Logotipo Coonect.se
Banner Economia 4.0: Sua empresa está preparada? Banner Economia 4.0: Sua empresa está preparada?
Inovação
18/10/2021 Coonect.se

Economia 4.0: Sua empresa está preparada?

Se o mundo está em constante evolução, é bem coerente imaginar que uma empresa bem sucedida no mercado também esteja. Evoluir no mundo moderno é, dentre outras coisas, estar aberto para as inovações tecnológicas e humanas, e principalmente, colocar em prática tudo que envolve as novidades do mundo corporativo. 


Uma destas novidades revolucionárias atende pelo nome de Economia 4.0. 


Mas você sabe o que significa a Economia 4.0? Como ela impacta na vida da sua empresa e da sociedade como um todo? E, sobretudo, você sabe responder se a sua empresa está preparada para a Economia 4.0?


Neste artigo você terá todas estas respostas.


O significado de Economia 4.0 



A Economia 4.0 nada mais é do que a evolução do processo industrial do modo analógico para a integração com o processo digital. É caracterizada também pela chamada quarta revolução industrial, onde as tecnologias ganham força, e potencializam as transformações sociais e econômicas.


Um dos termos mais ligados a esta nova era industrial e comercial é o de tecnologia disruptiva, que significa, em linhas mais gerais, a tecnologia capaz de proporcionar o surgimento de serviços ou produtos inovadores ao mercado.

Com a exemplificação fica mais fácil de entender.


Netflix, Nubank, Uber, Airbnb são alguns exemplos bem evidentes de tecnologias que não são revolucionárias, mas que causaram uma mudança significativa nas nossas vidas e na economia. Por conta da criação desses serviços, e dessas tecnologias inovadoras, que o mundo como nós víamos foi mudado radicalmente.


Tecnologia disruptiva e Economia 4.0 – O principal elemento que caracteriza a Economia 4.0 é justamente a conjunção dessas tecnologias disruptivas, que como nós vimos, tem o poder de mudar o mercado de trabalho, a vida em sociedade e a própria economia.


As empresas hoje em dia crescem e se consolidam usando cada vez mais inteligência artificial para direcionar as suas gestões, utilizando IoT (a chamada Internet das Coisas), além de diversas análises digitais que visam criar políticas de vendas, sistemas de administração corporativa e práticas de gestão de pessoas

.

A Economia 4.0 e o impacto na vida da sua empresa e da sociedade 


Refletir e vivenciar a Economia 4.0 são partes de um mesmo processo para que a sua empresa ganhe sempre e cada vez mais competitividade no mundo corporativo e se torne sustentável.


Os exemplos que utilizamos neste artigo, todos vindos da área de serviço, dão uma mostra de como a sociedade foi impactada por este novo mundo. 


Se antes havia uma burocracia gigante para se criar uma conta bancária, que era um serviço feito para poucos, hoje em dia, com a criação das contas digitais, esse serviço chegou a uma grande parte da população que antes não tinha acesso.


Se antes o transporte via táxi impossibilitava o acesso a grande parte da população para este serviço, hoje em dia com a criação de serviços como a Uber e a 99taxi , este acesso foi ampliado significativamente.


Há um pensamento bastante recorrente no mundo atual de que cada vez mais as empresas serão as responsáveis pelas mudanças sociais mais importantes da história daqui para frente, deixando para trás os próprios governos, e mostrando o quão essencial empresas como a sua serão para o mundo.


Economia 4.0 e a visão empresarial de longo prazo 


Não pensar em amanhã, mas pensar no amanhã. Se você gestor entendeu essa frase, então está preparado para dar grandes passos dentro do conceito de economia 4.0. Cada vez mais se perde a relevância de pensar a sua empresa com base em visão em curto prazo. 


Direcionar uma empresa, um negócio, para o futuro é um dos grandes desafios empresariais do momento e algo de grande necessidade. Pensar a sua empresa para ser grande no futuro requer visão de longo prazo e pensamento estratégico, característica essencial para gestores modernos.


Empresas, como as que criam tecnologias de carros autônomos, sabem que não terão um grande mercado nos dias de hoje, por conta das incertezas desta nova tecnologia, mas sabem também que a tendência para o futuro segue este rumo. 


Ou seja, o gestor contemporâneo deve ter a capacidade de pensar a sua empresa para o futuro, mas também ser ágil o suficiente para mudar o rumo dos negócios a qualquer momento, afinal, a sociedade muda constantemente e estar antenado a essas mudanças é elemento chave para o sucesso.


A mão de obra humana e a Economia 4.0 


Será que dentro deste novo contexto de economia 4.0 e de tecnologias disruptivas, o trabalho humano será desvalorizado? A resposta vem com um sonoro não.


É dentro deste contexto que as empresas irão valorizar cada vez mais os grandes talentos. Ter a iniciativa de capacitar a sua equipe, de preparar os seus colaboradores para este novo mundo, e, sobretudo, de valorizar os seus talentos, é tarefa básica para uma empresa ser bem sucedida neste novo mercado competitivo.


Cada vez que criamos uma nova tecnologia, há uma ideia errada de que o mercado de trabalho irá encolher. Mito, já que sabemos que o que acontece é um aprimoramento deste mesmo mercado, necessitando dos futuros funcionários uma capacidade técnica cada vez maior. 


Invista na capacitação contínua de seus colaboradores para que eles consigam gerir as novas tecnologias que darão suporte para as empresas daqui para frente. Há, no mundo hoje, um número pequeno de gestores que acreditam estar prontos para a economia 4.0. Seja um deles.


Tecnologias, capacitação e a Economia 4.0 



Um dos exemplos de tecnologias disruptivas é também exemplo de como o processo de capacitação evoluiu nestas últimas décadas. Temos no ensino à distância um dos modelos de educação mais inovadores da história recente e que teve como função ampliar significativamente o acesso à educação, capacitação e especialização de pessoas.


Pensar nessas novas tecnologias é pensar no futuro e pensar também na Economia 4.0. 


Se observarmos as mudanças do mundo, veremos que houve uma revolução no ranking de empresas mais valiosas, e se antes tínhamos empresas de petróleo, de carros e de outras atividades parecidas, hoje em dia os grandes players do mercado mundial são nomes como Netflix, Apple, Google, Amazon, dentre outros.


Uma empresa para ganhar e consolidar mercado precisa investir em tecnologias, além de investir na capacitação da equipe para gerir tais tecnologias. Essa união entre novas tecnologias e capacitação humana é o pontapé inicial para que uma empresa seja bem sucedida no mundo.


Como se preparar para a Economia 4.0 



Um dos principais pilares para a gestão de empresas modernas é a união entre tecnologias inovadoras e capacitação técnica. De nada adianta sua empresa possuir ferramentas tecnológicas adequadas se não há material humano capacitado para gerir e entender estrategicamente as suas funções. Invista sempre em tecnologia e capacitação de equipe.


É preciso que as empresas consigam convergir elementos como a inteligência artificial, a Internet das Coisas, e as análises digitais - como nós já mencionamos aqui neste artigo. Essa união entre os mundos digital e real oferece suporte e possibilidade de crescimento para a sua empresa.


Insira tecnologias produtivas em sua empresa, e faça com que essas tecnologias consigam elevar o nível da sua equipe de colaboradores. Capacite seus funcionários para que estes estejam preparados para todas as novas tecnologias que ainda virão, e assim se prepare para o futuro de forma adequada.


Procure gerenciar o desempenho de seus colaboradores, e assim buscar técnicas e ferramentas para potencializar os talentos que existem dentro da empresa, e capacitar os profissionais para que estes estejam aptos a caminhar junto com todos os elementos que constituem a Economia 4.0.


Conclusão

Estamos em uma era marcada, no campo do consumo, por novas exigências dos mercados consumidores. Para se adequar a tais exigências, as empresas precisam cada vez mais investir em estratégias, tecnologias e inteligência.


Investir em capacitação humana, Internet das Coisas, tecnologias inovadoras, otimização de processos e análises de dados, é de uma importância estratégica gigante, que vai garantir, ou não, que a sua empresa esteja pronta para o futuro. Entenda cada um desses conceitos e os ponha em prática o quanto antes.


Uma decisão acertada hoje garantirá anos e décadas de sucesso para o seu negócio.


Gostou do conteúdo? Continue coonectado conosco, veja outros assuntos como este em nosso blog.


Conteúdos Relacionados

A minha empresa tem potencial para inovar. Será?

Inovação

A minha empresa tem potencial para inovar. Será?

Muitas empresas acreditam que a inovação é simplesmente produzir um conjunto de ideias. No entanto, as ideias podem ser percebidas como um elemento fundamental e inicial à inovação.
Ler Post
Negócios sustentáveis estão em empresas que aprendem

Inovação

Negócios sustentáveis estão em empresas que aprendem

Para quem está acostumado a investir em negócios apenas numa ótica bidimensional, risco e retorno, é bom saber que o mundo atual alerta para outra variável: impacto socioambiental.
Ler Post
Como inovar uma empresa: Gestão da Inovação nos negócios

Inovação

Como inovar uma empresa: Gestão da Inovação nos negócios

Empresas são organismos vivos que interagem diariamente para ampliar a capacidade competitiva. Porém, muitas das vezes, não percebem como fazer para que essa capacidade possa ser considerada uma inovação empresarial.
Ler Post
O meu fornecedor é o melhor!

Inovação

O meu fornecedor é o melhor!

Todo fornecedor é considerado o melhor! Porém nem sempre o melhor é o ideal no momento do negócio. Assim, cada fornecedor pode contribuir com o cliente, adequando a necessidade com a realidade do negócio.
Ler Post
Ícone Whatsapp