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Gestão

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Indicadores de desempenho organizacional

Como medir o sucesso do seu negócio? Como saber se todo o planejamento feito na sua cooperativa tem dado os frutos imaginados no início do processo? Para responder estas questões é necessário o entendimento sobre os indicadores de desempenho organizacional, ferramentas que permitem que o empreendedor avalie o desempenho empresarial, ou a efetividade das ações corporativas colocadas em prática.


Neste artigo você saberá tudo sobre indicadores de desempenho organizacional, seu conceito e como escolher os indicadores mais adequados para analisar o desenvolvimento de sua empresa.

Indicadores de desempenho organizacional


Indicadores de desempenho organizacional são medidas, métricas ou dados utilizados por uma organização para entender o nível desse negócio através de diferentes perspectivas, como qualidade, lucratividade, produtividade, e várias outras possibilidades de análises.


Para uma empresa, é fundamental poder compreender e mensurar ações e resultados. Será que a empresa está dando lucro? Será que o serviço está sendo entregue com qualidade? Será que a produção está sendo feita de forma rentável? 

A partir de questões como estas que os indicadores de desempenho organizacional ganham espaço dentro do ambiente corporativo.


Graças aos indicadores que gestores podem observar e analisar falhas e erros e a partir de então corrigir. E por mais que se associam indicadores de desempenho com a parte financeira da organização, eles podem e são bastante utilizados também para analisar o capital humano, ou questões de natureza tecnológica. 


Os indicadores de desempenho funcionam para empresas tal como uma bússola, ou seja, a partir deles que o gestor avista um norte, um caminho para onde ir, dentro de seu planejamento corporativo. São os indicadores os responsáveis por uma série de ações que visam no fim das contas o aumento do lucro e o crescimento da empresa.


A importância dos indicadores de desempenho organizacional


Os indicadores de desempenho organizacional possuem uma importância ímpar dentro de uma empresa, pois com eles que o gestor consegue mensurar resultados e entregas, além de poder potencializar acertos e corrigir erros dentro da dinâmica corporativa.


Indicadores de desempenho conseguem te mostrar os resultados de cada ação, de cada estratégia, dentro do seu negócio. Serve para analisar números e toda a parte financeira, mas também é importante para mensurar a qualidade de produtos ou serviços. E ter esses dados claros vai proporcionar para o seu negócio muito mais chances de sucesso.


Sua importância consiste no fato de indicadores confirmarem ou não a eficácia de uma ação, e para uma empresa, seja pequena, média ou grande, ter a clareza de que determinada estratégia gera o resultado esperado ou não é fundamental para que não haja desperdício de receita e, por conseguinte, aumento dos lucros.


Assim, os indicadores de desempenho organizacional são importantes por:

  • Tornar as ações estratégicas do negócio mais eficientes, e com isso reduz custo com erros; 

  • Melhorar os resultados de uma empresa, financeiros, do ponto de vista da produtividade, da qualidade;

  • Facilitar as ações estratégicas que são tomadas diariamente;

  • Ajudar na tomada de decisão de uma empresa, pois o gestor terá sempre muitos dados para analisar antes de tomar uma decisão importante;

  • Melhorar o clima organizacional do negócio, ao promover sempre melhoras no ambiente de trabalho;

  • Analisar os resultados com mais detalhes e de forma mais aprofundada;

  • Fortalecer a marca e os valores que a empresa possui.

Os tipos de indicadores


São quatro os principais indicadores de desempenho existentes, alguns podem ser mais adequados que outros para você utilizar em seu negócio.

  • Indicadores de produtividade

  • Indicadores de qualidade

  • Indicadores Estratégicos

  • Indicadores de capacidade

Vamos ver cada um deles em mais detalhes, logo abaixo:


Indicadores de produtividade

Esses indicadores servem para mensurar resultados da empresa ou de algum setor ou departamento da empresa relacionado ao uso de recursos em algum processo de produção.


Dentro da análise comumente feita, é importante produzir muito com o menor recurso possível. Quanto mais uma empresa consegue esta dinâmica de produção (mais produção com menor recurso) mais ela é produtiva. 


Porém, dentro desta mesma análise de indicador de produção, há de se atentar para o indicador de qualidade, pois de nada adianta produzir muito com menor recurso, se a qualidade do produto final for aquém do desejado.


Os indicadores de produção têm uma importância bem grande numa empresa, pois eles vão definir a capacidade de entrega desta empresa, em quanto tempo e utilizando quanto de recurso. 

Indicadores de qualidade

Como já antecipamos, os indicadores de qualidade se referem aos processos e produtos feitos por uma empresa.  Podemos usar como indicador de qualidade de um produto a quantidade de reclamações que este possui em um determinado período, feito por clientes, parceiros, e consumidores no geral.


Essa métrica é das mais importantes para uma empresa, e serve sempre para se diferenciar de outras no mercado. Possuir índices satisfatórios de qualidade costumam garantir boas vendas para a empresa.


Os indicadores de qualidade possuem esta necessidade de diálogo com o público externo, que de fato consome um produto ou serviço. Por isso é importante que empresas façam pesquisa de qualidade e satisfação sempre com o seu público consumidor, e utilize esses dados para aperfeiçoar sua produção e a qualidade de seus produtos ou serviços.

Indicadores estratégicos 

Os indicadores estratégicos como o próprio nome sugere se relaciona com as ações a médio e longo prazo, que possuem funções estratégicas dentro da empresa. Neste caso ela trabalha com a comparação baseada no planejamento feito no início do projeto e nos resultados conquistados com o tempo.


Assim, pode-se perceber o sucesso ou não de ações estratégicas realizadas na empresa.


Esses indicadores servem para indicar o quão perto está a empresa dos objetivos que ela estabeleceu como metas anteriormente.

Indicadores de capacidade

Os indicadores de capacidade servem para mensurar o quanto um setor, um colaborador ou equipe consegue produzir em um determinado período. Podemos entender esses indicadores como a capacidade de entregas de uma empresa em um determinado espaço de tempo.


Quantas peças de roupa uma determinada equipe consegue produzir por dia de trabalho. Ou quantos atendimentos a empresa consegue fazer a cada período específico. Esses exemplos ilustram muito bem a função dos indicadores de capacidade.


Esses indicadores servem também para que os gestores percebam o quão competitivo a empresa está sendo e o que precisa ser feito para aperfeiçoar.


Outros exemplos de indicadores de desempenho organizacional 


São muitos os exemplos que podemos usar para ilustrar o modo como os indicadores de desempenho organizacional se estabelecem dentro de uma empresa.

Índice de turnover

Um dos índices mais importantes de uma empresa, ele consegue medir a rotatividade de colaboradores dentro do negócio. A quantidade de admissões e de demissões tem uma importância muito grande para uma empresa, pois indica o quão eficiente tem sido o trabalho de recrutamento e de retenção de talentos que a área de RH vem construindo. 


Grandes taxas de turnover podem indicar uma série de falhas de gestão, e tende a gerar custos, já que cada processo de seleção que uma empresa realiza ela gasta. Isso sem falar nos custos de cada saída de colaborador. 


Ou seja, esse indicador de desempenho tem uma importância bem grande no dia a dia de uma empresa e tende a dizer muito sobre as ações estratégicas e internas da área de RH.

Valor do Ticket médio

Indicador dos mais usados, em empresas pequenas, médias e grandes, o valor do ticket médio tem como função entender quanto, em média, cada cliente gasta na compra. Podemos obter o ticket médio dividindo o número total de vendas em um período pelo número de clientes.  


O valor do Ticket médio é um indicador de desempenho muito importante para a empresa avaliar a perfomance de suas vendas e para aperfeiçoar o processo para obter mais receitas e lucros.

Crescimento de vendas

Outro indicador muito importante para os negócios, o crescimento de vendas pode ser calculado pela quantidade de oportunidades de vendas existentes e pela quantidade de negócios que são, de fato, fechados. 


Quantas oportunidades são necessárias até que se feche uma venda? A partir deste índice a empresa potencializa ações para aperfeiçoar e melhorar esses números, gerando mais vendas e mais lucros.


A empresa então analisa as taxas de conversão para então mensurar o sucesso das estratégias de vendas utilizadas. 

Já a taxa de sucesso é estabelecida a partir do feedback dos clientes, que devem gerar informações que façam a empresa perceber se está ou não entregando produtos ou serviços que proporcionem melhor ou gere valor.

Indicador de faturamento

Este indicador, mais primário, indica quanto que uma empresa gera de faturamento durante um período específico, que pode ser de um mês, seis meses, um ano. É preciso então fazer um levantamento completo de todas as entradas na empresa durante aquele período específico.


O indicador de faturamento precisa ser entendido a partir do programa de metas da empresa, do quanto ela esperava faturar naquele período e o quanto ela faturou de fato.


A partir destes dados a empresa pode traças metas e estratégias para melhorar as vendas, diminuir os custos, aumentar os lucros e gerar mais receitas.

Indicador de eficiência

O indicador de eficiência trabalha com informações relativas aos processos da empresa, incluindo projetos, metas, ações e práticas planejadas. Esse indicador serve para a empresa entender o quão eficiente tem sido no cumprimento destas metas ou ações estratégicas.


Essa métrica pode ser feita comparando o tempo gasto para a finalização de uma ação, ou uma meta, e o que estava pré-estabelecido anteriormente em reuniões estratégicas.

Conclusão

Entender como os indicadores de desempenho organizacional podem beneficiar uma empresa é fator chave para que empreendedores e gestores consigam mais sucesso corporativo. 


Analisar indicadores, saber ler os resultados mostrados através de dados e números, são qualidades de qualquer gestor de alta performance, e vai ser importante para que o seu negócio gere cada vez mais produtividade e lucratividade.


E você, já utilizou algum indicador de desempenho organizacional no seu negócio? 


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Neste artigo você saberá tudo sobre indicadores de desempenho organizacional, seu conceito e como escolher os indicadores mais adequados para analisar.

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30/05/2022

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