaboradores, definindo de um modo aperfeiçoado e inteligente quais profissionais têm as características necessárias para assumir determinados cargos dentro da empresa, gerando uma otimização da função e um aproveitamento mais completo daquele colaborador. 

A importância do mapeamento de competências


O mapeamento de competências, ao auxiliar o processo que envolve escolher as pessoas certas para os cargos certos, acaba adquirindo uma importância ímpar dentro do ambiente corporativo, pois ele consegue gerar um sucesso organizacional que tende a melhorar todas as entregas de uma empresa.

É importante também pelos seguintes fatos:

  • Consegue mostrar aos funcionários o tipo de comportamento que aquela empresa valoriza e que aqueles atributos exigidos são necessários para que ela seja bem sucedida na sua jornada corporativa;

  • Cria dentro do ambiente de trabalho uma clareza entre os funcionários, que gera um maior engajamento da equipe, por ela saber exatamente o que a empresa quer e precisa exigir de cada um de seus colaboradores.

  • O mapeamento de competências aprimora talentos dentro de uma empresa, tornando-a mais eficiente e diminuindo o índice de turnover, tão importante para o sucesso de um trabalho.

Os benefícios do mapeamento de competências


Desenvolver um trabalho eficiente de mapeamento de competências dentro de uma empresa traz grandes benefícios, dentre os quais:

  • Gera um acompanhamento mais eficiente e inteligente de performance dos funcionários;

  • Consegue indicar incompatibilidades entre determinados funcionários e determinados cargos, gerando uma otimização do trabalho e da seleção de cargos;

  • Gera também avaliações de emprego bem mais precisas, proporcionando o preenchimento de vagas com uma segurança maior no sucesso;

  • Proporciona uma gestão de carreira muito mais eficiente e inteligente;

  • O mapeamento de competências pode indicar futuros líderes e novos talentos;

  •  Ele consequentemente oferece melhores processos seja para seleção, seja para recrutamento.

Entendendo as etapas do mapeamento de competências


Fazer mapeamento de competências dentro de uma empresa demanda etapas e uma série de ações bem definidas.

Identifique as habilidades necessárias

O pontapé inicial se dá quando a empresa define quais são os cargos necessários para que ela produza, seja eficiente e gere resultados. Com os cargos definidos vem o preenchimento de competências necessárias que cada um dos cargos exige. Assim, o setor de RH usará estas informações e análises para gerenciar processos de seleção e recrutamento dentro da empresa.

E há de destacar que quando falamos de competências, podemos dividi-la em dois grupos:

As competências comportamentais, que são aquelas fundamentais para a empresa e que estão em consonância com os ideais dela;

As competências técnicas, que são aquelas essenciais para que o funcionário desempenhe sua função de forma eficiente.

Após identificar, o RH já tem em mente quais competências precisam desenvolver. 

Defina metas e indicadores

Após a indicação das competências necessárias para os preenchimentos das funções dentro de uma empresa, o passo seguinte é a criação de indicadores comportamentais e metas de desempenho, que serão essenciais no processo de seleção e recrutamento. 

Indicadores são as características aparentes que mostram ou não as competências dos colaboradores numa análise de preenchimento de cargo, e deve ser feita de forma muito clara e o mais objetiva possível.

Já as metas de desempenho têm uma importância grande ao permitir que os funcionários se alinhem com as necessidades da empresa. Assim, os funcionários conseguem planejar e organizar seu trabalho de acordo com os resultados esperados pela empresa.

Aplique questionários de competências

Questionários são ótimos recursos para análise de competências. Eles têm a função de auxiliar na avaliação, gerando maiores chances de sucesso nos preenchimentos de cargos.

Os questionários devem ser centrados nos itens comportamentais, além das habilidades e atitudes.

Existem diversos modelos de questionários, bastando escolher o que mais se adequa a realidade de sua empresa. 

Principais modelos de questionários:

  • 360° = mais genérica, que permite que colaboradores analisem o desempenho de um colega ou supervisor, por exemplo.

  • Questionário de avaliação de desempenho de colaboradores;

  • Questionário de vantagens dos funcionários = Questionário com algumas questões que focam nos pontos positivos e negativos da empresa;

  • Questionário para verificar a satisfação com o trabalho.


Reúna todos os resultados

O passo seguinte no mapeamento de competências é exatamente juntar todos os dados e resultados para assim colocar em prática algumas ações que a empresa deve criar para gerar processos de seleção e preenchimento de cargos de modo satisfatório, produtivo e mais próximo da perfeição profissional.

É importante construir uma visão panorâmica da empresa, com os objetivos específicos de cada cargo, de cada setor, para proporcionar um alinhamento necessário para o sucesso da empresa.

Crie ações estratégicas de seleção e recrutamento

A partir de todos esses passos a empresa vai conseguir criar ações planejadas para proporcionar engajamento de colaboradores, além de satisfação profissional e construção de ambiente de trabalho saudável, características de qualquer empresa de sucesso no mercado.

Desenvolva uma política salarial e de remuneração compatível com os cargos, para que seu quadro de colaboradores esteja motivado, evitando assim um volume alto de saídas e entradas na equipe.

Desenvolva programas de treinamentos

A empresa precisa, juntamente com todas estas ações anteriores, desenvolver um bom programa de treinamentos, para capacitar colaboradores, proporcionando aumento contínuo de habilidades, conhecimento e atitudes, que vai resultar em profissionais sempre mais qualificados, que estão alinhados com todas as políticas da empresa, e engajados em fazer de seu ambiente de trabalho um espaço de produtividade máximo.

Conclusão

Mapear competências não é tarefa das mais fáceis, porém é de importância ímpar dentro de uma empresa que pretende otimizar seu quadro de colaboradores, aperfeiçoando o uso de recursos e gerando melhores resultados no quesito gestão.

O mapeamento de competências deixou de ser um luxo há muito tempo e hoje se tornou necessário para qualquer negócio que deseje aperfeiçoar por completo a gestão de recursos humanos, com contratações mais inteligentes, recrutamento mais eficiente e seleção mais adequada às necessidades da empresa.

E você, já pensou em fazer mapeamento de competências em seu negócio?  


Newsletter

Assine nosso newsletter preenchendo os dados abaixo:

Para chegar a níveis de excelência, uma empresa precisa contar com uma equipe focada em resultados, e para isso é necessário promover o mapeamento de competências.

Mapeamento de competências

18/04/2022

https://coonectse.com.br/files/blog/bannerdesktopcoonect_1443148275.png

https://coonectse.com.br/blog/gestao/mapeamento-de-competencias