Assinar Newsletter

O Que é Desenvolvimento Sustentável?

Ajudar a construir um mundo mais saudável, igual, justo e harmônico para as gerações futuras. Essa é uma frase que é dita por pessoas preocupadas com a ideia de desenvolvimento sustentável. 


Essas pessoas, juntamente com governos e sociedade civil organizada serão os responsáveis por oferecer alguma esperança para que o futuro do nosso planeta seja baseado na ideia de igualdade econômica e social, além de alimentar uma relação muito mais saudável e benéfica com o meio ambiente.


E é disso que se trata o desenvolvimento sustentável.


Neste artigo vamos conhecer o significado da palavra, entender a sua importância para o nosso mundo e para o futuro da humanidade. 


Vamos conhecer também os pilares da ideia de desenvolvimento sustentável e por fim, conhecer os objetivos de desenvolvimento sustentável definidos pela ONU (Organização das Nações Unidas).


O que é desenvolvimento sustentável


Antes de tudo, é importante saber que a ideia de desenvolvimento sustentável é resultado de uma constatação básica, que é a de que nossos recursos naturais são finitos e que se não fizermos nada hoje em um futuro próximo poderemos não ter os recursos necessários para vivermos em sociedade.


Assim, o desenvolvimento sustentável é um modelo econômico, social e ambiental que prevê a utilização racional de nossos recursos naturais, e isso automaticamente envolve em um projeto econômico e social mais humano, justo, igual e harmonioso.


O desenvolvimento sustentável busca o equilíbrio entre a economia, importante para que o planeta cresça e se desenvolva, as questões sociais, fundamentais para que no futuro não haja perigo de estarmos guerreando por recursos básicos, e questões ambientais, que precisam ser levadas em consideração sempre que pensarmos em futuro.


Desta forma para que esta ideia seja colocada em prática é imprescindível que haja planejamento governamental e da sociedade civil, acompanhamento de todas as ações que precisarão ser executadas e avaliações contínuas dos resultados, para poder corrigir possíveis falhas.


Surgimento do conceito de desenvolvimento sustentável


É preciso voltar décadas atrás para entender o surgimento da ideia de um mundo sustentável.


O termo foi criado pela Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, da Organização das Nações Unidas (ONU) e foi usado para propor uma "nova ordem mundial", baseada na ideia de desenvolvimento econômico aliado ao desenvolvimento ambiental.


Isso porque naquela época já era perceptível que o uso dos recursos naturais estava sendo feito sem nenhum limite e nem respeito à ideia de sustentabilidade.


Continuando da forma como estava, certamente teríamos um futuro muito mais sombrio que o imaginado, com mudanças climáticas ainda mais bruscas, desigualdades sociais intensas e prejudiciais ao planeta e uma economia que iria privilegiar somente um grupo pequeno de ricos.


A importância do desenvolvimento sustentável


Assim, a ideia de desenvolvimento sustentável foi ganhando cada vez mais importância e hoje é um tema que envolve pensadores, ambientalistas e governantes, além da sociedade civil organizada.


Para pensarmos no quão importante é o desenvolvimento sustentável, precisamos entender que a sua ideia está ligada de forma estreita ao próprio futuro do planeta. Se não conservarmos nossos recursos naturais inevitavelmente nós teremos um futuro muito sombrio, com impactos na área ambiental, com questões climáticas ou escassez de recursos.


Teremos impactos também na área econômica, com recursos naturais finitos ou inexistentes para fazer a economia caminhar e impactos na própria sociedade, que terá gerações de pessoas prejudicadas pelo aumento das desigualdades sociais, gerando tensão política.


Os pilares do desenvolvimento sustentável


O desenvolvimento sustentável pode ser pensado através de três pilares: 

Desenvolvimento econômico

É necessário que tenhamos uma economia pulsante para que haja avanços tecnológicos, para que gere riquezas e que essas riquezas possam ser utilizadas para benefício da população. 


É importante que haja o desenvolvimento econômico atrelado a políticas públicas de inclusão social, distribuição de renda e diminuição de pobreza. Somente assim o crescimento econômico será um parceiro do desenvolvimento sustentável.   

Desenvolvimento social

A base de uma sociedade digna, justa e igualitária é o desenvolvimento social, planejado pela sociedade e por governos.


É imprescindível que se pense no impacto que um bom projeto educacional, na área de saúde, de lazer, de trabalho, de moradia, de previdência social, de assistência aos desamparados, dentre outros, pode ter para um futuro mais saudável, promissor e justo. 

Conservação ambiental

Entre o crescimento econômico e o desenvolvimento social se encontra o terceiro pilar desta estrutura, que é a conservação ambiental. 


Sem termos a ideia clara de que sem recursos naturais não teremos nem economia nem sociedade, não conseguiremos avançar enquanto humanidade. 


É necessário que haja comprometimento de governos e da iniciativa privada para respeitar os recursos naturais, e respeitar todas as metas de, por exemplo, poluição nas grandes cidades, ou de desmatamento, ou de uso irracional de combustíveis fósseis. São inúmeros os exemplos que podemos listar aqui.  


Os objetivos do desenvolvimento sustentável


Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) surgiram através do documento intitulado "O Futuro que Queremos", construído na Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20), realizada no Rio de Janeiro (Brasil), em 2012. 


A lista define 17 objetivos diretamente relacionados ao desenvolvimento sustentável.


Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável são:

  • Erradicar a pobreza;

  • Erradicar a fome;

  • Saúde de qualidade;

  • Educação de qualidade;

  • Igualdade de gênero;

  • Água potável e saneamento;

  • Energias renováveis e acessíveis;

  • Trabalho digno e crescimento econômico;

  • Indústrias, inovação e infraestruturas;

  • Redução das desigualdades;

  • Cidades e comunidades sustentáveis;

  • Consumo e produção responsáveis;

  • Ação contra a mudança global do clima;

  • Vida na água;

  • Vida terrestre;

  • Paz, justiça e instituições eficazes;

  • Parcerias e meios de implementação.


Como aplicar os princípios do desenvolvimento sustentável 


Existem várias práticas do dia a dia que ajudam a colocarmos em ação os princípios do desenvolvimento sustentável.

Separação do lixo

Já há algum tempo que temos enquanto sociedade desenvolvido projetos de separação de lixo, reciclagem e separação de lixo doméstico. 


Materiais de plásticos, como garrafas pet e outras embalagens, podem ser utilizados para reciclagem e para a fabricação de novos produtos impactando positivamente na questão ambiental. 


O lixo orgânico também pode ser utilizado para adubo, e basta um pouco de conhecimento para que possamos colocar em prática essa ideia e ajudar ainda mais o planeta a diminuir a quantidade de lixo descartado diariamente. 


É preciso também ter consciência e não jogar lixo no mar, já que objetos plásticos, por exemplo, acabam ficando por séculos no mar até se decompor, causando um grande estrago para o meio ambiente.

Consumo consciente

Numa sociedade onde milhões de habitantes passam fome, por exemplo, é inadmissível que não tenhamos uma consciência maior na hora de consumir, sejam alimentos, sejam produtos diversos. 


É preciso saber escolher marcas que sejam conhecidas por respeitar a natureza e o meio ambiente, além de desenvolver trabalhos sociais. 


O consumo, além de ser consciente, precisa ser feito dentro de uma estratégia de recompensar empresas e projetos que ajudam o meio ambiente e a sociedade como um todo.


Utilizar, por exemplo, embalagens recicláveis, retornáveis e similares ajudam bastante a diminuir a quantidade de lixo descartado no planeta.

Plante uma árvore

Qualquer pessoa que tem acesso a jornais deve saber que o mundo, e o Brasil principalmente, passam por uma fase onde o desmatamento tem tido índices alarmantes. 


Uma maneira de ajudarmos nosso planeta a se renovar é plantando uma árvore em algum local apropriado. 


É também preservar toda possível área verde existente em sua cidade, em seu bairro, em sua rua. Através de ações pequenas, o meio ambiente ganha força para se renovar e nós temos esperança de um futuro mais sustentável.

Utilização de meios de transporte alternativos e ambientalmente corretos

Cada vez mais vemos projetos que incentivam a utilização de bicicletas como meio de transportes. Existem cidades inteiras, em países desenvolvidos, que viabilizam e incentivam o uso da bicicleta como meio de transporte principal. 


E cada vez que escolhemos uma bicicleta ao invés do nosso carro como transporte, nós estamos ajudando o mundo a não ser tão poluído.


Além do uso de bicicletas, ou de caminhadas, é preciso incentivar sempre a escolha de meios de transportes coletivos e públicos, ao invés de carros e motocicletas. 


O transporte público tem a capacidade de receber muitas pessoas juntas e por isso o nível de poluição de uma cidade que investe em transporte público é bem menor que cidades que não desenvolvem projetos nesse sentido.

Uso de energia renovável

Outra prática muito popular atualmente em diversas cidades do país é a de investir em energia solar como forma de produção de energia. 


O emprego de energia solar proporciona a conservação de outros recursos naturais, assim como a diminuição dos custos domésticos com energia elétrica.


Conclusão

Vimos aqui que entender sobre desenvolvimento sustentável é fundamental para conseguirmos pensar num futuro com mais esperança para as nossas novas gerações.


Descobrimos que ações práticas do nosso dia a dia podem contribuir muito para que tenhamos uma sociedade mais justa, economicamente desenvolvida e com respeito ao meio ambiente.


Assim construiremos um planeta muito mais sustentável.


E você, o que faz pelo bem de nosso planeta?


Acesse nosso blog para mais conteúdos como este.


Newsletter

Assine nosso newsletter preenchendo os dados abaixo:

Neste artigo vamos conhecer o significado da palavra, entender a sua importância para o nosso mundo e para o futuro da humanidade.

O Que é Desenvolvimento Sustentável

16/01/2023

https://coonectse.com.br/files/blog/bannerdesktopcoonect_1152109346.png

https://coonectse.com.br/blog/inovacao/o-que-e-desenvolvimento-sustentavel