Gamificação na educação: Benefícios dos Jogos no Aprendizado
A evolução tecnológica vem obrigando o sistema de ensino a constantemente se atualizar, para conseguir motivar e engajar cada vez mais estudantes no processo pedagógico.
Novas metodologias de aprendizagem vêm sendo colocadas em prática nas salas de aulas, e uma destas, a gamificação na educação, tem se mostrado bem eficiente, com muitos benefícios para alunos e professores.
Neste artigo vamos conhecer o significado de gamificação e como esta nova metodologia é utilizada na educação. Vamos conhecer exemplos desta técnica de ensino e aprendizagem e compreender os benefícios dos jogos no aprendizado de estudantes nas salas de aulas.
O que é Gamificação
Gamificação ou Gamification é uma palavra derivada de game, ou seja, dos jogos. Assim, quando se fala em ‘gamificar’ algo, o objetivo primário é de introduzir os elementos dos jogos, que podem ser design ou princípios, em outros segmentos, como educação.
A metodologia da gamificação tem sido muito usada no processo de educação, tanto a educação formal, de crianças e jovens, quanto na educação corporativa, com empresas cada vez mais investindo em técnicas de capacitação e treinamento com base no método da gamificação.
Portanto, a gamificação é uma metodologia que utiliza os mesmos elementos dos jogos, para uso em segmentos diferentes dos games. A ideia é transformar o processo de aprendizagem em algo mais leve, agradável, motivador e que gere mais conhecimento e engajamento.
E é por isso que a gamificação tem sido um instrumento eficiente para uso em sala de aula, seja na educação tradicional, seja na educação corporativa.
Gamificação na educação
O termo gamificação na educação surge com a necessidade de professores e pedagogos criarem novos instrumentos e metodologias para engajar mais os alunos.
O sistema tradicional de ensino, com o professor sentado passando o conteúdo e os estudantes lendo livros e fazendo provas já não funcionava tão bem, e era preciso atualizar e buscar novos métodos de aprendizado.
Desta busca surgem as chamadas metodologias ativas, que tiram o aluno da passividade e o coloca no centro de todo o processo de ensino. As metodologias ativas são baseadas na ideia de que o aluno é o protagonista do processo de aprendizagem.
O professor precisa incorporar novos papéis, como o de mediador, tutor, facilitador da jornada educacional de cada um dos alunos.
Desta maneira que as metodologias ativas entram nas salas de aulas, e a gamificação surge como uma das técnicas mais eficientes deste novo modelo de educação baseado no protagonismo do aluno.
Exemplos de Gamificação na educação
São muitas as possibilidades de gamificação, que podem ser usadas tanto na sala de aula tradicional, quanto em um processo de capacitação de colaboradores numa empresa.
Enigmas
Professores podem usar a técnica do Storytelling, ou seja, contando história, para promover conhecimento entre os alunos de uma turma.
O educador pode combinar fantasia, ficção e realidade e dentro da história apresentar conteúdos das disciplinas, fazendo os alunos pensarem, buscarem resolver os enigmas e adquirirem conhecimento consequentemente.
Desafios
Todo mundo adora um desafio, correto? Grande elemento dos jogos, os desafios podem ser utilizados em sala de aula para promover o conhecimento sobre um assunto específico.
Basta o professor criar um jogo com perguntas sobre um tema, desafiando os alunos a pesquisarem e buscarem a solução dos problemas.
Os desafios podem ser muito eficientes se bem trabalhados, podendo também oferecer recompensa para quem resolver primeiro os desafios propostos.
Quiz
O professor pode elaborar um quiz utilizando a tecnologia para observar como anda o conhecimento da turma sobre um assunto. O quiz pode ser animado, para criar um ambiente mais agradável para os estudantes.
O Quiz é importante para o professor avaliar o estágio daquela turma sobre um assunto específico e a partir das respostas elaborar novas abordagens para aperfeiçoar ainda mais o processo de ensino e aprendizagem.
Competições
Base dos jogos, as competições podem ser trabalhadas em sala de aula para motivar alunos a trabalharem em equipe e a buscarem conhecimento.
Competições entre equipes tendem a oferecer bons resultados pedagógicos se o professor entender que o foco é melhorar as atividades em grupo e fazer o aluno desenvolver a capacidade de trabalhar coletivamente.
Como aplicar a Gamificação na sala de aula
Para aplicar a gamificação em sala de aula, é preciso que professores sigam uma série de dicas importantes:
Crie competições saudáveis
A ideia de competir, de fazer um grupo desejar vencer o outro, precisa ser trabalhada de maneira saudável, para que a mensagem final seja de aprendizagem e, sobretudo, de companheirismo, coletividade e capacidade de ajudar um ao outro.
Crie atividades onde todos se ajudem, onde cada equipe consiga proporcionar conhecimento que os outros grupos possam adquirir também. No fim das contas, uma competição saudável é aquela onde todos terminam ganhando.
Utilize ferramentas tecnológicas
Estamos na era da tecnologia, então nada mais coerente que o professor usar todas as ferramentas possíveis na sala de aula. A gamificação pode ser utilizada a partir de celular, de aplicativos, do uso de realidade virtual, ou realidade aumentada.
Utilize todas as ferramentas possíveis para fazer os alunos gostarem do processo de ensino e de aprendizagem.
Crie missões divertidas
Quando for elaborar missões para ajudar no processo de aquisição de conhecimento, lembre de deixá-las divertidas, para que todo o processo seja feito com prazer pelos alunos.
Quanto mais divertido for, mais engajamento o professor terá para a atividade escolhida. Planeje recompensas legais que façam os alunos desejarem participar.
Ofereça feedbacks imediatos, para que o processo de aprendizado seja automático, dinâmico e contínuo.
Benefícios dos Jogos no Aprendizado
Vamos ao que importa: quais os benefícios que a gamificação na educação proporciona para professores e alunos? Podemos garantir que são muitos.
Maior engajamento
Sim, esse é um dos grandes benefícios e objetivos da gamificação na educação. Com metodologias ativas e dinâmicas, a tendência é que o aluno queira participar mais do processo de aprendizado e deseje participar das atividades, com motivação e vontade de aprender.
Esse cenário é bem diferente do que vemos na sala de aula tradicional, com alunos sentados, passivos e sem abertura para participarem ativamente.
Desenvolve a autonomia
Vimos que as metodologias ativam surgem com o objetivo de estimular a autonomia do aluno no processo de aquisição de conhecimento. A gamificação ajuda nesse processo, fazendo que o próprio aluno busque informações e conhecimento, cabendo ao professor o trabalho de ajudar e facilitar.
A gamificação propicia que o aluno seja sempre o protagonista de sua jornada de aprendizado.
Desenvolve a capacidade de trabalhar em grupo
Ao mesmo tempo em que desenvolve a autonomia, a gamificação incentiva os alunos a trabalharem em equipe, gerando ainda mais conhecimento.
O trabalho coletivo é uma das ideias mais importantes para alunos desenvolverem e se prepararem para o futuro, seja profissionalmente, seja em outras abordagens da vida.
Estimula competição saudável
Como já dissemos, a competição saudável tende a ser uma perspectiva educacional das mais produtivas, pois gera no aluno a vontade de vencer, de ganhar conhecimento, de buscar informações e de desenvolver habilidades.
Esse estímulo precisa ter limites e o professor precisa entender que tão importante quanto desenvolver a competição é desenvolver a capacidade de trabalhar em grupo e de compartilhar conhecimento.
Ensino lúdico
Uma das propostas da gamificação é a de proporcionar conhecimento através de atividades lúdicas e prazerosas. Desta forma, o processo de aprendizagem acontece de forma acelerada e muito mais rica.
O ensino tradicional, que era voltado mais para o uso de ferramentas tradicionais, como livros, pecava ao não introduzir mais elementos criativos e lúdicos no processo de aprendizagem.
Feedback automático e contínuo
Atividades com jogos trazem a característica de proporcionar para o aluno a chance de receber feedbacks rápidos, automáticos e contínuos, fazendo com que ele consiga corrigir erros mais facilmente ou desenvolver potenciais de forma mais eficiente.
No processo educacional a cultura do feedback entre professor e aluno é dos mais importantes e necessários.
Melhora o foco
Um dos grandes problemas da geração atual, que se vê envolvida com milhares de coisas, é o foco. Nesse sentido, a metodologia da gamificação auxilia muito o aluno a ter e desenvolver foco, já que é um dos elementos essenciais para se vencer um desafio ou conquistar uma missão.
A dinâmica dos jogos incentiva desde a sua origem a concentração e o foco, que devem estar ativos para que o processo de aquisição de conhecimento funcione bem.
Melhora a integração das turmas
Um dos grandes desafios atuais é fazer os alunos interagirem mais entre si na sala de aula ou nas atividades escolares. A gamificação ajuda muito, ao incentivar o trabalho em equipe, e principalmente, ao incentivar a busca pelo conhecimento através da experiência compartilhada.
Conclusão
Vimos aqui que a gamificação surge como uma das opções para professores e educadores criarem ambientes de ensino mais agradáveis e produtivos.
A metodologia ativa tem essa função, e a gamificação é uma das técnicas mais eficientes se usadas com inteligência.
Com muitos benefícios, a gamificação na educação nasce como uma nova possibilidade de entregar conhecimento e aumentar a vontade de crianças e jovens em conhecer e aprender.
E você, já teve contato com alguma metodologia ativa? E com gamificação?
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