Andragogia: O que é? Quais benefícios? Como aplicar?
Sempre que pensamos no conceito de ensino e aprendizagem nos vem à cabeça crianças e jovens em uma sala de aula, não é verdade? No entanto, com as mudanças sociais e tecnológicas, e a necessidade cada vez maior de estarmos em constante aprendizado, passamos a ver com mais naturalidade pessoas adultas estudando e adquirindo conhecimento. A Andragogia, educação voltada para adultos, vem sendo popularizada no mundo e é uma tendência na educação corporativa.
Mas você sabe o que é?
Neste artigo vamos conhecer esta abordagem educacional focada no público adulto. Conheceremos o conceito de Andragogia, quais os seus benefícios e como aplicar este modelo de ensino na educação corporativa.
Andragogia
A Andragogia, como vimos, é a educação voltada para adultos.
No ambiente corporativo ela surge a partir da necessidade que empresas tiveram em se atualizar constantemente, para se adequar às mudanças tecnológicas, que aparecem continuamente e para não ficar para trás em um mercado cada vez mais competitivo.
Assim se torna necessário construir um projeto de educação continuada, de criar na sua equipe de trabalho um ambiente que incentive a busca constante pelo conhecimento, para que gere resultados para a empresa.
Mas é óbvio que a Andragogia não se limita à educação empresarial, e pode ser utilizada para todas as vertentes de ensino, inclusive a acadêmica.
E esse quadro é resultado das grandes mudanças sociais e tecnológicas que o mundo vem passando, com a obrigação contínua de busca por conhecimento.
Estamos em uma época onde empresas que inovam, que se atualizam e que se adequam aos novos tempos permanecem e se consolidam enquanto marca.
Já empresas que param no tempo e negligenciam o poder que o conhecimento possui para o crescimento dos negócios acabam ficando para trás.
Quando surgiu o termo Andragogia?
O conceito de Andragogia existe desde 1883, quando foi utilizado pelo alemão Alexander Kapp, mas somente se popularizou na década de 1970 com o educador americano Malcolm Knowles, que é considerado a grande referência do assunto.
Ele defendia um modelo de ensino baseado na motivação e no autoconhecimento, tendo como base que o aluno em questão normalmente é alguém que já tem uma bagagem razoável de experiências de vida, necessitando assim de uma abordagem diferente em termos educacionais.
Desta forma, a educação voltada para adultos tem como foco temas práticos, que fornecem ferramentas para que eles agreguem conhecimento para a vida profissional e que se capacitem para conseguir realizações no trabalho, sobretudo.
Os princípios da Andragogia
O modelo de educação para adultos possui alguns princípios que devem ser levados em consideração:
Necessidade do saber
Diferente do ensino pedagógico, onde os alunos aprendem pela obrigação de absorver conteúdos, na Andragogia há uma necessidade de se entender o porquê da existência daquele conteúdo e daquele conhecimento que está sendo passado.
Assim, em um processo de capacitação, por exemplo, o colaborador precisa saber qual a necessidade que ele possui em adquirir aqueles novos conhecimentos, e se ele perceber que não irá agregar na prática para a melhora de seu trabalho dificilmente ele irá se engajar completamente.
Nesse sentido, é função da empresa fazer o profissional perceber o quão relevante aquela capacitação será para a vida daquele colaborador, e que brechas de conhecimento a capacitação irá preencher.
Facilidade de aprendizado
Quando pensamos no processo de aprendizagem de adultos, não tem como não pontuar que normalmente já existe uma bagagem tão grande de experiências, vivências e acontecimentos de vida que o processo de aprendizado se torna mais fácil e rápido.
Nesse sentido é preciso que se atente para a bagagem de conhecimento de cada pessoa e ao seu perfil para que o processo de ensino seja centrado em conteúdos que de fato sejam relevantes para aquela pessoa.
Autonomia das ações
O processo de ensino pedagógico vem trabalhando ao longo destas últimas décadas no conceito de metodologias ativas, onde o estudante passa a ter autonomia na sua jornada pedagógica.
Quando falamos em Andragogia, essa autonomia existe naturalmente. O adulto é, no processo de aprendizado, protagonista de suas escolhas.
Claro que há brechas para feedbacks e melhoras, mas no fim das contas quem toma a decisão final no processo de aprendizado é o profissional.
Motivação para aprender
Esse princípio parte do pressuposto que é a motivação o grande responsável por fazer um profissional estar engajado na busca pelo conhecimento.
O que este conhecimento irá trazer para a sua vida pessoal, para o seu trabalho, para o seu projeto de futuro? A partir destes questionamentos, o profissional opta por participar de um novo processo de aprendizado, de uma capacitação específica ou algo similar.
Assim, é preciso entender que há a necessidade de motivação para que um colaborador se interesse por novas formas de aprendizado.
Prontidão para a aprendizagem
Os adultos estão prontos para aprender o que de fato necessitam para aprender. Eles se sentem aptos a adquirir novos conhecimentos se estes forem complementar e aperfeiçoar os já existentes.
Para um profissional participar de uma capacitação para ser supervisor na empresa ele precisa antes dominar a função que será supervisionada, por exemplo.
Orientação para a aprendizagem
Para um adulto embarcar em um novo processo de aprendizagem é preciso que haja um objetivo prático muito claro.
O adulto busca aprender em situações onde o resultado do conhecimento seja posto em prática automaticamente. Esse senso prático é o que faz um profissional se engajar numa capacitação ou em um novo processo de aprendizado.
Andragogia x Pedagogia
Tanto a Andragogia quanto a Pedagogia têm como objeto de trabalho o processo de aprendizagem, só que para públicos distintos.
E como esses públicos distintos possuem muitas diferenças, de fato, então há uma série de características que separa uma da outra.
A andragogia podemos caracterizar a partir de alguns elementos:
Aulas menos expositivas;
O professor tende a ser mais um mediador do processo de ensino;
As aulas tendem a ser mais práticas;
A aplicação do conhecimento adquirido acontece de forma imediata;
Há troca de experiências e um processo de diálogo mais constante e intenso;
Há uma autonomia por parte do profissional aluno, que passa a ser o protagonista de sua jornada de conhecimento.
Já a Pedagogia, podemos caracterizar da seguinte forma:
Professor no geral é detentor do conhecimento, salvo quando se aplica métodos ativos;
Há uma flexibilidade nas práticas de ensino, pois é uma responsabilidade somente do professor;
É focado em um desenvolvimento mais geral e amplo;
Trabalha com elementos teóricos;
Visa a formação mais geral do indivíduo;
Menor autonomia do aluno.
Benefícios da Andragogia
Podemos entender como benefícios do ensino direcionado para o público adulto:
Reforça uma cultura do aprendizado
Uma empresa que desenvolve a Andragogia está reforçando para a sua equipe uma cultura do aprendizado que será uma de suas marcas e que certamente se mostra como diferencial competitivo no mercado.
Estimula criatividade e inovação
Uma empresa que incentiva o processo de aquisição contínua de conhecimento está estimulando cada colaborador e se aperfeiçoar a todo o momento e a desenvolver soluções criativas e inovadoras para as futuras demandas da empresa no mercado.
Uma equipe com sede de conhecimento é uma equipe capaz de entregar melhores resultados nas áreas de inovação e criatividade.
Participação ativa dos colaboradores
Incentivar seus colaboradores a estarem sempre atualizados e a agregar sempre que necessário conhecimentos práticos relevantes para o desenvolvimento de suas funções proporciona naturalmente uma participação cada vez mais ativa dos mesmos.
Profissionais participativos são naturalmente mais engajados, o que é um desejo de todas as empresas.
Autorrealização
Quando um adulto se predispõe a aprender novos conhecimentos é porque ele está, no fim das contas, buscando se realizar de alguma forma na sua profissão. A autorrealização profissional e pessoal é um dos grandes benefícios que a Andragogia proporciona.
Como aplicar a Andragogia na sua empresa
Uma empresa que deseja aplicar o conceito de andragogia em seus processos de capacitação, treinamentos e investimentos educacionais deve começar a partir de alguns passos:
Identificando o perfil dos seus colaboradores
É preciso que a empresa identifique o perfil de seus colaboradores e grupos de profissionais, para que assim entenda as suas características e as habilidades que eles possuem.
Assim a empresa consegue identificar o nível de sua equipe de profissionais, e direcionar cada um da melhor forma possível.
Detalhe os processos de capacitação e treinamentos para seus colaboradores
Já vimos aqui que adultos precisam perceber a necessidade existente em uma nova jornada de aprendizado para se comprometer de fato.
Sendo assim, detalhe os motivos da capacitação, as datas de início e fim do processo, o seu formato, se será online ou presencial, quem será o responsável pelo processo de ensino, quais serão as ferramentas e materiais necessários para este processo de aprendizado.
Em suma, detalhe todo o processo de capacitação, treinamento ou algo similar para a sua equipe de colaboradores.
Produza conteúdos nos mais diversos formatos
A partir da observação do perfil de sua equipe, produza conteúdos de diversos formatos e direcione para eles de forma estratégica, criando uma relação entre o formato escolhido e o perfil de cada um dos colaboradores.
Crie vídeos, podcasts, ebooks, gamificação, dentre muitas outras opções de formatos.
Conclusão
Neste artigo vimos o conceito de Andragogia, educação voltada para adultos, e que tem sido usada cada vez mais por empresas para ajudar no processo de atualização contínua desenvolvido por elas.
De fato, é preciso investir cada vez mais em conhecimento, e para que isso se desenvolva é preciso construir uma cultura de aprendizado constante no ambiente de trabalho.
Nesse sentido, a Andragogia se mostra um grande aliado.
E você, já conhecia esse termo? Acesse outros conteúdos semelhantes em nosso blog.
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