Logotipo Coonect.se
Banner A minha empresa tem potencial para inovar. Será? Banner A minha empresa tem potencial para inovar. Será?
Inovação
13/04/2021 Ronnie Figueiredo

A minha empresa tem potencial para inovar. Será?

Muitas empresas acreditam que a inovação é simplesmente produzir um conjunto de ideias. No entanto, as ideias podem ser percebidas como um elemento fundamental e inicial à inovação. A questão é compreender o potencial de inovação da empresa, antes de ter ideias. Assim, medir o potencial de inovação é o primeiro caminho para ter a inovação como um drive estratégico do negócio.


Diante das "promessas" de inovar, muitas empresas questionam o potencial de inovação do negócio. Inovar é uma tarefa importante e deve fazer parte constante da agenda dos executivos.


A inovação não é uma promessa de salvação da empresa, mas sim um meio estratégico de criar valor e ampliar o potencial do negócio. Porém o ato de inovar relaciona-se com diversos fatores, sejam eles considerados como processo, cultura, conhecimento, tecnologia etc. Assim, antes de pensar em fomentar ideias, é importante compreender o momento do negócio, e principalmente avaliar o potencial de inovação.



O potencial significa de forma muito simples e direta, o quanto a minha empresa pode ou não desenvolver no futuro novos produtos, serviços, tecnologias, modelos de negócios, processos etc. para ganho de competitividade e internacionalização. 


 Para isso é importante compreender o momento da organização com uso de ciência, e evitar de conduzir com o famoso "achismo". Assim, uma das abordagens conceituadas internacionalmente e disponível gratuitamente para avaliar o potencial de inovação dos negócios é o Modelo de Inovação Spinner, conhecido em inglês como "Spinner Innovation Model", desenvolvido pelo professor Dr Ronnie Figueiredo (Chairman Spinner Innovation Centre, Europe) como uma abordagem aberta e dinâmica.


 O "Spinner Innovation Model" (SIM) avalia a propensão à inovação do negócio com base em variáveis como criação de conhecimento, transferência de conhecimento, serviços intensivos e a própria inovação como resultante do processo. Considera demais variáveis como conhecimento privado e público, além de orientação à resultado, abordagem empreendedora e transformação do negócio. 


A recolha de dados para análise é feita online e o tratamento por intermédio da ferramenta SPSS. Os resultados são entregues conforme a linguagem da organização, e apresentados de forma simples. Esse processo pode ser suportado por um conjunto de decisões futuras sobre como potencializar a propensão à inovação.


Inovar não é acordar e pensar que a ideia vai se transformar em inovação. É criar uma ambiência favorável e praticar constantemente para formar uma cultura na organização. 


Para saber mais sobre inovação e avançar no processo de ampliar o potencial para inovar, leia o próximo post: Quero preparar a minha empresa para inovar. O que devo fazer?



Conteúdos Relacionados

Negócios sustentáveis estão em empresas que aprendem

Inovação

Negócios sustentáveis estão em empresas que aprendem

Para quem está acostumado a investir em negócios apenas numa ótica bidimensional, risco e retorno, é bom saber que o mundo atual alerta para outra variável: impacto socioambiental.
Ler Post
Como inovar uma empresa: Gestão da Inovação nos negócios

Inovação

Como inovar uma empresa: Gestão da Inovação nos negócios

Empresas são organismos vivos que interagem diariamente para ampliar a capacidade competitiva. Porém, muitas das vezes, não percebem como fazer para que essa capacidade possa ser considerada uma inovação empresarial.
Ler Post
O meu fornecedor é o melhor!

Inovação

O meu fornecedor é o melhor!

Todo fornecedor é considerado o melhor! Porém nem sempre o melhor é o ideal no momento do negócio. Assim, cada fornecedor pode contribuir com o cliente, adequando a necessidade com a realidade do negócio.
Ler Post
Economia 4.0: Sua empresa está preparada?

Inovação

Economia 4.0: Sua empresa está preparada?

A Economia 4.0 nada mais é do que a evolução do processo industrial do modo analógico para a integração com o processo digital. Confira o artigo completo.
Ler Post
Ícone Whatsapp