Metaverso: como sua empresa deve se preparar para ela
Quando Mark Zuckerberg anunciou em 2021 que a holding que controla o Facebook, Instagram e WhatsApp passaria a se chamar Meta, muita gente se perguntou de onde viria este nome. A palavra surgiu a partir do conceito de metaverso, uma das maiores apostas para o mundo corporativo no futuro. Mexendo com realidade aumentada e inteligência artificial, a ideia é inovadora e as empresas que se prepararem podem ficar à frente na disputa pelo mercado.
Neste conteúdo vamos conhecer mais sobre a terminologia, e entender como esta indústria inovadora tende a dar as cartas no futuro, seja no âmbito da sociedade, seja no campo corporativo.
Planejar o seu negócio para abraçar estas novas tecnologias vai ser um grande diferencial para que desde já ele colha bons frutos em termos de atendimento, vendas, engajamento de clientes e melhora da experiência do usuário.
Então vamos conhecer o metaverso?
O que é o metaverso?
Para entender o termo é necessário viajar ao ano de 1992, quando o romance de ficção científica ‘Avalanche’ é lançado.
O livro de Neil Stephenson apresenta (1) realidades paralelas criadas por computadores e (2) pessoas criadas por avatares.
Estas duas situações recebem o nome de metaverso.
Assim, numa primeira definição podemos dizer que o metaverso é a representação de uma realidade alternativa onde existe uma réplica do mundo físico, imersiva, hiper-realista e que proporciona uma experiência coletiva.
Quando falamos em primeira definição, é pelo fato de ser quase impossível defini-lo de uma só forma, simplifica bastante um conceito que tem tudo para ser protagonista no futuro.
No metaverso é possível recriar experiências do mundo físico, como reuniões de trabalho, entrevistas de emprego, shows musicais e até mesmo uma ida ao shopping para comprar roupas.
Ou seja, deu para perceber que o metaverso acaba sendo uma extensão da vida real, produzida em uma realidade alternativa, com a ajuda de ferramentas de tecnologia como:
Óculos de realidade aumentada e realidade virtual;
Internet das Coisas;
Avatares online hiper realísticos;
Inteligência artificial (AI).
O que muda com o metaverso?
Uma das perguntas mais comuns sobre o metaverso gira em torno do que pode mudar de fato com a relação que temos com o mundo e as tecnologias.
Cenário atual
Podemos dizer que as ferramentas tecnológicas hoje nos permitem navegar na internet, consumindo e produzindo conteúdo.
No metaverso
No metaverso, o pensamento é que o usuário possa ir além, e estar - literalmente falando - na internet. Que ele possa interagir fisicamente com objetos virtuais, sendo estes objetos, representações, ou não, de itens reais.
É um mundo de novas possibilidades, experiências hiper-realistas simuladas a partir de tecnologias e dentro de uma realidade alternativa.
O que as empresas podem ganhar com o metaverso?
É uma tarefa até fácil a de entender como o conceito de metaverso pode ajudar empresas a se posicionarem melhor no mercado, criando experiências de comunicação aperfeiçoadas para seus usuários, clientes, e assim melhorar alguns pontos estratégicos como:
Engajamento
O metaverso permite a criação de canais de comunicação muito mais interativos que os atuais; além disso pode proporcionar a criação de um espaço imersivo, onde os usuários terão experiências únicas e muito mais ricas.
Esse cenário certamente resulta num maior engajamento dos clientes e usuários, que pode gerar uma maior fidelização e até mesmo aumento das vendas, além de uma consolidação e atualização da marca perante o mercado.
Diferencial competitivo
O metaverso ainda não é uma realidade consolidada, tendo passado inclusive por crises logo após a criação da Meta.
Entretanto, o seu potencial é gigante e há toda uma perspectiva de que essa ideia cresça cada vez mais, se popularize e vire protagonista no mundo corporativo.
Desta forma, se a sua empresa for vanguarda nesta ideia, certamente ela será beneficiada no futuro por ter apostado e se preparado mais cedo que as demais.
Novas possibilidades de receitas
Imagina a criação de um ambiente virtual onde é possível comprar produtos ou consumir serviços, onde é possível ser afetado por campanhas publicitárias ou apresentações musicais.
Sabe o que todas essas situações têm em comum? Elas geram novas receitas para os envolvidos.
Assim, o metaverso chega com um enorme potencial de gerar lucro para as empresas que souberem utilizar suas ferramentas com eficiência.
Jornada do cliente e experiência do consumidor
O metaverso tem poder para aperfeiçoar e transformar por completo a jornada de compra e a experiência de compra do cliente.
Imagina só você, através de um avatar, entrar no ambiente virtual de uma empresa, experimentar todos os produtos que te interessam, visitar todos os departamentos existentes e ao final escolher algum produto para seu avatar, e escolher também receber a versão física em casa?
Sensacional, não é verdade?
Essa mesma sensação teremos ao analisar a experiência do consumidor até chegar à finalização da compra.
Imagina procurar uma pousada ou casa para ficar no fim de semana, e antes ter a possiblidade de fazer uma visita virtual, através do metaverso?
Essa experiência será ainda mais rica e certamente vai impactar no fechamento do negócio, além de gerar engajamento orgânico sobre o serviço oferecido.
Oportunidades na educação
Empresas que trabalham com educação, seja tradicional, seja corporativa, possuem uma grande oportunidade nas mãos com o metaverso.
Isso porque o metaverso proporciona a criação de experiências de aprendizagem interativas e imersivas, com uma força muito maior de engajamento e participação das pessoas.
São diversas as possibilidades, como por exemplo, programas de treinamento ou capacitação, onde a empresa pode criar um ambiente virtual rico, envolvente e que motive o colaborador a aprender.
Como sua empresa deve se preparar para o metaverso?
Agora que você já conhece mais detalhadamente o conceito e as vantagens que o uso do metaverso proporcionam para o seu negócio, fica a questão: mas como se preparar para este novo mundo de possibilidades?
É preciso estar atento a todos estes passos:
Planejamento
Entrar no metaverso sem planejamento é perder dinheiro e jogar todo um universo de possibilidades no lixo.
É preciso se planejar e isso requer começar desde logo um trabalho de fortalecimento da marca dentro do mundo digital.
Aumentar continuamente a presença online é um pré-requisito importante para proporcionar uma experiência rica e agradável para os usuários no metaverso.
Fortalecer a marca demanda ações bem simples como aperfeiçoar a presença em redes sociais, ter um site responsivo, interativo e moderno, proporcionar boa experiência aos usuários e treinar funcionários para aprenderem sobre o metaverso.
Mire no público-alvo
É de fundamental importância que a sua empresa tenha total noção de quem é seu público, para entender quais ferramentas tecnológicas poderão ser mais acessíveis ou agradáveis para eles.
De nada adianta criar uma experiência de metaverso se o seu público está alheio à estas formas de comunicação e interação.
Tenha todos os dados em mente e crie uma experiência que se adeque às necessidades das pessoas que se predispõem a consumir seus produtos e serviços.
Analise a concorrência
Uma das melhores formas de saber se o seu negócio estará ou não na vanguarda tecnológica é observando e analisando a concorrência.
Veja o que o mercado está apresentando de novidades e compare com o que está sendo oferecido pelas marcas concorrentes.
Este tipo de análise ajuda a criar estratégias inovadoras e eficientes, e ajuda a fortalecer o tema perante os líderes e equipe, já que o assunto estará no foco de conversas e reuniões.
Escolha a plataforma adequada
Tem sido muito mais comum as empresas utilizarem plataformas tecnológicas terceirizadas para criar uma experiência de metaverso que criar do zero uma experiencia própria, com o desenvolvimento do metaverso.
E sendo assim, é muito importante saber escolher a plataforma ideal, que atenda às necessidades de seu projeto e que atenda também as demandas de seu público-alvo.
Escolha a sua linha de ação
Quais serão os objetivos de suas ações no metaverso?
Claro que o que está em jogo inicialmente são novas e transformadoras formas de interação e de imersão em um novo mundo, gerando receitas e engajamento dos usuários.
Porém, o metaverso também será um espaço importante para que você apresente seus valores e missões e neste sentido é preciso estar de braços dados com demandas relevantes.
Busque trabalhar questões como sustentabilidade, proteção ao meio ambiente, e formas mais saudáveis de atuar no planeta.
Fazer as escolhas certas será um passo importante rumo ao projeto perfeito de metaverso.
Conclusão
O metaverso, que nasce como ideia em 1992, com um romance, e que ganha força em 2021 com o CEO Mark Zuckerberg, se apresenta como uma das grandes representações do futuro, no campo da sociedade e no campo corporativo.
Suas possibilidades são inúmeras, como vimos aqui.
Estar atento à sua evolução é função de qualquer bom gestor e líder, e criar um projeto em torno deste conceito certamente colocará seu negócio na vanguarda.
Porque quando falamos de tecnologia e novas ferramentas, não dá para perder tempo.
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