Assinar Newsletter
Gestão

Compartilhe:

Liderança Tóxica ou Chefia Tóxica?

Se é tóxico, não pode ser líder! Já ouvi muitas vezes esta questão. O que não fica claro é a diferença entre líderes e chefes tóxicos. É exatamente o que eu vou explicar a partir de agora para você. Vamos começar entendendo o conceito. 



O que é liderança tóxica? 


É toda liderança capaz de gerar dores de qualquer tipo, físicas ou psicológicas. Há líderes que, por diversos motivos (por trauma infantil, sede de poder, baixa autoestima, excesso de autoconfiança, entre outras coisas) nasceram para criar novas dores, para pisar nas pessoas, para interferir nos seus resultados e, principalmente para destruir o equilíbrio emocional de seus liderados, criando uma dependência deles.


Esses são os tiranos. Os chefes tóxicos. Podem ser reconhecidos de longe. Não deixam dúvidas, através de seus comportamentos, ora agressivos, ora sedutores. E muitas vezes são mantidos nas estruturas organizacionais por conta de seus resultados positivos de curto prazo.



Eu não!



Os líderes tóxicos, por sua vez, são silenciosos. Poderia ser eu, você, ou o seu colega ao lado. Talvez você esteja se perguntando: eu? Sim, você. O fato é que todos nós temos algum nível de toxicidade, seja líder, liderado, pai, mãe, irmão ou primo. A questão é como estamos controlando tudo isso.


As emoções fazem parte do ambiente corporativo. Eu diria que são um subproduto, inclusive. Dificilmente conquistamos sucesso sem algum tipo de dor. Ela pode ser nociva (contagiosa) ou curativa (contagiante).


Tudo depende do quanto o líder está preparado para ser um manipulador eficiente de toxinas. o manipulador de toxina não está livre de ser um líder tóxico também, porém o trabalho dele consiste em ajudar a restaurar a esperança, a confiança e a alegria no ambiente corporativo. Muitas vezes é algo que o líder deve estar preparado para antecipar. Tirar a dor de uma pessoa, sem se envolver com ela e jogar no mar.



Manipulando Toxinas




Eles reagem à dor de várias formas, mas seu trabalho tende a refletir cinco temas principais:


1 - Ouvir a dor

2 - Reservar espaço para a cura

3 - Amortecer a dor

4 - Criar relacionamentos

5 - Transformar a dor


É importante que fique claro que nem toda toxina surge de coisas ruins, como assédio virtual, sexual, moral ou verbal. Ainda que estas sejam verdadeiramente comuns. Superproteção, promessas não cumpridas, excesso de amor, férias forçadas, ou tudo aquilo que gere um sentimento de angústia ou dor. Muitos filhos relatam que passam por isso com as suas mães. Sentem-se sufocados e relatam a toxicidade, por excesso de amor. Um típico exemplo de Liderança Tóxica. 



Sou contagiante ou contagioso?



Entendeu agora como é fácil ser um líder tóxico sem perceber? E como descobrir de seu sou contagioso ou contagiante? É preciso saber reconhecer os sinais que os seus liderados emitem quando estão no seu limite de toxicidade. 


Leve em consideração, porém, a personalidade de cada um. Quanto mais você conhecer os seus liderados, melhor poderá fazer esta avaliação. São sintomas de pico de estresse, o que sinaliza que você está sendo tóxico:


- Queda vertiginosa da qualidade do trabalho

- Cansaço frequente

- Irritabilidade

- Indecisão

- Baixas médicas frequentes

- Dores de cabeça, enxaquecas, dores de estômago, náuseas constantes

- Nervosismo

- Nível de tolerância zero

- Fraco julgamento

- Mudanças nos hábitos de trabalho

- Atrasos frequentes

- Dispersão durante o expediente

- Sobrepeso repentino


Descobrir que você é um líder tóxico não é o fim do mundo. O fim do mundo mesmo é você morrer sem descobrir que foi. Vamos estudar para evitar tudo isso? Confira o conteúdo "Onde está seu coração?"





* Alessandra Assad é Master of Science in Business Administration in Neuromarketing na instituição de ensino Florida Christian University, é jornalista especializada em management, com MBA em Direção Estratégica e Mestrado em Neuroliderança. Professora nos MBAs da Fundação Getulio Vargas em todo o Brasil, ESIC Internacional, professora no Master of Science in Business Administration in Neuromarketing na Florida Christian University. Palestrante internacional e CEO da ASSIM ASSAD - Desenvolvimento Humano. Autora dos livros Atreva-se a Mudar!, Leve o Coração para o Trabalho e A Arte da Guerra para Gestão de Equipes e Liderança Tóxica.

Newsletter

Assine nosso newsletter preenchendo os dados abaixo:

Liderança tóxica é um dos maiores motivos que geram a queda de desempenho de colaboradores, alta rotatividade e até problemas psicológicos e físicos.

Liderança Tóxica

01/04/2021

https://coonectse.com.br/files/blog/bannerdesktop_1149077876.png

https://coonectse.com.br/blog/gestao/lideranca-toxica