Gestão da Inovação nos negócios: como avaliar o potencial da sua empresa?
Quando pensamos nos pilares que transformam pequenas empresas em grandes conglomerados, automaticamente nos focamos na ideia de inovação. Inovar e ter uma cultura da inovação, que resulta numa gestão da inovação, é um dos passos fundamentais para qualquer negócio crescer e se consolidar de vez num mercado cada vez mais competitivo.
Neste artigo vamos conhecer o conceito por trás de inovação, e como se apresenta a gestão da inovação, dinâmica corporativa que viabiliza produtos e serviços inovadores ou diferenciados e que permitem que empresas cresçam de forma exponencial. Além disso, veremos como avaliar o potencial inovador de seu negócio.
Inovação
Inovar dentro do universo corporativo não é simplesmente criar algo novo e revolucionário e ganhar o mercado, e muito menos se relaciona somente com a ideia de criar.
Inovar é um processo que pode ser longo e que pressupõe uma equipe capacitada para pensar, analisar e colocar em prática inovações dentro de uma empresa.
Inovar x descobrir x inventar
Assim, inovar deve ser logo de imediato colocado em um grupo bem distante de outros dois, que seriam o da descoberta e o da invenção. A descoberta nasce normalmente de pesquisas científicas, e a invenção normalmente é a criação de algo que surge para resolver de vez um problema.
Já a inovação se apresenta como algo que pode ter sido inventado, mas não colocado em perspectiva comercial. Ou além, pode ser um diferencial com o poder de melhorar bastante um produto ou serviço já existente.
Inovação e tecnologia
Uma pequena análise na lista das 500 mais valiosas empresas do mundo e logo vamos perceber que mais da metade dela é composta por empresas do ramo de tecnologia como Amazon, Google, Facebook e Apple.
Há pouco mais de 10 anos essa lista era bem diferente, e dominada por empresas tradicionais, como petrolíferas e bancos.
O que aconteceu?
Bem, empresas como Amazon, Facebook, Google e Apple possuem como princípio, como coluna vertebral de toda a sua estrutura a idéia de gestão da inovação, que é feita através da contratação de equipes especializadas, além da aplicação de técnicas de inovação.
Gestão da Inovação
A gestão da inovação dentro de uma empresa se mostra como a construção de um processo contínuo que viabiliza uma cultura de inovação através de uma dinâmica que nasce e se desenvolve para depois ser colocada em prática. Para isso se faz necessário uma equipe capacitada que estabelece meios que geram valor através da concretização de idéias.
Colocando isso de forma mais didática, a gestão da inovação se estrutura para que ideias sejam geradas, implementadas e gerenciadas de forma ordenada. Porque ideias inovadoras sem gerenciamento tendem a não entregar os resultados necessários.
O setor de inovações então analisa através de uma equipe a demanda de idéias e a sua viabilização prática, e nesse caso se observa uma série de fatores, como financeiros, humanos, estratégicos, tecnológicos, dentre outros.
Gestão da Inovação e tecnologia
Falando novamente de tecnologia, é perceptível que a gestão da inovação nas empresas de tecnologia ganha mais destaque, e isso acontece porque o mercado de produtos tecnológicos (notebooks, tablets, smartphones) ou serviços com base tecnológica possuem um público muito grande e global, e por isso é uma área que impacta muito as pessoas.
Mas não é verdade que gestão da inovação possui uma estruturação que somente dá certo em empresas de tecnologia. Pelo contrário, são muitas as áreas que você pode criar dentro de seu negócio uma cultura da inovação e recrutar uma equipe capacitada para gerenciar toda esta dinâmica.
A importância da gestão da inovação
Podemos definir com uma frase a importância que uma gestão da inovação possui numa empresa: 'a empresa que não se atualizar, não sobrevive'.
Sim, em um mundo global, onde as tecnologias são atualizadas diariamente, e as empresas as utilizam a todo o momento para aperfeiçoar técnicas, otimizar a produtividade, ou melhorar sua estrutura ou dinâmica de produção, quem não se adequa corre o sério risco de ficar para trás.
Em contrapartida, quem buscar construir uma gestão focada em inovação, tende a ganhar bastante em competitividade, certamente terá a sua marca valorizada e abrirá caminho para a conquista de novos mercados.
Avaliando o potencial da Gestão da inovação na sua empresa
Uma gestão da inovação não deve ser praticada em sua empresa sem antes você entender exatamente o potencial que ela possui.
Aprimorar o que já existe
Para isso, você precisa primeiro observar se os serviços e produtos que o seu negócio possui estão inteiramente otimizados, sem brechas para melhoras ou aperfeiçoamentos.
E se dentro desta perspectiva se há espaço para elementos inovadores que viriam a ganhar espaço na produção e ganhar mercado na disputa com concorrentes.
Buscar novos caminhos e mercados
Nesta perspectiva você precisa buscar mercados semelhantes em que ainda não houve um projeto de ingresso. Nesse caso é preciso que a empresa já domine o seu nicho, seu setor, e busque ampliar a base de consumo, com novas abordagens para novos mercados.
Arriscando mais com idéias inovadoras
O que deve ser potencializado neste momento é a possibilidade de investir em ideias que ainda não foram pensadas num contexto prático.
São ideias mais ousadas, e que por conta disso são mais arriscadas, e que precisam ser colocadas em teste para serem ou não validadas e desta forma partir para um projeto mais concreto.
Entendendo o seu negócio
É preciso entender todas estas distinções para saber com o máximo de exatidão o estágio em que o seu negócio se encontra. Assim, você saberá investir na perspectiva correta, seja em aperfeiçoar o seu portfólio, ou otimizar a linha produtiva, seja buscando novos caminhos e mercados ou por fim inovando de uma forma mais arriscada e ousada.