Plano de treinamento: passo a passo para criar
Possuir uma equipe de colaboradores capacitada e engajada é pilar fundamental para uma empresa de sucesso no mercado. Todos nós sabemos que profissionais habilidosos proporcionam para qualquer organização maior produtividade, menos custos e trabalho otimizado. Entretanto, nem todos sabem que para isso acontecer é necessário que as corporações invistam em plano de treinamento corporativo para aprimorar as competências de seu pessoal.
Neste artigo vamos conhecer o conceito de plano de treinamento para empresa, a sua importância para o setor corporativo e, principalmente, vamos apresentar um detalhado passo a passo para que você comece a criar um em seu negócio.
Vamos lá?
O que é um plano de treinamento?
Podemos definir um plano de treinamento como um documento que detalha por completo e de forma minuciosa todos os pontos do treinamento e das capacitações que uma organização pretende oferecer aos seus colaboradores para que gere resultados benéficos para a organização de forma contínua e sistemática.
É a melhor estratégia possível para que uma corporação consiga proporcionar para a sua equipe de trabalho as habilidades exigidas para desenvolver bem as funções necessárias para o bom funcionamento do negócio.
E por que estamos falando tudo isso?
Estamos afirmando isso porque investir no crescimento de seu grupo de colaboradores é essencial para que sua empresa ganhe mercado, potencialize a produtividade, diminuir custos e desperdícios e assim aumente as sobras e a competitividade. Ou seja, é uma das bases para uma empresa ser bem sucedida.
O plano de treinamento precisa descrever minuciosamente cada etapa do processo de capacitação do pessoal, e por isso necessita de muito cuidado e atenção na sua elaboração.
Qual a importância de um plano de treinamento?
Podemos entender uma empresa como organismo vivo onde todos os elementos precisam estar em pleno funcionamento para que o todo esteja forte, saudável e gerando frutos.
O plano de treinamento é um dos principais responsáveis por garantir isso, por garantir que uma empresa tenha uma estrutura de pessoal saudável, eficiente e qualificada.
Para que isso ocorra é preciso desenvolver planos de treinamentos e capacitações e assim criar uma cultura organizacional onde todos os setores de uma corporação vão funcionar de forma eficaz, gerando resultados para a empresa.
E isso acontece quando todos os colaboradores estão capacitados a desenvolverem suas atividades da melhor forma possível.
O setor financeiro, por exemplo, precisa ter profissionais que entendam as necessidades comerciais da organização e saiba explorar suas qualidades para aumentar a quantidade de clientes e diminuir custos.
Para isso acontecer vai precisar contar com uma equipe de produção bem treinada e que entenda exatamente as melhores formas para otimizar a produtividade e entregar produtos e serviços eficientes.
Percebeu a importância de um plano de treinamento?
As possibilidades de um plano de treinamento
Um plano de treinamento pode ser criado em uma empresa tanto para treinar e capacitar grupos inteiros, quanto para desenvolver as habilidades específicas de um colaborador individualmente.
Isso vai depender da necessidade da organização, e o plano de treinamento precisa registrar de forma detalhada quais são os objetivos das capacitações, além de registrar o quão importante será para a empresa ter colaboradores eficientes em cada um de seus setores.
Além disso, o plano de treinamento precisa deixar claro o que a empresa espera de sua equipe de colaboradores para cada uma de suas funções.
Passo a passo para você criar um plano de treinamento para o seu negócio
Agora que entendemos toda a parte teórica do plano de treinamento, vamos conhecer na prática o que você deve fazer para criar essa estratégia organizacional do zero no seu negócio.
Mapeando cargos e processos da empresa
A parte inicial de qualquer plano de treinamento envolve o mapeamento de cargos e processos existentes na organização, para que assim se observe os pontos falhos, as áreas que demandam melhorias e quais melhorias, além de muitas outras informações.
É preciso mapear e colocar de forma gráfica e organizada todos os cargos, com seus responsáveis.
Depois é importante ter uma conversa detalhada com os colaboradores responsáveis por cada setor e função, para entender como as atividades acontecem e quais resultados estão gerando naquele momento.
Esse momento é essencial para que você perceba as qualificações atuais de seus colaboradores e como essas influenciam no resultado financeiro e produtivo do seu negócio naquele momento.
Registrando as competências de sua equipe de trabalho
É necessário que você, ao conversar com cada um de seus funcionários, mapeie as competências deles individualmente, já projetando todas as melhorias e aperfeiçoamentos necessários para que a empresa gere resultados mais eficientes no futuro.
Mapeie não somente as habilidades que eles possuem, mas acima de tudo, todas as competências que eles precisam possuir para desenvolver de forma mais completa o trabalho dentro da empresa.
Utilize todas as ferramentas necessárias para conseguir fazer esta leitura de forma clara e exata, pois somente assim será possível aperfeiçoar setores e otimizar os trabalhos na sua totalidade.
Diagnosticando os pontos problemáticos
Chegou o momento de entender o que está dando errado, ou ao menos o que não está dando completamente certo dentro do ambiente de trabalho.
Para que isso aconteça é preciso que os gestores tenham conhecimento das peculiaridades do mercado em que a empresa está inserida. Somente assim vai ser possível comparar os números apresentados pelo seu negócio em um período específico e entender o que precisa melhorar, quais metas podem ser estipuladas, dentre outras coisas.
Além disso, é preciso conversar com os colaboradores para entender do ponto de vista deles quais são os problemas enfrentados, o que tem dificultado o trabalho desenvolvido por eles e como estas falhas têm gerado resultados menos eficientes para a organização.
Definindo os temas do treinamento
Com o diagnóstico feito, já entendendo os problemas a serem enfrentados na empresa, os pontos de melhora e as competências de seus colaboradores, é chegada a hora de planejar os pontos para serem trabalhados nos treinamentos e capacitações.
Comece listando todas as competências que devem ser trabalhadas e detalhe os resultados esperados em cada um desses processos de treinamento.
É preciso entender o negócio como um todo e saber como a capacitação de determinado setor irá influenciar nos processos desenvolvidos pela empresa em seu todo.
Nesse sentido um bom trabalho de comunicação é fundamental para que todos os envolvidos estejam em sintonia buscando os mesmos resultados.
Escolha os formatos e busque por treinamentos de qualidade
Um dos momentos mais importantes de todo o processo é quando se planeja, de fato, os treinamentos.
Num primeiro momento é preciso entender o perfil dos colaboradores e da empresa para decidir quais serão os formatos usados pela organização em seus processos de capacitações e treinamentos.
Eles podem ser presenciais, dentro da empresa, e nesse caso o gestor pode terceirizar o trabalho e contratar uma empresa que realize os treinamentos, enviando seus profissionais para o ambiente de trabalho.
A empresa pode realizar treinamento ao ar livre, dentro de um sistema mais integrativo. Nesse caso é bem comum alugar uma casa, um sítio e levar a equipe de colaboradores para passar um fim de semana.
Pode ser também um treinamento online e a distância, já se adequando às tecnologias que permitem que uma empresa desenvolva todo um sistema de treinamento online, sem a necessidade de que seus colaboradores estejam disponíveis para atividades presenciais.
É preciso destacar a importância de se escolher empresas referências em treinamentos corporativos, pois esse investimento só terá o retorno esperado se for feito com cuidado, atenção e muita competência.
Elaborando um cronograma
É preciso ter bem definido o tempo que a empresa vai esperar por resultados e em quanto tempo esses resultados serão conquistados.
Por isso, um cronograma geral e detalhado das atividades é essencial para que a empresa não se perca na hora de colocar os treinamentos em prática.
É importante ter uma ideia bem objetiva do tempo de cada treinamento e capacitação, e dos resultados esperados em curto, médio e longo prazos.
Você pode escolher realizar um plano de treinamento bimestral, semestral ou anual, vai depender das necessidades de seu negócio.
Definindo indicadores e analisando resultados
Indicadores de resultados, você já deve ter ouvido falar esse termo. Elas são métricas que vão ajudar você a entender e monitorar os resultados de sua organização. Os valores aqui são quantitativos, ou seja, valores objetivos sem espaço para subjetividades.
Você precisa saber exatamente quais indicadores serão usados para que se observe a evolução ou não dos números depois dos processos de treinamentos e capacitações serem colocados em prática.
É preciso criar esses indicadores antes dos processos de treinamentos serem iniciados, já que serão estas as referências de sucesso para o seu sistema de treinamento.
Conclusão
Vimos aqui que um dos pilares do sucesso de qualquer empresa no mercado reside na sua equipe de colaboradores, que quanto mais eficiente, mais resultados positivos vai gerar para a organização.
Investir em um plano de treinamento é essencial para que seu negócio consiga otimizar os processos, melhorando produtividade, diminuindo custos e aumentando a lucratividade.
Nem precisamos dizer que esta é uma das fórmulas de sucesso de todas as grandes empresas do planeta, não é verdade?
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