Onde está o seu coração?
Levar o coração para o trabalho requer levar em consideração pelo menos seis fatores para obtenção de sucesso.
Talento
As pessoas nascem com capacidades diferentes. O que cada um faz com muita facilidade? É o que fará com mais qualidade, com muita velocidade e vai agregar valor, abrindo as portas da sua empresa para a inovação.
Recursos
Que recursos este indivíduo tem para trabalhar? De nada adianta você ficar batendo naquela velha tecla de que funcionário bom tira água de pedra. Bons funcionários precisam de recursos para expressar seus melhores talentos. A falta de recursos desmotiva e faz com que as pessoas acabem produzindo apenas o mínimo da competência delas. Não se engane.
Vontade
Talento e recursos são muito legais. Mas absolutamente nada vai acontecer, se não houver vontade. E isso é uma questão interna do indivíduo. A única coisa que você, como líder, poderá fazer para interferir, é colocar as pessoas certas nos lugares certos. Lembre-se que as pessoas certas nos lugares certos são automotivadas e aí a sua preocupação passa a ser como não as desmotivar, ok?
Prazer
O que você mais gosta de fazer? Esta é outra grande pergunta. Quando as pessoas fazem aquilo que gostam, têm mais facilidade de levar o coração para a execução da tarefa. Incentive o autoconhecimento. Esta é a base para o sucesso. Além de o tempo passar mais rápido, tudo fica mais leve. É o coração tomando a frente.
Ambiente
Já parou para pensar no quanto o ambiente influencia nas nossas ações? Pesquisas já comprovam que é tanto quanto a genética. Portanto, investir num ambiente saudável é primordial para fazer as coisas acontecerem. De nada adianta reclamar do clima organizacional. Faça o clima ser bom, e verá os resultados crescerem sob todos os aspectos. Isso vai tocar profundamente o coração das pessoas.
Reconhecimento
Esta palavra está em todos os lugares. Em todos os corações. E não estamos falando de dinheiro. Estamos falando de práticas diárias. Entender o que significa reconhecimento para cada ser humano é saber fazer a leitura do coração. Muitas vezes apenas um "muito obrigado" já é suficiente. O que é reconhecimento para você?
Descobrir como os seus funcionários estão se sentindo dentro de cada uma dessas variáveis pode ser um excelente termômetro para o seu planejamento estratégico de pessoas para os próximos meses. Afinal, cuidar das pessoas já deveria fazer parte da sua estratégia. Nunca é tarde para começar. Quer um caminho?
Coloque o seu coração nisso. Comece aplicando o exercício a seguir para os funcionários e depois traga os resultados para analisarmos juntos. Que tal?
Exercício: a realidade como ele é.
Atribua três características de cada lado da tabela. Dê pesos para cada resposta, e ao final, reflita se este tópico teve resultado positivo ou negativo.
Agora, monte o seu gráfico com as setas e em seguida, analise o seu resultado tomando como base os recursos estudados até agora:
Talento Recursos Vontade Prazer Ambiente Reconhecimento
Leia também Liderança tóxica, garanto que você vai gostar!
* Alessandra Assad é Master of Science in Business Administration in Neuromarketing na instituição de ensino Florida Christian University, é jornalista especializada em management, com MBA em Direção Estratégica e Mestrado em Neuroliderança. Professora nos MBAs da Fundação Getulio Vargas em todo o Brasil, ESIC Internacional, professora no Master of Science in Business Administration in Neuromarketing na Florida Christian University. Palestrante internacional e CEO da ASSIM ASSAD - Desenvolvimento Humano. Autora dos livros Atreva-se a Mudar!, Leve o Coração para o Trabalho e A Arte da Guerra para Gestão de Equipes e Liderança Tóxica.
Posts Relacionados
Ver Categoria >Gestão
Liderança Tóxica ou Chefia Tóxica?
Por que os líderes também podem ser tóxicos? O texto a seguir traz as diferenças entre o contágio positivo e negativo de um líder tóxico, o que fazer para não cair nesta armadilha e como reconhecer se você está...
Gestão
Neuroliderança: veja como esse conceito influencia em sua liderança
Neste artigo vamos conhecer detalhes sobre este conceito que tem sido muito utilizado em empresas para aprimorar as relações entre gestores e colaboradores.
Gestão
Carreira em Y: O que? Quais vantagens? Como implementar?
Neste artigo vamos explicar detalhadamente o conceito por trás da carreira em Y, apresentando as vantagens de se trabalhar dentro de uma organização que oferece essa possibilidade.