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Gestão

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Avaliação de desempenho de funcionários: Sua empresa precisa fazer

A avaliação de desempenho de funcionários é uma das ferramentas mais produtivas e essenciais para que uma empresa consiga mensurar o desempenho em relação a comportamentos e competências técnicas, bem como para observar o quão bem-sucedidos foram as escolhas feitas em seus processos de admissão de colaboradores.


Além disso, a avaliação serve para mapear os talentos de cada pessoa incluída em seu quadro de funcionários. Assim, há a possibilidade do gestor em entender se cada um dos funcionários está inserido no lugar certo dentro do ambiente corporativo. 

No processo de avaliação sempre há a probabilidade de se encontrar falhas e as chamadas gaps de competências, que são déficits percebidos na capacidade de um profissional, e brechas em habilidades importantes para a sua performance.


Neste artigo você saberá tudo sobre a avaliação de desempenho de funcionários, e perceberá o quão essencial esta ferramenta é para o crescimento de sua empresa.


A importância da avaliação de desempenho 


Não precisamos dizer que a equipe de funcionários pode ser considerada a alma de uma empresa, já que é através destes colaboradores que uma corporação evolui, ganha mercado e se consolida no meio em que atua. Assim, analisar profundamente a evolução e o desempenho de cada um de seus funcionários têm uma importância fundamental para que este processo de crescimento continue.


É através desta avaliação que a sua empresa poderá mapear pontos fortes e não tão fortes e buscar capacitar e aperfeiçoar a sua equipe nas áreas certas, e não aleatoriamente. Investir em capacitação só vale a pena se você gestor possui uma ideia exata do potencial de cada membro de sua equipe.


Recompensar funcionários pelo alto desempenho


A avaliação de desempenho também possui uma grande relevância no processo de recompensar funcionários que se destacam. Não há nada mais incentivador para um colaborador que perceber que o seu trabalho vem sendo observado pelos seus superiores e, sobretudo, vem sendo recompensado. Oferecer oportunidades melhores, benefícios e premiações para quem se destaca dá a entender que na sua empresa o bom desempenho compensa.

Melhorar o que precisa ser melhorado 

Se a avaliação é importante para recompensar funcionários que exercem suas funções de modo satisfatório, ela também é importante para aperfeiçoar, corrigir ou melhorar o trabalho de funcionários que não estão exercendo as suas funções de modo satisfatório dentro da empresa. 


É de fundamental importância observar se as falhas acontecem por erro estratégico do gestor em, por exemplo, colocar o colaborador em uma área que ele não domina tanto, ou se do próprio colaborador, que por motivos diversos se acomodou ou não exerce mais as suas funções de modo adequado. 


O gestor precisa de dados, informações e uma grande capacidade de análise para sempre conseguir extrair o melhor de cada um de seus funcionários. A análise de desempenho neste sentido é uma ferramenta poderosa para ele se guiar e tomar as melhores decisões.


Dicas para fazer uma boa avaliação de desempenho


Para fazer uma avaliação de performance que seja eficaz e produtiva, algumas dicas são bem relevantes para que gestores ou profissionais de RH se atentem. 

  • Se prepare para este momento – A dica mais básica é esta: se prepare. Faça uma lista bem completa com todas as características e ações comportamentais de seus funcionários. Liste as coisas boas, as suas conquistas durante o ano. O ideal é que o gestor acumule ao longo do tempo essas anotações e compartilhe com o colaborador no momento oportuno. Ofereça esse feedback positivo para ele, que certamente terá uma boa resposta.

  •  Ofereça pontos de melhora – Se o feedback positivo é importante para que o funcionário perceba que a empresa está observando seu bom desempenho, uma conversa sobre o que precisa ser melhorado é também fundamental para que empresa e funcionários cresçam. É necessário, porém, muito cuidado e empatia quando se tem esta conversa com seus colaboradores. Apresente uma lista com todos os pontos a serem melhorados e crie um ambiente construtivo, pois somente assim a resposta será benéfica para ambos os lados.

  • Elogie publicamente e corrija individualmente – Um dos principais mantras da gestão de pessoas tem muita importância no processo de avaliação de desempenho de funcionários. O bom gestor é aquele que potencializa as boas ações e comportamentos de seus funcionários, tornando-o público e notório, e que corrige as falhas de forma discreta e individualmente. Em todos os casos, é sempre bom oferecer críticas construtivas e produtivas (positivas ou não) e estar munido de muitas informações e dados. Nunca fique sem resposta para quaisquer dúvidas apresentadas por membros de sua equipe.


Produza um formulário de avaliação de desempenho 



Uma das ferramentas mais úteis para realizar a avaliação de performance dos membros de sua equipe é o formulário de avaliação, que pode ser feito através de serviços pagos, ou gratuitos, como o Google, que oferece esta possibilidade.

Na hora de criar o seu formulário, saiba criar blocos separados para avaliar desempenhos e competências. 


No bloco das competências podemos colocar os conhecimentos técnicos em um sub-bloco e em outro colocar as atitudes, as habilidades e o comportamento.


Competências 

Conhecimentos técnicos, habilidades, atitudes e comportamentos. 


Nos conhecimentos técnicos é preciso pontuar os conhecimentos requeridos de cada cargo específico. É muito importante também definir o nível de conhecimento que cada cargo exige, para que o profissional saiba o que ele precisa possuir para executar uma função específica dentro da empresa.


Utilize algum modelo de avaliação. Existem alguns modelos científicos, como os conceitos da escala Likert, uma tabela de classificação muito usada em pesquisas de opinião. 


Tipos de avaliação de desempenho 

Existem vários formatos de avaliação de desempenho, e cada um deles possui uma função mais específica. Assim, é sugerível observar qual o melhor formato de avaliação antes de colocar em prática tal ferramenta.


Avaliação 90º 

Esse formato de avaliação que é feita diretamente pelo líder é comum em situações onde o nível educacional dos colaboradores impede que se utilize o formulário de avaliação. Há um cuidado todo especial nesse formato, pois a avaliação é feita de forma unilateral, então há um risco muito maior de erro, de julgamentos e por conta disso é muito importante que o feedback seja o mais completo e detalhado possível. 


Avaliação 180º 

Essa forma de avaliação une a avaliação feita diretamente pelo líder com a autoavaliação. Nesse caso, a autoavaliação complementa o processo, e adiciona o julgamento do profissional sobre si mesmo, alinhando as expectativas do líder e do liderado. 


Avaliação 360º 

Nesse processo o funcionário recebe avaliações de todos os profissionais de seu entorno, além da autoavaliação. Nesse caso o funcionário acaba sendo avaliado pelos seus superiores, pelos seus pares e também pelos seus liderados, no que é chamado de avaliação reversa. A avaliação reversa é muito importante também para a empresa ter uma ideia de como evolui a liderança através do olhar dos liderados. A avaliação 360º pode também envolver outros avaliadores, como clientes internos. Este tipo de avaliação não é indicada para avaliar desempenho, pois o desempenho deve ser avaliado através de indicadores e metas e não baseado em percepções.


Finalidades da avaliação de desempenho 



Já falamos aqui da importância de sua empresa fazer avaliação de desempenho de funcionários, mas você sabe qual a finalidade desse processo de avaliação de equipe?


Bem, entre os objetivos mais comuns estão melhorias gerais, aperfeiçoamento do trabalho em equipe e foco em inovação e ações inovadoras que podem vir a ser diferenciais da empresa.


Melhorias 

Uma das grandes finalidades da avaliação de desempenho é melhorar o trabalho em equipe e o trabalho individual de cada funcionário. E somente com uma avaliação minuciosa sobre a performance de seus colaboradores que isso é possível. Nesse sentido, potencializar acertos e corrigir falhas se mostra essencial para o crescimento de um trabalho dentro da empresa.


Inovação 

Outro objetivo da avaliação de desempenho é criar elementos novos para oferecer ao mercado. Criar novas funções e a partir daí elaborar novidades dentro da estrutura da empresa. Inovar é uma das palavras mais importantes do mundo empresarial, e somente empresas que se atentem a este conceito vão seguir evoluindo. Analise o desempenho de seus funcionários e busque algo novo em cada um deles.


Promoção 

Uma das funções que mais estimulam o trabalho de avaliação de performance é a possibilidade de oferecer promoção aos funcionários acima da média. É muito importante que seus funcionários saibam que o bom desempenho acarreta em benefícios de curto, médio e longo prazo. Um prêmio ou um bônus são ótimas ferramentas em curto prazo, porém quando você oferece uma promoção ou aumento salarial você está apostando de fato na capacidade que ele apresentou para a empresa.


Conclusão 

Todo esse material que vimos aqui tem uma função estratégica dentro de uma empresa: fazê-la crescer, evoluir, e, sobretudo, ser gerenciada de modo produtivo e saudável. Analisar o desempenho de seus funcionários é algo imprescindível para o desenvolvimento de seu negócio. Não abra mão de usar todas as ferramentas adequadas para garantir o futuro da empresa.

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Avaliação de desempenho de funcionários é uma ferramenta utilizada pela área de gestão de pessoas com objetivo de melhorar processos e encontrar oportunidades de melhorias.

Avaliação de desempenho de funcionários

01/10/2021

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