A minha empresa tem potencial para inovar. Será?
Muitas empresas acreditam que a inovação é simplesmente produzir um conjunto de ideias. No entanto, as ideias podem ser percebidas como um elemento fundamental e inicial à inovação. A questão é compreender o potencial de inovação da empresa, antes de ter ideias. Assim, medir o potencial de inovação é o primeiro caminho para ter a inovação como um drive estratégico do negócio.
Diante das "promessas" de inovar, muitas empresas questionam o potencial de inovação do negócio. Inovar é uma tarefa importante e deve fazer parte constante da agenda dos executivos.
A inovação não é uma promessa de salvação da empresa, mas sim um meio estratégico de criar valor e ampliar o potencial do negócio. Porém o ato de inovar relaciona-se com diversos fatores, sejam eles considerados como processo, cultura, conhecimento, tecnologia etc. Assim, antes de pensar em fomentar ideias, é importante compreender o momento do negócio, e principalmente avaliar o potencial de inovação.
O potencial significa de forma muito simples e direta, o quanto a minha empresa pode ou não desenvolver no futuro novos produtos, serviços, tecnologias, modelos de negócios, processos etc. para ganho de competitividade e internacionalização.
Para isso é importante compreender o momento da organização com uso de ciência, e evitar de conduzir com o famoso "achismo". Assim, uma das abordagens conceituadas internacionalmente e disponível gratuitamente para avaliar o potencial de inovação dos negócios é o Modelo de Inovação Spinner, conhecido em inglês como "Spinner Innovation Model", desenvolvido pelo professor Dr Ronnie Figueiredo (Chairman Spinner Innovation Centre, Europe) como uma abordagem aberta e dinâmica.
O "Spinner Innovation Model" (SIM) avalia a propensão à inovação do negócio com base em variáveis como criação de conhecimento, transferência de conhecimento, serviços intensivos e a própria inovação como resultante do processo. Considera demais variáveis como conhecimento privado e público, além de orientação à resultado, abordagem empreendedora e transformação do negócio.
A recolha de dados para análise é feita online e o tratamento por intermédio da ferramenta SPSS. Os resultados são entregues conforme a linguagem da organização, e apresentados de forma simples. Esse processo pode ser suportado por um conjunto de decisões futuras sobre como potencializar a propensão à inovação.
Inovar não é acordar e pensar que a ideia vai se transformar em inovação. É criar uma ambiência favorável e praticar constantemente para formar uma cultura na organização.
Para saber mais sobre inovação e avançar no processo de ampliar o potencial para inovar, leia o próximo post: Quero preparar a minha empresa para inovar. O que devo fazer?
Posts Relacionados
Ver Categoria >
Inovação
A minha empresa tem potencial para inovar. Será?
Muitas empresas acreditam que a inovação é simplesmente produzir um conjunto de ideias. No entanto, as ideias podem ser percebidas como um elemento fundamental e inicial à inovação.

Inovação
Negócios sustentáveis estão em empresas que aprendem
Para quem está acostumado a investir em negócios apenas numa ótica bidimensional, risco e retorno, é bom saber que o mundo atual alerta para outra variável: impacto socioambiental.

Inovação
Gestão da Inovação nos negócios: como avaliar o potencial da sua empresa?
Empresas são organismos vivos que interagem diariamente para ampliar sua capacidade competitiva. Porém, muitas das vezes, não sabem como fazer para que essa capacidade possa ser considerada uma inovação empresarial.