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Quais os principais tipos de inovação para aplicar na sua cooperativa?

Não há dúvida alguma que estamos na era da inovação. É um dos grandes desafios atuais para empreendedores e empresas encontrar maneiras para entregar novidades aos seus clientes, seja nos processos estabelecidos, nos produtos criados ou na tecnologia usada. Para uma cooperativa, que muitas vezes está inserida dentro da lógica do mercado, mesmo tendo princípios bem distintos, é fundamental desenvolver uma eficiente gestão da inovação.

Neste conteúdo vamos entender o papel da inovação em uma empresa, conhecer os principais tipos e relacionar com o universo cooperativista, em como uma cooperativa pode absorver este conceito e usar a seu favor.


A cultura da inovação


Antes de qualquer coisa, é preciso entender que a existência de uma cultura da inovação nas empresas é um movimento sem volta, que reflete o contexto atual da própria sociedade. Criar no ambiente de trabalho um conjunto de hábitos e valores que promova a criatividade e incentive o pensamento criativo e a geração de novas ideias é um diferencial competitivo dos mais eficientes.

Inovar envolve na maioria das vezes criar novas formas de se relacionar com o cliente, contemplando as suas necessidades, ou estabelecer novos processos que venham facilitar a vida do consumidor, ou ainda buscar novos modelos de negócios, que viabilize ainda mais o futuro da organização. 

Para que essas inovações venham dentro de um projeto bem sucedido e vire um diferencial competitivo, empresas e cooperativas buscam inseri-las dentro de uma cultura da inovação.


O que é gestão da inovação


A gestão da inovação dentro de uma organização envolve um trabalho sistemático e bastante planejado de busca por ações, processos, produtos ou tecnologias que consigam entregar novas perspectivas para a empresa e sobretudo, para os seus clientes, os grandes beneficiados neste processo.

Uma organização que desenvolve uma eficiente gestão da inovação vai conseguir entender que a velocidade em que as coisas se transformam é tão grande que rapidamente algo novo se torna obsoleto. Assim, é preciso estar sempre antenado para saber as tendências do mercado e se adaptar às novidades impostas de forma natural.

Para uma cooperativa, a gestão da inovação tem um papel estratégico de criar uma mentalidade inovadora em seus colaboradores e cooperados, permitindo que o cooperativismo, mesmo com o seu modelo único de trabalho, consiga competir em um mercado cada vez mais complexo e tecnológico.


O papel da criatividade no processo de inovação


A criatividade possui uma função essencial dentro de uma cultura da inovação, pois dela depende todo esse modelo de pensamento corporativo. 

Criar e inovar são duas formas de se diferenciar no mercado e as empresas que conseguem desenvolver um eficaz trabalho de gestão com este foco terá mais chances de ter sucesso.Mas como elas se relacionam, afinal?

Em um ambiente de trabalho, a criatividade vai ser consequência do perfil dos seus colaboradores, e de uma cultura que incentive a busca por ideias criativas para aperfeiçoar os processos e produtos que a organização possui.

Ter ideias criativas é fundamental para que haja uma inovação dentro da empresa. Mas seus conceitos se desenvolvem de formas diferentes e é preciso que haja esse entendimento. De nada adianta uma ideia criativa se a sua aplicabilidade dentro da companhia se mostra inviável ou insatisfatória. 

Criatividade e boas ideias dentro do ambiente de trabalho demandam ações estratégicas para transformá-las em inovação, ou seja, em algo prático, e que traga algum benefício mensurável e objetivo.

Há de se destacar que a criatividade antecede a inovação. Ela aparece quando pensamos em algo que seja novo ou quando idealizamos algum novo processo, serviço ou produto. 

Entretanto, se esta ideia criativa não for colocada em prática, ela sempre será uma representação teórica de algo, sem valor objetivo algum.  Já a inovação acontece quando a ideia é colocada em prática, gerando valor objetivo. 


Os tipos de inovação que podem ser aplicadas em uma cooperativa


Agora que entendemos os conceitos de inovação, cultura da inovação, gestão da inovação e compreendemos que a criatividade é um conceito essencial neste processo, mas que por si só não pode ser considerado uma inovação, vamos conhecer os tipos de inovação e como elas podem ser aplicadas dentro do cooperativismo.

  • Inovação tecnológica

Esse tipo de inovação é resultado de pesquisas e acaba se relacionando com o próprio desenvolvimento da sociedade. Tomamos a internet como exemplo. Sua criação não só transformou o mundo dos negócios, como mudou completamente o modo como interagimos em sociedade. 

Para uma cooperativa é imprescindível investir em inovação tecnológica, pois este tipo de inovação garante melhoria da qualidade dos produtos ou serviços entregues, além de uma diminuição nos custos, aumento dos lucros e otimização de todos os processos. Já temos grandes cooperativas com setores específicos de pesquisas e tecnologia. 

  • Inovação logística

São as transformações que acontecem dentro da parte operacional, do transporte e do armazenamento. Inovar neste campo significa aumentar e muito a eficiência dos seus processos, gerando uma otimização dos custos e uma melhor qualidade nas entregas. 

Para cooperativas de transporte, por exemplo, ter uma cultura da inovação é essencial para que elas consigam competir de igual para igual.

  •  Inovação organizacional

São inovações que acontecem na estrutura da empresa, que visam aperfeiçoar uma dinâmica, ou se adequar às novas exigências da sociedade.  O Home Office foi uma inovação que mudou a estrutura corporativa e que veio para atender uma demanda nova que chegou com muita força na época da Pandemia de COVID em 2020.

As cooperativas precisam investir continuamente em transformações estruturais, e estar à frente na política de incentivar seus colaboradores e cooperados a desenvolverem sempre uma mentalidade inovadora que pense em novas possibilidades de gestão cooperativa.

O modelo cooperativista precisa criar formas de otimizar e inovar, mesmo com estas características, toda a sua organização e gestão. 

  • Inovação comunicacional 

Saber se comunicar com seus clientes e com o público no geral é uma arte que deve ser a todo instante aperfeiçoada, através de ideias novas, transformadoras e funcionais. O cooperativismo precisa ser protagonista quando o assunto é inovação na forma de se comunicar, já que o seu conceito ainda é novo, se compararmos ao de uma empresa tradicional.

É preciso desenvolver ações e estratégias de comunicação mais inovadoras e eficientes, para garantir que os princípios cooperativistas sejam usados a favor das cooperativas.


Conclusão

Inovar deixou de ser uma tendência no mundo corporativo, e passou a ser uma exigência, um diferencial que separa grandes organizações de empresas medianas.

Conhecemos o valor que uma cultura da inovação, e principalmente uma eficiente gestão da inovação tem, tanto para empresas tradicionais, quanto para cooperativas.

O cooperativismo, inclusive, tem uma enorme responsabilidade em desenvolver uma cultura da inovação, para ganhar e assegurar seu espaço no mercado, e ao mesmo tempo divulgar seu modelo de negócio muito mais humano e sustentável para todos.

Gostou do conteúdo? Temos muitos mais artigos sobre a cultura cooperativista, é só continuar em nosso blog!   


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tipos de inovação

19/12/2023

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