A minha empresa tem potencial para inovar. Será?
Muitas empresas acreditam que a inovação é simplesmente produzir um conjunto de ideias. No entanto, as ideias podem ser percebidas como um elemento fundamental e inicial à inovação. A questão é compreender o potencial de inovação da empresa, antes de ter ideias. Assim, medir o potencial de inovação é o primeiro caminho para ter a inovação como um drive estratégico do negócio.
Diante das "promessas" de inovar, muitas empresas questionam o potencial de inovação do negócio. Inovar é uma tarefa importante e deve fazer parte constante da agenda dos executivos.
A inovação não é uma promessa de salvação da empresa, mas sim um meio estratégico de criar valor e ampliar o potencial do negócio. Porém o ato de inovar relaciona-se com diversos fatores, sejam eles considerados como processo, cultura, conhecimento, tecnologia etc. Assim, antes de pensar em fomentar ideias, é importante compreender o momento do negócio, e principalmente avaliar o potencial de inovação.
O potencial significa de forma muito simples e direta, o quanto a minha empresa pode ou não desenvolver no futuro novos produtos, serviços, tecnologias, modelos de negócios, processos etc. para ganho de competitividade e internacionalização.
Para isso é importante compreender o momento da organização com uso de ciência, e evitar de conduzir com o famoso "achismo". Assim, uma das abordagens conceituadas internacionalmente e disponível gratuitamente para avaliar o potencial de inovação dos negócios é o Modelo de Inovação Spinner, conhecido em inglês como "Spinner Innovation Model", desenvolvido pelo professor Dr Ronnie Figueiredo (Chairman Spinner Innovation Centre, Europe) como uma abordagem aberta e dinâmica.
O "Spinner Innovation Model" (SIM) avalia a propensão à inovação do negócio com base em variáveis como criação de conhecimento, transferência de conhecimento, serviços intensivos e a própria inovação como resultante do processo. Considera demais variáveis como conhecimento privado e público, além de orientação à resultado, abordagem empreendedora e transformação do negócio.
A recolha de dados para análise é feita online e o tratamento por intermédio da ferramenta SPSS. Os resultados são entregues conforme a linguagem da organização, e apresentados de forma simples. Esse processo pode ser suportado por um conjunto de decisões futuras sobre como potencializar a propensão à inovação.
Inovar não é acordar e pensar que a ideia vai se transformar em inovação. É criar uma ambiência favorável e praticar constantemente para formar uma cultura na organização.
Para saber mais sobre inovação e avançar no processo de ampliar o potencial para inovar, leia o próximo post: Quero preparar a minha empresa para inovar. O que devo fazer?
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