O que é ownership? Quais vantagens? Como desenvolver essa cultura em sua cooperativa?
O maior desejo de qualquer empresa é possuir em sua equipe de colaboradores somente pessoas felizes, engajadas e proativas, não é verdade? Para alcançar esse estágio, gestores buscam ações que promovam um ambiente de trabalho cada vez mais atrativo e saudável, além de incentivar o sentimento de pertencimento neles. Neste sentido, o conceito de ownership ganha espaço e destaque, e pode ser um grande aliado.
Neste artigo vamos conhecer mais detalhadamente a ideia por trás do termo ownership, ou o ‘sentimento de dono’, que ativa no colaborador um sentimento de pertencimento em relação ao seu local de trabalho e que beneficia tanto a pessoa quanto a corporação.
Vamos conhecer todas as vantagens que essa mentalidade proporciona para organizações e para profissionais que buscam crescer continuamente no mercado.
E por fim iremos mostrar um passo a passo de como desenvolver essa cultura no universo das cooperativas, que possui peculiaridades que as distingue das empresas tradicionais.
O que é ownership?
Ownership pode ser definido em português como sendo o ‘sentimento de dono’ que os colaboradores sentem com relação ao seu trabalho.
Mas o que significa isso de fato?
Para esclarecer, vamos buscar compreender qual a postura que o dono de uma empresa tem com relação ao seu empreendimento.
O dono de uma empresa genuinamente quer que ela dê certo, quer que ela entregue bons serviços e produtos, que ela satisfaça os clientes, quer que ela gere produtividade, receitas e lucros.
Para que isso aconteça ele está disposto a fazer todo o possível, está disposto a resolver problemas, a encontrar sempre as melhores soluções, a tomar decisões importantes, a arriscar e sobretudo, a ter uma relação de cumplicidade com o seu negócio, afinal de contas, se a empresa cresce, ele cresce, e o mesmo vale para o oposto.
Desta forma começamos a entender melhor o que significa este ‘sentimento de dono’ existente na mentalidade dos seus colaboradores.
O colaborador que consegue criar este tipo de vínculo com a organização acaba se engajando em todas as atividades do trabalho, acaba sendo proativo, acaba pensando fora da caixa, e buscando sempre soluções inteligentes para os problemas que possam vir.
O colaborador com ‘sentimento de dono’ tem nessa mentalidade o seu mantra. Ele entende os objetivos da empresa como sendo seus também, e por isso não medirá esforços para ajudar a jornada de sucesso de seu local de trabalho.
Quando falamos que o desejo de todo gestor é ter em seu quadro colaboradores com esse ‘sentimento de dono’, falamos por conta de todas essas ações e comportamentos que transformam um simples colaborador em um profissional estratégico na corporação.
Quais as vantagens de desenvolver o ownership em sua empresa?
São muitas as vantagens que esta mentalidade proporciona para pessoas e para empresas.
Maior engajamento
A primeira vantagem percebida ao desenvolver a mentalidade ownership é o engajamento maior entre os colaboradores.
Não é difícil de entender esta vantagem, já que vimos que a pessoa que possui o ‘sentimento de dono’ tem mais motivação para trabalhar, para desenvolver as suas funções e ajuda a criar um bom ambiente de trabalho e a criar uma cultura organizacional eficiente.
Para o colaborador, o engajamento serve para que ele se motive no trabalho, tendo muito mais chances de ser notado para futuras promoções.
Para a empresa, um maior engajamento gera muitos benefícios, como otimização do tempo e dos processos, maior produtividade, melhor ambiente de trabalho.
A empresa poderá reforçar este ambiente satisfatório, já que ele acaba proporcionando para os funcionários uma melhor qualidade de vida.
Maior autonomia
Cabe à empresa proporcionar um ambiente que possibilite que seus colaboradores tenham mais autonomia, diminuindo as burocracias e agilizando os processos.
A criação e a manutenção deste ambiente de trabalho que valoriza uma maior autonomia dos colaboradores é uma das ações estratégicas mais eficientes para motivar e engajar os funcionários.
Já o colaborador que possui naturalmente esse ‘sentimento de dono’ já será mais autônomo independente das brechas deixadas pela organização. Um colaborador mais autônomo consegue entregar melhores resultados, pois se antecipa aos problemas e não depende de ordens burocráticas.
Senso de responsabilidade
O ownership proporciona aos colaboradores de uma organização um senso de responsabilidade que pode em um primeiro momento assustar, mas que é benéfico para a empresa e para o colaborador.
Esse senso de responsabilidade auxilia muito na jornada profissional de qualquer pessoa, que precisa ter experiências de empoderamento profissional para mostrar de fato as suas habilidades e capacidades, além de se provar um colaborador de alto nível.
Melhoria nos resultados da empresa
Quando analisamos as vantagens já citadas aqui, como maior autonomia e engajamento, por exemplo, logo concluímos que todas elas juntas irão ajudar e muito a melhorar todos os resultados da empresa.
As receitas irão aumentar, os custos irão diminuir, a qualidade dos serviços será aperfeiçoada, a produtividade será otimizada e todos os outros índices terão melhoras significativas.
Como desenvolver a cultura do ownership em sua cooperativa?
Essa é uma questão que não é tão simples pela peculiaridade do cooperativismo.
No cooperativismo, todos os cooperados e trabalhadores já são considerados donos, pois não há uma relação hierárquica desenvolvida dentro do sistema de cooperativas.
Quando uma pessoa busca se associar a uma cooperativa ela já é instigada a se comportar como sócia de uma empresa, só que de moldes diferenciados.
A cultura do ownership para ser desenvolvida dentro de uma cooperativa necessita de algumas ações estratégicas:
Planejamento
Tudo começa com um bom planejamento, que dentro de uma cooperativa é tarefa para todos os envolvidos que desejem contribuir.
É preciso criar ações que incentivem todos os cooperados a de fato se sentirem os donos da cooperativa, e assim eliminar uma série de barreiras burocráticas que muitas vezes engessam o dia a dia do trabalho em uma cooperativa.
Ao construir um plano de ações, deve-se focar na necessidade do cooperativismo em ter muitas lideranças e de desenvolver a cultura da liderança, que incentiva todos os cooperados a pensar em estratégias de crescimento, seja na produção, na administração, na comunicação, ou em qualquer outro setor.
Comunicação eficiente
A implementação de uma cultura do ownership dentro de uma cooperativa envolve um eficiente trabalho de comunicação, que pode ser feito através dos canais indicados, como reuniões e assembleias, mas também pode ser feito através de métodos mais modernos como lives, reuniões online ou materiais pré-gravados.
É preciso criar um ambiente propício para que a comunicação flua sem hierarquia, já que hierarquizar é um dos maiores erros da cultura do ownership.
Promova conhecimento sobre a história da cooperativa
O conceito de ownership é muito trabalhado em psicologia, pois muitas das vezes é uma relação muito pessoal que faz com que haja esse sentimento de pertencimento do colaborador sobre a organização.
Nesse sentido, promover para todos os envolvidos a história da cooperativa, suas origens, desafios, pequenas vitórias ao longo dos anos, tende a motivar os cooperados a iniciarem este vínculo de forma mais emocional, sendo meio caminho andado para o desenvolvimento do ownership.
Estabeleça uma política de feedbacks
Seja numa empresa tradicional, seja numa cooperativa, o sistema de feedbacks ainda é um dos mais efetivos para o crescimento profissional dos colaboradores.
É preciso criar uma cultura do feedback, que numa cooperativa pode existir em todas as fases e etapas de trabalho.
Como não há uma hierarquia definida, os feedbacks precisam ser mútuos e trabalhados de forma muito mais estratégica e consciente por todos os envolvidos.
Mas de toda forma, serão os feedbacks os responsáveis por fazer com que cada cooperado aperfeiçoe seu trabalho e desenvolva melhor suas funções dentro da cooperativa.
Estabeleça metas para a sua cooperativa
Ter uma política de metas bem claras facilita a relação que todos os cooperados terão com a cooperativa. Quando você entende que é preciso chegar em números objetivos para que a cooperativa gera bons resultados para todos que o trabalho acaba fluindo de modo mais produtivo e satisfatório.
Ter metas claras força a equipe de colaboradores a se mexer para conquistar aqueles objetivos definidos e que serão benéficos para todos os envolvidos.
Conclusão
Vimos aqui que a mentalidade ownership é uma das melhores abordagens corporativas para a construção de um ambiente de trabalho vencedor, onde o colaborador de fato se sente o dono da empresa, e age sempre em prol dela.
Para uma empresa, é um dos maiores desejos ter em sua equipe somente pessoas engajadas e que se sentem pertencentes àquela organização.
Vimos também que o cooperativismo já nasce com esta ideia, de que todos os cooperados são donos, então o trabalho de estímulo precisa ser adaptado com o uso de técnicas parecidas, mas não iguais.
E você, entendeu o significado de ownership? Nos conte a sua experiência! Acesse outros conteúdos como este em nosso blog.
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