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Gestão

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Competência profissional: O que seu RH precisa saber na hora de contratar

Investir no capital humano é uma escolha estratégica das mais eficientes no mundo corporativo. Ter uma equipe formada por colaboradores capacitados e competentes é meio caminho andado para o sucesso de qualquer negócio. É por isso que a área de RH possui uma missão primordial na jornada de uma cooperativa, que é a de entender detalhadamente o conceito de competência profissional.

Nesse artigo vamos focar no conceito de competências profissionais, qual o seu significado, qual a importância para o setor de RH de uma cooperativa e apresentar todas as principais aptidões que gestores devem se atentar para contratar dentro de uma estratégia eficiente e produtiva.

Competência profissional


Podemos entender o significado da palavra competência através de diversas visões, mas em nosso caso o foco será a gestão de recursos humanos, ou seja, vamos entender o que é competência profissional.

E para isso precisamos conhecer uma palavra: CHA. CHA de competência.

O que significa o CHA de competência

  1. Conhecimento - O C do CHA seria o conhecimento teórico e conceitual, toda a sua estrutura de conhecimento que vem sendo construída ao longo de seus estudos e de sua vida. Ou seja, se você leu um livro sobre mecânica, o resultado desse estudo seria agregado ao seu conjunto de conhecimentos teóricos.

  2. Habilidade - O H seria a habilidade, a habilidade de você transformar esse conhecimento teórico e conceitual em algo realizável. Ou seja, saber fazer algo que você conhece em teoria. Habilidade aqui é você conseguir de fato realizar uma ação baseada no seu conhecimento teórico das coisas.

  3. Atitude - O A seria a atitude. Você pode ter conhecimento conceitual sobre determinada ação, você pode até saber aplicar esse conhecimento teórico, mas você precisa acima de tudo ter a atitude, ter vontade, ter a iniciativa para colocar esse conhecimento em prática.

A competência profissional trabalha estas três características, ou seja, ela é a soma de do conhecimento, habilidade e atitude. 

Assim, podemos definir como a capacidade que um colaborador possui para desenvolver determinadas atividades e funções baseadas em sua jornada pessoal, de aprendizado e de experiências.

Qual a importância das Competências profissionais


Se o setor de RH da sua cooperativa entende que competências profissionais é premissa básica para a contratação de colaboradores, então ela terá muito mais chances de ter sucesso com o seu quadro de funcionários.

É muito importante entender que funções (estratégicas ou não) dentro do ambiente de trabalho devam ser exercidas por pessoas que possuam conhecimento, habilidade e atitude. A relação existente entre essas partes vai definir o quão bem sucedido será o desenvolvimento da cooperativa.

Valorizar as competências profissionais será importante para que a cooperativa tenha uma taxa de turnover pequena, ou seja, haverá menos erros na contratação de colaboradores, e por consequência menos demissões ao longo do tempo.

E será fundamental para que o ritmo de produção de seu negócio se desenvolva de forma satisfatória e acelerada.

Quais competências que o RH deve privilegiar


Vamos entender aqui quais são as competências desejadas para que o setor de RH consiga contratar colaboradores adequados e estratégicos para o crescimento dela no mercado.

Saber trabalhar em equipe

É essencial e estratégico que uma cooperativa que necessite de trabalho coletivo privilegie colaboradores que saibam trabalhar em equipe. 

Essa é uma habilidade muito importante, não somente do ponto de vista da comunicação, mas principalmente do ponto de vista da produtividade.

Para isso o RH precisa enxergar naquela pessoa características como empatia, altruísmo e educação. 

Uma equipe de trabalho que entenda que a coletividade gera mais benefícios para uma cooperativa que a individualidade tende a ser mais harmônica, focada, bem sucedida e vai gerar menos conflitos no ambiente de trabalho.

Se atualizar sempre

Vivemos num mundo em constante transformação, que a cada dia passa por uma mini revolução tecnológica ou comportamental. Assim, o RH deve privilegiar sempre os colaboradores que tenham comprometimento com a ideia de se atualizar.

Atualizar significa se aperfeiçoar continuamente, melhorar, corrigir falhas, potencializar habilidades, e estar antenado a tudo que acontece no mundo. 

Um colaborador se atualiza através de experiências, cursos, especializações, leituras, estudos e uma visão de mundo que permita que ele absorva informações sempre.

Uma cooperativa que tenha em sua equipe colaboradores com este perfil terá muito mais chances de garantir produtividade e um bom ambiente de trabalho.  

Ter espírito de liderança

Essa é uma das competências profissionais mais estratégicas que o RH deve buscar em futuros colaboradores, pois ele garante um bom futuro para o negócio. 

Pessoas que saibam liderar naturalmente possuem grandes chances de crescer em uma cooperativa, pois elas influenciam toda uma equipe de forma positiva.

Colaboradores com espírito de liderança conseguem se comunicar, inspirar e supervisionar de forma tão satisfatória que gera para a empresa uma melhor produtividade.

Esse espírito de liderança deve ser percebido logo no processo de contratação ou nos primeiros momentos de um novo colaborador na empresa.  

Pessoas com este perfil precisam ser trabalhadas estrategicamente, para que ela cresça dentro do ambiente de trabalho, gerando retenção de talentos, uma das melhores qualidades de uma cooperativa de sucesso.

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Ser flexível

Flexibilidade é um comportamento característico de pessoas que se adaptam a imprevistos, a novas demandas e novas necessidades. Para uma cooperativa, ter um colaborador flexível é ter alguém que possa contar nos momentos mais críticos e urgentes.

Num mundo onde as coisas mudam a todo o tempo, ter na equipe pessoas que conseguem caminhar na mesma velocidade das mudanças é imprescindível. Para o RH é muito importante saber observar esse comportamento nos colaboradores.

Ser proativo

Uma das qualidades que o RH das melhores cooperativas do mundo exigem certamente é a da necessidade do colaborador ser proativo. Ter proatividade significa não depender 100% de ordens para realizar uma ação ou fazer algo. É uma competência profissional das mais benéficas.

Ter a iniciativa de realizar boas escolhas para a cooperativa é uma das melhores qualidades que o RH poderá buscar em um novo colaborador. É importante contratar um profissional que possua esse perfil comportamental que pode ser identificado na entrevista ou nos primeiros dias de trabalho. 

Possuir visão global

Já deixamos há muito tempo aquela ideia de que o mundo é gigante e que as coisas não são interligadas. Hoje em dia, o que acontece na Alemanha pode ter consequências para a sua cooperativa em São Paulo, ou no Paraná. Por isso é muito importante que toda a sua equipe tenha uma visão global das coisas.

Ter visão global é estar inteirado do que ocorre no mundo econômico, social, comportamental, e político. 

Ter colaboradores com este perfil permite que a cooperativa ganhe em competitividade e inovação, dois elementos essenciais para um negócio ter sucesso.

Visão global é uma das competências profissionais que é percebida logo na entrevista de RH, pois ela está muito relacionada com a inteligência e as experiências das pessoas.

Ter inteligência emocional

O ambiente de trabalho pode ser um dos ambientes mais estressantes por natureza, já que você lida com metas, erros e acertos, com pessoas e com uma série de coisas que podem influenciar no seu equilíbrio emocional.

Por isso é muito importante, além de gerar um ambiente de trabalho saudável, contratar colaboradores que já possuam um perfil emocional adequado para as necessidades da empresa.

Ter inteligência emocional é saber lidar não só com os bons momentos, mas principalmente com os momentos desafiantes e difíceis, que todo negócio pode ter ao longo de sua vida.

Empresas precisam de profissionais que não deixem que pequenos problemas abalem a sua produtividade e é por isso que RH devem ter muito cuidado na hora de contratar seus colaboradores e privilegiar pessoas com um perfil que indique equilíbrio emocional.

Ter foco a todo o momento

Foco é uma das habilidades que mais geram benefícios para uma cooperativa, pois ela está estritamente ligada à capacidade do colaborador em concluir trabalhos e objetivos no tempo certo. Sem foco nenhum profissional consegue entregar o que se pede.

Sem foco a produtividade tende a ir para índices muito abaixo do satisfatório e é por isso que o RH deve estar muito atento a essa competência profissional.

Ter criatividade

Muitas pessoas acreditam que ser criativo é um dom e por isso não trabalham essa competência profissional. Pois bem, para uma cooperativa é diferencial ter colaboradores criativos, e sim, essa qualidade pode ser desenvolvida, melhorada e aperfeiçoada com o passar do tempo.

Ser criativo é pensar fora da caixa, e essa qualidade se mostra como um dos diferenciais para o colaborador ganhar espaço na cooperativa e para a cooperativa ganhar espaço no mercado.

Conclusão

Este artigo mostrou que cada vez mais gestores e líderes têm buscado contratar colaboradores dentro do conceito de competências profissionais, que sejam capacitados o suficiente para que a contratação agregue valor para a empresa e que auxilie em sua produtividade.

As características desejadas pelo RH das empresas provam que o profissional do presente caminha a passos seguros para o futuro, sendo este necessariamente proativo, com facilidade de relacionamento interpessoal e muitas outras características apresentadas aqui.

E você, já se deu conta da importância de contratar colaboradores que possuam inúmeras competências profissionais?

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Competência profissional

22/04/2022

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